Ícone do site Agência de Marketing Digital | DC Comunic Google Partner

Como fazer um texto usando SEO para aparecer no Google

Como fazer um texto usando SEO para aparecer no Google

Tempo de leitura: 16 minutos

Saiba como fazer um texto usando SEO para aparecer no Google

Você quer aumentar o tráfego do seu site?

Aprenda a escrever textos otimizados para o Google e alcance o topo dos resultados de busca

Com os algoritmos em constante mudança, a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) pode ser complicada. Entretanto, não é impossível! Não precisa ser demorado ou exaustivo, contanto que você faça o básico em cada postagem.

Neste artigo, reunimos 18 etapas fáceis que o ajudarão a ter uma classificação mais elevada no Google, mesmo se você for completamente novo no SEO de blogs. Curioso?

Ao final desta postagem, você aprenderá algumas dicas valiosas para parar de adivinhar e começar a gastar seu tempo e recursos no que realmente funciona.

1.    Segmente as palavras-chave certas

Antes de tudo, a pesquisa de palavras-chave é um dos aspectos mais importantes do SEO. Você deve estar interessado em melhorar o desempenho do seu site.

Sendo assim, essa deve ser a primeira coisa que você deve considerar quando planeja aprender como começar um blog. Dessa forma, isso estabelece a base de sua otimização e você não deve errar.

Portanto, isso aumenta a probabilidade de seus artigos aparecerem em resposta a uma pesquisa. Aqui estão algumas dicas para direcionar as palavras-chave certas:

Em suma, é necessário entender o que significa o termo intenção do usuário. Simplificando, refere-se ao que o pesquisador está procurando e espera encontrar ao pesquisar essas palavras no Google.

Por exemplo, se você vende camisetas de gatos em seu blog, precisará classificar por palavras-chave como comprar camisetas de gatos, comprar roupas de gatos etc.

Dessa forma, os usuários que desejam comprar seu produto provavelmente irão ver sua loja. Por outro lado, se você for um comerciante afiliado, poderá se concentrar em palavras-chave como melhores camisetas para gatos, comparar camisetas para gatos etc.

Observe a intenção dos resultados da pesquisa e veja em que consistem os resultados.

AO SEGMENTAR AS PALAVRAS-CHAVE CERTAS, VOCÊ PODE AJUDAR O GOOGLE A ENTENDER SOBRE O QUE É SEU CONTEÚDO.

2. Foque em palavras-chave de baixa dificuldade

Em primeiro lugar, a dificuldade de palavras-chave é uma métrica importante que você precisa observar ao escolher uma palavra-chave para os artigos do seu blog. Quanto maior a dificuldade da palavra-chave, mais acirrada será a competição e mais difícil será a classificação.

Ao escolher palavras-chave, a regra geral é encontrar aquelas que têm um volume de tráfego decente com baixa concorrência.

Para encontrar a dificuldade de palavras-chave, você pode usar uma ferramenta gratuita, como a Ferramenta de palavras-chave do AdWords, ou uma ferramenta premium, como Ahrefs.

Para pesquisas de palavras-chave, use o Ahrefs. Em síntese, ele demonstra os termos mais fáceis de serem classificados entre as principais ideias de palavras-chave. Ele também fornece informações sobre o número estimado de cliques para as palavras-chave.

O Ahrefs atribui a cada palavra-chave uma pontuação de dificuldade em uma escala de 1 a 100.

Por exemplo, o Ahrefs diz que a dificuldade de palavra-chave é 77 para um link building de palavra-chave, que é uma palavra-chave bastante competitiva para classificação. Além disso, se você clicar na guia de perguntas, ira obter uma lista de palavras-chave de baixo KD.

3. Foque em palavras-chave de cauda longa

Palavras-chave de cauda longa são palavras-chave de três ou quatro termos muito específicos para o que você está vendendo. Eles geralmente são fáceis de classificar devido à sua baixa competição.

Você precisa usar essas palavras-chave nos lugares certos em seu conteúdo, por exemplo, no título, descrição e subtítulos de seu conteúdo.

Você pode usar o Ahrefs também para encontrar possíveis palavras-chave de cauda longa. Tudo o que você precisa fazer é inserir sua palavra-chave e, no painel esquerdo, clicar em perguntas.

Sendo assim, ele lhe dará uma lista de perguntas/palavras-chave de cauda longa que estão sendo pesquisadas relacionadas à sua palavra-chave. Além disso, outro método é procurar perguntas relacionadas no Quora que estão sendo classificadas entre as 3 primeiras no Google.

Se houver um tópico do Quora sendo classificado no Google, isso significa que a palavra-chave tem baixa competição e é fácil de classificar.

Agora que você tem uma lista de palavras-chave que pode segmentar, vamos prosseguir para a seção de otimização na página. É aqui que você colocará as palavras-chave encontradas em um bom uso.

4. Use suas palavras-chave no título e subtítulos

Primordialmente, há alguma correlação entre as palavras-chave na tag de título e as classificações do Google. Paralelamente, recomenda-se que você use sua palavra-chave primária e sua variação diferente nas tags de título de seu conteúdo também.

