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Marketing digital e Comportamento do Consumidor

Tempo de leitura: 14 minutos

Marketing digital e comportamento do consumidor

Você deseja posicionar melhor a sua marca no mercado? Deseja atingir de forma efetiva seu público-alvo? Pretende aumentar o número de pessoas que conhecem e compram seu produto ou serviço? Se você respondeu sim, continue lendo este artigo. Entenda a relação existente entre marketing digital e comportamento do consumidor. Isso pode mudar de vez seu empreendimento.

Se você ainda não utiliza formas  de promoção, pode estar perdendo uma chance enorme de crescer seu negócio e aumentar seus ganhos. É importante que você entenda a relação entre marketing digital e comportamento do consumidor.

Nos próximos parágrafos irei lhe explicar como você pode adaptar seu negócio ao mundo digital. Além disso mostrarei como aumentar seu número de clientes. Também, vou lhe mostrar como você pode aproveitar dessa relação entre marketing digital e comportamento do consumidor para aumentar seu faturamento.

Era digital, marketing Digital e comportamento do consumidor

Você já parou para pensar como a tecnologia está presente em nossas vidas? Facebook, Whatsapp, LinkedIn, YouTube, Netflix e vários outros sites/apps já são itens essenciais do nosso cotidiano. Hoje nossos celulares fazem de tudo, desde o envio de uma simples mensagem de texto até à gravação de um vídeo em Full HD. Isso deixa claro a importância de se analisar as relações entre marketing digital e comportamento do consumidor.

Nos últimos anos, o número de pesquisas realizadas em smartphones tem crescido inúmeras vezes mais que as realizadas via Desktop. Inclusive, hoje, um dos critérios de posicionamento que o Google utiliza é a adaptabilidade dos sites a dispositivos móveis.

Tais dados são complementados por inúmeras pesquisas. Elas mostram que cerca de 77% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprarem qualquer produto. Além disso, mais de três milhões de anunciantes utilizam o Facebook para se comunicar com seus clientes. E tem mais. Cerca de 93% das compras realizadas online são influenciadas pelas redes sociais. Isso nos mostra a estreita relação entre marketing digital e comportamento do consumidor na nossa era.

Seu cliente sabe que você existe? Entenda sobre marketing digital e comportamento do consumidor

Quando estamos falando de marketing digital e comportamento do consumidor, os números nos fazem perceber que nosso cliente está na internet. Isso nos leva a concluir que, se queremos ser vistos por potenciais clientes e nos comunicar com eles, devemos estar onde eles estão, ou seja, no meio digital.

Para mostrar a importância disso para o sucesso do seu negócio, irei explicar para você sobre o Momento Zero da Verdade, o ZMOT (Zero Moment of Truth). Esse é um conceito criado pelo Google para explicar sobre os novos hábitos dos consumidores nos momentos de compra.

Entretanto, para entender o ZMOT, precisamos primeiro entender o Primeiro Momento da Verdade, ou FMOT (First Moment of Truth). O FMOT também é de grande importância para estudarmos marketing digital e comportamento do consumidor.

O primeiro momento da verdade e sua relação com marketing digital e comportamento do consumidor

Imagine que você seja um consumidor no ano de 2005, ou seja, 13 anos atrás. O que você faria se quisesse comprar um shampoo? Iria ao supermercado, correto? Seria essa a escolha mais sensata a se fazer.

Chegando ao supermercado, você iria ao setor de produtos de higiene e beleza. Lá você iria se deparar com várias marcas diferentes de shampoos, inclusive aquela com a qual você já está acostumado. Se você é um cliente fiel dessa marca, provavelmente não haveria dúvida sobre qual produto escolher.

Agora, suponhamos que, ao chegar no mercado, você não encontra aquele seu produto predileto. Entretanto, você precisa comprar um shampoo naquele momento e não conseguirá procurar em outro local. Vejamos suas possibilidades…

Se você entende um pouco de shampoos, provavelmente daria uma olhada nos componentes de cada um. Caso contrário, você olharia o preço, a posição na prateleira, a quantidade disponível. Talvez perguntaria para alguém que estivesse passando no corredor naquele momento qual ela lhe recomendaria.

Feita a escolha, você vai ao caixa, paga pelo produto e volta para casa. Lá você irá realmente saber se você acertou na escolha do novo item.

O segundo momento da verdade. Hora de testar seu novo shampoo | Marketing Digital e comportamento do consumidor

Chegou a hora de usar seu shampoo. Esse momento foi chamado de “Segundo momento da verdade”. Ele representa a sua experiência com a marca. Além disso, é o que define a probabilidade de você voltar a utilizá-la. Até mesmo, quem sabe, recomendá-la aos amigos.

Aqui temos dois possíveis cenários:

  1. Você não gosta do shampoo;
  2. Você gosta do shampoo.

No primeiro cenário, você muito provavelmente não irá utilizar aquela marca novamente. Eles perderam a possibilidade de conquistar um novo cliente e, quem sabe, conseguir algumas indicações.

