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Marketing Digital como Vantagem Competitiva

Tempo de leitura: 12 minutos

Marketing Digital como Vantagem Competitiva

Marketing Digital como Vantagem Competitiva é o que todos dizem conhecer, contudo poucos usam os segredos que aqui iremos te contar. Saiba tudo!

Marketing Digital como Vantagem Competitiva

Conselhos do Marketing convencional podem ser utilizados também no mundo virtual, tornando extremamente interessante o uso do Marketing Digital como vantagem competitiva. 

Com a internet, surgiram diversas novas ferramentas para promover uma marca.

O Marketing Digital existe para expor sua empresa na rede de forma eficiente, e vem sendo cada vez mais utilizado por empresas de diversos segmentos.
Mas como, de fato, você pode utilizar o Marketing Digital como vantagem competitiva?

Este artigo explica tudo o que você precisa entender para começar a utilizar o Marketing Digital a seu favor.

O que é vantagem competitiva no Marketing Digital?

Antes de começar a utilizar o Marketing Digital como vantagem competitiva, vamos primeiro entender por que ele é tão útil para isso.

Aliás, o que é vantagem competitiva?

A primeira coisa a entender é que há uma competição entre as várias empresas do mercado.

Faz sentido, certo?

As empresas competem para oferecer os melhores produtos e serviços, e assim conseguir mais clientes e receita.

A vantagem competitiva é uma condição que define o quão melhor você está em relação à concorrência.

É algo que faz a “balança” da opinião do cliente pesar para o seu lado.

Pode ser, por exemplo, um produto de maior qualidade, um atendimento mais acolhedor ou um preço mais baixo.

Como criar vantagem competitiva

Tudo que te faça se destacar no mercado deve ser levado em conta, e o que te atrapalha deve ser remanejado.

Em linhas bem gerais, para criar vantagem competitiva, é necessário ter planejamento, estratégia e persistência.

E, claro, você pode (e deve) usar o Marketing Digital como vantagem competitiva. Ele é cheio de ferramentas e técnicas úteis para alavancar sua empresa em relação à concorrência. Veja abaixo algumas das vantagens de se utilizar o Marketing Digital, e entenda por que ele é crucial para seu negócio.

Vantagens do Marketing Digital para sua empresa

Alcance Global

A internet está em todos os lugar: em casa, no trabalho, no celular… Por isso, quem está na rede tem o potencial de alcançar qualquer um, incluindo os clientes em potencial.

Facilidade na obtenção de dados

O Marketing Digital trabalha com base em conjuntos de dados, como número de visitas e posicionamento no Google. Esses dados são muito importantes para analisar se seu projeto está tendo um bom andamento, e podem ser coletados facilmente através das ferramentas corretas.

Baixo custo de exposição

O preço para expor uma marca em um canal de mídia como televisão, rádio ou mesmo outro site costuma ser alto. Na internet esse preço é muito reduzido, e você pode aumentar sua exposição de forma natural.

Seus concorrentes estão usando

É verdade que muitas empresas têm estratégias fracas e ineficientes de Marketing Digital, mas pode apostar que não é o caso das melhores.

Neil Patel garante: “Se seus concorrentes não estão usando Marketing Digital, você teve sorte. Mas é apenas uma questão de tempo.”

Relacionamento com o cliente

Com os dados coletados, é muito mais fácil entender quem é o seu cliente e quais são suas necessidades. Desta forma, você pode melhorar sua marca para que seja mais chamativa ou prestativa.

Mais facilidade para mudar

As estratégias de Marketing Digital estão quase que totalmente no mundo virtual. Isso quer dizer que, por mais que seja trabalhoso às vezes, as alterações costumam ser mais simples.

É mais fácil alterar um texto em seu site do que uma frase em centenas de outdoors.

Marketing digital como vantagem competitiva

Então você já tem uma ideia dos principais benefícios do Marketing Digital em relação ao Marketing comum. Mas como, de fato, utilizar o Marketing Digital como vantagem competitiva?

Sun Tzu, brilhante estrategista da China antiga, uma vez disse: “Conheces a teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso.”

De certa forma, você está num “combate” com a concorrência; por isso, o conselho também se aplica ao mundo dos negócios.

