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Marketing Digital nas Mídias Sociais
Você sabe qual o potencial das mídias sociais? Já imaginou poder divulgar seu produto/serviço nas mídias sociais? Você sabe o que é marketing digital nas mídias sociais?
Marketing Digital nas Mídias Sociais | Vale a pena?
Está pensando em fazer marketing digital nas mídias sociais?
Se você já procurou entender um pouco sobre marketing e sobre o impacto dos novos modelos de marketing digital nas mídias sociais, provavelmente já sabe do potencial desse tipo de técnica.
Mas, se você ainda não se preocupou com isso, neste post iremos mostrar a importância do marketing digital nas mídias sociais.
Aqui também falaremos como você pode começar a sua estratégia. Também daremos inúmeras dicas sobre marketing digital nas mídias sociais que podem impulsionar seus resultados.
Entretanto, antes de falarmos sobre marketing digital nas mídias sociais iremos explicar alguns conceitos.
Esses conceitos são de fundamental importância para a compreensão do tema.
Os conceitos aqui explicados também serão de grande valia durante a sua execução de técnicas de marketing digital nas mídias sociais.
O que é marketing digital | Marketing digital nas mídias sociais
Antes de falarmos propriamente em marketing digital nas mídias sociais precisamos primeiramente falar sobre o que é marketing digital.
De acordo com a Wikipedia, “marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.”
Simplificando essa definição, Marketing Digital são estratégias executadas principalmente online que têm o objetivo de gerar resultados para as empresas. Ou seja, aquilo que você faz para alcançar objetivos e metas previamente estipuladas.
Bom, já definimos o que é marketing digital. Então, podemos aprofundar nos conceitos que vão nos permitir entender o marketing digital nas mídias sociais.
O que são mídias sociais | Marketing digital nas mídias sociais
Quando falamos em mídias sociais, muitas pessoas tendem a confundi-las com redes sociais.
Essas pessoas não estão totalmente erradas. Entretanto, o conceito de mídias sociais é muito mais amplo que o de redes sociais.
As mídias sociais, além de incluir as redes sociais, também incluem, por exemplo, as ferramentas de blog. São exemplos o Blogger, o WordPress e o Medium. Além disso, se estendermos o conceito, também podemos incluir o Google, o Bing, o Yahoo Search e os portais de notícias, como o G1, o Terra e o Yahoo.
Por trás dessas mídias sociais existem centenas de oportunidades disfarçadas.
Se buscarmos estudar sobre, poderemos aproveitar da melhor forma possível e aplicá-las ao nosso negócio para obter resultados. Além disso, as mídias sociais são grandes influenciadores do processo de compra, estando diretamente ligada à jornada do consumidor.
Se você quiser saber mais sobre a jornada do consumidor e a influência dos meios digitais, você pode acessar o nosso artigo sobre Marketing digital e Comportamento do Consumidor.
Nesse artigo nós explicamos sobre os momentos da verdade. Falaremos principalmente sobre o ZMOT.
Esse é um conceito de fundamental importância ao marketing digital. Lá também foi explicada as relações entre o ZMOT e o marketing de conteúdo.
Tudo isso está diretamente relacionado e pode trazer resultados incríveis ao seu negócio.
Agora que você já aprendeu os conceitos fundamentais, iremos falar de forma mais específica sobre o marketing digital nas mídias sociais.
Importância do marketing digital nas mídias sociais | Marketing digital nas mídias sociais
Ainda hoje muitas pessoas têm se perguntado se realmente é necessário fazer marketing digital nas mídias sociais.
Fato é que as mídias sociais estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia. Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, WordPress, Google.
Todos os dias mais e mais pessoas fazem seus cadastros e compartilham conteúdo com seus amigos, seguidores e fãs.
Devido a isso, todos os dias mais e mais empresas têm alocado seus esforços visando a aproveitar tais oportunidades.
Isso tem sido feito de diversas formas, como Marketing de Conteúdo, SEO, tráfego pago (como Facebook Ads). Logo, essa é uma grande promessa e é necessário que tanto as pequenas empresas, quanto as grandes empresas se posicionem nesse vasto universo das mídias sociais.
Entretanto, para que esse posicionamento gere resultados, é necessário bastante estudo, tanto das ferramentas, quanto do seu produto e do seu cliente. Para que isso ocorra, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas, como o estudo da persona.
Devido à sua relevância ao marketing, já falamos do estudo de persona inúmeras vezes aqui no nosso site. Então se você quiser saber mais sobre a construção da persona, clique aqui para acessar um dos nossos posts sobre isso.
Um outro ponto importante é a definição de metas e objetivos. Esse tópico, assim como o estudo da persona, já foi trabalhado aqui. Então, se você deseja saber mais sobre definição de metas e objetivos, acesse nosso último post clicando aqui.
Nesse post também falamos sobre o método SMART, uma técnica essencial para definição de metas específicas, mensuráveis, atingíveis e temporais.
Quais resultados posso obter com o marketing digital nas mídias sociais
Bom, agora que você já sabe o que é marketing digital nas mídias sociais e sua importância, podemos falar sobre os possíveis resultados de se investir em esforços na execução desse tipo de estratégia.
Nos próximos tópicos falaremos sobre alguns dos resultados mais notórios.
Com isso, você terá uma ideia ainda mais ampla sobre o potencial do que estamos falando aqui.
Imagem da empresa | Marketing Digital nas mídias sociais
Uma das primeiras coisas que vêm à cabeça de profissionais de marketing quando falamos em marketing digital nas mídias sociais é a construção da imagem da empresa.