No segundo cenário, há a possibilidade de você comprar aquela marca novamente e talvez recomendá-la a outras pessoas. Feito isso, encerra-se o segundo momento da verdade, tendo a marca a possibilidade de fidelizar ou não você.

Entretanto, não estamos mais em 2005 e o mundo está muito mais complexo. Existem nesse cenário dois pontos positivos e um negativo. Devemos, hoje, nos preocupar bastante com a relação de marketing digital e comportamento do consumidor.

Um dos pontos positivos é que você não iria ter toda aquela dificuldade para escolher seu novo shampoo. O segundo é que, se você já inovou o processo de vendas no seu negócio e não depende desse modelo antigo  para sobreviver, você pode estar no caminho certo.

O ponto negativo existirá se você não estiver se adaptando ao ZMOT (que será explicado adiante): sua marca pode ruir. Mas, fique tranquilo, pois, nos próximos parágrafos, eu irei lhe explicar o ZMOT e lhe mostrar como você pode aliar marketing digital e comportamento do consumidor para evoluir seu negócio.

O momento zero da verdade (ZMOT) e sua relação com marketing digital e comportamento do consumidor

Como eu já disse anteriormente, o ZMOT foi um termo criado pelo Google e explicado detalhadamente no E-book “ZMOT: Winning the Zero Moment of Truth”. Esse termo foi criado para representar, em um contexto de marketing digital e comportamento do consumidor, o novo processo de vendas existentes atualmente.

Para que você entenda o conceito de uma forma mais lúdica, voltemos ao exemplo da compra de um produto. Dessa vez, vamos utilizar um hidratante corporal como exemplo. Lembre-se que estamos em um  contexto no qual marketing digital e comportamento do consumidor guardam uma estreita relação.

Suponhamos que o seu hidratante corporal está quase acabando. Você tem, agora, duas opções:

  1. Comprar um novo pela internet;
  2. Comprar um novo no supermercado.

Grande parte das pessoas optaria por comprar pela internet, tendo em vista a praticidade e a possibilidade de encontrar preços mais baixos.

Na internet, você teria de optar por centenas de marcas. E agora, como escolher? Provavelmente você iria fazer uma pesquisa no Google, buscar um review sobre hidratantes no YouTube ou enviar uma mensagem para algum conhecido.

Indo ao supermercado, caso você não encontrasse a sua marca habitual, como no caso do shampoo, você poderia fazer sua escolha da mesma forma que fez no caso do shampoo, ou, você resolveria seu problema de uma forma mais prática e rápida: faria uma pesquisa na internet ou enviaria uma mensagem a um conhecido. Provavelmente você faria uma pesquisa online nos dois casos (internet vs supermercado). Aqui já é possível perceber a relação entre o marketing digital e comportamento do consumidor que eu falei anteriormente.

As marcas na Internet, marketing digital e comportamento do consumidor

Caso você esteja em dúvida entre as marcas A e B, você pesquisaria na internet sobre as mesmas para ver o que andam falando sobre as duas.

Vamos supor que, surpreendentemente, você não encontre quase nada sobre o produto da marca A, apenas um site pouco explicativo e que mal tem a foto dos produtos.

Agora imagine que, ao fazer sua pesquisa sobre a marca B, você encontra muita informação. Além de um site muito bem feito, com vídeos explicativos, fotos dos produtos, resultados de antes e depois e textos explicativos, a marca B tem uma página no Facebook, um serviço de atendimento online e inúmeras pessoas comentando e postando vídeos sobre os produtos. Essa marca soube aliar perfeitamente estudos de marketing digital e comportamento do consumidor ao seu produto.

Qual marca você escolheria? Eu não sei você, mas eu, com toda certeza escolheria a B.

O ZMOT propriamente dito | Marketing Digital e comportamento do consumidor

Apesar de parecerem lúdicos, os exemplos acima ilustram muito bem o ZMOT e a relação entre marketing digital e comportamento do consumidor. Com a ampliação do acesso à internet e com o consequente acesso ilimitado à informação, as marcas tiveram de se adaptar e buscar entregar ao cliente aquilo que ele buscava.

Ou seja, o marketing é feito agora partindo do cliente, chegando, então à empresa. É nesse cenário que os donos de negócios, sejam eles pequenos ou grandes, devem se preocupar em estar cientes dos processos que envolvem marketing digital e comportamento do consumidor.

Nunca antes da história do marketing se tornou tão parecido os poderes de alcance de grandes e pequenos negócios. A internet, por meio da oferta de conteúdo torna possível tanto às grandes empresas, quanto aos profissionais autônomos alcançarem seus clientes. E é aqui que aparece, de forma ainda mais marcante, a importância de se aplicar as estratégias de marketing de conteúdo, marketing digital e comportamento do consumidor.

A relação entre o ZMOT e Marketing de Conteúdo | Marketing Digital e comportamento do consumidor

Afinal, o que é marketing de conteúdo? Explicando de forma simplificada, marketing de conteúdo é quando a empresa ou profissional busca entender o seu cliente e produzir conteúdo informativo, educacional e até mesmo humorístico voltado para ele.

