Ícone do site Agência de Marketing Digital | DC Comunic Google Partner

O que é CTA?

O que é CTA?

Tempo de leitura: 15 minutos

CTA o que significa?

CTA significa Call to Action. Este é um termo usado para descrever a ação específica ou chamada a ser realizada que você deseja que os visitantes executem. Por exemplo, um CTA pode ser visitar seu site, assinar seu boletim informativo, baixar seu e-book gratuito etc.

Os CTAs geralmente são encontrados na parte inferior de uma página da Web ou mensagem de e-mail. Eles geralmente contêm um link para outra parte do site ou oferta. Quando alguém clica no CTA, é levado para a próxima etapa do funil de vendas.

CTAs são uma ótima maneira de aumentar as conversões. Na verdade, de acordo com o HubSpot, os CTAs representam quase metade de todas as conversões.

Neste artigo abordaremos todos os detalhes para você dominar os CTAs. Aproveite!

O que significa CTA no Marketing Digital?

CTA significa Call To Action. É o nome dado ao prompt que incentiva os usuários a realizarem algum tipo de ação. Por exemplo, se você vende produtos on-line, seu apelo à ação pode ser comprá-los. Se você deseja que as pessoas assinem seu boletim informativo, sua chamada para ação pode ser para se inscrever. Se você deseja que as pessoas que veem a imagem do seu produto façam uma compra, sua chamada para ação pode ser clicar na imagem.

CTA significa Call To Action. Uma chamada para ação é um alerta para realizar algum tipo de ação. Por exemplo, se eu pedir para você “comprar” algo, então esta é a minha chamada à ação.

Você também pode dizer que esta é uma “chamada à ação”. Isso ocorre porque uma chamada para ação é uma solicitação para realizar algum tipo de ação específica. Pedir a alguém para “comprar” algo significa que estou pedindo que compre algo. Então, quando usamos a palavra “comprar”, estamos usando a palavra “comprar” como uma chamada à ação.

O funil de vendas é uma ferramenta estratégica de marketing utilizada pelas empresas para mostrar aos clientes quais produtos ou serviços elas oferecem. Essa ferramenta ajuda as empresas a entender como os clientes em potencial tomam decisões sobre a compra de produtos e serviços.

Como escolher o melhor call to action?

Você deve sempre usar CTAs que correspondam ao seu conteúdo. Por exemplo, se você estiver escrevendo sobre um novo produto, adicione um botão que diga “Comprar agora” ou algo semelhante.

Como aplicar o call to action na prática?

A chamada para ação é a parte principal de qualquer site. Geralmente é escrito em poucas palavras e deve ser seguido por um link que leva a mais informações sobre o assunto. A melhor maneira de aplicá-lo é com uma imagem ou vídeo.

Pense na Persona

Uma persona é uma pessoa que você cria para representar sua marca. Você deve pensar sobre que tipo de pessoa você quer vender. Essa persona ajuda você a entender como as pessoas se comportam e interagem com seu produto ou serviço.

Pense no estágio do funil de vendas

Os visitantes são atraídos pelos blogs pelas informações que eles fornecem. Um visitante pode ser alguém que ainda não ouviu falar de você ou alguém que já conhece você, mas quer mais informações. Você deve usar CTAs para direcioná-los para páginas que fornecem mais informações.

Esse tipo de call to action é muito apropriado para pessoas que sabem mais sobre sua empresa, mas ainda não estão prontas para fazer uma compra. Um ebook ou webinar iria educá-los e levá-los para os próximos passos.

Precisamos nos concentrar em educar nosso público, fornecendo-lhes conteúdo que seja útil para eles. Para fazer isso, devemos fornecer a eles e-books educacionais. Isso nos ajudará a obter mais leads.

Visitantes são pessoas que acessam seu site para saber mais sobre seus produtos. Você deve sempre lembrar em que estágio do funil de vendas seus visitantes estão quando você está criando conteúdo.

