Ícone do site Agência de Marketing Digital | DC Comunic Google Partner

Como Ganhar Dinheiro Escrevendo?

Como Ganhar Dinheiro Escrevendo?

Tempo de leitura: 9 minutos

Como Ganhar Dinheiro Escrevendo? Passo a Passo 7 Dicas

Como ganhar dinheiro escrevendo? Descubra como gerar renda extra trabalhando em casa pela internet e sem investir absolutamente nada!

Está procurando por uma forma de ganhar dinheiro online, mas ainda não encontrou nada que atenda suas necessidades? Então, te apresento a possibilidade de obter ganhos usando suas habilidades de escrita.

Sim! É possível trabalhar com isso e já existe muita gente exercendo esta profissão. Profissão que, apesar de ser antiga, se reinventou e hoje pode ser realizada via internet.

Antes de qualquer coisa, preciso fazer duas perguntas:

Bem, se você respondeu sim, para ambas as perguntas, saiba que poderá se transformar em um, profissional de sucesso e muito bem-remunerado.

A boa notícia é que estamos diante de um serviço que pode ser realizado nas horas vagas. Significa que não precisamos sair do trabalho tradicional para ter ganhos nessa área, porém muitas pessoas optam por ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Além disso, podemos começar rápido e sem precisa fazer nem um tipo, sequer, de curso caro. Por certo, você terá que se inteirar sobre alguns assuntos, mas a internet nos oferece conteúdo gratuito e de qualidade.

Sendo assim, no início, o criador de conteúdo só precisa dispor de tempo para aprender e as informações adequadas.

Gostaria de dar o primeiro passo para se tornar um criador de conteúdo digital e ter um negócio lucrativo na internet? Então, siga lendo este post veja o que precisa fazer.

Como Ganhar Dinheiro Escrevendo – Conheça a Profissão

A primeira coisa que você precisa saber antes de iniciar sua carreira é entender seu papel. Ganhar dinheiro escrevendo só é possível quando entendemos a fundo o que é ser um redator ou conteudista.

O criador de conteúdo digital é o profissional mais importante, em se tratando de marketing online. Isso porque todas as estratégias exigem ações com conteúdo. Sendo assim, devemos estar preparados para escrever artigos, fazer descrições de produtos, escrever mensagens de e-mail marketing e muito mais.

Neste ramo é possível trabalhar como contratado em empresa ou como redator freelancer. Sem dúvida, a primeira opção é a mais indicada para quem está começando.

No início, é importante pegar demandas menores e ganhar experiência de forma gradativa, então, pegar trabalhos avulsos é a melhor opção.

A princípio, o redator precisa dominar alguns assuntos. Vejamos quais são os temas:

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é a alma das estratégias online. Sendo assim, praticamente nada pode ser feito sem ele.

Por exemplo, os canais de divulgação que temos hoje na internet são: blog, site, redes sociais, YouTube, lojas virtuais, e-mails, etc. Desse modo, que deseja atrair público e vender precisa alimentar estes ambientes com conteúdo de qualidade e relevante para o público.

O provável é que o empreendedor não saiba lidar com a criação de conteúdo digital e mesmo que saiba, certamente, não terá tempo.  Então, saber como ganhar dinheiro escrevendo demanda entender como funcionam as ações de marketing de conteúdo.

Marketing de E-mail

O e-mail ainda é um forte canal para trabalhar com divulgação. A saber, o canal pode promover um aumento das vendas de mais de 100%.

Mas não se trata de sair enviando mensagens para o público. É essencial seguir algumas etapas que têm a ver com a experiência de compra do consumidor.

O criador de conteúdo digital entra, justamente, executando estas ações de forma propositiva e alinhada com as necessidades do consumidor. Cada e-mail escrito possui um objetivo e conteúdo específico.

Por exemplo, se o objetivo da empresa for aumentar as vendas, as ações devem seguir estas etapas:

Atrair clientes em potencial;

Resumindo, o consumidor que acabou de pesquisar no Google procurando por um suplemento para emagrecer, ainda não pode receber conteúdo com indicação de produtos. É necessário instruí-lo e fazê-lo entender quais as suas necessidades. Ou seja, antes de apresentar seu produto você deve provocar seu interesse por informação sobre o problema, bem como apresentar-lhe as possíveis soluções.

