Ícone do site Agência de Marketing Digital | DC Comunic Google Partner

Como usar Copywriting como estratégia de Marketing Digital.

Tempo de leitura: 6 minutos

Como usar Copywriting como estratégia de Marketing Digital.

Saiba neste artigo o que todos deveriam saber sobre como usar Copywriting como Estratégia de Marketing Digital para o sucesso de sua empresa ou negócio.

Copywriting o que é?

Copywriting é a arte e a ciência da entrega estratégica de palavras (escritas ou faladas) que levam as pessoas a tomar alguma ação especifica.

Como usar Copywriting como estratégia de marketing digital.

Durante esse artigo vamos ter a clara percepção que é fundamental usar corretas estratégias de marketing digital para cativar e conquistar o interesse dos clientes ou futuros clientes, por isso vamos nos aprofundar no Copywriting como estratégia de marketing digital.

É super importante entender algo simples, porém muito importante.

Como você decide em uma pesquisa na internet, qual é o texto mais relevante como resposta a suas pesquisas?

Sobre isso é que iremos falar neste artigo!

Existem técnicas e estratégias de marketing digital para a tomada de decisão!

Existem fórmulas absolutamente testadas na pratica que criam atalhos mentais para a tomada de decisão, usadas principalmente nos Estados Unidos do que é “melhor e mais eficiente” para ter resultados e mais vendas.

É importante entender que para alavancar seu negócio e conseguir resultados relevantes na internet é indispensável usar o copywriting como estratégia de marketing digital.

Isso se realmente você quer atingir sucesso em seu negócio ou empresa!

Você quer realmente atingir sucesso em seu negocio? Lógico, Não é?

Então não deixe de usar o Copywriting como estratégia de marketing digital.

No vídeo abaixo resumimos e detalhamos os principais pontos das Estrategias de Copywriting para vender mais.

Copywriting como estratégia de marketing digital o Funil AIDA 

O que é o funil AIDA?

AIDA é uma sigla que significa:

 A = Atenção

I = Interesse

D = Desejo

A = Ação

O modelo AIDA é amplamente utilizado em marketing e publicidade para descrever as etapas ou estágios que ocorrem a partir do momento em que um consumidor primeiro se torna consciente de um produto ou marca até quando o consumidor toma a decisão da compra.

Sabendo que muitos consumidores tomam conhecimento das marcas através do marketing digital, essa estratégia é fundamental e indispensável para o sucesso  no marketing digital.

No processo do funil AIDA você orienta os consumidores ao longo do caminho até a de experiência da compra.  Tudo começa chamando sua atenção, e para que fiquem envolvidos, curiosos o suficiente para continuar lendo e interagindo com sua campanha de Marketing. Sendo assim você constrói o interesse no que você tem para oferecer, a ponto deles começarem a se relacionar com este produto potencial, criando o desejo por seu serviço ou produto.

O objetivo é levá-los a querer comprar seu produto, assim você impulsiona a uma determinada ação conhecida como CTA, Call to Action

Funil AIDA e sua Construção no Marketing Digital

ATENÇÃO – O primeiro passo de AIDA

A Ação é a parte muitas vezes ignorada pela maioria dos anunciantes de hoje. Supõe-se que as pessoas vão achar o produto ou serviço tão interessante quanto o anunciante, mas isso raramente é o caso.

Infelizmente, muitos anúncios saltam direto para o Interesse e, portanto, ignoram a atenção. Se for assim o anúncio está condenado ao fracasso. Um anúncio pode ser tão inteligente ou tão persuasivo, se ninguém presta a devida atenção nele?

Para atrair a atenção do consumidor, a melhor abordagem é chamada de interrupção. Esta é uma técnica que literalmente envolve o consumidor para prestar atenção.

Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo:

Fator de choque: levar as pessoas a prestarem atenção, pode ser feito facilmente com um choque. Isso pode ser feito de muitas maneiras, uma maneira muito comum é usando imagens provocativas. Claro, tudo o que se faz deve estar vinculado ao produto de alguma forma.

O texto deve ser uma grande chamada de atenção e muito bem pensada com todas as técnicas conhecidas no Copywriting.

Seguem ideias de chamada de Atenção em nosso artigo  Copywriting 104 Modelos de Títulos matadores para vender mais

Comece a partir de agora prestar atenção nas chamadas das grandes empresas,

Percebe como elas chamam atenção?

Como são interessantes? Por isso elas vendem tanto!

INTERESSE – O Segundo Passo de AIDA

Uma vez que você chamou sua atenção, você deve mantê-la. Isso é realmente mais complicado que o primeiro passo, especialmente se o seu produto ou serviço não é inerentemente interessante para começar (Exemplo: seguros ou produtos bancários).

Mantenha-o leve, fácil de ler e separe a informação com subtítulos e ilustrações incomuns. Isso não deve ser um trabalho árduo, afinal, você está ocupando o tempo valioso do seu cliente potencial.

DESEJO – O Terceiro Passo do AIDA

Agora que você ja tem a  atenção e manteve isso; agora seu trabalho é criar Desejo.

Você deve transformar a história que você contou, em uma que não é apenas extremamente relevante para a audiência mas também irresistível.

Perceba como as grandes marcas fazem isso, sem dúvida alguma todos os detalhes são extremamente estudados e pensados para criar o desejo.

O interessante também é perceber que além de estudados, pensados e analisados em termos de marketing, são sempre testados e quando não atingem os resultados esperados são modificados para obterem os resultados para conseguir despertar o desejo.

Por isso não esqueça sempre faça testes com seus anúncios!

Muitas vezes o que acreditamos que seja a “ultima coca cola no deserto” não é percebida da mesma forma pelo consumidor e com certeza nesse caso, o mais importante é a opinião dos consumidores para que se atinja sucesso nesse quesito.

AÇÃO – O Passo Final de AIDA

Se o consumidor ainda estiver com você neste ponto, você tem um trabalho importante a fazer, ” fechar a venda”.

Em um tribunal, este seria o resultado final do advogado. Ele ou ela já apresentou o caso, agora é hora de selar o acordo e convencê-lo a concordar com seu argumento.

O mesmo acontece com a venda de um produto.

Mais uma vez, sabemos o quanto as marcas milionárias fazem isso muito bem e por isso são milionárias, porque vendem muito!

Depois de demonstrar  todos os benefícios agora chegou a hora da oferta incrível para o fechamento da venda. Este é o Call to Action (CTA).

Existem várias técnicas para isso, mas uma que converte no marketing digital é começar com um preço alto,  e  diminuí-lo uma e outra vez até que seja um terço do preço original e, também oferecer garantia de devolução do dinheiro caso o cliente não fique satisfeito com o produto ou negocio fechado!

Vale a pena ter esta a garantia ser parte da  estratégia  de seu negocio, além de que se você não oferece garantia será que de verdade você acredita em seu produto ou negocio?

Se ficar alguma dúvida, por favor será um grande prazer ouvir seus comentários, ok?

Sair da versão mobile