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Marketing Digital por onde começar? | Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas

Tempo de leitura: 17 minutos

Marketing Digital por onde começar? Você quer aplicar Marketing Digital no seu negócio para aumentar as suas vendas, mas não sabe por onde começar?  Este artigo te dará essas respostas.

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Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas | Marketing Digital por onde começar?

Se você ainda não começou a aplicar uma estratégia de marketing digital no seu negócio você pode estar perdendo tempo. E, acima de tudo, dinheiro. Entretanto, não precisa entrar em pânico.

Você pode começar ainda hoje a desenvolver a sua própria estratégia de marketing digital.

Você já se perguntou em marketing digital por onde começar a produzir uma estratégia?

Se sim, continue lendo esse artigo, pois ele vai te ajudar.

Marketing Digital por onde começar? Os números da internet. 

Estima-se que hoje, mais de 3 bilhões de pessoas estão conectadas diariamente à rede.

Isso torna natural que a internet seja um dos principais meios utilizados por quem quer se comunicar com seu público-alvo.

Para que você consiga atingir com eficiência seus clientes, você não pode andar no escuro.

Esse é, sem a menor dúvida, o maior problema de quem está começando a desenvolver uma estratégia de marketing digital.

Em Marketing Digital, por onde começar desenvolver uma estratégia?

Bom, essa é uma via de várias mãos. A internet é um campo vasto de conteúdo, e existem várias informações dispersas pela rede.

Apesar de existirem muitos sites que realmente nos mostram bons caminhos e bons conteúdos, também existem aqueles conteúdos que deixam um pouco a desejar.

Meu objetivo aqui, acima de tudo, é ajudar você a dar os seus primeiros passos e começar a trabalhar com marketing digital.

Neste site, você também encontrará inúmeras dicas de marketing digital para pequenas empresas.

Marketing Digital por onde começar? Com os P’s do Marketing Digital

Para que você possa compreender melhor o conteúdo que vem a seguir, é importante que você entenda o que são os P’s do Marketing Digital.

Esse conceito aborda os principais fundamentos e práticas essenciais a serem utilizadas tanto por quem está começando, quanto por profissionais mais experientes.

É importante lembrar que esses são passos fundamentais e é importante que você os siga nessa ordem. São eles:

Agora vamos a uma explicação mais detalhada desses passos, pois, em marketing digital, por onde começar é algo muito importante.

Pesquisa (1º P)

A pesquisa é uma fase que muitas pessoas deixam de lado por julgarem desnecessário e por acharem que conhecem suficientemente bem o seu cliente. Pode até ser que essas pessoas tenham uma noção básica de quem seja o cliente delas e até um pouco de seus hábitos.

Entretanto, para que uma estratégia de marketing digital funcione, você precisa entender muito bem o seu cliente visando a produzir campanhas voltadas para ele.

Segue um vídeo que te ajudará definir seu publico alvo.

Além disso, é importante saber quais redes sociais e mecanismos de busca ele mais usa para saber onde você vai veicular suas campanhas, visando a atingí-los.

Outra coisa importante é conhecer quais outros interesses ele pode ter além do seu produto/serviço, pois, isso pode ajudar você a criar associações com a sua marca/produto buscando gerar confiança e se comunicar melhor com seu público-alvo.

Esse passo é fundamental para o planejamento, que é o nosso segundo P e o qual eu irei explicar no próximo tópico.

Planejamento (2º P)

Tendo em mãos os dados obtidos por meio da pesquisa, agora você deve planejar a sua estratégia. E agora, sobre a estratégia de marketing digital por onde começar?

É nessa etapa que você define a forma que você utilizará seu site como plataforma de negócios.

Além disso, aqui você decide, novamente com embasamento na fase anterior (pesquisa), se você utilizará ou não redes sociais para promover seu negócio, levando também em consideração aquelas nas quais o seu público está mais presente.

No vídeo abaixo, explicaremos a importância de ter um site profissional para que você possa alavancar suas vendas na internet.

