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Google Analytics o que é e para que serve?
Saiba o que é o Google Analytics e para que serve, já que esta ferramenta é fundamental para entender perfeitamente tudo que ocorre em detalhes com seu investimento de Marketing Digital.
Análise de dados
Você já parou para pensar o quanto é importante saber perfeitamente o que acontece com seus investimentos em Marketing Digital? Por isso mesmo que gostaríamos de explicar neste artigo o que é o Google Analytics e para que serve, sendo assim, vamos começar.
Google Analytics o que é?
O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de tráfego que pode e deve ser usada em sites, lojas virtuais ou blogs, já que com essa ferramenta teremos detalhes fundamentais para compreender precisamente tudo que acontece com o comportamento das pessoas que passam por seu site em uma jornada muito detalhada e assim, você possa saber perfeitamente todos os detalhes de quem apenas visitou seu site, até mesmo quem converteu no seu site.
Poderíamos chamar de conversão uma pessoa que por exemplo entrou em contato com sua empresa ou negócio ou mesmo efetivou essa compra caso você possua uma loja virtual.
O principal objetivo do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site, o detalhe maravilhoso disso é que você poderá saber precisamente vários fatores fundamentais para saber os resultados de seus investimentos até mesmo saber se seus investimentos estão tendo retorno, o que esta te dando mais retorno e por outro lado o que não esta te dando retorno financeiro, tendo assim uma ideia clara de seu ROI.
ROI e o comportamento dos usuários
O ROI ou Return On Investment, consiste em uma métrica utilizada para mensurar o rendimento obtido com uma dada quantia de recursos financeiros. O ROI é dado pela razão entre o lucro líquido alcançado e o investimento efetuado dentro de um dado período. Sendo assim, é obvio que saber o lucro liquido é o que vale dentro do Marketing Digital e uma empresa de marketing digital profissional faz toda a diferença para te ajudar a compreender toda complexidade dessas informações.
Com base nas informações coletadas através do Google Analytics poderemos analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado como resposta a uma determinada campanha de marketing digital, fazendo o que era esperado no projeto inicial, ou o que pode ser feito para corrigir o problema.
Qual a importância do Google Analytics?
O Google Analytics é utilizado por muitos websites para monitorizar o tráfego e analisar o comportamento dos utilizadores. Este programa fornece dados sobre as visitas dos utilizadores de um site, incluindo quanto tempo lá permanecem, que páginas visualizam, e em que links clicam. Estas estatísticas ajudam os proprietários de sites a compreender como os visitantes utilizam o seu síte, e a melhorar o seu conteúdo.
GA é uma excelente ferramenta para medir o tráfego no seu website. Fornece-lhe estatísticas detalhadas sobre o comportamento dos seus visitantes. Pode utilizar estes dados para melhorar o desempenho do seu sítio. Além disso, pode integrar a AG em outras aplicações, tais como WordPress ou Drupal.
Razões para usar o Google Analytics
Claro, há muitas perguntas que se fazem todos os dias sobre o seu negócio ou blogue. Algumas destas perguntas podem ser respondidas simplesmente através da abertura do Google analytics. Os dados sobre tráfego para a página, localização do seu visitante, canais de origem e informação em tempo real sobre o que está acontecendo no seu site são uma fracção em comparação com o que pode ser verificado nesta ferramenta.
O acompanhamento do comportamento dos seus públicos alvo é importante a muitos níveis. Apontemos alguns exemplos que são relevantes para todos os negócios.
Saber de onde vêm os visitantes
O Google Analytics é uma excelente ferramenta para medir as fontes de tráfego. Fornece dados sobre a origem das visitas e ajuda-o a compreender como as pessoas chegam ao seu site. Estas informações permitem-lhe tomar decisões sobre a optimização do conteúdo e melhorar as suas estratégias de marketing.
Compreender o perfil dos seus visitantes
As personas são utilizadas como uma ferramenta para o ajudar a criar conteúdos mais relevantes. Os dados demográficos ajudam-no a saber que tipo de público tem e como alcançá-los. Google analytics é uma ferramenta que o ajuda a melhorar o seu sítio web, fornecendo informações sobre os visitantes.
