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Gatilhos mentais Marketing Digital

Gatilhos mentais Marketing Digital

Tempo de leitura: 9 minutos

Gatilhos mentais: o que são, como usá-los, exemplos e dicas

Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas para tomar decisões.

Preparamos um artigo para você sobre eles.

Consumidores são pessoas que compram coisas. Eles gastam dinheiro em produtos e serviços. Eles também usam cartões de crédito para pagar essas compras. Os gastos do consumidor representam mais de 70% da economia dos EUA.

Esses números são surpreendentes, não é verdade?

Com toda certeza esse artigo vai te dar grande ajuda para disparar suas vendas.

Portanto aproveite, pois, os gatilhos mentais serão fundamentais para isso.

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas. Esses agentes externos tiram as pessoas de sua zona de conforto, agindo diretamente no cérebro. A hipnose não está envolvida.

Como funcionam os gatilhos mentais?

Existem vários gatilhos mentais existentes, como o cheiro de pizza ou o som de uma risada. Esses gatilhos podem ser usados para ajudar as pessoas a se lembrarem de coisas do passado. Quando alguém cheira algo de que se lembra, pode querer comer pizza. Quando alguém ouve risadas, pode ficar motivado a fazer alguma coisa.

Como os gatilhos mentais atuam no marketing e nas vendas?

Os gatilhos mentais são usados pelos profissionais de marketing para persuadir as pessoas e convencê-las a comprar produtos. Essas ferramentas são fáceis de usar, mas também são fáceis de implementar em plataformas digitais. As compras online aumentaram 22%.

Você deve estar presente nessa mídia e usar gatilhos mentais nela. Caso contrário, você está perdendo oportunidades de negócios! Então, se você quer que as pessoas comprem mais, você deve investir na estratégia.

Simplicidade

Preferimos soluções simples às complicadas. Quando vemos um layout confuso, não conseguimos encontrar as informações. Quando há muitos produtos, não podemos decidir qual comprar.

Os profissionais de marketing devem simplificar as coisas tornando-as menos complexas. Simplificar significa reduzir ou eliminar detalhes desnecessários. Isso facilita a comunicação com o cliente.

Quais são os gatilhos mentais? Exemplos

Há muitas maneiras diferentes de desencadear uma resposta emocional. Alguns deles são mais comuns do que outros. Aqui estão os principais:

Gatilho mental de escassez

Os clientes têm medo de ficar sem produtos ou serviços. Esse medo faz com que eles façam compras.

Gatilho mental de urgência

Esta técnica baseia-se na provocação de ações urgentes. A urgência é uma emoção que faz as pessoas quererem agir imediatamente.

Como você usa o gatilho mental de “urgência”?

Exemplo: Este preço, com estas condições, expira às 19h de hoje!

Não perca essa oportunidade agora!

Gatilho mental de autoridade

Ser uma autoridade em um tópico significa que você fez uma extensa pesquisa e provou ser um especialista nesse campo. Seus clientes vão confiar em você porque você é uma autoridade. Você fará com que eles se sintam mais confiantes em comprar seus produtos ou serviços.

Como usar o gatilho mental da autoridade para influenciar as pessoas?

Você deve saber administrar seu tempo de forma eficiente, pois se não o fizer, não poderá fazer tudo o que deseja. Seus clientes podem ficar por dentro quando você compartilha conteúdo informativo e inovador.

Exemplos: Vimos esta lista de 5 erros graves que os profissionais cometem durante as entrevistas de emprego.

Gatilho mental de reciprocidade

A reciprocidade é uma parte importante da natureza humana. As pessoas tendem a retribuir as coisas dadas de graça. Isso faz sentido, pois queremos ser legais com as pessoas que nos dão coisas. Também queremos que outras pessoas sejam gentis conosco quando lhes fazemos favores.

Como usar o gatilho mental da reciprocidade?

Este é um exemplo de como ganhar dinheiro online oferecendo conteúdo gratuito ou um presente. Você espera que os consumidores se sintam gratos e comprem algo de você.

Gatilho mental da prova social

Os gatilhos de prova social convencem os clientes de que eles precisam de um produto ou serviço para pertencer a um grupo. Isso os ajuda a se sentirem mais confortáveis comprando produtos ou serviços.

Gatilho mental do “porquê”

Por quê? é outro gatilho que estimula o cérebro. Quando os clientes entendem por que querem algo, eles ficam mais interessados em seu produto ou serviço.

Como aplicar o gatilho mental do “porquê”?

Câmeras de segurança são usadas para proteger pessoas e propriedades. Eles também são usados para registrar provas de crimes. As pessoas que usam câmeras de segurança geralmente estão preocupadas com a segurança. Eles querem ter certeza de que suas casas e empresas estão seguras. Eles também querem ser capazes de provar que algo aconteceu se houve um incidente.

Gatilho mental de antecipação

As expectativas desempenham um papel importante no sucesso de qualquer negócio. Para atender a essas expectativas, você precisa estar preparado. Você deve conhecer as necessidades de seus clientes e fornecer-lhes os produtos e serviços que eles desejam. Isso ajudará você a garantir que suas expectativas sejam atendidas.