Os mecanismos de busca também são um fator muito importante, principalmente o Google, que é o buscador mais utilizado no mundo. Logo, também é fundamental que você defina como você pretende ser visto lá. Para isso, você precisará utilizar estratégias de SEO, as quais serão explicadas adiante.

Feito o planejamento do marketing digital por onde começar a produção do conteúdo? Ou seja, como executar o planejamento realizado aqui?

Produção (3º P)

Essa é a fase em que você começa a colher, na prática, os resultados das etapas anteriores.

Repetindo a pergunta feita anteriormente, após feito o planejamento da estratégia de marketing digital por onde começar?  Aqui iremos responder justamente isso.

Durante o planejamento, é interessante que você liste possíveis ferramentas a serem utilizadas e quais as funções a serem desempenhadas pelas mesmas durante a campanha.

Esse é o momento da escolha das ferramentas mais viáveis para a execução.

A escolha da ferramenta é importante principalmente na hora de trabalhar a estrutura do seu site, pois, é a partir dele que você se comunicará com seus clientes.

Muitas pessoas, ao criarem seus sites, não dão a devida importância ao conteúdo e à imagem que ele passa da sua empresa, dos seus produtos e/ou serviços.

Esses sites acabam se tornando meros cartões-postais e não agregam em nada, o que desmotiva a venda e dificulta uma futura negociação.

Uma Estratégia de Marketing Digital Fundamental neste ponto é o Inbound Marketing que iremos tratar agora.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma abordagem focada em atrair clientes através de conteúdos e interações relevantes e úteis – não interruptivas.

Com o Inbound Marketing, os potenciais clientes encontram você através de canais como blogs, mecanismos de busca e redes sociais.

Ao contrário do propaganda comum e corrente, o Inbound Marketing não precisa lutar pela atenção de clientes em potencial.

Ao criar conteúdos concebidos para resolver os problemas e as necessidades dos seus clientes ideais, o Inbound Marketing atrai clientes potenciais qualificados e cria confiança e credibilidade para o seu negócio.

Por que o Inbound Marketing é importante nos dias de hoje?

Vivemos em um momento com over dose de informações e escassez de atenção, o ritmo da criação de informações está crescendo cada vez mais. De acordo com a IBM, agora criamos 2,5 quintilhões de bytes de dados por dia – tanto que 90% dos “dados” no mundo de hoje foram criados somente nos últimos dois anos.
Os compradores de hoje estão mais capacitados. A Internet tem todas as informações que o consumidor precisa. Eles podem acessar especificações detalhadas, preços e avaliações sobre produtos e serviços 24 horas por dia na distância de um clique. Enquanto isso, as mídias sociais nos incentivam a compartilhar e comparar.

Lembre-se: no marketing digital por onde começar é tão importante quanto o fechamento da venda, já que é no início que o caminho a ser seguido é traçado.

Após essa fase de produção, começaremos a adentrar na parte onde seus clientes/prospectos começarão a ver seus trabalhos na internet. Tudo isso a partir das estratégias de publicação.

Publicação (4º P)

Enfim chegou o tão esperado momento. É agora que faremos a escolha dos conteúdos a serem publicados para gerar engajamento.

Nessa etapa do marketing digital por onde começar a produzir conteúdos? De que forma eles devem ser feitos? Quem será meu público? Como ele encontrará meu conteúdo?

Para isso é importante entender a importância do Marketing de Conteúdo 

Por isso, Veja o vídeo abaixo para compreender essa importância.

Em uma definição mais sucinta, marketing de conteúdo trata-se de seres humanos sendo úteis a outros.

Trata-se de criar conteúdo envolvente, compartilhável e, acima de tudo, focado em ajudar.

As estratégias de marketing de conteúdo, quando bem aplicadas, fazem os seus clientes descobrirem que seu produto ou serviço é aquele que resolve os problemas deles, daí a importância do marketing de conteúdo.