Descubra os canais que geram a maior parte das conversões.
Num primeiro momento, parece interessante para as empresas explorar diferentes canais para descobrir novas oportunidades. Gradualmente, porém, devem dar prioridade às que proporcionam mais resultados, a fim de melhorar o investimento. Tudo isto poderia ser trabalhado no Google analytics de uma forma intuitiva, porque além de fornecer dados muito ricos sobre o utilizador, a ferramenta também fornece mecanismos para testes A/b.
Identificar o melhor conteúdo para cada página
Nos relatórios da AG são também listadas as páginas com melhor desempenho. Podemos ver qual o conteúdo com melhor desempenho, de acordo com os seus parâmetros preferidos.
Descobrir a velocidade de carregamento das páginas
O Google fornece uma ferramenta gratuita chamada PageSpeed Insights que nos permite otimizar o nosso website. Esta ferramenta é muito útil porque nos permite medir a rapidez com que o nosso site carrega. Também utilizamos o Google Analytics para monitorizar o tráfego e as conversões.
Google Analytics | Relatórios precisos e analises exatas.
Com o Google Analytics sempre teremos a possibilidade de fazer analises precisas e exatas de todos os detalhes sobre as campanhas de marketing, ja passamos da época de supor onde investir e o que pode dar mais retorno para cada campanha de marketing, com o Google Analytics, tudo é absolutamente mensurável conseguindo saber exatamente quais medidas podemos e devemos tomar em todas as campanhas de Marketing, obviamente as informações geradas pelo Google Analytics devem ser feitas e analisadas por profissionais e nós da DC Comunic Agencia Google Partner temos formação profissional para analisar todos esses detalhes mostrando para nossos clientes qual o caminho seguir para obter os resultados traçados nas estratégias de marketing.
Algumas possibilidades que o Google Analytics pode gerar em seus relatórios para analises.
Como instalar o Google Analytics?
O código do Google Analytics é inserido no código fonte HTML da página. Isto permite recolher informações sobre o comportamento dos visitantes durante a navegação no site. Poderá então analisar estas estatísticas para melhorar as suas páginas web.
Para criar a sua conta, basta iniciar sessão na sua conta Google e seguir as instruções fornecidas. Uma vez conectado, será direcionado para uma página com um código snippet. Copie este código e cole-o na caixa de texto fornecida. Será então redirecionado de volta para a mesma página com uma explicação do que precisa de fazer a seguir. Isto é feito porque queremos ter a certeza de que está de fato a criar uma nova conta e não a tentar utilizar a de outra pessoa. Depois de completar os passos, receberá um e-mail com mais instruções.
Gerando o código de acompanhamento
Para instalar o Google Analytics, a primeira coisa que precisa de fazer é criar um código de localização único. É bastante simples, na verdade.
Clique no botão Google Analytics no canto superior direito “Criar uma Conta”. Ou, se já tiver uma conta Gmail, então simplesmente inicie a sessão nela.
Pode criar uma nova conta ou iniciar sessão numa conta já existente na página seguinte. Isso caso não tenha sido realizado no passo anterior
Uma vez conectado, será direcionado para uma nova página onde deverá clicar em ‘Inscreva-se’.
Após esta etapa, será redirecionado para o ecrã seguinte, onde terá de introduzir o seu nome de domínio para que o código possa gerar.
Mas não se preocupe; vamos ajudá-lo a compreender cada um deles individualmente. É muito sossegado!
Tem de escolher entre “Website” ou uma “Aplicação Móvel”. No padrão, a opção “Primeiro” website já está selecionada.
- Nome da conta
Que nome irá identificar a conta? Por exemplo: “Empresa X websites”
- Nome do Website
Introduza aqui o nome do ste que pretende analisar. Por exemplo, “Blog do negocio X” ou “Site de negocio X”.
Se quiser utilizar uma conta para vários sítes, é necessário identificá-los corretamente para não ficar confuso.
Por exemplo, pode ter uma empresa que trabalha principalmente com clientes B2C ou B2B, mas tem domínios separados para cada um.