Entretanto, não empurre suas palavras-chave na tentativa de manipular a classificação do seu site, pois isso pode ter um impacto negativo.

5. Escreva títulos atraentes

Sobretudo, você sabia que a taxa de cliques da sua página no resultado da pesquisa também é um fator de classificação do blog no Google?

Por exemplo, se o seu artigo está listado na terceira posição para uma palavra-chave e você conseguiu receber mais cliques do que o primeiro, você acabará subindo para o segundo ou primeiro!

Para receber uma taxa de cliques alta e garantir que você permaneça no primeiro lugar, você precisará escrever títulos e descrições que chamem a atenção do pesquisador e o induzam a clicar.

Lembre-se de que, para o título, você tem apenas 55 caracteres, portanto, é necessário pensar um pouco antes de escrevê-lo.

Existem algumas coisas que você precisa manter em mente ao escrever um título SEO e uma meta descrição para sua postagem.

Com o All in One SEO, você pode adicionar meta descrições manualmente ou usar tags predefinidas para inserir variáveis.

6. Torne seu site responsivo

O Google usa a indexação que prioriza o celular. Isso significa que ele analisa seu site para celular para determinar como classificá-lo nos resultados de pesquisa, mesmo se a pesquisa for pelo computador.

Isso significa que é importante que seu site funcione bem em dispositivos móveis, mesmo que a maior parte do tráfego seja em computadores. Para garantir isso, você precisa escolher um tema WordPress responsivo.

Existem muitos temas responsivos para WordPress disponíveis no mercado. Você pode escolher um de que goste e instalá-lo em seu blog.

7. Otimize para trechos em destaque

Primeiramente, se você deseja obter o máximo de seu conteúdo, é inteligente otimizar seu blog para aparecer em trechos em destaque.

Os trechos apresentados são mostrados antes da primeira posição, geralmente em uma caixa com uma imagem ou vídeo. Eles se destacam nos resultados da pesquisa, o que ajuda você a obter mais cliques.

Aperfeiçoe seu conteúdo para o snippet em destaque e você poderá direcionar mais tráfego para seu blog.

8. Otimize suas imagens para direcionar mais tráfego

Aqui está um segredo que a maioria dos blogueiros não conhece: a pesquisa de imagens do Google pode enviar muito tráfego para o seu blog se você aperfeiçoar suas imagens de maneira adequada!

Tudo o que você precisa fazer é adicionar texto alternativo às suas imagens. Para fazer isso, clique na sua imagem e especifique o texto alternativo.

Adicione uma descrição apropriada na caixa texto alternativa para que o Google possa reconhecer do que se trata a imagem e ajude seus leitores em potencial a descobri-la quando fizerem a pesquisa de imagens no Google.

Além de ter um texto alternativo apropriado, certifique-se de que sua imagem carregue rapidamente. Você pode garantir isso usando um plugin do WordPress chamado ShortPixel. Isso comprimirá suas imagens e fará com que carreguem mais rápido.

9. Utilize URLS fáceis de usar

Para garantir que você tenha URLs fáceis de usar, você precisa certificar-se de que seus URLs sejam curtos e descritivos.

Se você estiver começando, certifique-se de alterar a estrutura do permalink padrão, para que seu URL pareça mais curto e bonito.

Nunca use URLs que contenham caracteres especiais ou datas em seu URL. Eles os tornam desnecessariamente longos e feios.

10. Melhore a velocidade de carregamento do seu site

A velocidade de carregamento da página é um fator de classificação, o que significa que se você quiser superar sua concorrência, precisará fazer com que as páginas carreguem mais rápido.

Mesmo que a velocidade de carregamento da página não seja um fator de classificação, ainda é importante se você realmente deseja oferecer a melhor qualidade aos seus leitores.

Para otimizar a velocidade de sua página, você precisa acessar o Google Pagespeed Insights e inserir seu URL.

Leia as recomendações e implemente as sugestões do Google. Isso ajudará você a melhorar significativamente a velocidade da página do seu site.

Talvez você esteja desejando um blog com crescimento rápido e exponencial. Você também pode instalar um plugin de cache no seu WordPress para melhorar a velocidade da sua página. Nós usamos e recomendamos o WP Rocket, um dos melhores plugins de cache disponíveis.

Agora que você tem o conjunto certo de palavras-chave e páginas otimizadas para os melhores resultados, vamos dar uma olhada em algumas dicas técnicas de SEO para seu blog. O SEO técnico é feito quando você quer ter certeza de que seu blog está configurado para o sucesso.

Em síntese, você não precisa ser um programador para fazer SEO técnico! Você só precisa ficar atento a erros e garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente.

11. Crie uma hierarquia de conteúdo adequada

O que quero dizer com uma hierarquia de conteúdo adequada é que você precisa construir seu conteúdo de uma forma que seja fácil para os visitantes navegarem e mostre ao Google a importância relativa de cada página.

