Ícone do site Agência de Marketing Digital | DC Comunic Google Partner

Importância do Marketing de Conteúdo

Tempo de leitura: 12 minutos

Importância do Marketing de Conteúdo

Importância do Marketing de Conteúdo? Você sabe por que o Marketing de Conteúdo é fundamental hoje? Sabe como aplicar e qual a importância do marketing de conteúdo para seu negócio? Quais são os inúmeros fatores que ressaltam a importância do marketing de conteúdo para as mais diversas empresas?

Importância do Marketing de Conteúdo

Neste artigo iremos falar sobre a importância do marketing de conteúdo. Mais precisamente, iremos falar sobre a importância do marketing de conteúdo para a sua empresa ou para o seu negócio.

Para começarmos entender um pouco sobre Importância do Marketing de Conteúdo faremos algumas reflexões.

E se você pudesse construir uma audiência de forma orgânica para sua empresa?

Já imaginou que estratégias como a instalação de outdoors, anúncios em jornais, revistas, TV ou rádio podem não estar tendo a máxima eficácia para o seu negócio?

O marketing de conteúdo tem se tornado popular e bastante utilizado por milhares de empresas devido a isso.

Nos últimos anos, a importância do marketing de conteúdo tem sido cada vez mais notável.
Neste artigo, focaremos em mostrar a você qual a importância do marketing de conteúdo.

Além disso, falaremos sobre os principais conceitos da área. Tudo isso irá ajudar você a entender a importância do marketing de conteúdo e, acima de tudo, qual a importância do marketing de conteúdo para o seu negócio.

Marketing? O que é isso? | Importância do marketing de conteúdo

Para entendermos o que é marketing de conteúdo, precisamos entender, antes de mais nada, o que é marketing, visto serem conceitos absolutamente inseparáveis.

O marketing se dá quando as pessoas querem satisfazer suas necessidades e seus desejos por meio de algum tipo de troca (geralmente uma compra). O marketing, ao contrário do que muitos pensam, não cria necessidades, elas já existem! Os desejos, por outro lado, são os produtos criados para satisfazer a essas necessidades.

Nesse contexto, o marketing consiste em ações que construam e mantenham relacionamentos de troca com o público-alvo.

O objetivo do marketing consiste em algo muito maior que simplesmente atrair novos clientes.

O marketing também inclui reter os clientes já conquistados e expandir os negócios.

É nesse contexto que surge o marketing de conteúdo. Ele é uma estratégia de marketing que tem se mostrado amplamente capaz de atrair e fidelizar clientes.

É aqui que começa a surgir a importância do marketing de conteúdo.

Se você quiser saber mais sobre marketing de conteúdo, continue lendo este artigo, pois, até o final, você irá descobrir dicas valiozíssimas para aplicar o marketing de conteúdo no seu negócio.

O que é marketing de conteúdo? | Importância do marketing de conteúdo

Antes de falarmos sobre a importância do marketing de conteúdo, precisamos falar sobre o que é marketing de conteúdo.

Esse conceito tem sido discutido amplamente, pois, por existirem inúmeras forma de marketing de conteúdo, fica difícil definir o que é e o que não é marketing de conteúdo.

Em uma definição mais sucinta, marketing de conteúdo trata-se de seres humanos sendo úteis a outros. Trata-se de criar conteúdo envolvente, compartilhável e, acima de tudo, focado em ajudar.

As estratégias de marketing de conteúdo, quando bem aplicadas, fazem os seus clientes descobrirem que seu produto ou serviço é aquele que resolve os problemas deles, daí a importância do marketing de conteúdo.

Inbound Marketing vs Outbound Marketing | A importância do marketing de conteúdo

O outbound marketing trata-se de um conjunto de estratégias de marketing, como outdoors, panfletos, anúncios em TV, rádio, etc, voltadas a atingir um público disperso e pouco segmentado.

Nas estratégias de outbound marketing, não há como mensurar ou pelo menos saber se o público alcançado pela sua propaganda é o seu público-alvo.

Isso torna essas estratégias caras e, na maioria das vezes, pouco eficientes.

O inbound marketing nada mais é que o marketing de conteúdo. As estratégias de inbound marketing, por sua vez, buscam conquistar novos clientes, gerar mais vendas e criar mais autoridade com o público-alvo. Alguns dos meios utilizados para fazer inbound marketing são:

Quando falamos de Inbound Marketing, muitas pessoas questionam sobre gastam dinheiro produzindo conteúdo gratuito. Elas pensam, erroneamente, que conteúdo é um gasto. Mas, muito pelo contrário, conteúdo não é gasto. Conteúdo é investimento!.

Trata-se de um investimento de tempo, dinheiro (ainda que seja beeeemmmm mais barato que as estratégias de outbound marketing), paciência, estratégia, técnica e ferramentas.

É importante lembrar que, apesar de ser um investimento relativamente alto, o marketing de conteúdo é essencial para quem quer se posicionar no mercado. Para entender isso, basta lembrar que seus clientes não se preocupam com você, muito menos com seu produto ou serviço.

Na verdade, eles se preocupam com eles mesmos, com seus desejos e necessidades.

O marketing de conteúdo cria informações interessantes e fazem clientes realmente prestarem atenção em você.

E aí, você conseguiu entender a importância do marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo: como começar? | Importância do marketing de conteúdo

Agora que você já compreendeu a importância do marketing de conteúdo, vamos estudar algumas estratégias para começar a implantar o marketing de conteúdo no seu negócio.