Isso acontece, pois, por meio de um conjunto de estratégias devidamente planejadas e executadas podemos obter os seguintes resultados:
- Mais pessoas passam a conhecer a marca → Isso é o primeiro resultado que podemos obter, pois, levando em consideração o compartilhamento de conteúdo e as possibilidades de divulgação existentes nas mídias sociais, cada vez mais pessoas irão ouvir falar em sua marca;
- Há a possibilidade de construção de uma imagem mais forte da marca → Você poderá ensinar às pessoas sobre coisas relacionadas ao seu produto e também fazer demonstrações do mesmo. Além disso poderá também compará-lo com os já existentes no mercado, o que fará que as pessoas tenham uma melhor percepção sobre você, sobre sua marca e sobre sua empresa;
- Você pode se posicionar como uma autoridade no assunto → aqui retornamos ao dito anteriormente: quanto mais as pessoas sabem que você entende sobre um determinado assunto, maiores as probabilidades de você ser procurado quando alguém tiver algum problema relacionado a isso;
- Seu produto passa a ser conhecido e aumentam as chance de você vender → aqui colhemos os resultados de todos os outros tópicos, pois, seu produto passará a ser mais conhecido.
Vale lembrar que esses são apenas alguns dos resultados, haja vista a vasta quantidade de benefícios do marketing digital nas mídias sociais.
Estar onde o clientes está | Marketing Digital nas mídias sociais
Esse é mais um dos benefícios desse tipo de estratégia. Isso ocorre devido à variedade de formatos e locais onde nosso cliente pode estar. Aqui vemos novamente a importância do estudo da persona.
Esse estudo nos dará uma maior noção sobre onde focar nossos esforços. Ele nos dará as direções certas para atingir os resultados desejados.
Aqui vale lembrar que é importante estar em mais de um local ao mesmo tempo.
Sem dúvidas existem diversos tipos de pessoas que são potenciais clientes. Logo é preciso procurar falar com o maior número possível.
A melhor forma de fazer isso é produzir diversos formatos de conteúdo e disponibilizar em diversos locais (Youtube, Facebook, Site, Blog, etc). Por isso a importância do Marketing de Conteúdo e do SEO.
Comunicar com o cliente | Marketing Digital nas mídias sociais
Esse é o maior objetivo de qualquer campanha de marketing: conseguir falar com o cliente.
As estratégias nas mídias sociais têm, acima de todas outras, esse intuito.
A maior diferença aqui é a forma como será feita a comunicação. Nesse tipo de estratégias, a maior parte das empresas buscam educar ou entreter o seu público-alvo.
Isso vai desde os mais simples memes até as mais complexas aulas de programação. Vale lembrar, também, que nada impede uma mescla desse tipo de conteúdo.
A definição do conteúdo vai depender do seu segmento de atuação e também dos estudos realizados ao longo da sua jornada.
Marketing de conteúdo e marketing digital nas mídias sociais
Você deve ter percebido que durante este post foi falado inúmeras vezes sobre marketing de conteúdo. Isso ocorreu, pois é impossível dissociar uma estratégia de marketing digital nas mídias sociais de uma estratégia de marketing de conteúdo. Uma depende profundamente da outra para existir.
Se você quer entender mais sobre isso, convido você a conhecer os outros textos sobre o assunto aqui no nosso site:
- Marketing Digital por onde começar? | Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas → Nesse post falamos sobre os primeiros passos com marketing digital;
- Marketing digital e Comportamento do Consumidor → Este artigo já foi mencionado anteriormente durante este post. Nele nós falamos sobre a relação do marketing digital com alterações no comportamento do consumidor. Também falamos sobre o ZMOT e sobre a jornada do consumidor;
- Marketing de Conteúdo SEO | Você conhece a importância do Marketing de Conteúdo e SEO? → Aqui nós explicamos o que é marketing de conteúdo e a sua relação com SEO. Também falamos alguns pontos sobre marketing digital nas mídias sociais;
- Copywriting o que significa? → aqui falamos sobre comunicação com o cliente e sobre estratégias para tornar essa comunicação mais efetiva;
- Importância do Marketing de Conteúdo → aqui falamos sobre o marketing de conteúdo de forma mais aprofundada. Vale lembrar que o marketing de conteúdo é o nosso principal aliado nas mídias sociais;
Tendências | Marketing digital nas mídias sociais
Outra dúvida que as pessoas têm é sobre as principais tendências relacionadas às mídias sociais. Bom, sobre isso existem inúmeros dados que indicam uma forte tendência ao consumo de conteúdo.
Cada vez mais as pessoas têm buscado conteúdos de alta qualidade e ao mesmo tempo gratuitos. Isso se deve, em partes pelo grande bombardeamento de anúncios dos últimos tempos.
O uso de bloqueadores de anúncios ´tem sido cada vez mais frequente.
Então, se você deseja se comunicar com seu público, deve buscar produzir conteúdos que liguem os interesses dele com o seu produto, seja de forma direta ou indireta.
Também é importante focar na qualidade do seu conteúdo e também na frequência.
Lembre-se que a qualidade deve anteceder a quantidade.
Tudo isso, se bem trabalhado, poderá construir uma imagem cada vez mais forte da sua empresa, lembrando sempre de satisfazer as vontades e desejos dos seus clientes.
Mãos na massa | Marketing digital nas mídias sociais
Agora que você já aprendeu sobre marketing digital nas mídias sociais, que tal colocar seu conhecimento em ação?
Sugiro que você leia os artigos citados no decorrer deste post e procure aplicar tudo o que foi ensinado.
Assim você sempre estará acompanhando as tendências do mercado e buscando, cada vez mais posicionar melhor o seu produto no mercado.