Ícone do site Agência de Marketing Digital | DC Comunic Google Partner

Campanha de Marketing Digital | Como fazer um planejamento de Marketing Digital Eficiente

Tempo de leitura: 9 minutos

Campanha de Marketing Digital é um trabalho que deve conter as estratégias corretas, para que os resultados sejam positivos, e você consiga obter o retorno esperado.

Campanha de Marketing Digital | 9 dicas para elaborar sua campanha de Marketing Digital Eficiente.

Neste artigo, você vai encontrar 9 dicas para elaborar um bom planejamento, de forma que a sua campanha de marketing digital seja eficiente. Confira.

1- O que é um Plano de Marketing Digital?

O primeiro passo para elaborar uma campanha de marketing digital eficiente, é saber em que consiste um Plano de Marketing Digital.

Um Plano de Marketing Digital é o planejamento das ações de marketing de determinada empresa, em função de alcançar um determinado objetivo.

Esse planejamento é o que vai guiar as ações e estratégias da marca, para que esse objetivo seja alcançado.

Em outras palavras, para elaborar uma campanha de marketing digital eficiente, é necessário traçar um plano de marketing, que vise um objetivo específico para a empresa.

Desta forma, o plano de marketing é a ferramenta fundamental para a sua campanha de marketing digital, assim você possa escolher as melhores ações e estratégias específicas que possam fazer com que a campanha realmente se concretize com sucesso.

Sem um bom planejamento anterior ao início da campanha, e sem a delimitação dos objetivos da mesma, a eficiência da campanha será prejudicada.

2 – Desenvolvimento de um Plano de Marketing Digital

O desenvolvimento de um bom planejamento para uma campanha de marketing digital depende do conhecimento que a empresa tem do seu mercado de atuação.

A necessidade de conhecer o seu mercado de atuação reside no fato de que todas as decisões que serão incluídas no seu Plano de Marketing vão influenciar todo o andamento da sua campanha de marketing digital, e essas decisões precisam necessariamente ser coerentes com o seu mercado de atuação.

O Plano de Marketing deve ser desenvolvido levando em consideração o estado atual do mercado de atuação de seu negócio, uma vez que o objetivo amplo de qualquer campanha de marketing, é aumentar a participação da sua empresa nesse mercado.

Independente do objetivo específico de determinada campanha de marketing digital, a consequência do seu Plano de Marketing deverá ser sempre que o seu negócio consiga mais espaço dentro de seu mercado de atuação, logo, entender seu funcionamento é fundamental para que suas campanhas sejam eficientes.

3 – Entendendo melhor o Plano de Marketing Digital

A ajuda de um profissional especializado é necessária para que você entender exatamente o funcionamento de um Plano de Marketing, e de que forma esse planejamento pode influenciar a eficiência de sua campanha de marketing digital.

Seu Plano de Marketing precisa necessariamente estar em coerência com o posicionamento da sua empresa, caminhando lado a lado com a visão, a missão, os valores e os objetivos da mesma, sendo ele a vitrine através da qual seus clientes em potencial irão conhecer a sua marca.

Desta forma, para elaborar uma campanha de marketing digital eficiente, é muito importante que o seu quadro de funcionários tenha um profissional capacitado que se responsabilize por todo o planejamento desta campanha.

Outra possibilidade e talvez com melhor custo beneficio é contratar uma Agência de Marketing Digital Profissional.

Neste caso segue um pouco de nossa Missão.

Missão | DC Comunic Agência de Publicidade e Marketing Digital Google Partner

Esse profissional é quem deverá ser responsável pelo Plano de Marketing da empresa, bem como por acompanhar os resultados, e certificar que a campanha de marketing digital funcione de forma eficaz.

4 – Campanha de Marketing Digital e a Importância do Planejamento 

Falamos tanto sobre o Plano de Marketing por um motivo muito simples, sem planejamento, nenhuma campanha de marketing digital consegue entregar bons resultados.

O primeiro passo para que uma campanha seja de fato eficaz é, sem dúvida, o planejamento cuidadoso e detalhado da mesma.

É na fase de planejamento que serão definidos as metas e os objetivos que deverão ser atingidos pela campanha, bem como quais estratégias e ações deverão ser tomadas para que esses objetivos e metas sejam atingidos.

O planejamento da sua campanha de marketing digital é tão importante porque é através dele que você irá saber quais objetivos e metas precisa alcançar, e tudo que vai precisar fazer para atingir esses objetivos.

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a capacidade que ele oferece de analisar com muita rapidez os resultados das operações realizadas, entretanto, na ausência de planejamento, é difícil saber se esses resultados realmente estão sendo satisfatórios.

5 – Análise do segmento em Campanha de Marketing Digital

Antes de iniciar a fase de planejamento da sua campanha de marketing digital, entretanto, é necessário que você tenha conhecimento sobre os fatores, tanto externos, quanto internos, que influenciam o mercado de atuação da sua empresa.

