Tempo de leitura: 11 minutos
Marketing Tradicional vs Marketing digital: Saiba o que todos deveriam saber para fazer seu negócio crescer e você possa começar ganhar dinheiro de verdade
Marketing Tradicional vs Marketing digital: Saiba o que todos deveriam saber para fazer seu negócio crescer muito.
Você sabe o que é marketing digital? Já sabe as diferenças entre marketing tradicional vs marketing digital? Neste artigo falaremos sobre marketing tradicional vs marketing digital e como você pode crescer o seu negócio por meio da aplicação correta desses conceitos.
Além disso, mostraremos como conciliar marketing tradicional vs marketing digital. Também falaremos sobre Marketing 4.0 e sua relação com marketing tradicional vs marketing digital.
Nos últimos anos, inúmeras empresas vêm recorrendo a novas formas de crescer seu negócio.
Isso tem acontecido tanto pela internet, como fora dela. E por isso a necessidade de falarmos de marketing tradicional vs marketing digital.
Dentre essas formas encontradas por essas empresas, aquelas realizadas pela internet têm mostrado cada vez mais resultado.
Esse fato levou ao surgimento de um termo próprio para esse tipo de estratégia: marketing digital.
Mas o que é marketing digital? Quais as diferenças entre marketing digital e marketing tradicional? Como posso usar isso para crescer o meu negócio?
Bom, neste post iremos falar justamente sobre isso.
Nos próximos tópicos falaremos sobre marketing tradicional vs marketing digital e exploraremos forma de crescer seu negócio por meio dessas ferramentas.
Marketing | Marketing tradicional vs marketing digital
Afinal, o que é marketing? | Marketing tradicional vs marketing digital
Bom, antes de falarmos sobre marketing digital e marketing tradicional precisamos primeiramente saber o que é marketing.
O marketing consiste em ações que construam ou que mantenham relacionamentos de troca com um público-alvo.
Trata-se, em teoria, de construir uma relação na qual ambas as partes ganhem.
O objetivo do marketing vai muito além de atrair novos clientes.
Também consiste em reter os já existentes e expandir o negócio. Também é importante lembrar que o marketing não cria necessidades, pois, elas já existem. Trata-se de criar desejos, ou sejam, dirigir o atendimento das necessidades a um produto existente.
Ao longo dos anos o conceito de marketing foi sendo trabalhado visando a atender às mudanças pelas quais a sociedade passou. Mais à frente falaremos dessas transformações e sua influência no atual conceito de marketing.
Agora falaremos do Marketing tradicional.
Marketing tradicional | Marketing tradicional vs marketing digital
O marketing tradicional refere-se à aplicação das estratégias de marketing por meio da utilização das ferramentas de outbound marketing.
Mas o que seriam essas ferramentas?
O outbound marketing é o marketing feito fora do digital. Ou seja, são utilizados canais como televisão, rádio, panfletos, outdoors, etc. Esses canais têm como característica alcançar um público muito grande, porém pouco segmentado.
Apesar de estarem menos em voga essas ações, elas continuam válidas e trazendo resultados. Isso dependerá de quais resultados você deseja obter com a ação e de como ela é realizada.
Vantagens do marketing tradicional | Marketing tradicional vs marketing digital
- Confiabilidade/Realidade → por estar mais próxima do real e estar presente no mundo físico, as campanhas de outbound marketing tendem a passar mais confiança em um primeiro momento;
- Atinge público de maior idade → apesar de isso estar mudando, a maioria das pessoas de maior idade ainda não estão no digital, o que seria uma barreira para utilização do marketing digital para atingir esses públicos;
- Brand awareness → devido à potencialidade do alcance das mídias tradicionais, a marca seria vista por um maior número de pessoas, o que aumentaria o reconhecimento e a visibilidade da marca;
- Durabilidade → as ações no marketing digital duram pouco tempo, cerca de segundos, tendo em vista a volatilidade do universo digital. Ao contrário do tradicional, pois revistas, flyers, outdoors, etc, tendem a estar presentes por um maior tempo na vida das pessoas;
- Alcance → é possível atingir pessoas que não estejam online. É importante lembrar também que também é possível atingir pessoas que estejam no online;
- Impactos online → ações de outbound marketing, se bem feitas, podem levar as pessoas a acessarem seu site ou a se cadastrarem em sua lista de emails ou plataforma.
