Ícone do site Agência de Marketing Digital | DC Comunic Google Partner

Entenda a importância do Inbound Marketing para sua marca

Entenda a importância do Inbound Marketing para sua marca

Tempo de leitura: 8 minutos

Inbound Marketing é uma estratégia fundamental para o Sucesso nos negócios e neste artigo você conhecerá todos os detalhes para implementar em seu projeto.

O inbound marketing envolve o desenvolvimento de soluções e de oportunidades capazes de oferecer um impacto positivo nas pessoas e nas empresas. Assim, uma estratégia de inbound marketing pode incluir um grande número de diferentes canais e tipos de conteúdos diferentes para atrair leads (ou seja, consumidores potenciais) e engajar clientes. 

Tudo isso favorece um novo tipo de comunicação empresarial, não mais pautado em uma fala de mão única, mas sim em um diálogo entre empresas e consumidores. Com isso, o inbound marketing pode estar presente em diversos setores do mercado, principalmente o automobilístico, abordando desde oficinas mecânicas até concessionárias que vendem carros executivos de luxo, por exemplo.

Nesse sentido, o artigo a seguir irá dissertar a respeito do conceito de inbound marketing e a importância dessa estratégia para as empresas da atualidade.

O que é o inbound marketing?

De maneira simplificada, o inbound marketing consiste no ato de criar e compartilhar conteúdos úteis, relevantes e qualitativos com potenciais clientes ou com aqueles que já estão estabelecidos. Portanto, trata-se de uma ação de convidar as pessoas para dentro do pensamento e da cultura de uma empresa. 

Tudo isso é feito através da publicação e veiculação de conteúdos de acordo com os interesses dos consumidores, bem como as suas necessidades. Para exemplificar essa situação, pode-se pensar em uma empresa que presta serviços de içamento de móveis. Essa companhia pode publicar conteúdos demonstrando a importância da contratação desse serviço, despertando o interesse de pessoas que precisam realizar uma mudança.

Uma vez que as pessoas entram no site de uma empresa, o time de vendas dela pode engajar tais visitantes utilizando ferramentas de conversação como o e-mail e os chats, fornecendo valor aos produtos de uma marca enquanto os usuários vão conhecendo-a.

Assim, o inbound marketing é um método de atração e engajamento de pessoas para fazer um negócio crescer através da atribuição de valores. Com o crescimento da tecnologia, essa estratégia de marketing digital busca guiar uma aproximação saudável entre empresas e consumidores. Isso porque, quando algo é bom para o cliente, também é bom para as empresas, permitindo que as companhias cresçam à longo prazo. Tudo isso é feito por meio da criação de conteúdos cuja função é identificar os problemas e as necessidades de consumidores ideais, atraindo leads e construindo confiança e credibilidade ao redor de um empreendimento.

A importância do inbound marketing na atualidade

Com o passar dos últimos anos, o crescimento da internet e dos novos canais digitais tornou o comportamento do consumidor totalmente diferente, bem como a experiência passada por ele dentro das lógicas de consumo. A forma como as pessoas se comunicam e o que elas esperam das empresas também mudou.

Os canais digitais vêm permitindo que os usuários ganhem voz e autonomia, podendo decidir qual é o tipo de conteúdo que elas gostariam de consumir. Assim, esses novos consumidores não mais aceitam tudo quanto é conteúdo proveniente das empresas, mas sim aquelas informações que possam agregar na sua experiência dentro da internet, como é o caso de um motorista que está interessado em instalar um som automotivo interno mais potente no seu carro. Isso parece bastante específico, não?

A boa notícia é que a metodologia inbound, unida com a tecnologia, auxilia os negócios a se adaptarem à rápida alteração de necessidades dos consumidores. Além disso, existem outras vantagens as quais valem a penas serem ditas:

1) Melhor alinhamento com os compradores modernos

O benefício mais importante do inbound marketing é o fato de que ele é capaz de se alinhar com os comportamentos e a psicologia das ações dos consumidores modernos. Estes, na atualidade, querem sentir que possuem um controle das suas ações. 

Por isso, tais consumidores apreciam a conveniência e a velocidade da internet para encontrar respostas para os seus problemas. Isso ocorre, por exemplo, quando o veículo de um motoboy apresenta defeitos e ele precisa do melhor serviço de reboque moto da região em que está.

Com mais de um bilhão de pesquisas realizadas apenas no Google, uma das plataformas de busca mais famosas do mundo, as pessoas estão encontrando pelas respostas por conta própria. Elas também vêm consumindo mais opiniões dentro de sites e checando resenhas de produtos ou de serviços dentro de sites.

