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Como usar o copywriting para vender aprenda todas as Técnicas e Segredos

Tempo de leitura: 16 minutos

Como usar o Copywriting para vender

Como usar o copywriting para vender aprenda todas as técnicas e segredos para criar textos persuasivos utilizando gatilhos mentais super poderosos.

Como usar o Copywriting para vender.

Você quer aumentar suas vendas? Que tal atrair mais clientes para o seu negócio? Se você quer ter esses resultados, você precisa aprender como usar o copywriting para vender. Mas, você sabe o que é copywriting e como usar o copywriting para vender?

Antes de aprender como usar o copywriting para vender, você precisa aprender o que é copywriting.

Neste artigo, irei começar explicando para você o que é copywriting e como ele pode influenciar no seu negócio.

Depois disso, irei fazer uma abordagem sobre gatilhos mentais, uma técnica essencial para qualquer copywriter.

Após você entender o que é copywriting e aprender os principais gatilhos mentais e como utilizá-los, é hora de dar o próximo passo.

O próximo passo consiste em aprender como usar o copywriting para vender.

Nessa etapa, irei lhe ensinar as mais avançadas técnicas de uma forma fácil de aplicar.

Ao terminar de ler este artigo, você estará mais que preparado para iniciar a utilizar copywriting em seus negócios.

Agora que você já tem ideia do que iremos abordar neste artigo, podemos começar nossos estudos.

Sugiro que você faça anotações e que tente criar exemplos sobre o que ensinaremos.

Tudo isso ajudará você a fixar o conteúdo e a ter mais segurança para aplicar.

Mas o que é copywriting? | Como usar o copywriting para vender

Para que você aprenda a utilizar copywriting, primeiramente você precisa saber o que é copywriting, certo? Bom, copywriting nada mais é que a arte de escrever copy’s.

Mas o que seria uma copy?

Em tradução direta e literal para o português, a copy nada mais é que uma cópia.

Entretanto, copywriting não se trata de copiar textos até porque, se fosse assim, qualquer um poderia fazer sem o mínimo treinamento.

A copy, nesse contexto, trata-se de um texto de vendas.

É um texto criado com o objetivo de persuadir alguém a comprar algo ou a tomar determinada ação.

A copy também é conhecida como carta de vendas.

Ela pode estar presente em sites, e-mails, páginas de vendas e até mesmo vídeos e podcasts.

Trata-se de uma questão de criatividade.

Visto que a copy é, desde a sua origem, feita para convencer alguém, está mais que claro que é de fundamental importância saber como usar o copywriting para vender.

Uma carta de vendas bem feita e que utilize gatilhos mentais da forma correta garante muito mais que uma simples venda.

Ela pode ser utilizada, literalmente, para encantar clientes.

Uma empresa que faz isso muito bem é a Apple.

Eles desenvolveram uma forma perfeita de fidelizar clientes.

Hoje a Apple não tem clientes, ela tem fãs da marca.

Logo, a arte do copywriting também poderia ser chamada de a arte de transformar clientes em fãs.

Para isso, você tem que buscar se preocupar muito mais do que em vender.

Você precisa procurar maneiras de entender o seu cliente.

Uma das maneiras de entender o seu cliente é por meio do estudo da persona.

Segue um vídeo dando dicas importantes de como entender o comportamento de seu publico alvo.

Como descobrir a sua Persona.

Por considerar que esse estudo é de extrema importância para a aplicação de uma estratégia de copywriting perfeita e que traga resultados, peço licença a você para lhe explicar como descobrir a sua persona.

Essa explicação irá ajudar você a se comunicar melhor com seu cliente.

Ela também irá lhe ajudar durante a aplicação das estratégias de copywriting que irei falar aqui.

Digo isso, pois, antes de querer falar com alguém, você precisa saber com quem você irá falar.

Logo, para aprender como usar o copywriting para vender, é necessário ter em mente a pessoa com a qual você irá falar.

Entendendo a persona | Como usar o copywriting para vender

Com eu já disse anteriormente, entender a persona é fundamental para qualquer estratégia de copywriting.

