Ícone do site Agência de Marketing Digital | DC Comunic Google Partner

17 Dicas de Marketing Digital para pequenas empresas para alavancar seu negócio

Tempo de leitura: 15 minutos

Abordaremos neste artigo sobre Dicas de Marketing Digital para pequenas empresas para alavancar seu negócio e destacar sua empresa frente a concorrência!

17 Dicas de Marketing Digital para pequenas empresas para alavancar seu negócio

A internet é hoje, a real vantagem que as empresas podem ter hoje no seu negócio.

Isso porque ela pode ser usada como aliada e em várias dicas de marketing digital para pequenas empresas, ajudando a alavancar os seus resultados.

Com isso, não é preciso de investimento quase nenhum, apenas um pouco de entendimento do mercado, aprender sobre marketing digital, e começar a aplicar técnicas simples que exigem o mínimo de esforço e tempo.

Cada dia é uma nova oportunidade para os negócios, e a internet só agrega nesse meio.

A internet e as tecnologias devem ser usadas como aliadas para alavancar seu negócio. Mas para isso é preciso se atualizar e estar sempre por dentro de novas táticas e o que há de mais novo no mercado.

Melhorando práticas e aprendendo várias dicas de marketing digital para pequenas empresas, como as que separamos nessa lista.

  1.  Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Descubra quem é o seu cliente

É preciso saber o que o cliente busca, e quais são as intenções dele e expectativas com a sua marca, onde e porque ele precisa do produto que você tem a oferecer. Na internet é possível encontrar diversas ferramentas que podem ajudar na coleta desses dados e respostas a essas dúvidas. Com isso você não perde tempo vendendo um produto pouco útil.

  1.  Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Tenha presença online

Toda empresa precisa conquistar o seu espaço na internet. Ter perfis em redes sociais é importante já que hoje em dia as pessoas discutem sobre marcas e produtos através delas.

Se ainda não tem um site é preciso criar um, pois as buscas se resumem muito a esse meio, sem contar que através da internet é muito mais fácil ouvir o que os seus clientes têm a dizer, para poder melhorar ainda mais os seu produto ou serviço.

  1. Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Tenha um plano de marketing prático

Essa é uma das dicas de marketing digital para pequenas empresas mais importantes. Ter um plano de marketing é tão essencial quanto o plano de negócios. A primeira coisa a se fazer é analisar todos os dados que se tem, tanto interno quanto externo e com isso, influenciar o desempenho da empresa. Para isso é preciso entender como funciona o comportamento de compra dos clientes. Definindo também o posicionamento, e traçando estratégias e objetivos de metas de marketing.

Segue um artigo completo com para que possa compreender a fundo esses detalhes >  Marketing digital e Comportamento do Consumidor

  1. Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Consolidar a marca no mercado

Mesmo que o seu negócio seja pequeno, e não se torne tão conhecido de uma hora para outra, é importante que você faça de tudo para consolidar a sua marca no mercado, seja na sua cidade ou região. Portanto uma forma de fazer isso, é criar uma página e buscar por parcerias estratégicas, que divulguem o seu trabalho ou produto. Que divulgue de uma forma que o público chegue mais fácil até você. Link o perfil a outros nomes mais conhecidos, e com isso ganha mais credibilidade e confiança na marca.

Aqui queremos te dar um grande presente que poderá te dar um norte preciso em sua empresa ou negócio Consultoria de marketing para pequenas empresas GRATUITA

OBS: Essa Consultoria é por tempo limitado, portanto não perca tempo, pois, as vagas são limitadas! CLIQUE AQUI

  1. Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Não venda apenas produtos, e sim benefícios

Depois que o cliente passa a conhecer a sua marca, uma das dicas de marketing digital para pequenas empresas é que ele tenha conhecimento do seu produto no pós-venda.

O cliente deve ter a melhor experiência possível e satisfação com o seu produto.

Ter um bom atendimento é eficaz para descobrir novas sugestões de mudanças e melhorias. Criando novas vantagens competitivas que podem ser exploradas em novas propagandas e campanhas.

Sem dúvida alguma para que essa dica seja eficiente é fundamental usar Técnicas de Inbound Marketing.

Deixaremos para você um artigo para que possa entender e se aprofundar nesta técnica tão fundamental nos dias de hoje.  O que é Inbound Marketing?