Estudar os pontos fracos e fortes, tanto os seus como os do concorrente, é fundamental.

Veremos a seguir como fazer isso.

Identifique seu concorrente

Pode parecer óbvio, mas, se você tenta ser melhor que alguém, você tem que saber quem é esse alguém.

Procure saber quais são as principais empresas da sua área e pesquise sobre elas. Tenha sempre como alvo se destacar entre as melhores, ainda que seja difícil!

Saiba quais são os objetivos do concorrente

Os nossos objetivos nos levam a fazer o que fazemos; são o “prêmio” do nosso esforço.

Seus concorrentes também têm metas, e é interessante saber quais são.

O que o concorrente está tentando fazer agora? Conseguir mais mercado? Fazer parcerias? Atrair um novo tipo de cliente? Se os seus objetivos são parecidos com o da concorrência, redobre a atenção!

Entenda as estratégias do concorrente

O que o concorrente está fazendo para alcançar seus objetivos?

Quais estratégias são mais frequentes?

De que forma ele usa o Marketing Digital como vantagem competitiva?

A estratégia define quais ações serão tomadas em busca do objetivo. Aqui se decide, por exemplo, se o seu blog terá textos curtos ou longos, ou qual plataforma será utilizada. Fique de olho no que o concorrente anda fazendo!

Descubra os pontos fracos e fortes do concorrente

O concorrente tem uma boa comunicação com o cliente ou deixa a desejar?

Os preços são razoáveis ou altos demais?

E quanto à clareza de seu conteúdo?

Saber o que o seu concorrente faz bem ou mal é a chave para utilizar o Marketing Digital como vantagem competitiva. Através dessas informações, você saberá como reagir à estratégia do outro e sair por cima.

Utilize as ferramentas corretas

Tudo o que já foi dito parece muito bom em teoria, mas também complicado. Como você vai, por exemplo, coletar tantos dados e analisá-los?

Bem, não existem milagres, mas há diversas ferramentas para ajudar no seu uso do Marketing Digital como vantagem competitiva. Essas ferramentas podem servir para descobrir palavras chaves, encontrar concorrentes ou até mesmo espiá-los!

Estude a si mesmo

Como já foi dito, não basta apenas conhecer o “oponente”, mas também a si mesmo. Para utilizar o Marketing Digital como vantagem competitiva, você também deve considerar a si mesmo na equação.

Por isso, aplique todas as buscas acima em sua própria empresa. Confira se seus objetivos e estratégias são bem definidos. Entenda seus pontos fracos e fortes. Você pode se surpreender com o que vai descobrir.

Ligando os pontos e reagindo

Você conhece os objetivos do seu concorrente, suas estratégias e seus pontos fortes.

Com isso em mãos, você tem a capacidade de saber o que funciona ou não para cada caso.

Suponha que seu concorrente tenha como objetivo o ranqueamento no Google. Ele investiu em SEO e agora tem um novo formato de texto. Se ele conseguiu uma posição melhor no Google, então o SEO dele funcionou.

Fazendo análises desse tipo, você pode chegar a algumas situações distintas. Confira abaixo e saiba o que fazer em cada uma delas.

Se a estratégia do concorrente for melhor

Se o outro tem uma técnica diferente para alcançar um objetivo e que dá mais resultados, o que fazer? Estude-a!

Não é nenhum tipo de crime copiar uma estratégia que está dando certo.

Se fosse assim, teríamos muito menos competição no mercado. E a competição é uma das chaves para o progresso, já que sempre é preciso ser cada vez melhor.

É claro, procure primeiramente saber se é viável colocar as mesmas ações em prática. Por exemplo, pode haver algum conflito com o que você já anda fazendo. Algo que funciona para um pode não ser o ideal para outro.

Entenda também que, se você vai imitar uma estratégia que funciona, você não está sozinho. Muitas outras empresas tentarão fazer o mesmo, e te alcançarão em algum momento.

Por esse motivo, não apenas copie a estratégia do concorrente, mas faça-a melhor. Se ela tem pontos fracos, tente diminuí-los.

A inovação é uma alavanca assustadoramente eficaz para a sua marca.