O início da produção do conteúdo é entender para quem você irá produzir. Lembre-se que na pesquisa você definiu quem é seu cliente e buscou entendê-lo melhor.

Agora é o momento de utilizar esses dados a seu favor.

Algumas peguntas podem ajudar você a iniciar a produção de seu conteúdo:

Com base nessas respostas, você poderá criar campanhas voltadas para os interesses deles.

Por exemplo, se você vende açaí e seu público gosta de praticar esportes, você poderia associar a energia proporcionada pelo açaí a um melhor desempenho nos esportes.

Após definir o conteúdo a ser produzido, é importante se atentar a alguns detalhes cruciais para que seu conteúdo seja visto.

Um dos mais importantes deles são as diretrizes de SEO.

No vídeo abaixo trataremos da importância da Otimização de Sites em Mecanismo de busca.

O SEO (otimização de sites em mecanismos de busca) trata-se de uma série de padrões estabelecidos pelos motores de busca, como o Google, para que o seu conteúdo seja mais bem posicionados quando alguém pesquisa algo sobre ele.

Você conhece a importância do Marketing de Conteúdo e SEO?

Se você já pesquisou sobre marketing ou sobre maneiras de atrair clientes para o seu negócio, com certeza já deve ter ouvido falar sobre marketing de conteúdo e SEO.

Você também deve ter percebido que essa é uma excelente forma de crescer o seu negócio.

Mas, você sabe o que é isso?

O marketing de conteúdo trata de gerar mais vendas e criar maior autoridade com o público-alvo, criando valor e ajudando sua audiência com algo do interesse dela.

Muitas pessoas, quando falamos em marketing de conteúdo SEO, por se tratar de uma estratégia que exige tempo e aperfeiçoamento, tendem a ver ele como um gasto, algo que só vai lhes tomar tempo e dinheiro, o que não é verdade.

Digo isso, pois, aqui é importante lembrar que conteúdo não é gasto, mas sim um investimento, haja vista que seus clientes, na verdade, não se preocupam com você, mas sim com eles mesmos, com a satisfação dos desejos e necessidades.

Logo, para poder se comunicar de forma efetiva com eles, você precisa falar de algo do interesse deles.

Dessa forma, você cria informações relevantes e faz seus clientes realmente prestarem atenção em você.

Segue um vídeo explicando todos esses detalhes e como aplicar essa poderosa estratégia.

Marketing de Conteúdo e Funil de Vendas

Agora que você já entendeu a importância do Marketing de Conteúdo é super interessante mesclar com o Funil de Vendas.

Por que funil de vendas  é tão importante para quem deseja vender na internet?

O funil de vendas é uma estratégia de marketing muito útil para aumentar as vendas internet.

O funil de vendas consiste na representação gráfica que descreve os caminhos que seu cliente percorre.

Em outras palavras, é o mapeamento gráfico da jornada do cliente desde o primeiro contato com a marca até de reconhecimento, consideração de solução e por fim a decisão de tomada de ação, que é a sua conversão.

Se o seu cliente é um visitante do seu site e está no primeiro contato com sua ideia, ele se situa no topo do funil de vendas.

Essa é a fase de aprendizado e descoberta. Nessa etapa o cliente não sabe que tem um problema. Em seguida, ainda no topo do funil se situam as pessoas que começam a reconhecer que têm um problema. Semelhantemente, no meio do funil de vendas estão as pessoas que já sabem que tem um problema.

Dessa forma, elas começam a considerar possibilidades de resolução desse problema. Finalmente chega-se ao fundo do funil, onde se situam os clientes.

Eles já passaram pelo topo do funil de vendas, quando não tinham consciência do problema.

Chegaram ao meio do funil de vendas, reconhecendo que têm uma dor a ser resolvida. E, após considerações, chegaram a conclusão de que seu produto ou serviço resolve o problema delas, efetuando a compra.

No vídeo abaixo você terá claro todos essas etapas e aprenderá aplicar passo a passo essa estratégia.

