Ícone do site Agência de Marketing Digital | DC Comunic Google Partner

Marketing reverso: saiba o que é e porque investir nessa estratégia!

Marketing reverso: saiba o que é e porque investir nessa estratégia!

Tempo de leitura: 8 minutos

Marketing reverso: saiba o que é e porque investir nessa estratégia!

Marketing reverso: saiba neste artigo o que todos deveriam saber sobre Marketing reverso para começar aplicar e investir nessa estratégia para vender mais!

Marketing Reverso Significado e importância.

O papo de hoje é sobre Marketing Reverso. Mas antes, imagine a seguinte situação: você entra em uma loja como quem não quer nada, está apenas dando uma passeada. Então vem um vendedor perguntar o que você precisa e se ele pode ajudar de alguma forma. Você responde o famoso “estou só olhando” e faz o possível para se afastar dele.

Ou então, está assistindo a um vídeo no YouTube, que está muito bom, mas de repente um anúncio é empurrado goela abaixo na sua programação.

Essas histórias são mais comuns do que se pensa e com certeza também já aconteceram com você. E o que elas têm a ver com o Marketing Reverso? Bem, hoje em dia os clientes já não são mais os mesmos. Com a evolução da Internet e redes sociais, agora eles têm muito mais informação nas mãos, inclusive de produtos ou serviços.

As marcas têm que se reinventar em termos de promoção e buscar um jeito menos invasivo de fazer isso. E é exatamente nessa nova forma de marketing que encontraram essa solução.

Está interessado em saber mais? Então continue a leitura e aprenda a aproveitar tudo o que essa estratégia tem a oferecer!

O que é o Marketing Reverso?

Marketing reverso, ou publicidade reversa, como também pode ser conhecido o termo, é uma estratégia que vem ganhando força no mercado. A ideia é que você não forçe a barra com o cliente, mas que ele consiga chegar até você. Muito menos invasivo não é mesmo?

A grande sacada dessa abordagem é usar sutileza. Você não fala abertamente para o potencial cliente fechar uma compra. Em vez disso, você pode apresentar o que é o seu produto/serviço, as vantagens/benefícios que ele oferece e o que ele se propõe a resolver. Se os argumentos forem construídos do jeito certo, ele mesmo chegará à conclusão que precisa do que você está oferecendo.

Como funciona o Marketing Reverso?

Para colocá-lo em prática, é preciso que você envolva e desperte a atenção do seu potencial cliente. Isso é feito com a criação de conteúdos que façam parte do interesse do seu público. Por isso, você pode investir um tempinho para mapear esses assuntos e transformá-los em posts de blog, criar infográficos, podcasts ou até mesmo produzir um vídeo legal para sua audiência.

Essa última estratégia, vem se mostrando como forte tendência. Mas além de criar esses vídeos, também é importante pensar em estratégias de divulgação para que suas produções alcancem mais pessoas.

E aí, depois de conquistar a atenção dessas pessoas, também dá para produzir conteúdos mais completos e profundos que incentivem esse público a trocar alguma forma de contato por esse material. Os e-books são exemplos bons para se fazer.

Veja que o marketing reverso é baseado em permissão. Você ganhou a atenção e confiança das pessoas e, por esse esforço, elas permitiram que você consiga passar sua mensagem com mais proximidade.

E, agora sim, você já pode falar um pouco mais do seus produtos e serviços para, lá na frente, de fato apresentá-los ao público. Mas sempre com sutileza e sem forçar a barra.

Benefícios do Marketing reverso

Se você ainda não acredita muito que o marketing reverso pode trazer resultados e vem se revelando como nova tendência, nós vamos te mostrar alguns benefícios que ele pode proporcionar:

Gerar valor

Um dos principais benefícios do marketing reverso é gerar valor para o público. É justamente isso que faz com que as pessoas se sintam atraídas pela empresa e se envolvam mais com ela e seus canais de comunicação.

Por isso, você deve conhecer as principais dúvidas e desafios do seu público e respondê-las, de modo que as pessoas enxerguem valor e sintam que vale a pena investir uma parte do tempo delas com seu conteúdo.

Comunicação não invasiva

A essa altura você já percebeu que o marketing reverso não irá invadir o espaço do seu potencial cliente (o que mais atrapalha do que ajuda).

Muito menos dizer o que ele deve ou não comprar. Ele apenas apresenta as informações certas para que as pessoas tirem suas conclusões e, possivelmente, fechem uma compra por conta própria.