Portanto, o tradicional método de outbound marketing, o qual focava em distribuir uma mensagem ampla, única e não direcionada, está ficando cada vez menos efetivo. Além disso, os usuários da internet já estão fazendo uso de ferramentas como bloqueadores de anúncios dentro dos navegadores de internet, além de ignorar comerciais e e-mails de spam.

2) Diminuição dos custos

A diminuição de custos provocada pelo inbound marketing decorre do seu contraste com o outbound marketing. Este pode ser considerada uma forma rápida de queimar dinheiro das empresas. Isso porque, adquirir comerciais de televisão, revistas, rádios, compartilhar anúncios e alugar outdoor’s são ações bastante caras, além de não possuírem resultados garantidos. 

Tal ineficiência é resultado do fato de que as mensagens veiculadas nas estratégias de outbound marketing abrangem um público amplo. Ou seja, não há garantias de que o público-alvo de uma empresa foi atingido. Esse fato ocorre quando uma empresa de retirada de entulho ensacado, por exemplo, cria propagandas de TV as quais atingem pessoas que não possuem nenhum contato com a área de construção civil. 

Já o inbound marketing busca atrair os consumidores através da inteligência, e não da força bruta. Ele educa os leitores ao invés de impor a mensagem de uma empresa. Portanto, não importa se a verba disponível pelo marketing de uma companhia é pequena, o inbound marketing é significativamente mais barato do que as campanhas de outbound. Contas e páginas oficiais no Facebook e no Twitter são gratuitas. 

Além disso, muitas ferramentas online de inbound marketing podem ser encontradas em versões gratuitas dentro da internet. Por essa razão, o inbound marketing possui um custo-benefício muito alto.

3) Maiores retornos sobre investimentos

Os custos menores do inbound marketing automaticamente significam melhores oportunidades para as empresas, mas isso não acaba aqui. Ao coletar informações a respeito dos leitores e dos visitantes do site de uma certa empresa, o inbound marketing auxilia as marcas a tomarem decisões mais sábias e informadas, salvando o tempo das empresas nas atividades corretas. 

Do momento em que as pessoas chegam no site de uma empresa até a hora em que um produto é vendido, é possível rastrear e analisar cada aspecto da campanha de inbound marketing utilizada. Assim, uma loja que vende câmbio easytronic Meriva, por exemplo, consegue identificar qual foi a eficiência de suas ações. Além disso, outro detalhe é que tais campanhas podem durar muito tempo. 

Quando se escreve um conteúdo de qualidade, ele ficará circulando dentro da internet durante meses ou até mesmo anos, dependendo da relevância daquele assunto. Assim, o inbound marketing é capaz de fazer uma empresa criar estratégias inteligentes e menos custosas quando comparadas ao marketing tradicional. 

Sendo uma empresa grande ou pequena, o inbound marketing pode ser efetivo, também, para ampliar:

Utilizando o inbound marketing

O processo relacionado com o inbound marketing pode ser dividido em três etapas principais: a atração, o engajamento e a compra.

Durante a atração, a ideia principal é conquistar os consumidores certos com conteúdos relevantes no momento mais adequado, como, por exemplo, um caminhoneiro que precisa tirar um licenciamento caminhão para poder trabalhar. Isso porque não é interessante para uma empresa que oferece o serviço citado a visitação de usuários que não possuem qualquer vontade de adquirir o produto dela. 

Para isso, podem ser utilizadas ferramentas como:

Já na parte do engajamento, é necessário garantir que aquelas pessoas que se sentiram atraídas pelos conteúdos de uma determinada empresa continuem visitando o site. É nesse momento em que o relacionamento consumidor-empresa passa a criar raízes mais profundas. 

Tal engajamento pode ser feito por meio de:

Por último, existe a etapa da compra. Ela é caracterizada pelo fato de que um visitante de uma determinada página já está quase certo da compra que precisa fazer. Isso acontece bastante quando, por exemplo, uma pessoa precisa escolher entre determinada empresa que oferece certificado de tacógrafo ou outra, pesando questões como qualidade do serviço e preço. Contudo, esse lead ainda precisa de um “empurrãozinho”. 

Nesse sentido, pode-se utilizar:

Dessa maneira, tendo todas as informações acima em mente, é possível observar que o inbound marketing, comparado ao outbound, pode ser até dez vezes mais eficiente na conversão de leads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento,

Sair da versão mobile