Certifique-se de que todas as páginas de seu site estejam a apenas alguns cliques de distância de sua página inicial, especialmente suas páginas importantes. Use seu cabeçalho e barras laterais para criar links para suas páginas importantes.

12. Instale um certificado SSL em seu site

Eu recomendo fortemente que você mude para SSL assim que iniciar seu blog. Mudar para SSL tornará seu site acessível em HTTPs. Na verdade, o Google também prefere sites com SSL a aqueles que não o fazem.

Se o seu site não tiver SSL instalado, uma mensagem de aviso site não seguro será exibida no lado esquerdo da barra de pesquisa do seu navegador.

13. Envie um Sitemap para o Google Search Console

Enviar um sitemap ajuda o Google a entender a estrutura do seu blog e também ajuda o Google a rastrear todas as suas páginas.

O Google acabará por encontrar qualquer site com links de outros sites da web. Mas enviar um mapa do site pode ajudar a classificar seu site com mais rapidez.

Se você estiver usando o plug-in All in One SEO, ele gerará um arquivo de mapa do site para você.

14. Nunca menos de 300 palavras

O conteúdo reduzido é classificado como qualquer parte do conteúdo que tenha 300 palavras ou menos. Esses tipos de conteúdo oferecem pouco ou nenhum valor e o Google tende a preferir um conteúdo muito mais longo.

Para corrigir isso, aumente o conteúdo ou remova-o.

Você não pode ter uma classificação elevada no Google se não tiver backlinks de boa qualidade. Entretanto, antes de explicar como obter backlinks de alta qualidade, quero primeiro abordar por que você precisa deles.

A página de resultados do mecanismo de busca do Google (SERPS) tem 130 trilhões de páginas indexadas no Google. Para obter uma classificação mais elevada no Google, você precisa de backlinks que funcionem como votos de autoridade. 

Muitas pesquisas sugerem que existe uma forte correlação entre o número de domínios de referência e classificações mais altas. 

Se você obtiver backlinks de mais domínios de referência, isso o ajudará a subir na classificação, mas como saber quantos são suficientes?

A melhor maneira de descobrir é usar uma ferramenta de SEO como Ahrefs,  SEMRush, ou qualquer outra ferramenta que lhe mostra o número de domínios referindo a sua concorrência tem para uma determinada palavra-chave.

Digamos que uma palavra-chave que você classificou tenha uma dificuldade alta de palavras-chave e uma média de 90 domínios de referência. Para competir por essa palavra-chave, você terá que obter pelo menos 90 backlinks de qualidade de domínios exclusivos. 

Entretanto, verdade seja dita, os backlinks por si só não farão você se classificar na primeira página do Google.

Nessa perspectiva, os algoritmos do Google são complexos, há mais de 200 classificações no algoritmo do Google que ajuda a determinar qual página ele precisa recompensar. 

Conseguir um novo site ou qualquer site de pesquisa orgânica é um trabalho árduo. Você precisa ter uma estratégia de marketing de conteúdo sólida e muita paciência para alcançar bons resultados.

Já se foi o tempo em que os webmasters costumavam obter links de fóruns e da web 2.0 usando textos âncora exatos.

Esses links têm valor zero e você não irá longe se sua estratégia de link building incluir a obtenção de links dessas fontes. 

Uma boa estratégia de link building deve enfatizar a construção de conteúdo de qualidade. Depois de ter certeza de que seu conteúdo pode ser vinculado, você pode começar a entrar em contato com influenciadores em seu nicho e pedir-lhes que retornem ao seu conteúdo se o acharem valioso. 

17. Melhore a experiência do usuário no seu site

Ter uma boa experiência do usuário está diretamente relacionado à obtenção de uma classificação de pesquisa e tráfego orgânico mais elevado.

Se sua página não for bem projetada ou não tiver as informações relevantes, o usuário irá clicar no botão Voltar para voltar aos resultados da pesquisa.

O Google e outros mecanismos de pesquisa interpretarão isso como um sinal de que sua página da web não possui as informações relevantes e o levarão para baixo no ranking. 

Existem várias maneiras de trabalhar para melhorar a experiência do usuário:

Em resumo, conhecer e ler sobre ferramentas de SEO é fundamental para o crescimento do seu negócio online.

18. Contrate um especialista em SEO

Esperamos que nosso guia de SEO seja útil. Agora é sua vez de implementá-lo da melhor maneira possível.

Lembre-se de que implementar essas dicas não o levará à primeira posição da noite para o dia. Quando se trata de SEO para blogueiros, você precisa ser paciente. Apenas certifique-se de registrar todas as alterações feitas e medir o desempenho de sua estratégia de SEO. 

As coisas mudam muito no SEO, mas contanto que você mantenha o básico, ainda poderá obter resultados!

Bem, essa é toda a sabedoria de SEO que temos para compartilhar por enquanto. Se você estiver querendo profissionalizar o seu negócio, chame especialistas em SEO ou então uma agência de SEO para administrar melhor todas essas plataformas. Não perca tempo.

Leia também outros artigos sobre SEO e ferramentas do Google gratuitas de SEO no nosso site.

Até logo!

Sair da versão mobile