  1.  Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Retorno do marketing

A maior vantagem das dicas de marketing digital para pequenas empresas, é a possibilidade de poder calcular com precisão qual o retorno dos seus investimentos. Com isso, antes de tomar qualquer decisão, é possível definir os efeitos esperados e qual o seu público. Portanto, ter uma planilha bem organizada, comparando dados, e objetivos de estratégias, e os resultados obtidos, é essencial para comparar os números, calcular o impacto do que foi feito e divulgar a marca de maneira correta.

Se você quiser se aprofundar em como ter retorno do Marketing recomendamos que estude o artigo. O que são métricas no Marketing Digital

  1. Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Cuidado com o desconhecimento

O desconhecimento afasta muitos empresários e pequenas empresas da internet, isso porque causa da falta de informações sobre como funciona o marketing digital.

Na internet é possível encontrar diversas dicas de marketing digital para pequenas empresas e com isso se aprofundas mais no assunto e nas técnicas para ver resultados no futuro.

O grande problema é quais são os principais passos e ordenar cada um deles para ajudar você nesse quesito fizemos um CURSO DE MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES GRATUITO

Neste curso mostramos um passo a passo muito importante para que você não se perca em um mundo de informações que quase sempre não se conectam

Portanto aproveite, pois, o conteúdo lhe dará um norte claro para suas principais dúvidas.

O que te pedimos é que nos ajude deixando seu LIKE, ok?

  1.  Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Tenha um blog ou site

Toda empresa deve existir na internet. Dependendo do que for o seu negócio, ter um site institucional pode ser importante para apresentar a sua empresa para os clientes. Se a sua empresa vende produtos, ter uma loja virtual pode ser uma ótima alternativa também para vender mais. Mas em todos os casos, ter um blog é o tipo de plataforma que te permite promover mais conteúdo e ter mais contato com o público. Os sites, blog ou loja virtual deve ter um design agradável e ser fácil de ser usado. Se não houver alguém que consiga desenvolver o site sozinho, contratar uma empresa especializada para trabalhar nesse segmento pode ser a saída.

Hoje em dia mais que nunca a Criação de Sites Profissionais é indispensável para as empresas.

Um site profissional será sua máquina de vendas e será ele que irá operacionalizar todos os detalhes em sua empresa.

Ou seja sem ele será impossível você ter uma empresa de crescimento constante hoje em dia. E pior ainda mais cedo ou mais tarde sua empresa poderá ser engolida pela concorrência.

Saiba mais em Importância do Marketing de Conteúdo

  1. Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Crie conteúdo relevante

Depois de criar um site ou ter um blog, uma das dicas de marketing digital para pequenas empresas, são as estratégias.

Atualmente, os clientes consomem muito conhecimento, portanto conseguir oferecer um conteúdo de relevância, pode ser uma maneira de atrair as pessoas para o seu negócio. Procure falar de assuntos que se relacionem com a sua marca, e publique usando palavras chaves corretas, para conseguir posicionamento nos buscadores.

Assim mais pessoas conseguem te achar.

Segue um vídeo que ajudará entender perfeitamente esses detalhes

  1. Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Invista nas redes sociais

As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, e por isso, sua empresa também deve estar lá.

É um local descontraído, onde as pessoas podem interagir e estão mais abertas para conhecer marcas e empresas, você deve aproveitar isso. Crie uma página para a sua empresa e comece a interagir com seus clientes, conte a história da sua marca, e tente não oferecer os produtos o tempo inteiro. Isso faz com que os clientes se sintam valorizados e comecem a interagir, e tirar dúvidas, etc.

Se quiser se aprofundar como fazer uma campanha de sucesso as redes sociais veja o artigo.  Facebook Ads | como extrair o Máximo dos seus anúncios.

  1. Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Use um sistema de Gestão Empresarial

Essa é uma das dicas de marketing digital para pequenas empresas que não necessariamente está ligada ao marketing, mas sim ao bom funcionamento da sua empresa.

Usar um tipo de software de gestão facilita a sua percepção e cria registros dos resultados, com isso você consegue acompanhar o desenvolvimento e crescimento do seu negócio.

Além disso, existem várias técnicas que podem te ajudar a administrar melhor os recursos financeiros da sua empresa, assim também é possível voltar parte desse dinheiro para tomar decisões melhores.

  1.  Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Conheça o marketing

Entender de marketing é meio caminho andado para alavancar os resultados da sua empresa.

