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Plano de Marketing – Como elaborar?

Plano de Marketing – Como elaborar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Plano de Marketing – Como elaborar?

Plano de marketing é um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Destina-se a ser uma forma estruturada de lidar com questões de marketing, não uma coleção aleatória de ideias incompreensíveis sem sequência lógica. Ele deve ser um componente-chave de um plano de negócios e é essencial para o planejamento a direção geral que você quer que seu negócio possa tomar.

Um plano de marketing não é algo que você escreve e depois esquece. Ele precisa ser seguido, monitorado e atualizado. É fundamental   avaliar regularmente o seu plano de marketing para se certificar de que você está atingindo as metas definidas.

Plano de Marketing e seus Objetivos

Os Objetivos do plano de marketing são normalmente sobre o nível de vendas, lucro, retorno sobre o investimento ou, para as grandes empresas, participação de mercado. Marketing é uma função do negócio e tem muitas dimensões, incluindo pesquisa de mercado, serviço ao cliente, a publicidade, a segmentação, embalagem, preço, dentre outros. Os Planos de marketing, mesmo aqueles criados dentro de uma pequena empresa, pode variar em escopo, formato, duração e nível de detalhe que, no entanto normalmente incluem tipos similares de informações.

Plano de Marketing e seu desenvolvimento

O desenvolvimento de um bom plano de marketing é essencial para o sucesso de qualquer negócio, porque você precisa que todos se concentrem sobre as mesmas questões e é isso que o plano deve fazer. É preciso personalizar o seu plano para atender sua empresa e seus objetivos. Ele precisa ser simples e direto ao ponto. Nele você quer declarar seus objetivos de marketing e fazê-lo de uma forma que seus objetivos sejam muito claros para todos que podem estar envolvidos com a realização deste plano. Sua estratégia de marketing precisa ser claramente definido. É o seu plano de ação para atingir cada um dos seus objetivos.

Plano de Marketing e suas ações

Ações de Marketing são as táticas que você planeja usar para dar ao seu plano vida própria. O desenvolvimento de uma sólida estratégia de marketing é a base de um plano de marketing bem-escrito e devem ser cuidadosamente considerados antes de submetê-lo.

Plano de Marketing e suas avaliações

Um bom plano de marketing contém uma lista de ações, se ele não tem uma base estratégica detalhada ele será de pouco viável ou dificilmente resultará satisfatório. Os objetivos em seu plano de marketing precisam ter claro onde a sua empresa tem a intenção de chegar; em algum momento específico no futuro. Os objetivos de marketing devem geralmente basear-se, acima de tudo, sobre os objetivos financeiros da organização. Se o plano de marketing é trabalhar, cada detalhe para ele deve ser questionado. Antes de se desviar de seu plano que você precisa perguntar por que você deve fazê-lo. Durante o decorrer do ano, os ensinamentos colhidos precisam ser documentadas e estudados de modo que eles possam ser incorporados em plano do ano seguinte.

Plano de Marketing para uma pequena empresa

Um plano de marketing para uma pequena empresa tipicamente inclui descrições de concorrentes diretos que estão no mercado com produtos similares. Qual o nível de demanda para o produto ou serviço. A descrição do produto ou serviço, incluindo características especiais. Qual é orçamento de marketing disponível, incluindo a publicidade e plano promocional. Uma descrição da localização da empresa, incluindo as vantagens e desvantagens da sua localização e qual sua estratégia de preços. Um plano de marketing é, afinal, uma forma estruturada de lidar com questões de marketing, não uma coleção aleatória de ideias incompreensíveis, elas precisam de detalhes passo a passo que são:

1. Analise o ambiente de marketing

O primeiro passo é avaliar quais são os fatores externos e internos que podem influenciar a sua pequena empresa. “Além disso, é preciso analisar o segmento e o produto e ver quais são as capacidades do negócio”, explica Altaffer.

Para ele, é imprescindível que o empreendedor tenha humildade para colocar no papel quais são as suas forças e fraquezas, e o capital disponível que poderá ser usado nas ações de marketing, pois caso contrário, o plano não terá sustentabilidade a longo prazo.

2. Entenda quem são os seus clientes

Às vezes, o público alvo de sua empresa não é o consumidor. O público alvo de uma determinada marca de leite achocolatado, por exemplo, são as crianças, ainda que ela tenha um número grande de consumidores adultos. “Um plano de marketing tem que ser voltado para o público alvo”, diz Bedendo.

Analisar o mercado também é importante, prestando atenção nas demandas, no potencial, na previsão de taxa de crescimento e de participação. De acordo com Altaffer, é preciso também entender como, por que e quando os consumidores usam o seu produto ou serviço. “A melhor pesquisa de mercado é a conversa do balcão; não pode é ter medo de perguntar”, ensina ele.

3. Analise os seus concorrentes

Avalie de maneira detalhada quem são e quais são os objetivos dos principais players de seu mercado. “É importante também olhar para outras empresas do setor que possa entregar os mesmos benefícios que a sua empresa”, recomenda Altaffer.

4. Defina suas estratégias e ações

Primeiramente, é necessário estabelecer o objetivo do plano. Por exemplo, se o empreendedor deseja aumentar o número de vendas, ele precisa entender de onde vem o faturamento de suas vendas e avaliar se o ideal é fazer com que os clientes comprem com mais frequência ou se a chave é buscar novos consumidores.

Em seguida, é hora de avaliar quais medidas serão adotadas pela empresa. Para os especialistas, utilizar as redes sociais, dar desconto no mês de aniversário do cliente são alguns exemplos de ações.

5. Estabeleça um cronograma

O monitoramento da duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel.

Esse tipo de visão equilibrada é importante para mostrar se os riscos estão sendo reconhecidos. Como um plano de negócios, um plano de marketing é um guia essencial. Alguns empresários não entendem o valor de um bom plano. Cada empreendimento de negócios existente precisa de um plano de negócios, mas muitos empresários que não percebem que um plano de marketing é igualmente vital para o sucesso empresarial. Um plano de marketing é necessário se você quiser que seu negócio se torne de verdade reconhecido e tenha retorno real e mensurável, já que falhar em planejar resulta em estar planejando falhar.

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