É necessário conhecer qual a situação do produto ou serviço que a sua empresa oferece dentro do mercado, pois dessa forma, você vai poder traçar objetivos e metas realistas para a sua campanha.

Afinal de contas, o fato de o mercado de atuação da sua empresa, estar estagnado ou em crescimento, por exemplo, influenciam no tipo de meta que a sua campanha de marketing digital deve estabelecer.

É preciso analisar o mercado de atuação, de forma a identificar os fatores que influenciam a sua atividade, pois, dessa forma, você será capaz de estabelecer objetivos e metas alcançáveis e realistas para a sua campanha de marketing digital, fazendo com que a mesma seja mais eficaz.

6 – Público-alvo e Persona na Campanha de Marketing Digital

Outro fator que deve ser analisado para que uma campanha de marketing digital seja planejada de forma eficiente, são o público-alvo e a persona de seu negócio.

Em primeiro lugar, você deve entender que público-alvo e persona são conceitos diferentes. Enquanto o primeiro está relacionado ao grupo de pessoas para o qual o seu produto ou serviço se destina, o segundo consiste na virtualização de um perfil ideal de cliente do seu negócio.

É necessário delimitar de forma consistente tanto a persona, quanto o público-alvo da sua marca, para que dessa forma a sua campanha de marketing digital seja eficiente para atrair esse conjunto de pessoas, e assim, fazer com que o seu negócio capte mais clientes através dela.

O direcionamento é uma das partes mais importantes do marketing digital, e para criar campanhas bem direcionadas, o primeiro passo é delimitar e conhecer de forma profunda e detalhada o público-alvo e a persona do seu negócio.

7- Conhecendo a Concorrência

Além de definir e conhecer as pessoas para as quais a sua campanha de marketing digital será direcionada, é importante também conhecer e analisar a sua concorrência.

É necessário, para ter um panorama mais completo do seu mercado de atuação, saber o que os seus concorrentes estão fazendo, analisando os erros e acertos deles, e assim decidir o que aplicar ou não nas suas campanhas.

Outro motivo para conhecer e analisar a concorrência, é conhecer os pontos negativos e positivos dos produtos ou serviços oferecidos por eles, para desta forma, conseguir destacar o seu produto ou serviço no mercado, agregando diferencial a ele.

É fato de que o público tem se mostrado cada vez mais exigente na escolha do que vai consumir, desta forma, saber o que a sua concorrência tem feito, é uma forma de saber o que fazer para se destacar dela.

Conhecer a sua concorrência vai ajudar você a elaborar uma campanha de marketing digital mais eficiente.

8 – Definição de Ações e Estratégias

O próximo passo, é definir os objetivos e metas que devem ser alcançados a partir da sua campanha de marketing digital, bem como quais ações e as estratégias deverão ser seguidas por essa campanha para atingir esses objetivos e metas.

Lembre-se que os seus objetivos e metas devem ser realistas, levando em consideração o mercado no qual a sua empresa está inserida, o seu público-alvo e persona, e a sua concorrência, de forma que a empresa seja capaz de alcançar essas metas e objetivos.

As ações escolhidas para serem utilizadas na sua campanha de marketing digital devem ser escolhidas de forma coerente com esses objetivos e metas, e todo o investimento feito, deve ser pensado de maneira estratégica para que eles sejam alcançados.

Seja criativo, e avalie as diversas opções de marketing digital disponíveis, escolhendo aqueles que possam de fato contribuir para sua empresa, e trazer os seus objetivos e metas cada vez para mais perto.

9 – Cronograma de Execução da Campanha de Marketing Digital

Outro passo fundamental para o sucesso de sua campanha de marketing digital é a elaboração de um cronograma.

O cronograma vai ajudar no acompanhamento da campanha, facilitando o processo de monitoramento da mesma. Além disso, o cronograma será responsável pela organização da campanha e determinar o momento certo de executar cada ação definida para ela.

Um cronograma completo não deve incluir somente as ações que deverão ser executadas, mas também quais esforços devem ser aplicados para sua execução.

Como já dissemos, uma das grandes vantagens do Marketing Digital, é a possibilidade de acompanhar o resultado de suas campanhas de maneira quase que imediata, e realizar esse monitoramento é uma forma de garantir o sucesso de sua campanha de marketing digital.

Através do monitoramento, é possível perceber se os objetivos da campanha estão sendo cumpridos, e se as suas metas estão sendo alcançadas, bem como identificar e corrigir eventuais problemas de execução, que possam prejudicar os resultados da campanha.

Neste artigo você recebeu 9 dicas para elaborar uma campanha de marketing digital eficiente, que entregue os resultados esperados, e dê um retorno positivo para o seu negócio.

Gostaríamos como bônus, deixar um Curso de Marketing Digital para Iniciantes , com certeza ele te dará muitas ideias para uma  Campanha de Marketing Digital Eficiente!

Se você gostou de nossas dicas, continue acompanhando o nosso blog, e receba mais conteúdo sobre marketing digital.

E estamos a sua disposição!

Sair da versão mobile