Deve organizá-los, por exemplo, por “Empresa X B2C” e “Empresa X B2B”.
- URL do website
O URL da página a ser analisada. Exemplo: https://www
- Categoria do setor
Não é uma opção obrigatória, mas se quiser obter melhores perspectivas sobre o futuro, selecione uma opção.
- Fuso Horário
Opcional, mas recomendado. No entanto, a configuração corretas ajudá-lo-á a fazer uma análise ainda mais detalhada dos hábitos de navegação do seu visitante.
- Configurações do compartilhamento de dados
As definições são detalhadas, mas de um modo geral, permitirão que os seus dados pessoais sejam analisados tanto pelo Google como pelos seus peritos.
- Configurações do compartilhamento de dados
As definições são detalhadas, mas de um modo geral, permitirão que os seus dados pessoais sejam analisados tanto pelo Google como pelos seus peritos.
Só é necessária uma conta Google Analytics para analisar vários sítes. Não é necessária uma conta para cada um deles.
É possível agregar os websites e blogs de várias empresas e obter relatórios diferentes para cada uma delas.
Pode compartilhá-lo com outros, tais como a equipe de marketing.
Cada conta Google só pode ter UMA conta Analytics.
Está bem? Depois de introduzir toda a informação, clique em “Obter ID de Acompanhamento” no final da página para ver e aceitar os Termos de Serviço e obter o seu ID.
Quando aceitar os termos, aparecerá uma página onde encontrará todo o tipo de códigos para instalação.
Com este código em mente, está pronto para o inserir na página web e começar a rastrear dados.
Instalar o Google Analytics no seu site
Já adquirimos o código e podemos afirmar com segurança que mais da metade do caminho ja foi percorrido até agora.
Não há mistério nenhum em instalar como você verá
Instalar o Google Analytics no seu site
Já adquirimos o código e podemos afirmar com segurança que mais da metade do caminho ja foi percorrido até agora.
Não há mistério nenhum em instalar como você verá.
Assegure-se que pode atualizar o seu site
Certifique-se de que tem permissão antes de editar o seu website, quer esteja na parte de código, através do seu WordPress, ou de qualquer sistema de gestão de conteúdos.
Caso contrário, terá de adquirir esta permissão ou trabalhar com alguém que já tenha acesso ao backend. O seu programador ou alguém do seu departamento de TI.
Sem este acesso, não será possível fazer grandes progressos. Assegure-se de completar este passo antes de avançar. Está bem?
Instalação direta
- Para acessar à página do Google Analytics, vá para a página do Google Analytics. Em seguida, copie o código para “rastreamento de website”. Finalmente, copie o código que se encontra dentro da caixa.
- Abra o seu WordPress, ou abra o código HTML do seu síte.
Pode ir ao WordPress, ou outro sistema de gestão de conteúdos, e clicar em:
Aparências > Editar. Isto permitir-lhe-á acessar ao seu modelo, que é o local onde deve inserir os códigos.
Se tiver outra plataforma, vá para o “index.html”.
- Cole o código copiado na sua página web imediatamente antes do código </head> tag.
- É muito importante colocar o código imediatamente antes de fechar a etiqueta da head () em todas as páginas que deseja seguir.
Foi um pouco difícil? Existem plugins que tornam este trabalho muito mais fácil
Instalação de plugins no WP
Alguns plugins podem ajudar na instalação do Google Analytics se estiver utilizando a plataforma WordPress.
Aqui listamos alguns deles para que possa escolher o melhor!
Insert Headers and Footers
Este plugin simples permite aos utilizadores adicionar scripts extra às suas páginas.
Vá até o Dashboard do seu WordPress → Plugins → Adicionar novo.
- No campo de busca, digite “Insert Headers and Footers”.
- Clique em “Buscar” e o WordPress lhe dará os resultados encontrados. Encontre o plugin correto e clique em “Instalar agora”.
O WordPress instalará automaticamente o plugin para o seu site.
- Voltar ao menu Plugins;
- Selecione o plugin baixado;
- Clique em “Ativar Plugin” para completar o processo.
- Insira o código de acompanhamento.
