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ZMOT: Descubra a Chave Para Influenciar seu Consumidor

ZMOT: Descubra a Chave Para Influenciar seu Consumidor

Tempo de leitura: 4 minutos

ZMOT é a sigla que se refere ao Zero Moment Of Truth, ou Momento Zero da Verdade em português. Mas se você está se perguntando o que isso quer dizer nós te contamos:

ZMOT é um conceito que explica como os consumidores se comportam durante um processo de tomada de decisão e quais motivos os levam a escolher por algo.

Além disso, esse conceito, graças a seus 4 pilares, nos mostra como influenciar os clientes para que eles escolham pela sua empresa.

A tática, que foi desenvolvida pela Google em parceria com a Shopper Sciences, serve de base para as estratégias do Marketing Digital.

E apenas para que você tenha uma amostra da importância do ZMOT para o processo de tomada de decisão, a The Global Omnichannel Consumer Shopping Research Report revelou que 39% dos consumidores acessam os sites das empresas que consomem antes de realizar a compra, mesmo que ela seja feita em uma loja física.

Nos contou ainda que 33% destes consumidores acessam a internet em busca de descontos.

Assim, estar presente no Momento Zero é a chave para chegar ao seu cliente.

Os Pilares do ZMOT

Para criar uma estratégia efetiva, o ZMOT se sustenta em 4 pilares, os quais podem te ajudar a promover uma verdadeira transformação digital nos seus negócios. São eles:

1 – Ranqueamento em mecanismos de busca

A sua marca está no Google? Em qual posição?

Ranquear bem nos mecanismos de busca significa ser notado pelos consumidores. O Google detém, hoje, um total de 90% de todas as pesquisas realizadas na internet. Isso significa um fluxo de bilhões de internautas.

E sabendo, segundo pesquisas da Chitika, que o 1º link ranqueado organicamente recebe 33% de todos os cliques, fica fácil entender a importância de ter uma boa classificação.

Objetivamente falando, se seu ranqueamento é inferior ao 4º link, você precisa, urgentemente, investir em técnicas de SEO para melhorar sua posição. Use essas ferramentas como seu mantra quando for criar e organizar seus conteúdos.

2 – Listas Comparativas

Na hora de realizar uma compra, a dúvida entre escolher pelo modelo X ou Y é muito comum. Qual deles é melhor para você?

Uma forma excelente de resolver esse problema para o seu cliente, e ainda melhorar a User Experience (UX) do seu site, é criando listas ou tabelas comparativas.

Elas irão ajudar o consumidor a ponderar o custo-benefício de cada uma das possibilidades de escolha. Auxiliar nessa decisão faz com que o cliente caminhe mais rápido pela jornada de compra e ainda fixa a sua marca na mente dos consumidores como uma ótima alternativa para ele.

3 – Avaliações

E se eu te dissesse que 95% das pessoas entre 18 e 34 anos buscam por avaliações na internet antes de consumir algo? E ainda, que 57% delas só realizam a compra se os reviews forem entre 4 e 5 estrelas?

Confiar na opinião de quem já consumiu sua marca é uma reação natural entre os consumidores. Eles buscam saber da experiência de terceiros por terem mais segurança de que aqueles relatos são confiáveis.

Assim, busque por comentários positivos sobre seu produto ou serviço e os disponibilize de fácil acesso para que os clientes possam se sentir mais seguros ao comprar.

Mas não se limite a opiniões nas redes sociais. Existem infinitas maneiras de saber o que seus clientes têm a dizer sobre você!

4 – Cupons

O último pilar do ZMOT é aquele que vem logo após a decisão de compra. Uma vez que o cliente já se resolveu é hora de buscar pelos melhores preços.

Foi comprovado em pesquisas, pela Shopper.com, que 95% dos consumidores online usam, ou já usaram, cupons para realizar suas compras.

Por isso, oferecer descontos e promoções é um jeito muito bom de atrair consumidores e fidelizar a clientela.

Conclusão

Deu para perceber que nos dias de hoje é impossível ignorar o ZMOT caso queira fazer um bom Marketing Digital que gere retorno.

Estar presente no momento de busca pode ser a diferença para as suas conversões.

Você já conhecia os 4 pilares da ZMOT? Deixe seu comentário e nos diga o que achou do conteúdo.

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