Desvantagens do marketing tradicional | Marketing tradicional vs marketing digital
- Pouca mensurabilidade → as campanhas feitas por outbound marketing são difíceis de mensurar, o que dificulta a análise dos resultados obtidos;
- Difícil segmentação → é muito difícil segmentar quem verá seus anúncios o que pode levar a um investimento em ações que deem pouco resultado;
- Alto custo → os custos de ações de outbound marketing (marketing tradicional), na maioria dos casos, é diversas vezes maior que o investimento em marketing digital;
- Acesso mais difícil → o acesso a recursos mais avançados de outbound marketing, como anúncios na TV é dificultado devido ao custo, o que muitas vezes impede que sejam utilizados por pequenas empresas e profissionais autônomos.
Como já dito antes, as estratégias de marketing tradicional continuam válidas. A sua utilização depende dos resultados que buscamos obter com nossos esforços. É muito importante analisar isso quando vamos comparar marketing tradicional vs marketing digital.
Marketing digital | Marketing tradicional vs marketing digital
Agora que falamos do marketing tradicional, vamos falar do digital.
O que é marketing digital? | Marketing tradicional vs marketing digital
O marketing digital nada mais é que a utilização das estratégias de marketing por meio do digital.
Essas ações usam a internet e um conjunto de ferramentas e mídias sociais. O objetivo dessas estratégias é estar onde o cliente está, seja no Google, no Facebook, no Youtube, etc.
Aqui vemos a inversão em relação ao tradicional. As empresas devem buscar entender melhor o cliente para que crie campanhas voltadas a ele. Nunca foi tão importante como agora entender o cliente.
A necessidade de entender o cliente surgiu devido a mudanças no comportamento do consumidor com o advento do digital.
Já falamos desse assunto em nosso site. Você pode conferir clicando aqui.
Mais à frente voltaremos a falar sobre isso, mas agora focaremos nas vantagens e desvantagens de utilizar o marketing digital em seu negócio.
Vejamos as vantagens | Marketing tradicional vs marketing digital
- Escalabilidade → Os orçamentos e períodos das campanhas podem ser facilmente e rapidamente ajustados de acordo com as necessidades. Além disso, é possível ganhar escala de forma rápida e atingir uma quantidade altíssima de pessoas;
- Custo reduzido → Se comparadas às ações de outbound marketing, as ações de marketing digital são muito mais em conta, chegando a custar pouquíssimos centavos por pessoa alcançada;
- Segmentação → Você pode facilmente definir o público-alvo e utilizar diversas ferramentas para segmentar a exibição da sua campanha;
- Mensurabilidade → No marketing digital os dados são facilmente medidos. Isso ajuda a analisar os resultados obtidos e em próximas campanhas;
- Formatos ilimitados → No marketing digital existem diversos formatos nos quais você poderá focar suas ações. Seja blog, site, Facebook, Instagram, etc. Com o marketing digital você pode estar exatamente onde o seu cliente está;
- Viralização → As campanhas de marketing digital têm um potencial altíssimo de viralização. Isso faz com que a sua campanha tenha um alcance orgânico de proporções inimagináveis;
- Ajustabilidade → Você pode ajustar a sua ação a qualquer momento durante a veiculação da campanha. Diferente das estratégias de outbound, as de marketing digital podem, em sua maioria, ser corrigidas com facilidade durante a execução.
Sobre as desvantagens do marketing digital podemos citar duas. A primeira delas é que as ações, em sua maioria são efêmeras. A segunda é que é muito difícil impactar diretamente pessoas mais velhas.
Sobre a efemeridade das ações de marketing digital, existe um modelo que contraria em partes esse princípio. Estou falando do marketing de conteúdo.
Essa estratégia consiste em produzir conteúdo visando a atender necessidades. Um conteúdo produzido hoje pode vir a ajudar alguma pessoa daqui a meses ou ano.
Mas lembre-se: nunca deixe de produzir novos conteúdos.