Aqui, nessa explicação, não será abordado de forma profunda o estudo da persona, visto que já existem inúmeros artigos aqui no site sobre o tema. Irei focar então nos temas principais, ok?

O que é a persona? | Como usar o copywriting para vender

A persona é a pessoa com a qual você vai se comunicar.

É ela quem representa o seu cliente.

A persona vai muito além do público-alvo, haja vista que ela é a personificação dele.

É com a sua persona que você deve falar.

Então, se você quer saber como usar o Copywriting para vender, é necessário que você saiba, primeiramente, quem é a sua persona.

Mas, como descobrir a minha persona?

Como devo me comunicar com ela?

Bom, essas dúvidas iremos discutir nos próximos tópicos.

Descobrindo a persona – o público-alvo | como usar o Copywriting para vender

A descoberta da persona vai ser de grande valia se você quer aprender como usar o copywriting para vender.

Por isso, vou lhe explicar passo a passo como você pode descobrir e entender a sua persona.

Primeiramente você deve imaginar quem é o seu público-alvo.

Aqui iremos fazer uma abordagem puramente demográfica.

Para isso, você deverá saber, primeiramente os seguintes dados:

  1. Gênero – Seu público-alvo é composto principalmente por homens ou mulheres?
  2. Idade – Qual é a idade média de seu possível cliente?
  3. De onde ele é – Onde o seu cliente mora?
  4. Renda – Qual a renda média do seu público-alvo?

Mas como encontrar tais dados?

Bom existem algumas formas.

A primeira delas é analisar os dados dos seus clientes atuais.

Veja se você consegue obter essas informações do seu cadastro de clientes.

Se sim, faça as anotações e procure conformar a tendência nas próximas etapas.

Caso você não tenha uma lista de clientes ou caso não tenha os dados de que necessita com a sua lista de clientes atuais, é de fundamental importância que você dê uma maior atenção às próximas explicações, pois, irei lhe explicar como obter esses dados mesmo sem ter clientes ou mesmo sem ter até mesmo uma lista de emails.

Se você tem um site, essa tarefa pode ser bem mais simples.

Se no seu site já tiver o Google Analytics ou alguma outra ferramenta de análise, basta coletar as informações da mesma.

Caso ele não tenha, recomendo que você instale, pois, esses dados podem ser úteis no futuro.

Outra forma de descobrir os dados demográficos do seu público-alvo é por meio do Google trends.

Nele, por meio de uma palavra-chave ou outro termos, você pode ver a quantidade de buscas de um termo e os dados de quem buscou.

Além disso, você também pode se utilizar de pesquisas usando o Google Forms e pode, além disso, conversar com familiares e amigo.

Descobrindo a persona – a persona | Como usar o Copywriting para vender

Após descobrir quem é o seu público-alvo, é hora de partir para o estudo da persona em si.

Para isso é preciso que você enxergue a persona como uma pessoa.

Essa pessoa tem necessidades, desejos, sentimentos e emoções.

Quando falamos em como usar o copywriting para vender mais, é de extrema importância que você tenha isso em mente.

O primeiro passo é preencher o mapa da empatia.

Com isso você vai ter uma maior compreensão dos seguintes aspectos relativos à sua persona:

  1. O que ela fala → coisas que a sua persona diz às outras pessoas. Isso pode exprimir os maiores desejos dela;
  2. O que ela ouve → coisas que as outras pessoas dizem à sua persona. Isso influencia e muito as ações que ela toma;
  3. O que ela faz → essas são as ações que a sua persona toma no dia-a-dia. Também envolve os hábitos dela;
  4. O que ela vê → é o que ela enxerga ao seu redor;
  5. Quais as dores → quais são as coisas que mais incomodam a sua persona? O que mais faz ela sofrer? Você precisa ter isso em mente;
  6. Sonhos → Quais são os sonhos da sua persona? O que ela busca realizar? O que ela quer ter?
  7. Necessidades → o que a sua persona precisa ter para sanar aquela dor?

Esses são alguns tópicos essenciais para a descoberta da persona.

Lembre-se: o mais importante é se colocar no lugar dela e pensar como você pensaria se estivesse no lugar dela.