Descubra quem é a pessoa por trás do post

Este post é direcionado a profissionais de marketing que desejam aprender sobre marketing de conteúdo. Dentro do post, há um CTA sobre marketing de conteúdo.

Conheça o nível de conhecimento do usuário

Os blogs atendem a diferentes níveis de leitores. Um iniciante pode estar interessado em ler um post sobre 5 equipamentos de equitação. Um cavaleiro intermediário pode querer aprender mais sobre como andar a cavalo. Um piloto avançado pode querer saber que tipo de equipamento de equitação ele deve comprar na próxima vez.

Uma oferta que é muito avançada ou complicada para alguém que é novo em um tópico pode ser desanimadora. Você deve sempre considerar como deseja que as pessoas se sintam em relação ao seu conteúdo antes de criar um CTA. Por exemplo, se você estiver escrevendo um guia sobre equitação, talvez queira incluir algumas informações básicas sobre a anatomia do cavalo e os métodos de treinamento. No entanto, se você estiver escrevendo sobre técnicas avançadas de equitação, convém se concentrar em tópicos mais complexos, como adestramento e salto.

Lead

Um lead qualificado é alguém que preenche formulários e recebe uma oferta. Ele então entra em contato com você. Você precisa incentivá-lo a entrar em contato com você.

Cliente

Gerou conversão e fez uma venda? Excelente! Quando o Utilizador se encontra nesta fase, pretende reter esse Cliente e torná-lo Fã da sua Marca. O que você deveria fazer? Agora é importante fortalecer esse relacionamento e se tornar íntimo dele, BFF(rs). Um exemplo de CTA seria: “Ganhe um cupom especial agora e ganhe 20% de desconto em qualquer produto”.

Cada página do seu site deve conter uma frase cativante que gere um apelo à ação. Pode ser um botão, link, vídeo, imagem, etc.

Leia mais gatilhos mentais para usar em sua estratégia digital

Uma chamada à ação deve ser clara, concisa e direta. Você deve primeiro entender o que deseja que seu público faça. Então, você precisa saber por que eles deveriam fazer isso. Por fim, você precisa garantir que sua mensagem seja entregue de uma maneira que os leve a agir.

Criar um senso de urgência

Adicionar urgência a uma oferta é uma ótima maneira de levar as pessoas a comprar imediatamente. Uma oferta por tempo limitado ou uma venda termina em breve é uma maneira segura de fazer as pessoas correrem para comprar. Não se esqueça de informar seus clientes sobre esta oferta para que eles saibam quando agir.

Os tipos mais comuns de CTAs

O CTA pode assumir muitas formas e versões diferentes. Botões, banners e links de texto são os mais comuns. Lembrando que não basta simplesmente inserir esses elementos no post, email ou anúncio, deve haver um sentido, ou seja, ao clicar neles o usuário deve ser encaminhado para algumas landing pages.

Anúncios de banner como CTA’

Este é um dos formatos mais comuns em blogs, redes sociais e anúncios em redes de display. Um banner nada mais é do que uma imagem que oferece mais informações do que apenas um link.

Gerar tráfego para outro artigo no blog

O SEO on-page é uma ótima estratégia para aumentar sua classificação nos mecanismos de pesquisa. Você pode vincular a artigos relevantes para melhorar os resultados do mecanismo de pesquisa.

Escolha o objetivo do CTA

Como um call to action é uma sugestão para os usuários realizarem uma ação desejada, ele atende a quaisquer objetivos de negócios.

Página de destino

As páginas de destino devem ser posicionadas nas páginas mais visitadas do seu site. Isso ajuda você a encurtar o caminho dentro dos funis de vendas.

Onde posso usar botões de chamada para ação?

Existem muitos recursos e métodos de divulgação disponíveis online. É muito importante para o seu site saber o que funciona melhor em cada canal. Listamos os mais comuns abaixo.

Como o assunto do post influencia o call to action?