São estratégias simples e de rápida implementação que quando bem implantadas podem gerar resultados surpreendentes.

O primeiro passo para uma estratégia de marketing de conteúdo é saber com quem você irá falar. Trata-se de descobrir quem é a sua persona.

Descobrindo a persona | Importância do marketing de conteúdo

A persona nada mais é que a representação do seu público-alvo. Você cria um personagem com o qual você irá “conversar” durante toda a sua estratégia.

É para esse personagem que todo o seu conteúdo deve ser voltado. O conteúdo deve resolver alguma dor ou necessidade da sua persona.

Mas, como descobrir a persona?

Bom, já existem diversos artigos aqui no site que falam sobre  como descobrir a persona, aqui irei dar algumas dicas pontuais sobre o assunto e, se você quiser saber mais, pode visitar os outros posts aqui no site.

Existem alguns elementos chave para conhecer seu público-alvo e é deles que iremos falar agora:

Dados demográficos | Importância do marketing de conteúdo

Os dados demográficos consistem em informações como: idade, sexo, onde mora, etc.

Isso irá ajudar você a definir, posteriormente quais ferramentas utilizar para veicular e divulgar seu conteúdo.

Características comportamentais | Importância do Marketing de conteúdo

Aqui estão incluídos os problemas, os sonhos, as motivações e os desejos.

Para que sua estratégia de inbound marketing funcione, você precisa ajudar sua persona a resolver os problemas delas, satisfazer seus desejos e alcançar seus sonhos com isso. Tudo isso atua de forma harmônica em uma relação de ganha-ganha e, se tudo correr bem, essa pessoa poderá indicar sua marca a alguém (seu conteúdo ou até mesmo seu produto ou serviço), o que fará sua autoridade crescer exponencialmente, assim como seus ganhos.

Defina sua postura e como deseja que seu público veja você | Importância do marketing de conteúdo

Antes de começar a produzir seu conteúdo, é muito importante ter em mente a imagem que deseja passar para o seu público.

Isso vai influenciar no tipo de conteúdo que você vai produzir, no formato, na linguagem e até mesmo na frequência de produção.

Você quer passar uma imagem mais formal?

Quer ser visto de forma mais informal?

Quer ser visto como um especialista ou prefere ser visto como alguém que testa os produtos e relata a experiência?

O que você quer que seu avatar (persona) pense sobre você?

Essas são perguntas essenciais a serem feitas e cabe a você buscar essas respostas, tendo como base as características demográficas e comportamentais da sua audiência. Tudo isso vai interferir do início ao fim na sua estratégia.

Defina suas metas e objetivos | A importância do marketing de conteúdo

Após conhecer sua audiência. é hora de partir para a definição das metas e objetivos a serem atingidos. Essa fase é de suma importância na escolha de ferramentas, na execução e na análise dos resultados da sua estratégia.

Ter metas e objetivos definidos ajudará você a ter clareza do que fazer em seguida, tendo sempre um propósito em mente. Além disso, ajudará você a fazer melhores decisões durante o processo.

Os principais objetivos adotados por grande parte das marcas são:

Após definidas as suas metas e objetivos, é hora de darmos continuidade à nossa estratégia de marketing de conteúdo. Agora é o momento de o seu conteúdo ser visto e começar a gerar resultados.

Use o conteúdo para atrair os seus leitores | Importância do marketing de conteúdo

De nada adianta um conteúdo excelente sem leitores, não é mesmo? Agora é o momento de divulgar o que você produziu. Mas como?

Bom, existem diversas possibilidades. Uma delas é você investir em campanhas de impulsionamento ou links patrocinados. Aqui, mais uma vez, é de suma importância conhecer bem a sua audiência para fazer uma divulgação eficaz.

Se você não sabe por onde começar a anunciar, pode ser viável que você procure uma agência de marketing digital para pequenas empresas ou busque uma consultoria de marketing para que possa seguir no caminho correto e obter resultados de forma mais eficiente.

Você também poderá divulgar seus conteúdos de forma orgânica nas mídias sociais. Para isso você precisará saber em quais redes sociais o seu cliente se encontra. Esses dados você obteve na sua pesquisa de persona.

É importante lembrar que essa estratégia somente vai funcionar se cada parte do seu conteúdo ajudar sua audiência a resolver os problemas delas ou a realizar algum sonho.

Automatizar processos e mensurar resultados | Importância do marketing de conteúdo

No marketing digital, grande parte das tarefas podem ser automatizadas.

Existem inúmeras ferramentas para isso.

Essas ferramentas irão lhe ajudar a medir os resultados e a otimizar seus esforços.

Por isso, vale muito à pena você pesquisar sobre as várias opções disponíveis no mercado e ver qual poderá ser mais útil a você.

Segue vídeo dando dicas de ferramentas

A importância do marketing de conteúdo | e agora?

Espero que você tenha entendido mais sobre a importância do marketing de conteúdo para o seu negócio.

É interessante dizer que nos Estados Unidos a importância do Marketing de Conteúdo é tratada com prioridade numero 1 e lá o Marketing de Conteudo é chamado de Rei.

Ou seja, Marketing de Conteúdo é Rei!

Você consegue depois de tudo que conversamos entender por que?

Sendo assim, não perca tempo e comece agora mesmo sua estrategia de marketing de conteúdo!

Espero também que as dicas dadas aqui tenham sido úteis para você.

Se você deseja aprender ainda mais sobre marketing, marketing digital e empreendedorismo, continue acompanhando nossas postagens.

E qualquer duvida estamos a sua disposição!