Google Analyticator
Com o Analyticator, pode facilmente instalar e configurar o plugin, e pode até visualizar os dados analíticos diretamente do seu painel de controle do WordPress.
Para a instalar:
- Instale o plugin e depois ative-o (como fez no exemplo anterior).
- Clique para se ligar à sua conta Google Analytics e iniciar sessão.
- Cole o seu código de autenticação do Google Analytics no campo fornecido e depois clique em Guardar e Continuar.
- Escolha a conta Analytics que pretende seguir.
- Permita que o Google faça login na sua conta
- Role até o final e clique em “salvar”
Uma vez instalado o código, basta entrar na sua conta GA e clicar no separador “relatórios” no menu superior esquerdo para começar a seguir os novos dados.
Normalmente leva de 12 a 24 horas antes do Google começar a fornecer toda a informação que deseja.
É isso mesmo! Pode agora usar com sucesso o seu Google Analytics para obter melhores resultados no seu blogue!
Como eu sei se a UA foi instalada corretamente?
A extensão Google Tag Assistant exibe as etiquetas dos produtos Google na página. Isto permite-nos ver se há algum erro ou problema com o nosso código.
As etiquetas são utilizadas para identificar artigos. Quando as etiquetas são azuis, então está tudo bem. Mas se a etiqueta for vermelha, então há um erro algures. Clicando na etiqueta dir-lhe-á o que precisa de ser feito.
Quais as principais métricas do Google Analytics?
Visitantes
Os visitantes são pessoas que vêm ao seu sítio web. Podem ser novos visitantes ou visitantes repetidos. Novos visitantes são aqueles que vêm ao seu sítio web pela primeira vez. Os visitantes repetidos são aqueles que regressam repetidamente. Os visitantes podem usar diferentes canais para chegar ao seu sítio web. Por exemplo, podem pesquisar no Google ou no Facebook. Podem também ir directamente ao seu sítio web, digitando o URL. Os visitantes podem permanecer no seu sítio web por um curto ou longo período de tempo. Podem até sair sem gastar qualquer dinheiro.
Hits
Toda e qualquer interacção de um Visitante com um Website começa com um Hit. Sempre que um Visitante acede a qualquer Página com o Código de Rastreio Instalado, um Novo Acerto é Recebido pelo Google Analytics. Este Hit Carries, entre várias outras informações: IP;. Data e Hora do Acerto;. Versão do Browser;.
Cada vez que um visitante acede a uma página web, o navegador envia um pedido ao servidor contendo informação sobre a página solicitada (URL, título, etc.). Estes pedidos são agrupados em sessões. Veremos como estas sessões nos ajudam a compreender o que os visitantes fazem no nosso sítio web.
Sessão
Cada vez que um utilizador visita um sítio web, é criada uma nova sessão. Isto significa que, se quiser saber quantas sessões existem, precisa de as contar manualmente. Também é necessário considerar que cada sessão dura até à meia-noite ou até que o utilizador faça alguma coisa.
O utilizador clicou no link para o primeiro subdomínio. Navegou depois entre várias páginas dentro deste subdomínio. Após 30 minutos de inactividade, deixou o subdomínio. Isto significa que o utilizador não permaneceu no sítio durante mais de 30 minutos. Por conseguinte, não é necessário enviar dados sobre esta sessão.
O que é uma taxa de rejeição?
As rejeições não são realmente rejeitadas pelo utilizador, mas significam simplesmente que ele não permaneceu tempo suficiente no site para ver mais do que uma página. Ele pode ter estado interessado na primeira página, mas depois aborreceu-se ou encontrou outra coisa interessante.
O que é o tempo na página e duração da sessão?
Uma terceira métrica muito importante para uma análise é a duração da sessão. A duração da sessão é medida pelo número de visitas feitas pelos utilizadores ao seu website. No exemplo acima, o visitante médio permanece na página durante cerca de 3 minutos.
A sessão teve a duração de 5 minutos. A primeira interacção foi às 10 da manhã e terminou às 10:05 da manhã. O utilizador fechou a janela do navegador e saiu do site após 2 minutos.