Aqui não irei me adentrar muito mais acerca do estudo da persona.

Digo isso, pois aqui em nosso site já escrevemos artigos nos quais falamos de forma mais aprofundada sobre a persona e mostramos a relação com como usar o copywriting para vender.

Você também pode clicar nos títulos dos artigos a seguir para ser redirecionado a eles:

Agora que já falamos da persona, vamos nos aprofundar nas técnicas de Copywriting.

Aqui falaremos mais sobre como escrever voltado para vendas e também sobre os gatilhos mentais.

A Arte do Copywriting | Como usar o copywriting para vender

Agora é o momento no qual iremos falar mais especificamente sobre como usar o Copywriting para vender.

Aqui iremos destrinchar a arte do Copywriting e faremos a abordagem sobre vendas.

A primeira coisa que você precisa entender é que o Copywriting não trabalha com a razão.

Ele trabalha com a emoção.

Os principais gatilhos mentais trabalham ou com a dor ou com o prazer. Também podem ser trabalhados os dois.

Com a prática e com o estudo você irá desenvolver as habilidades e será capaz de desenvolver cartas de vendas cada vez melhores.

Aqui mostrarei a você os principais gatilhos mentais que você utilizará durante o seu trabalho.

Segue vídeo com detalhes importantes sobre Gatilhos Mentais

Para tornar isso mais didático, farei uma abordagem utilizando exemplos.

Farei isso para que você tenha uma noção de como construir as frases e as cartas de venda.

Nesse momento é importante que você se lembre do que foi dito anteriormente: Copywriting trabalha com emoções, não com a razão.

Além disso, é essencial aqui que você conheça a fundo a sua persona.

Por isso, se você não leu os artigos que eu lhe recomendei anteriormente, sugiro que volte lá e leia.

Eles serão de extrema importância para que você aplique corretamente o Copywriting.

Após ler os artigos, faça a pesquisa da sua persona.

Isso irá lhe ajudar a saber como escrever, já que você não deve falar da mesma forma com todo mundo.

A depender do gênero, da idade, da região e da classe social, a forma como você fala com a sua persona irá mudar.

Interesses e Desejos de sua Persona.

Os desejos, as necessidades também serão diferentes.

Os sonhos e as dores neste momento são de fundamental importância.

Por isso recomendo que você tenha esses dados e que procure entendê-los a fundo.

Agora chegou o momento de entendermos como usar o Copywriting para vender.

Os gatilhos mentais | Como usar o copywriting para vender

Começaremos falando sobre os gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais são técnicas utilizadas pelos copywriters para influenciar comportamentos de leitores/ouvintes.

Eles buscam influenciar as emoções. Essas emoções, por sua vez, influenciam as ações tomadas.

A escolha da palavra “gatilhos” não foi feita por acaso.

Esse termo é utilizado, pois, assim como os demais tipos de gatilhos, os gatilhos mentais dão início a uma determinada ação.

Eles provocam uma reação, eles desencadeiam uma sequência pré concebida.

Os gatilhos mentais mais utilizados trabalham com dois tipos principais de emoção. Essas emoções são a dor e prazer.

Estudos apontam que as pessoas são mais motivadas a tomar uma atitude para evitar uma dor do que uma para ter algum prazer.

Entretanto, a depender do seu objetivo, gatilhos mentais que trabalham com a dor podem não ser uma opção.

Por isso, aqui irei falar sobre vários e lhe dar exemplos também. Isso ajudará você a escolher quais usar durante seu trabalho.

Lembre-se que para aprender como usar o copywriting para vender é necessário praticar muito.

Gatilhos de escassez | Como usar o copywriting para vender

Sem dúvidas um dos gatilhos mentais mais utilizados é o da escassez.

Aqui nós trabalhamos com a dor. A dor de deixar de conseguir algo, a dor de perder uma oportunidade.

Vejamos um exemplo desse gatilho:

“Compre logo, essa oferta só é válida para os 50 primeiros

No exemplo anterior, a afirmação diz ao leitor que a oportunidade de comprar o anunciado é válida somente para os cinquenta primeiros.

Um outro exemplo seria:

Somente mais 50 unidades disponíveis. Garanta já a sua!”