Marketing 4.0 | Marketing tradicional vs marketing digital
Ao longo dos anos houve uma evolução da sociedade. Isso levou ao surgimento de novas necessidades. Visando a atender a essas necessidades, o marketing evoluiu. Philip Kotler, um dos maiores especialistas de marketing , divide até certo ponto o marketing em quatro momentos.
Começando pelo Marketing 1.0 e indo até o marketing 4.0, Kotler estuda as mudanças na sociedade e o impacto disso em relação ao marketing.
Nesse estudo ele aborda novas formas de fazer marketing.
Em seu último livro, “Marketing 4.0”, Kotler trata da passagem do tradicional ao digital.
Ele mostra que marketing tradicional vs marketing digital não são totalmente opostos.
Mostra também que é possível e necessário aliar as estratégias dependendo dos objetivos desejados.
Nesse livro ele trata também de mudanças no comportamento do consumidor.
Também aborda a importância da produção de conteúdo para atrair clientes.
Vejamos agora um panorama traçado entre os livros de Kotler e as re:
- Marketing 1.0 → marketing centrado no produto. O processo era focado somente em vender. Coisas como “Estou vendendo X, quer comprar?” eram comuns;
- Marketing 2.0 → marketing centrado no consumidor.Campanhas como “Você precisa tratar X? Bom, eu desenvolvi um produto que trata X. Você tem interesse?”
- Marketing 3.0 → Foco no ser humano. Foco nos valores do ser humano. Ações como: “Nós nos preocupamos com X, Y, Z. Por isso desenvolvemos um produto que não afeta X, Y, Z”.
- Marketing 4.0 → Foco no digital. O comportamento das pessoas mudou. Elas pesquisam muito mais antes de comprar. Elas também podem comparar e ver a opinião de influenciadores. Consumidores tornam-se verdadeiros advogados da marca.
Mais uma vez, no conceito de Marketing 4.0 e na relação marketing tradicional vs marketing digital vemos a importância de conhecer nossos clientes e dar a eles uma boa experiência de compra. Além disso, produzir materiais sobre nosso produto mostra-se de fundamental importância.
Assim, o cliente terá onde buscar informações acerca do nosso produto/serviço. Todas essas informações obtemos quando estudamos marketing tradicional vs marketing digital.
Comportamento do consumidor | Marketing tradicional vs marketing digital
Como já dito, o comportamento do consumidor mudou. Os influenciadores do processo de compra são cada vez mais pessoas.
Por isso é de fundamental importância que você conheça seu cliente e os hábitos de compra dele.
Nós produzimos um artigo extremamente detalhado sobre este tema.
Ele está disponível gratuitamente em nosso site. Esse artigo também tem relação direta com marketing digital vs marketing tradicional.
Para acessar nosso artigo sobre marketing digital e comportamento do consumidor clique aqui.
Por onde começar? | Marketing Tradicional vs marketing digital
Antes de começar qualquer estratégia é necessário conhecer a fundo seu cliente. Assim você saberá quais ferramentas utilizar para atingir os melhores resultados. Por isso, busque entender sua persona e saber as reais necessidades do seu cliente.
Com esses dados você não só será capaz de obter bons resultados, como também saberá como aliar marketing tradicional vs marketing digital para crescer o seu negócio.
É importante lembrar que não existe pior ou melhor estratégia ou forma de marketing. O que existe é aquela que atende às suas necessidades e aquela que não as atende. Cabe a você buscar aquela mais viável ao seu negócio.
Consultoria de marketing | Marketing Tradicional vs marketing digital
Mas, se você não sabe por onde começar ou se não entendeu a relação marketing tradicional vs marketing digital, vale à pena buscar uma consultoria de marketing.
Uma consultoria de marketing poderá agregar e muito ao seu negócio.
Um consultor também saberá a exata proporção entre marketing tradicional vs marketing digital para o seu negócio.
Para saber como uma consultoria de marketing poderia ajudar a crescer o seu negócio e saber mais sobre marketing tradicional vs marketing digital, clique aqui.
Lembre-se que uma consultoria de marketing poderá ser um acelerador de resultados para sua empresa. A exata proporção de ações de marketing tradicional vs marketing digital fará uma enorme diferença no seu negócio.
Não deixe de dar a devida atenção a essa relação de marketing tradicional vs marketing digital.
E qualquer detalhe, estamos a suas ordens para qualquer duvida!