Outro passo a ser abordado é a relevância do seu CTA para o meu post no blog. Uma dica que posso oferecer é fazer uma lista de materiais relevantes que posso oferecer para aquele tópico específico. Minhas escolhas vão depender do meu arsenal de material rico. Por exemplo, neste caso, estou oferecendo uma lista de recursos relacionados à call-to-action.

Blogs e negócios; geração de leads; cta (óbvio); conteúdo dinâmico; todos acima; se houver ofertas para todos os itens da sua lista, você pode criar um post sobre eles com CTAs cada vez mais relevantes para os visitantes!

Como saber se o call to action (CTA) foi bem-sucedido?

“Você deve escolher o CTA mais relevante com base na análise quantitativa. Você precisa ter certeza de que seus visitantes vão se interessar pelo que você oferece. Isso significa que você precisa analisar quantas pessoas clicaram em cada botão e quanto tempo eles gastaram lendo seu conteúdo. Além disso, você precisa saber se aqueles que clicaram nos botões tinham maior probabilidade de converter ou não. Além disso, você também deve considerar o tipo de visitante (novo x recorrente) e a localização da origem do tráfego (orgânico x pago). Finalmente, você precisa levar em consideração a taxa de conversão de cada botão. Por exemplo, se você perceber que o CTA “Compre agora” converte melhor do que o CTA “oferta superespecial”, então você deve escolher o primeiro porque gera mais receita por visitante.”

Nesses momentos, o Google Analytics deve ser seu melhor amigo. Observe os números regularmente e verifique se o seu CTA está funcionando bem ou não. Faça testes A/B e observe suas falhas. Aprenda com eles e melhore sua estratégia.

E os CTAs inteligentes?

Devemos oferecer aos nossos clientes um incentivo para voltar a nós. Podemos fazer isso oferecendo a eles algo que atenda às suas necessidades no estágio do funil em que estão. Pode ser um código de desconto, frete grátis etc.

Este guia mostra como usar o Google Analytics para analisar o tráfego e as conversões do seu site. Você aprenderá a configurar metas e eventos, visualizar relatórios e muito mais.

Teste seu CTA

Cada empresa deve executar vários testes. Esses testes incluem a comparação de diferentes cópias, cores, modelos e tipos. Esses testes ajudam as empresas a aprender o que funciona e o que não funciona com seu público específico.

Existem muitos tipos diferentes de botões de CTA. Alguns deles são Comprar agora, Adicionar ao carrinho, Comprar, Comprar, etc. Esses botões são usados por lojas online para vender produtos. Através da análise de dados concretos podemos determinar qual tipo de botão traz os melhores resultados e otimizar a taxa de conversão.

Onde e como usar o Call to Action?

Você pode usar o botão CTA em seu site ou página de mídia social para direcionar as pessoas para suas informações de contato.

Posts no blog

O conteúdo deve ser escrito para atrair pessoas para o seu site. Você quer que eles leiam o que você escreve e depois passem para a próxima etapa do funil de vendas. Use botões de CTA e outros apelos à ação em todo o seu conteúdo.

Benefícios do CTA para seu ecommerce

As chamadas para ação devem ser destacadas em todos os sites. Você nunca terá controle total de seus visitantes. Portanto, você precisa fornecer a eles apelos à ação claros.

Usando a estratégia Call To Action (CTA), você pode orientar a experiência do seu cliente potencial, orientando-o a realizar ações específicas. Quando os CTA’s são usados de forma assertiva, os resultados são incríveis! Eles podem atrair a atenção dos visitantes, despertar seus interesses, orientá-los e direcioná-los a realizar ações específicas que afetam suas taxas de conversão.

Mas, não se engane! Essa técnica é muito valiosa e pode te ajudar a aumentar as vendas do seu e-commerce. Você deve usá-lo em seu negócio.

Quais os benefícios do CTA para o ecommerce?