Considerar fatores como uma situação de mercado, com a capacidade de crescimento, mais a legislação, além de entender os pontos fortes do seu produto, é o que faz dessas informações uma grande arma para conceber um negócio de sucesso.

É muito importante saber que existem estratégias de marketing digital

que lhe trarão resultados a curto, médio e longo prazo.

É super importante conhecer o que te dará os melhores resultados e mapear muito bem suas estrategias

Segue um vídeo muito importante para que você possa se familiarizar com uma estrategia de marketing digital que te dará resultados a curso prazo.

  1. Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Conheça a concorrência

Saber e conhecer com quem você concorre no mercado é importante. O que eles fazem, quais são os seus produtos, no que ganham ou perdem, etc.

Todas essas informações, podem te auxiliar nas atividades e a forma de como atuar no mercado. Porém, fazer essas pesquisas de como as outras marcas vendem, também serve para saber o que ela não entrega, se falta algo no seu serviço ou produto, com isso, também é possível verificar como é a forma de atendimento, ou como se comportam e aprender com isso.

  1.  Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Desenhe estratégias e ações

Não adianta saber um monte de dicas de marketing digital para pequenas empresas se não se planejar de forma eficiente.

É preciso saber onde se quer chegar, e o que pretende fazer para aumentar o número de consumidores, e com essas informações organizar estratégias para colocar em prática.

Uma das estrategias de Marketing Digital que não pode faltar em seu negocio é o Remarketing.

Tenha claro isso em Mente!

Por isso segue um vide o para que você possa entender e se aprofundar nessa poderosa ferramenta de marketing.

  1. Dica de Marketing Digital para pequenas empresas | Tenha um cronograma e registro todos os resultados

É preciso estabelecer prazos para alcançar as suas metas. Tenha uma planilha, e faça um cronograma com o que você quer implantar na sua empresa, todas as ações feitas, e estabeleça prazos para realizar. Anote tudo o que for feito, incluindo os resultados. Assim você colhe esses dados e consegue ter uma visão muito melhore e real de tudo. Seja organizado e crie planos para garantir a parte financeira da empresa. Essa é uma das dicas de marketing digital para pequenas empresas mais eficientes para alavancar resultados, ter esses dados a mão é essencial na hora de uma tomada de decisões, ajuda na criação de companhas, de como vender os produtos, etc.

  1. Branding: deixe sua marca mais forte!

Para entender o que é Branding, ele é um conjunto de estratégias de marketing, posicionamento, comunicação, que tem como objetivo reforçar a marca no mercado. Através do branding, é possível manter ou mudar o posicionamento da marca diante do consumidor, levando em considerações, as sensações, emoções e os valores que a empresa deseja transmitir. O processo de branding é importante para as pequenas empresas, pois reforma valores positivos, fazendo com que o consumidor consuma ainda mais e com maior frequência os produtos.

  1. Não perca a conta

Não se deve perder as contas, do retorno sobre investimentos, também conhecido como ROI (Return over investiments). Todo rendimento gerado a partir de um valor ou recursos investidos deve ser preciso e ser maior, caso contrário você não está tendo sucesso nos negócios.

Esse tipo de retorno é tão usado em campanhas publicitárias de marketing digital e comunicação, além de links patrocinados, e por isso essas ações devem ter resultados significativos.

Saber fazer os cálculos disso é tão importante como quaisquer outras dicas de marketing digital para pequenas empresas.

É importante não perder as contas investindo mais do que está arrecadando.

No marketing, cada centavo deve ter um destino certo, ele é precioso e não deve ser desperdiçado.

Portanto é preciso manter apenas os investimentos que dão bons retornos, e cortas os gastos em recursos inúteis. Além disso, esses cálculos te ajudam a encontrar quais são as melhores estratégias de marketing digital para a sua empresa. Algumas funcionarão melhor do que outras, e o processo de tomar decisões deve ser compatível com a realidade que a sua empresa vive no mercado.

                Dicas rápidas de técnicas de marketing digital para pequenas empresas

Esperamos de todo coração que essas 17 Dicas de Marketing Digital para pequenas empresas para alavancar seu negócio possam somar para o crescimento de sua empresa ou negócio.

E ficamos absolutamente a sua disposição para qualquer dúvida!

um grande abraço!

Sair da versão mobile