Se a sua estratégia for melhor que a do concorrente

Você fez a análise e chegou à conclusão de que seu modo de fazer as coisas é mais eficiente que o do concorrente. Se você está por cima, então é melhor não fazer nada, certo?

Errado!

É claro que, se você está se dando bem, não vai querer mudar. Mas lembre-se que você será copiado. Com o tempo, outras marcas irão se utilizar das suas estratégias, e podem acabar te alcançando.

O que fazer, então? Bem, como já foi dito antes, a ideia é inovar. Não basta manter o padrão, mas deve-se tentar sempre melhorá-lo.

Pense, mais uma vez, nos pontos fracos de sua estratégia. Tente olhar de vários ângulos, seja o seu, o do cliente ou o do concorrente. E então vá se aperfeiçoando.

Se você acha que está bem o suficiente, não tenha medo de arriscar. Mas você não precisa dar passos enormes de uma vez; vá melhorando aos poucos, em um ritmo que não te prejudique. Apenas não fique parado.

Depois de aplicar suas mudanças

Depois de fazer as alterações em suas estratégias, não pense que o trabalho acabou. É preciso checar o que deu certo e o que não deu, para poder fazer mais mudanças se necessário.

Confira algumas dicas importantes para que isso seja feito da melhor maneira possível.

Não seja impaciente

Não espere que suas modificações tenham resultados imediatamente. Espere um tempo que você considere razoável para então coletar novos dados sobre seu projeto.

Esse tempo pode variar, dependendo do que você estiver medindo. Se você quer medir o tráfego do seu site, por exemplo, não espere menos que uma ou duas semanas.

Já algo como o número de vendas de seu produto pode exigir alguns meses até que uma comparação razoável possa ser feita. A paciência é fundamental!

Seja persistente

Ficar coletando e analisando dados pode se tornar cansativo depois de um tempo. Se você não estiver tendo bons resultados, pode ser ainda mais desanimador.

Mas não desista! Em vez disso, procure solucionar erros e pontos fracos da sua estratégia. Os únicos modos de não ter sucesso são desistindo ou insistindo num erro. Se você não fizer nenhum dos dois, tenha certeza que os resultados chegarão.

Espero que com este artigo você tenha entendido o uso do Marketing Digital como vantagem competitiva. Essa é uma ferramenta imprescindível para promover sua marca, e pode ter certeza que seus concorrentes estão usando.

Esteja sempre atualizado

O mundo muda muito depressa, e assim novas ideias e tecnologias aparecem frequentemente. Por isso, é necessário estar sempre atualizado.

Fique atento a mudanças, sejam elas nas estratégias dos concorrentes, nas ferramentas de Marketing Digital ou mesmo nos mecanismos de busca.

Reagir rapidamente diminuirá e muito as chances de perder espaço no mercado.

Lembre-se também que, como já foi dito, as empresas copiam o que dá certo. Não dê bobeira e mantenha-se sempre um passo à frente, inovando em sua área.

Espero que com este artigo você tenha entendido o uso do Marketing Digital como vantagem competitiva.

Essa é uma ferramenta imprescindível para promover sua marca, e pode ter certeza que seus concorrentes estão usando.

Apenas resumindo, o processo é: estudar o concorrente e a si mesmo através de dados; identificar pontos fortes e fracos em cada um; reagir de maneira adequada; e então começar tudo de novo, até se obter o resultado esperado.

Marketing Digital como Vantagem Competitiva – Dicas Complementares

Chegou um momento importante que gostaríamos de deixar algumas dicas complementares no Marketing Digital como Vantagem Competitiva

Creio que vale muito a pena como complemento desse texto ver nosso  CURSO DE MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES GRATUITO 

Recomendamos também que conheça Gatilhos mentais para vendas: Saiba o que todos deveriam saber para alavancar suas vendas

Nele você terá dicas bem interessantes para aplicar o Marketing Digital como Vantagem Competitiva

Estamos a sua disposição para qualquer dúvida, ok?

Sempre estaremos postando dicas valiosas para utilizar o Marketing Digital como vantagem competitiva de maneira ainda mais eficiente.

grande abraço!

 

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