Há muitos benefícios de usar estratégias de call to action (CTA). Você pode direcionar seus clientes em potencial e melhorar a experiência do cliente dizendo a eles exatamente o que você deseja que eles tomem.

Onde e como usar o Call to Action?

Você pode usar o botão CTA em seu site ou página de mídia social para convidar as pessoas a se inscreverem em seu boletim informativo ou a segui-lo no Twitter.

Quais são os tipos de CTAs mais usados?

CTAs geralmente são botões ou banners. Os botões são frequentemente usados para chamadas para ação (CTAs), enquanto os banners são frequentemente usados para fins de branding. Links de texto também são comumente usados para CTAs.

Como criar o CTA ideal?

Para criar um call to action eficaz, você precisa usar elementos visuais fortes, como gráficos ou vídeos, para atrair a atenção. Você também precisa escrever uma cópia convincente que faça sua oferta parecer confiável e valiosa. Por fim, certifique-se de que sua mensagem seja entregue em tempo hábil.

O que é são Testes AB?

O teste A/B é um experimento realizado para comparar variáveis em estratégias de marketing. Por meio da análise dos dados, é possível identificar qual variável traz os melhores resultados. A otimização adicional da conversão de páginas e outras métricas de sucesso são alcançadas.

Onde posicionar um CTA?

Existem muitas maneiras de usar CTAs em seu conteúdo. Aqui estão algumas dicas sobre como fazê-los trabalhar para você.

Não faça o visitante pensar

Não me faça pensar! Estou procurando algo específico. Quero saber como usar este site.

Copywriting é uma ótima habilidade para aprender. Você deve começar a aprender sobre isso agora. Assine a nossa newsletter. Baixe este e-book. Curta nossa página no facebook.

Os visitantes devem ser convencidos a clicar nos links. Nunca se esqueça de fazer um ótimo call-to-action (CTA). Escolha o melhor texto, o design mais atraente e a melhor localização na tela para isso! Isso ajudará você a obter mais cliques e conversões.

Um CTA é um acrônimo para Call To Action. É usado para fazer as pessoas quererem fazer alguma coisa. Este é um ótimo exemplo de como usar um CTA para fazer com que alguém queira baixar seu guia.

Chame atenção através do design

Uma chamada para ação deve ser clara e fácil de entender. Não use muitas palavras ao descrever seu produto. Torne-o simples e direto. Use cores brilhantes e texto em negrito.

Esse formato, apesar de muitas vezes ter um caractere de link interno, é usado para fazer links dentro do texto. Esses links geralmente são colocados dentro de parágrafos, mas você também pode colocá-los em qualquer outro lugar da sua página.

Exemplos práticos de CTA para usar na sua empresa

Já sabemos o que são CTAs e por que precisamos deles. Aqui estão alguns exemplos dos diferentes tipos de direitos autorais de CTA que você pode usar em sua loja online.

Motivos para usar CTA

AIDA significa Atenção, Interesse, Desejo, Ação. Essa sigla ajuda você a identificar as etapas da jornada de compra de seus clientes. Você precisa se concentrar em cada uma dessas etapas para obter conversões.

Seu site deve ser projetado para fornecer informações úteis aos visitantes. Os visitantes devem sentir que querem usar seu produto ou serviço. Você deve incentivá-los a tomar algum tipo de ação.

Só com esse conceito, já percebemos o quanto é importante investir na ferramenta que leva o visitante a agir. No marketing, não é só uma coisa que acontece, é tudo por meio de técnicas. E o CTA é um deles.

Aplique técnicas de copywriting

Técnicas de escrita persuasiva não podem falhar quando você escreve seus CTAs. Você deve usar verbos imperativos, pronomes e gatilhos emocionais de urgência.

Seja específico em suas ligações. Você deve inserir números para mostrar os benefícios. Experimente o HeroSpark gratuitamente hoje e veja quanto dinheiro você pode ganhar com nosso software.

ENTRE EM CONTATO

Sair da versão mobile