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Gatilhos mentais para vendas

Tempo de leitura: 11 minutos

Gatilhos mentais para vendas: Saiba o que todos deveriam saber para alavancar suas vendas

Gatilhos mentais para vendas são ferramentas muito poderosas que vem sendo muito usada na persuasão para alavancar os resultados nas empresas. Saiba tudo neste artigo!

Gatilhos mentais para vendas o que todos deveriam saber

Gatilhos mentais para vendas são ferramentas muito poderosas, que vem sendo muito usada na persuasão para alavancar os resultados nas empresas.

Estão relacionadas com os aspectos instintivos, e isso significa que é executado sem que percebamos.

Mas antes de explicar as formas de como os gatilhos mentais funcionam para vendas e como elas podem alavancar os seus números, você precisa entender exatamente como eles funcionam.

 O que são gatilhos mentais?

Normalmente quando tomamos uma decisão, ela é acompanhada de uma justificativa racional, e numa primeira impressão, são simples. Quando tomamos decisões o nosso cérebro possui um “gatilho” que a executa, sem a nossa consciência, da mesma forma que andamos, por exemplo. Tomamos a decisão de andar, mas o nosso cérebro faz isso, sem que nós percebamos.

Tendo esse conceito em mente, partimos do princípio de que “comprar por impulso” é algo que pode ser implementado para que o cliente compre algo. Imagine por exemplo que vai a uma loja comprar uma camisa e o vendedor lhe diz que a edição é limitada, e que esse modelo só será lançado uma vez, e que é a última peça da loja.

Nessa única frase, o vendedor usou pelo menos 3 gatilhos mentais diferentes para vendas :

Usando todos esses gatilhos mentais, a probabilidade do cliente comprar a camisa aumenta, e quanto mais o vendedor consegue enfatizar que o produto é especial, as chances aumentam ainda mais.

Entendendo melhor isso, é possível entender quais são os tipos de gatilhos mentais para vendas mais interessantes para alavancar as vendas e aprender a como usá-los.

  1. Gatilhos mentais para vendas  – Escassez

Normalmente é quando ouvimos de um vendedor que é a última peça. As pessoas costumam dar mais valor a tudo aquilo que é escasso ou que pode acabar. Por isso, funciona tão bem para os negócios. O inconsciente coletivo geralmente associa que é mais difícil de conseguir determinado item, quando ele é mais valioso ou mais raro. É um dos gatilhos mentais para vendas mais poderosos quando usados de forma integra.

Quando o cliente não possui segurança ou não sabe se quer ou não o produto, ele precisa saber que não poderá mais compra-lo, pois, ele não estará mais disponível.

Ao receber essa informação, a tomada de decisão costuma ser mais rápida e de forma automática, o que aumentam as chances de que ele compre o seu produto.

  1. Gatilhos mentais para vendas – Urgência

Esse gatilho mental é bem semelhante ao da Escassez, mas está mais voltado para o tempo, já que o produto tem um prazo limitado para ser comprado. Um gatilho costuma funcionar de forma mais efetiva quando evoca as piores sensações nas pessoas, a falta de opção de escolha é uma delas. Pensando que o prazo pode acabar e que se pode não ter tal produto, o sentimento de urgência bate mais forte.

Todo ser humano se sente impotente ao não poder agir rápido. Conclusão, adquirir algo e se arrepender depois é melhor do que viver com dúvida sobre não saber se aquele produto faria alguma diferença na sua vida.

  1. Gatilhos mentais para vendas – Autoridade

Esse gatilho mental tem seu lado bom, sendo também muito eficaz, mas também pode ser usado de forma negativa. Mesmo em situações desconfortáveis, o ser humano tende a cumprir aquilo que lhe é mandado. Isso porque julgamos quem é superior, por respeito. Então na área dos negócios, para alavancar as vendas, é preciso sempre se posicionar como autoridade, no setor onde se atua.