Esta pergunta pede-nos para identificar a letra correcta com base no número de interacções com o website. Precisamos de identificar a letra correcta, analisando o número de interacções. A primeira interacção ocorreu às 10:00 e a segunda às 10:02. Às 10:32, a sessão de análise foi encerrada. Por conseguinte, devemos escolher a letra ‘C’ como a resposta correcta.
Em cada sessão com rejeição, o utilizador visita apenas uma página web. Isto significa que não há tempo gasto a navegar noutras páginas. Por conseguinte, a duração média da sessão é zero.
Qual a diferença entre canal origem e mídia?
Ao criar um relatório de aquisição de canais, precisamos de saber se uma fonte ou meios de comunicação está a conduzir o tráfego para o nosso site. Isto é feito comparando o número de visitas vindas de cada fonte/meios de comunicação social com o número total de visitas ao sítio. Para o fazer, temos primeiro de compreender o que é um canal. Um canal é simplesmente um grupo de fontes (e.g., Facebook, Twitter) ou meios de comunicação (e.g., Google Search). Por exemplo, digamos que queremos ver quantas pessoas vieram ao nosso sítio através da pesquisa Google. Podemos fazer isto através da dimensão “Canal”. Podemos também comparar o número de visitas vindas directamente do Google com o número total de visitantes do nosso site. Isto ajuda-nos a determinar se o Google está a conduzir tráfego para o nosso site ou se é um visitante directo.
Canais
Os principais canais observados são a Pesquisa Orgânica, Tráfego Directo, Meios de Comunicação Social, Encaminhamentos, Email Marketing e Publicidade paga.
Quando o URL é acedido directamente pelo utilizador, este canal é considerado tráfego directo. Quando o URL é acedido através de motores de busca, meios de comunicação social, e-mail, boletins informativos, feeds RSS, sites externos com ligações ao seu website ou anúncios pagos, este canal é considerado tráfego orgânico. Quando o URL foi referido por outro site, este canal é considerado como tráfego de referência. Quando o URL não se insere em nenhuma destas categorias, este canal é considerado como tráfego de exibição.
Origem e Mídia
Cada sessão começa com uma fonte e um meio. Estas duas dimensões são utilizadas pela Analytics para determinar se um utilizador veio de uma pesquisa orgânica ou de meios de comunicação social.
Dependendo da combinação entre estas 2 dimensões, Analytics atribuirá automaticamente a sessão ao canal: m.facebook. com/referral social.google.com/organic organic search.google.com/cpc pesquisa paga.
Por outras palavras, a aquisição de um canal não é necessariamente uma aquisição dimensional. É uma forma de agrupar o tráfego para facilitar a sua análise, como é o caso da fonte e dos meios de comunicação. Para compreender como analisar estes dados de uma forma estratégica, o nosso CMO, Victor Peçanha, fez um vídeo que explica tudo. Confira-o!
UTM’s
Este é um artigo muito interessante sobre a utilização de parâmetros UTM. Mostra como adicionar estes parâmetros aos seus URLs. Explica também como criar relatórios que mostram que tráfego vem de diferentes fontes.
A fim de ver o que acontece quando mudamos a fonte, os media ou o termo de uma sessão, vamos tentar mudar a fonte, os media e o termo de uma sessão. Utilizaremos o mesmo input que antes, mas mudaremos a fonte, os meios de comunicação e os termos da sessão. Aqui está um exemplo de tal modificação:
“`js
Exemplo Disparo de Email Marketing
O diretor de marketing da empresa XYX quer filmar uma campanha de marketing por e-mail para a sua base de contacto. Ele quer saber exatamente quantos utilizadores que clicaram no link do seu e-mail acessaram ao seu website. Assim, cria uma UUID (Universally Unique Identifier) única para o correio eletrônico. Cada sessão iniciada pelo e-mail irá aparecer em análise da seguinte forma:
Exemplo Campanhas no Facebook
O diretor de marketing da empresa XYX quer medir qual o banner que recebe mais cliques numa Campanha no Facebook. Ele cria então dois UTM’s diferentes para estes anúncios, como se segue: Desta forma, cada sessão iniciada pelos links pode ser facilmente visualizada no relatório de aquisição da Analytics como se segue:
Esta campanha foi criada ao clicar numa faixa vermelha ou verde. A fonte do tráfego era o Facebook, e o tipo de mídia era Banner Campaign. O nome da campanha era Vermelho ou Verde, dependendo do banner em que o utilizador tinha clicado. IMPORTANTE: Ao utilizar UTM’s, a análise nem sempre agrupa a fonte e as dimensões dos meios de comunicação dentro dos canais corretos. Quando isto acontece, estas sessões serão agrupadas sob o canal OUTRO. Não existe um padrão definido para a criação de campanhas UTM, mas recomendamos que se sigam sempre as melhores práticas disponíveis aqui.