Destaque

O marketing reverso, ao contrário das formas tradicionais de fazer marketing, que já estão para lá de saturadas, também tem a grande vantagem de se destacar e chamar a atenção das pessoas.

Ao invés de disputar a atenção do cliente potencial, enviando ofertas e mais ofertas, você ganha essa pessoa oferecendo informações valiosas, que resolvem alguma dúvida ou dor que ela possui.

Estreitar relacionamentos

Agora pensa o seguinte: ao contrário do que muita gente faz, aplicando o marketing reverso, você estará trabalhando com um tipo de comunicação não invasiva e fornecendo informações valiosas.

Fazendo isso, você está, de fato, desenvolvendo um novo relacionamento com as pessoas, que passam a confiar em você.

É como a velha metáfora do casamento: na hora que conhecemos uma pessoa nova e queremos ter alguma coisa mais séria com ela, não pedimos em casamento de cara. Assim funciona nessa nova abordagem. Você atrai a atenção de alguém com informações relevantes, ganha o contato dessa pessoa, para aí sim apresentar alguma coisa que pode gerar ainda mais valor em sua vida.

Autoridade

E depois de todo esse processo, quando bem feito, conseguimos nos posicionar como autoridade em nosso nicho.

Além de que existem muitas vantagens em desenvolver essa imagem, não é à toa que os influenciadores digitais fazem tanto sucesso.

Sendo visto como autoridade, seu negócio descola da concorrência e ganha diferencial competitivo. Fora isso, você pode cobrar mais caro pelo seu trabalho, aumentando ainda mais seu faturamento e sua margem de lucro.

Exemplos de marketing reverso

E para fechar, nós trouxemos para você alguns exemplos de marketing reverso vistos na prática:

Dove

Não é de hoje que a Dove vem fazendo um bom trabalho audiovisual, lançando vídeos com alta carga emocional. Em uma de suas campanhas, “Retratos da real beleza”, a empresa apresenta mulheres que se descrevem para um especialista em criar retratos falados.

A partir do depoimento das mulheres, ele cria um desenho. Em seguida, o especialista descreve cada mulher a partir da percepção de uma pessoa próxima a elas. Os dois desenhos são comparados em seguida, sendo que o das mulheres não era tão favorável como o das pessoas conhecidas.

A Dove criou essa campanha para mostrar como as mulheres tendem a serem extremamente autocríticas, não enxergando na verdade o quanto são bonitas.

O grande lance também é que, em nenhum momento, a Dove incentiva o público a comprar alguma coisa. Só no final que o logotipo da marca é apresentado.

GoPro

A GoPro é outra empresa que já mostrou dominar a forma de fazer marketing reverso. Em seu canal do YouTube, a marca publica vídeos únicos, sem falar em nenhum momento para as pessoas comprarem sua câmera.

Ao invés disso, os vídeos têm uma pegada aventureira e experimental de esportes, viagens, estilos de vida mais exploradores, típica do público-alvo da marca. E naturalmente são mostradas várias possibilidades de uso das câmeras e os diferentes ângulos de filmagem. Como nesse vídeo em que a GoPro é colocada em cima de uma águia.

Nike

Quando o assunto é marketing, a Nike dá um show! Não é à toa que ela tem o tamanho que tem. A marca criou um vídeo mostrando o futebol sendo jogado em vários contextos por nós, brasileiros.

A qualidade de vídeo, edição, trilha sonora é excelente e tem até um trecho feito em animação.

Como não podia faltar, a cereja do bolo aparece só no final, quando o logotipo da marca aparece e com o slogan da campanha: “Ouse ser brasileiro”

Conclusão

Chegamos no final desse post. Você viu que as formas tradicionais de fazer marketing estão perdendo espaço para as que são menos agressivas e invasivas. Vendedores chatos em lojas e anúncios invasivos no YouTube, por exemplo, podem ter seus dias contados.

Essa nova tendência, o marketing reverso, traz muitas vantagens para empresas e pessoas. Podemos ganhar mais confiança do consumidor, construir um relacionamento mais consistente e oferecer informações que vão ajudar as pessoas a resolverem seus problemas, por exemplo.

Juntando isso tudo, conseguimos fechar mais vendas, sem forçar a barra com o público potencial.

Se essas informações foram úteis para você, não deixe de indicar para seus amigos! Escreva também um comentário para a gente com a sua opinião. Te vemos no próximo post!

Sair da versão mobile