É preciso mostrar conhecimento sobre o seu produto ou serviço, na hora de elaborar gatilhos mentais para vendas que tenham autoridade. Saber explicar, saber escrever, saber vender, é essencial para oferecer ao público algo que passe confiança para eles e a autoridade vira uma consequência disso.

  1. Gatilhos mentais para vendas – Reciprocidade

Dentro do tema de alavancar vendas através dos Gatilhos mentais e tudo que devemos saber, talvez esse seja um dos mais importantes.

Está relacionado com a nossa necessidade de querer retribuir tudo aquilo que nos agrega valor de qualquer forma. A reciprocidade é algo que deve ser espontâneo, feito por vontade própria, portanto as ações, devem ser com o objetivo de tornar a vida de alguém mais simples, e consequentemente isso deve gerar lucro para você.

Esse tipo de gatilho pode ser usado em qualquer negócio, até mesmo naqueles que não precisam de estratégia de marketing de conteúdo. Sempre que possível, pode-se oferecer materiais gratuitos para o seu público. Uma amostra grátis, mesmo que vender algo. Isso gera a sensação de favor, e a pessoa entende que precisa retribuir.

  1. Gatilhos mentais para vendas – Prova social

Somos seres sociais e por isso, as nossas atitudes podem estar muito ligadas ao que as outras pessoas esperam que façamos. Sem contar que temos necessidade em pertencer a grupos e o social no ramo das vendas é muito importante.

Quando você ativa esse gatilho no seu negócio, é possível usar números de pesquisa de satisfação ou depoimentos de outros clientes, como imagem e propaganda de pessoas usando seus produtos. O engajamento nas redes sociais também tende a se tornar maior quando há exemplos reais de usuários e clientes da empresa ou marca.

  1. Gatilhos mentais para vendas – Por que?

Mesmo sabendo que temos decisões que são tomadas de forma inconsciente, nossa mente sempre busca por respostas racionais, na hora de justificar algo que fazemos. Esse tipo de questionamento faz parte do ser humano, por exemplo, quando pedimos um favor para alguém, as chances dessa pessoa topar é muito maior quando lhe damos um porquê.

O “Por que” pode ser usado nas próprias demonstrações de venda ou no marketing. Exponha algum motivo de “porque” você está oferecendo tal produto, e isso irá saciar o consciente do cliente.

  1. Gatilhos mentais para vendas – Antecipação

Quando vemos um trailer de um filme muito empolgante, que mexe com a gente, ficamos ansioso para aquela estreia. Essa é o gatilho de antecipação, também muito importante, e pode mexer com a expectativa das pessoas, principalmente no que diz respeito ao futuro. Saber projetar o futuro e apresentar isso as pessoas, ativa parte do cérebro que estão ligadas à felicidade, isso porque o futuro é algo incerto e as pessoas tendem a ficar confortáveis com perspectivas.

O gatilho da antecipação pode ser usado nos negócios, de forma a planejar o lançamento do produto, fazer toda a publicidade da marca, e ir soltando informações aos poucos, antes de botá-lo no mercado.

  1. Gatilhos mentais para vendas – Novidade

As pessoas têm uma tendência muito grande a gostar de novidades. Se formos falar em termos neurológicos, coisas novas liberam a dopamina em nosso cérebro, um neurotransmissor responsável por causar a sensação de prazer. E mesmo pensando que coisas familiares são mais tranquilas, a novidade nos tira da zona de conforto e isso nos motiva para uma recompensa maior.

O gatilho de novidade pode ser usado na empresa de tempos em tempos, sendo um tipo de atualização, ou uma troca de modelo, ou serviço, etc. Porém, sempre deve haver atualizações que sejam realmente significativas, para uma nova versão. Com isso não se corre o risco de virar obsoleto no mercado.

  1. Relação Dor x Prazer nos Gatilhos mentais para vendas

Temos tendência em nos guiar por ações lógicas e com isso, evitamos a dor afim de alcançar o prazer.