A UTM ajuda-o a compreender o que as pessoas fazem quando chegam ao seu website. Pode utilizar este conhecimento para melhorar a sua estratégia de marketing. Mas se quiser atrair visitantes que se transformam em clientes, precisa de saber mais do que de onde eles vieram. Também precisa de saber se eles converteram ou abandonaram o seu sítio web.
A fim de realizar uma análise eficaz dos seus dados de conversão, deve primeiro compreender como funciona a Analytics. Tem de saber como interpretar os dados que recebe de volta do Google Analytics. Isto inclui saber como ler e analisar os dados que regressam dos vários relatórios. Também deve saber como configurar as variáveis correctas da campanha UTM. Finalmente, deve saber como segmentar correctamente o seu tráfego, utilizando as diferentes dimensões disponíveis no Google Analytics.
Como funcionam as metas e conversões no Analytics?
Sempre que alguém visita o seu sítio web, quer que realize uma ação. Quer que preencha um formulário, faça uma compra, ou veja uma página específica.
Definição dos objetivos
O primeiro passo para começar é definir quais são os seus objetivos de mercado e as viagens do cliente dentro do seu sítio web. Neste caso, precisamos de saber quantas pessoas completam o processo de checkout. Também necessitamos de saber quantos utilizadores solicitam contacto comercial. Finalmente, precisamos de saber o número de utilizadores que subscrevem a nossa newsletter.
Neste caso, podemos dizer que o número de inscrições registradas pelo sistema é igual ao número total de pessoas que se inscreveram online mais as que se inscreveram pessoalmente.
Neste caso, é possível medir o número de utilizadores que se registram mas não o número de inscrições efetivas. Isto significa que o número de pessoas que realmente se inscreveram no programa é muito inferior ao número de utilizadores registrados.
Como as metas funcionam no Analytics
Os objetivos analíticos são configurados ao nível da propriedade. Podem ser utilizados para aplicar a análise a páginas ou ecrãs específicos. Também podem ser utilizados para medir a quantidade de tempo gasto no seu website ou aplicação móvel. Os objetivos também podem ser configurados para medir eventos que ocorrem enquanto o seu utilizador está no seu sítio ou aplicação. Estes eventos incluem compras feitas pelos seus clientes, visualizações de páginas, e outras atividades realizadas pelos seus utilizadores.
Um evento é desencadeado quando um utilizador clica num botão. Isto pode ser um formulário de inscrição, um link de confirmação de compra, etc.
Existe mesmo um modelo específico de taxa de conversão para rastrear resultados em lojas virtuais. Assim, o Google Analytics pode calcular receitas e métricas de ROI rastreando as compras no seu website. Tem de adicionar o código de rastreio da loja virtual ao seu cesto de compras.
Por ser um processo um pouco mais complicado, sugerimos que contrate os serviços de um programador ou utilize uma plataforma de comércio eletrônico que suporte esta funcionalidade.
Como funcionam as dimensões primárias e secundárias no Google Analytics?
A análise do Google permite-nos ver quantas pessoas visitaram o nosso site, que tipo de dispositivo foi utilizado, e para que página estavam a olhar. Também podemos ver quanto tempo cada visitante permaneceu no nosso sítio. Estes números ajudam-nos a determinar se o nosso sítio funciona bem para os utilizadores, e se existem problemas. Podemos então fazer alterações para melhorar a experiência.