Como usar o gatilho mental de antecipação?

Um plano para anunciar produtos de lavagem de louça que preparará o cenário para as novidades. Faça divulgações que despertem o desejo de comprar o que está sendo oferecido. Os produtos para lavar louça serão anunciados como mudando a maneira como as pessoas lavam a louça.

Gatilho mental da novidade

Os humanos gostam de aprender sobre coisas novas. Esse gatilho é usado para descrever como os humanos aprendem sobre coisas novas.

Como aplicar o gatilho mental da novidade?

Vou tentar melhorar meu código usando um algoritmo mais eficiente. Esta deve ser uma grande diferença entre mim e outros concorrentes.

Gatilho mental de relação dor x prazer

A dor nos motiva porque nos permite saber o que está errado conosco. O prazer nos motiva porque nos dá uma sensação de felicidade. Tentamos vencer nossos problemas porque queremos nos sentir melhor sobre nós mesmos.

Como usar o gatilho mental da relação dor x prazer?

A motivação vem da dor ou do prazer.

Se você respondeu que o prazer é sua fonte de encorajamento, lamentamos lhe dizer, mas você pode estar errado.

Acreditamos que a satisfação é nossa maior prioridade, mas vem depois do desejo de evitar a dor.

Queremos conquistar algo que nos agrade, mas não apenas para nós mesmos.

Portanto, esse gatilho explora dois lados diferentes.

Exemplos e casos de sucesso na aplicação de gatilhos mentais

A Apple é uma empresa que fabrica ótimos produtos. Seus produtos são altamente valorizados pelas pessoas por causa de quanto dinheiro eles ganham. As pessoas compram porque outras pessoas também.

O anúncio enfatiza como o produto transforma a vida de seu consumidor. A marca quer garantir que quem possui um item de maçã sinta que pertence a algum lugar. Isso lhes dá um sentimento de pertencimento.

Dicas de gatilhos mentais para aplicar em vendas

Você deve estar ciente de seus gatilhos agora. Siga estas dicas para evitar acionar a si mesmo quando estiver tentando relaxar.

Se quiser exemplos de títulos matadores clique aqui

E aproveite para assistir o vídeo abaixo

Busque gerar valor para o cliente

Lembre-se sempre: o importante nos negócios é ser útil e eficaz na vida de seus clientes. Portanto, antes de disparar o gatilho, estruture suas operações e busque ser o melhor para o seu público.

Crie senso de urgência ou escassez

Escassez e urgência são maneiras simples de levar as pessoas a comprar mais. Você deve começar com esses dois gatilhos porque eles são fáceis de implementar. Então você pode passar para outros gatilhos que fazem mais sentido para o seu negócio.

Use de prova social

A prova social é uma ferramenta poderosa. Você pode usá-lo para influenciar as pessoas, destacando as opiniões dos outros. Por exemplo, se você está tentando vender um produto ou serviço, pode mostrar depoimentos de clientes reais. Esta é uma maneira eficaz de fazer as pessoas confiarem mais em você.

Persuasão x Manipulação

Algumas pessoas confundem persuasão com manipulação. Manipulação é o ato de liderar as decisões de outra pessoa, quase como se fosse sua decisão. Persuadir é a ação de apresentar um argumento que leva outra pessoa a refletir e fazer uma escolha. Os gatilhos mentais exploram a persuasão, não a manipulação.

Confiança

A confiança é a base dos relacionamentos, se você não confiar em alguém, provavelmente evitará se aproximar, expor seus sentimentos ou construir um relacionamento. Quando se trata de vendas, este é um gatilho importante. Se as pessoas não confiarem em sua marca, provavelmente evitarão se aproximar ou comprar.

As marcas devem confiar que você receberá o que pagou. Você deve saber exatamente o que está recebendo antes de comprar. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver comprando algo caro ou valioso. As pessoas que compram coisas online devem sempre verificar as avaliações primeiro.

Paradoxo da escolha

Um garçom não se importa em esperar pacientemente enquanto os clientes escolhem os pratos dos menus. Ele sabe que os clientes nem sempre sabem o que pedir e não se importa se cometerem erros. Os clientes não devem se sentir paralisados diante de muitas opções.

Faça suas escolhas o mais simples possível. Não se deixe influenciar por outras pessoas ou coisas. Use filtros de seleção ao fazer compras online. A personalização da vitrine ajuda a exibir produtos que correspondem ao que você está procurando.

Americanas é um site que vende celulares. As vendas de telefones celulares estão aumentando a cada ano. Os usuários podem escolher entre diferentes modelos e marcas. Há muitas opções disponíveis.

Considerações finais

Os gatilhos mentais não são palavras mágicas, mas podem ajudá-lo a obter mais clientes. Seu objetivo é fazer com que as pessoas queiram o que você vende. Para fazer isso, você deve tentar entender o que os motiva. Então, você pode usar essas motivações para persuadi-los a comprar.

Boa sorte em seus negócios.

Qualquer detalhe ficaremos a sua disposição!

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