Por outro lado, o cliente, aquele que já comprou de você, precisa receber conteúdo que tenha o intuito de fidelizá-lo.

Como pode observar, o conteudista deve ter conhecimento para trabalhar uma campanha de e-mail marketing eficiente. Mas como saber o que escrever em cada etapa? Bem! A recomendação é estudar sobre Inbound Marketing e seu funil de vendas. Não há como criar uma boa ação de marketing digital sem conhecer essa técnica.

Como Ganhar Dinheiro Escrevendo – Conteúdo Para Redes Sociais

Também é importante saber atuar nas redes sociais, afinal, estes ambientes são fundamentais para divulgação de negócios e produtos.

Por isso, se quiseres ser um profissional de sucesso e viver disso, é melhor que aprenda como criar conteúdo para cada uma das principais redes. E não se engane! O post criado para o Facebook não funciona para o Instagram, logo, temos que analisar cada caso e definir a melhor estratégia para cada mídia.

Além disso, o redator pode ter que lidar com outros modelos de conteúdo, por exemplo, ilustrações, infográficos e vídeos. Não é uma exigência, mas você sairá na frente da concorrência, se puder agregar valor ao seu trabalho.

Descrição de Produtos

Outra categoria de conteúdo bem popular é a descrição de produtos. Lojas virtuais conseguem aumentar sua visibilidade através de descrição dos produtos. A técnica consiste em criar pequenos textos usando palavra-chave.

Criar descrições otimizadas com técnicas de SEO permite que o produto apareça bem entre os resultados de pesquisa nos buscadores. Significa, então, que a loja terá maior visibilidade e, certamente, venderá mais.

Como Ganhar Dinheiro Escrevendo – Técnicas De SEO

Enfim, vamos falar sobre a polêmica técnica de SEO. Caso ainda não saiba do que se trata, adianto que todo conteúdo criado para marketing digital deve ser otimizado.

O SEO é um conjunto de diretrizes criadas de forma específica para ranquear blogs, sites e outros ambientes digitais nos motores de pesquisa como o Google. Quando digitamos um termo qualquer no Google os resultados são apresentados conforme estas diretrizes. Significa que os conteúdos escolhidos são aqueles que seguem esse grupo de regras.

Com toda a certeza, a maioria dos seus clientes solicitarão artigos otimizados, portanto, veja algumas.

 Conhecendo Algumas Técnicas de SEO

Ele também precisa conter uma ou mais palavras-chave e tamanho curto. Vale pesquisar a quantidade de caracteres permitida.

As palavras-chave devem aparecer no título, no primeiro parágrafo do texto, durante o desenvolvimento e em subtítulos H2, H3. Existe uma densidade máxima e mínima aceitável e exagerar na repetição destes termos pode acarretar punição pelos mecanismos de pesquisa.

Aqui, também preciso falar sobre semântica, ou seja, sobre termos relacionados à sua palavra. Eles, igualmente, precisam aparecer no artigo. No nosso caso, estou usando:

O Google consegue reconhecer e relacionar tais termos e isso dá maior relevância ao artigo.

Como Ganhar Dinheiro Conteúdo Digital

Agora que você já sabe como pode atuar e o que precisa saber para começar a gerar renda extra, criando conteúdo digital, vamos ao passo a passo para começar!

  1. Adquirindo Conhecimento: embora este seja um dos negócios online que nos permitem ganhar dinheiro na internet sem capital inicial, é preciso ter algum conhecimento. Dessa forma, poderá demonstrar um trabalho de qualidade logo no começo, o que facilitará a aquisição de clientes.

Então, guie-se pela recomendação que fiz neste post. Pesquise sobre estes assuntos e terá uma base sólida. Só preciso ressaltar que tenha o máximo de cuidado com os blogs visitados. O ideal é consumir conteúdo de qualidade e de sites confiáveis. Vale ainda, buscar e-Books, cursos gratuitos online e os vídeos no YouTube.

Você já sabe como ganhar dinheiro escrevendo, agora é colocar a mão na massa. Caso tenha gostado do conteúdo, peço que o compartilhe entre os amigos!

Sair da versão mobile