Promoção (5º P)

No último P, você definiu quais conteúdos seriam produzidos e se atentou a estudar as diretrizes de SEO.

Agora é o momento de produzir seu conteúdo. Aqui iremos abordar, aliado às estratégias de marketing digital por onde começar a produzir conteúdo viral.

Mas por que o conteúdo deve ser viral? Bom, isso é simples. Conteúdos intitulados como virais são aqueles que, por algum motivo (geralmente a qualidade do conteúdo ou um estado emocional produzido por ele), foram compartilhados intensamente pelo público-alvo.

Além disso, esse tipo de conteúdo tende a aproveitar o estado emocional do indivíduo para motivar à compra de uma maneira natural. Entretanto, para que isso aconteça, é extremamente importante que você se atente à qualidade, pois ela será um dos principais motores de propagação do seu conteúdo pela rede.

Após passar por todas essas etapas, é hora de iniciar a viralização dos seus conteúdos. Na próxima etapa, você irá lidar com a propagação.

Propagação (6º P)

Nessa etapa do seu trabalho é que você irá aplicar as estratégias de propagação do conteúdo. Cabe a você motivar a rede a compartilhar o conteúdo que você produz.

Dependendo do segmento no qual você atue, você poderá, por exemplo, criar campanhas publicitárias com viés humorístico, ou então pequenas aulas explicando alguns conceitos importantes sobre algo relacionado a seu produto ou serviço.

Nessa fase do marketing digital por onde começar a divulgar os conteúdos?

Bom, agora temos que voltar novamente ao primeiro P, já que foi na pesquisa que descobrimos onde o nosso cliente está. Se você fez todas as fases até aqui, nas etapas de planejamento e produção, você já cuidou de estabelecer os canais de comunicação a serem utilizados. Além disso, você também deve ter se atentado à criação de um site e à produção de conteúdo.

Agora, com esses dados em mão, é o momento de você publicar o seu conteúdo. Lembre-se de estar atento às redes sociais nas quais o seu público-alvo está e também às diretrizes de SEO.

Personalização (7º P)

É de extrema importância que você se atente a essa parte. Inúmeras pessoas, após realizarem as etapas anteriores, param por aí. Isso é um grande equívoco, pois, seus clientes não se mantêm os mesmos o tempo todo. O mercado está mudando constantemente.

Por isso, você precisa buscar entender cada vez mais o seu público. Isso é importante para que você possa produzir cada vez mais conteúdo personalizado para eles e mostrar que está preocupado com seu cliente e que não os trata apenas como números.

A aplicação de estratégias de personalização, se feita da maneira correta, aumenta a confiança na sua marca e, além disso, potencializa ainda mais as suas estratágias de propagação, o que é de extrema importância.

Precisão (8º P)

A elaboração de estratégias precisas tem se tornado cada vez mais importante. Quanto mais competitivo se torna o mercado, mais importante é que você saiba o que está ou não funcionando.

Por isso, você precisa mensurar os resultados que obteve com a realização das etapas anteriores. Mas, em marketing digital por onde começar a mensuração?

A primeira etapa é analisar se você conseguiu alcançar o público que você desejava. Se sim, isso é sinal que você fez uma boa pesquisa e conseguiu entender bem o seu cliente. Se não, é recomendável que você refaça a sua pesquisa se atentando a mais detalhes.

Um próximo passo é avaliar se as pessoas interagiram com seu conteúdo, buscando analisar, principalmente os compartilhamentos e comentários. Se o nível de interação for alto e positivo, é sinal de que você produziu conteúdo relevante da forma que o seu público queria ver. Quanto maior a interação, maiores as chances de seu conteúdo se tornar viral.

Norte para Marketing Digital por onde começar?

Esperamos que com esse artigo de Marketing Digital por onde começar, você tenha conseguido enxergar um norte para aumentar a rentabilidade e receita de sua empresa.

Essa é nossa grande Missão.

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