Esse gatilho se baseia naquilo que nos orienta para tomarmos atitudes.

De forma instintiva, as pessoas estão sempre mais propensas a se afastar daquilo que lhes causa dor.

Isso porque dor é sofrimento, e a sensação de prazer é muito melhor, mais especial e segura.

Para conseguir ativar esse gatilho mental no seu público e alavancar as vendas, é preciso levar em consideração a preocupação das pessoas em se afastar do que causa dor e buscar o que lhes trás satisfação. O primeiro passo é buscar por soluções que o seu produto ofereça, depois tocar na dor das pessoas, falar sobre o incômodo que o seu produto ou serviço pode aliviar e melhorar a vida dos consumidores.

  1. Gatilhos mentais para vendas – Descaso

Dentro dos negócios esse é o tipo de gatilho mental mais usado quando se trata de benefícios para os clientes. Mostrar ao cliente o quanto ele se beneficiará com o produto que você tem para vender é tão importante quanto ganhar dinheiro com isso.

Para aplicar isso nos negócios, você precisa mostrar as vantagens que o produto ou serviço tem para oferecer, e focar nas respostas.

Se o cliente tiver objeções, deve-se manter a calma, a paciência e a educação. Contornar a situação pode ser muito fácil, desde que você não seja insistente demais e nem chato demais.

Agora que você já entendeu bem como os gatilhos mentais para vendas funcionam, existem alguns complementos dentro desse assunto que são importantes de serem abordados. São indispensáveis para a estratégia de marketing e também podem ser usados para toda a vida.

Persuasão X Manipulação

Quando começamos estudar gatilhos mentais para vendas essas duas palavras aparecem muito em livros e conceitos, por isso, é preciso deixar bem claro a diferença e o que cada uma representa dentro desse contexto.

Nos Gatilhos mentais para vendas, a persuasão é diferente de manipular. Logo:

Todo marketing que se prese e é inteligente apresenta oportunidades as pessoas, para que ela por vontade e escolha própria siga a ideia da marca e opte pelo que for melhor para ela. Sendo assim, ao invés de forçar uma venda, se apresenta os conceitos do produto. Esse é o chamado novo marketing, onde técnicas de persuasão são usadas e não a manipulação.

Conclusão – Gatilhos mentais para vendas 

Todo cuidado é pouco quando se trabalha com gatilhos mentais para vendas.

O poder de persuasão deve ser usado para atingir objetivos, mas a longo prazo é importante ressaltar que é preciso ter ética e sempre entregar o que promete ao cliente.

A mentira não deve nunca ser usada com esse tipo de mecanismo, principalmente se for para benefício próprio.

A mentira sempre se volta contra nós e não se esqueça que vivemos em um mundo muito globalizado e digitalizado, onde “não há leis”.

A persuasão deve ser implementada no seu meio de negócios, para mostrar a capacidade que o público tem de pensar e fazer o que deseja, alinhado ao seus objetivos e vice e versa.

E para que isso dê certo, as pessoas devem ser livres para fazer o que quiserem, e o que lhes faz sentir bem.

Isso cria um vínculo muito positivo entre cliente e marca, que facilita o relacionamento para ambas as partes.

Bônus | Gatilhos mentais para vendas 

Depois da conclusão queremos oferecer gratuitamente para você títulos matadores para você usar em seu negocio.

Seguem Gatilhos mentais para vendas com 104 Modelos de Títulos matadores para vender mais

Esses títulos contem vários Gatilhos mentais para vendas  e são fáceis de adaptar para seu negócio.

Este artigo escrevemos para que todos hoje em dia saibam que os Gatilhos mentais para vendas  são fundamentais, contudo não se esqueça!

Sempre entregue o que prometeu para seu cliente ou potencial cliente, pois, ao contrario tudo irá contra você!

Na internet hoje em dia, uma avaliação positiva tem um peso muito diferente de uma negativa!

Boa sorte em seus negócios.

Qualquer detalhe ficaremos a sua disposição!

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