Nesse exemplo, o leitor percebe que, se não estiver entre os cinquenta primeiros, ele não conseguirá comprar o item que deseja.

Outra coisa importante quando falamos sobre como usar o copywriting para vender é o Call To Action.

Apesar de eu não ter mencionado ele neste artigo, ele esteve presente desde o início.

O Call To Action (ou CTA) é uma chamada para ação. Saber usar ele é essencial quando falamos sobre como usar o copywriting para vender. Ele motiva o usuário a fazer algo. Palavras e expressões como “clique aqui”, “assista”, “leia”, “Garanta já a sua” são frequentemente utilizadas.

Gatilhos de urgência | Como usar o copywriting para vender

Gatilhos da urgência, assim como os da escassez, trabalham com a dor de perder uma oportunidade. Aqui, geralmente, a moeda é o tempo. Eles são essenciais quando falamos sobre como usar o copywriting para vender.

Vejamos um exemplo:

“Corra, pois o vídeo estará  disponível somente por 7 dias

Nesse caso, o leitor vê que, se não assistir ao vídeo naquele prazo, poderá não ter a oportunidade de assistir àquele conteúdo. Ou seja, perderá a oportunidade.

A Autoridade | Como usar o Copywriting para vender

Quando você se posiciona como referência em determinado assunto, você tende a ser uma autoridade. É essencial se posicionar como autoridade quando falamos sobre como usar o copywriting para vender. O exemplo do qual eu mais gosto é o do médico. O médico, simplesmente por ser médico, tende a ser considerado uma autoridade. A formação em Medicina confere isso a ele. O mesmo ocorre com um advogado, com um engenheiro, etc. Isso também pode acontecer com você.

Quando você entende algo profundamente, seja por estudos próprios ou experiência, e você consegue passar confiança, as pessoas tendem a enxergar vocÊ como uma autoridade.

Reciprocidade | Como usar o copywriting para vender

A reciprocidade ocorre quando você ativa na pessoa a vontade de retribuir a você algo que você deu a ela. Essa sensação geralmente ocorre quando você produz e divulga muito conteúdo gratuito. As pessoas que se sentem beneficiadas por aquele conteúdo têm a vontade de retribuir isso a quem o produziu.

Novidade | Como usar o Copywriting para vender

Quantas vezes você não comprou algo simplesmente porque era novo? Esse é o gatilho da novidade. Ele é essencial quando falamos sobre como usar o copywriting para vender.

Você precisa fazer com que a sua persona entenda que aquilo é uma novidade, uma exclusividade. Muitas empresas e marcas trabalham isso até mesmo após passarem meses do lançamento do produto. Elas só consegue isso por entender a fundo sua persona e por saber como usar o copywriting para vender.

Prova social | Como usar o copywriting para vender

Você com certeza já teve bastante contato com esse tipo de gatilho. Inúmeras marcas contratam atores para recomendar seus produtos. Esse é, sem sombra de dúvidas o gatilho mental mais utilizados quando falamos sobre como usar o copywriting para vender. Os digital influencers, quando divulgam algo, não utilizam nada mais que o gatilho mental da prova social. Outro exemplo está nos anúncios da Colgate, veja:

Veja a frase:

“Colgate, a marca nº 1 em recomendação dos dentistas”

Nela existem dois gatilhos, o da autoridade e o da prova social. O da autoridade ocorre quando fala que as pessoas que recomendam são dentistas. Os da prova social ocorre quando diz ser a marca número um segundo eles.

Outro exemplo:

“9 em cada 10 pessoas dizem amar nosso produto”

Esse é outro exemplo de prova social. Você concorda que um produto com 90% de aprovação de clientes é bom? A resposta sim é o objetivo desse gatilho. Isso é muito comum quando falamos em como usar o copywriting para vender.

Mais gatilhos mentais | Como usar o copywriting para vender

Se você quer saber mais gatilhos mentais, pode acessar este artigo  sobre gatilhos mentais em nosso blog. Basta clicar aqui ou no link a seguir:

Gatilhos mentais para vendas: Saiba o que todos deveriam saber para alavancar suas vendas

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