Os dados de localização são utilizados para determinar a melhor região para publicidade. Os dados de campanha são utilizados para determinar quais são as campanhas publicitárias mais eficazes.
Como criar relatórios personalizados no Google Analytics?
GA fornece muitas ferramentas úteis, mas também algumas que podem ser menos do que ideais. Por exemplo, o relatório por defeito é muito básico e não fornece quaisquer informações sobre o desempenho do seu sítio. Além disso, não há forma de exportar os dados introduzidos no relatório como ficheiro Excel ou ficheiro CSV.
Por que ocorre spam no Google Analytics e como evitá-los?
O spam de reenvio é um tipo de falso acerto. Isto acontece quando um utilizador clica num link de um relatório, mas na realidade não vai ao site. Isto faz com que o tráfego pareça ser spam, mas não conta realmente para as suas estatísticas.
A taxa de ressalto é um indicador importante de como as pessoas interagem com o seu sítio web. As pessoas que vêm ao seu sítio uma vez e nunca regressam são consideradas saltos. Esta métrica mostra quantos visitantes deixam o seu sítio depois de verem apenas uma página. Quanto maior for a taxa de ressalto, maior é a probabilidade dos seus visitantes saírem sem interagir com o seu conteúdo.
Uma vez identificados os domínios suspeitos, pode simplesmente apagá-los ou bloqueá-los utilizando filtros. Isto não é necessariamente complexo, desde que se siga as instruções passo a passo fornecidas pela equipa de segurança da Google.
O que é o Google Analytics ?
GA 360 é uma versão melhorada do serviço gratuito do Google Analytics. Fornece muitas características novas tais como relatórios em tempo real, painéis de controle personalizados, e capacidades melhoradas de elaboração de relatórios. GA 360 também lhe permite integrar o seu website noutros serviços como o Facebook e o Twitter. GA 360 está disponível tanto para uso pessoal como para fins comerciais.
Google Analytics 360 é uma versão de atualização da versão gratuita do Google. O novo produto oferece mais funcionalidades do que a versão anterior. Também serve clientes que precisam de superar os hits mensais consumidos pela versão gratuita.
No Google Analytics, este acesso significa que pode ver quantas pessoas visitaram o seu sítio web, mas não pode saber quem são ou o que lá fizeram. Também não pode saber se elas voltaram mais tarde ou se compraram alguma coisa.
Quais são os benefícios do Google Analytics ?
Para além da questão de ultrapassar o limite de hits imposto pela Versão Livre, o GA360 também traz outras vantagens que ajudam na automatização do Marketing e favorecem a análise da informação. Comparamos as duas versões para melhor clarificar estes ganhos.
Redução de atraso
A versão gratuita leva mais tempo do que a versão paga para actualizar os dados, o que pode causar atrasos de até 12 horas, mas a versão paga actualiza os dados em minutos e fornece mais detalhes sobre os seus clientes.
Amostragem
Quando ultrapassa 10 milhões de visitas/mês na versão gratuita, os seus dados já não são processados. Deve pagar para continuar a receber dados. Os dados são amostrados para relatórios não amostrados que excedam 500K sessões. GA360 permite-lhe analisar relatórios com ou sem dados de amostra, e as amostras são realizadas apenas quando excedem sessões de 1B. Isto garante-lhe um máximo de 2B batidas por mês.
Exportação
Pode exportar os seus dados para o formato Excel ou CSV. Com esta ferramenta pode exportar até três milhões de filas. Esta é uma grande vantagem se quiser realizar uma análise da estratégia de marketing.
Métricas e relatórios
Com a versão gratuita, tem acesso a 20 métricas personalizadas, enquanto a GA 360 lhe permite criar até 200 métricas. Também pode adicionar relatórios de outras propriedades, expandindo as suas opções de integração.
Este artigo foi escrito por especialistas que sabem do que estão a falar. Deve lê-lo cuidadosamente, pois contém informações valiosas. Se precisar de mais ajuda, recomendamos-lhe também que consulte todo o nosso material no Google Search Console, que inclui tudo o que precisa de saber sobre esta importante ferramenta. Esperamos que goste de o ler e que se divirta a analisar os seus dados.