Essa forma de marketing permite que as empresas possam se comunicar de forma aberta com seu público-alvo, entregando conteúdo de qualidade, conhecendo melhor seu cliente e, possivelmente, desenvolvendo soluções para seu público que só foram descobertas devido a essa comunicação aberta. Tudo isso só é possível a partir de estudos da relação entre marketing digital e comportamento do consumidor.

Com tudo isso que já foi dito anteriormente, você já deve ter percebido que é de fundamental importância entender essa relação entre marketing digital e comportamento do consumidor. Com base nisso, você poderá expandir ainda mas as possibilidades do seu negócio.

Entretanto, se você ainda não percebeu a importância de aplicar o marketing digital no seu negócio, vejamos mais alguns detalhes que irão lhe convencer sobre a importância de aproveitar a relação entre marketing digital e comportamento do consumidor.

Por que investir em Marketing Digital? 7 razões fundamentais | Marketing Digital e comportamento do consumidor

Se, com tudo o que foi apresentado acima, você ainda não entendeu a oportunidade que está perdendo não aplicando estratégias de marketing digital e comportamento do consumidor no seu negócio, vou lhe mostrar outras sete razões que, com toda a certeza vão fazer você mudar de ideia e iniciar agora mesmo a planejar sua estratégia de marketing digital.

#1 – Você será encontrado com mais mais facilidade

Se seu negócio possui um site, a possibilidade que você seja encontrado em uma pesquisa no Google é inúmeras vezes maior do que a que você teria caso não tivesse um site na internet e não tivesse estudado a relação entre marketing digital e comportamento do consumidor.

Além disso, se você tem um site com um conteúdo de qualidade ou uma página em uma rede social com conteúdo de qualidade, as chances de você ter seu conteúdo compartilhado e visto por mais pessoas é gigante.

Caso seu negócio seja algo local, como uma padaria, você pode cadastrá-lo no Google para aparecer sempre que alguém procure por padarias na sua região.

#2 – Você pode se tornar uma referência no mercado

Aqui entra novamente a questão do compartilhamento de conteúdo. Quanto mais pessoas virem aquilo que você cria/produz, mais elas o verão como um especialista no assunto e maior a tendência de acreditarem e fazerem aquilo que você indica.

Se você faz sapatos de couro, por exemplo, e cria vídeos ensinando a cuidar de sapatos de couros ou ensinando a escolher bons sapatos, maior será a probabilidade de as pessoas comprarem seus sapatos, pois elas pensariam: “Ele entende mesmo de sapatos. Aliás, se ele está me ensinando a escolher um bom sapato de couro e aquele que ele faz atende a todos os requisitos, deve ser porque é bom”. Esse é mais um dos benefícios de entender sobre marketing digital e comportamento do consumidor.

#3 – Você poderá entender e segmentar melhor o seu público-alvo

Com base nas interações com o conteúdo que você produz e com as métricas obtidas, você entenderá melhor o tipo de pessoas que têm interesse no seu produto e poderá criar campanhas direcionadas a esse público.

#4 – Para analisar os resultados com facilidade

As métricas geradas pelas plataformas online são de fácil obtenção, são altamente segmentáveis e de fácil entendimento. Então, você não precisará investir meses, ou talvez anos, em pesquisas complexas e caras de mercado. Tudo está na internet, basta que você aprenda a utilizar as ferramentas disponíveis ou contrate um profissional especializado. Toda essa relação existente de marketing digital e comportamento do consumidor é facilmente percebida na internet.

#5 – Para investir de acordo com seu orçamento

Se compararmos os valores das campanhas de marketing digital com os necessários para as campanhas de marketing tradicional, veremos que as estratégias online são muito mais baratas e precisas que as físicas.

Para obter bons resultados, é importante que você estude sobre o assunto ou busque um profissional competente para fazê-lo.

#6 – Para fazer testes relacionados ao marketing digital e comportamento do consumidor e inovar

Como as campanhas de marketing digital são bastante acessíveis, você tem maior liberdade para buscar novos públicos. Além disso, pode testar novos modelos de campanha. Esses testes irão melhorar ainda mais seus resultados e a precisão das suas campanhas com o tempo.

#7 – Para construir a sua marca junto com seu cliente

A internet permite que você se comunique de forma mais aberta com seu cliente. Isso possibilita entendê-lo melhor e obter sugestões de forma natural dele. Isso permite uma evolução constante.

Após entendida a relação entre marketing digital e comportamento do consumidor

Você já entendeu a relação entre marketing digital e comportamento do consumidor. Agora, é fundamental que você coloque em prática, buscando aplicar o que você aprendeu.

Acima de tudo, é importante lembrar que essa relação (entre marketing digital e comportamento do consumidor) está em constante transformação. Ela está evoluindo-se e tornando-se cada vez mais natural. Logo, é de fundamental importância que você continue estudando-a.

Se você gostou de nossas dicas, continue acompanhando o nosso blog, e receba mais conteúdo sobre marketing digital.

E estamos a sua disposição!

 

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