Entender o melhor horário para suas ações
Sabendo o momento em que os seus visitantes estão mais ativos no seu sítio web, pode agendar ações em conformidade. Também pode evitar fazer coisas durante essas horas, tais como atualizar o seu sítio.
Descobrir causas para abandono do seu site
A taxa de salto é uma métrica importante a analisar porque nos diz se as pessoas estão ou não interessadas nos nossos serviços e produtos. Se virmos que a maioria dos nossos visitantes sai depois de ver apenas uma página, então devemos tentar melhorar a qualidade dessa página.
Compreender quais os dispositivos utilizados por seus visitantes
Hoje em dia é essencial que as suas páginas web sejam otimizadas para dispositivos móveis, este é mesmo um dos factores que pode prejudicá-lo nos resultados de pesquisa se não cumprir as diretrizes do Google, mas também é possível que precise de gastar mais dinheiro no celular do que no ambiente de trabalho, ou mesmo que, se o seu negócio precisar, faça mais sentido desenvolver aplicações ou ações para o celular em vez do ambiente de trabalho.
A análise do tráfego do seu site permite-lhe identificar os dispositivos utilizados pelos seus utilizadores para acessar ao seu site. Estes dados podem ser partilhados com outras empresas para aumentar o número de visitas ao seu sítio web.
dicas para extrair mais do Google Analytics
A primeira dica essencial é compreender a importância da dimensão secundária. É uma ferramenta fácil de usar que fornece muito valor. A maioria das pessoas não sabe como funciona ou nem sequer se apercebe que ela existe.
– Monitorando Eventos
A interface do utilizador deste website é simples e fácil de utilizar. Há muitos links na página, mas há também alguns botões que precisam de ser pressionados para abrir outras páginas. Alguns destes botões estão escondidos atrás de outros elementos, pelo que é necessário saber como identificá-los.
Para descobrir esta informação, a GA fornece a capacidade de configurar em detalhe que dados serão recolhidos através de eventos e como estes eventos serão organizados. Esta organização é baseada nos parâmetros que foram definidos.
Automatizando
Para configurar o código a executar regularmente, clique no relógio do menu Apps script, como mostra a imagem seguinte, depois clique em Add New Trigger e selecione que função e com que frequência precisa de ser executada. Aí está! Agora tem um relatório personalizado e automático. Pode agora experimentar diferentes consultas e ajustar o código às suas necessidades exatas.
Como filtrar os Spam Bots?
Não existe um método 100% eficaz para prevenir estas fraudes. Sugerimos dois métodos que o podem ajudar a resolver o problema.
Usando WordPress e não quer editar o seu arquivo htaccess ?
Para este caso, pode utilizar o plugin WP -Ban para lhe facilitar o bloqueio de visitantes indesejados. O plugin WP -Ban dá-lhe a capacidade de bloquear utilizadores por IP, intervalo de IP, nome do anfitrião, agente de utilizador e URL de referência de visitar o seu blog a partir do Painel de Administração do WordPress. Esta é uma excelente solução para pessoas que não se sentem confortáveis a editar o seu ficheiro.htaccess ou que não se sentem seguras a fazê-lo.
Focar em métricas de vaidade
O gestor de marketing deve estar ciente de que a maioria destas métricas são inúteis. Não ajudam a vender nada. O departamento de vendas é responsável por trazer o dinheiro. Tudo o resto é uma despesa.
As métricas da vaidade são inúteis porque não indicam como o Marketing Digital contribui eficazmente para gerar oportunidades de negócio. 60.000 page views não indicam se o website foi visitado por 100 ou 60,00 pessoas, duas situações muito diferentes que requerem diferentes tipos de melhorias (aumentar o alcance versus tornar o conteúdo mais envolvente, por exemplo). Mais importante ainda, o número não diz se esses visitantes se tornaram líderes ou clientes, que são os resultados reais para a empresa.
Um grande número de seguidores não significa necessariamente que os seguidores sejam utilizadores activos. Na verdade, muitas pessoas seguem-no porque pensam que é interessante ou fixe. Deve-se ter cuidado com o que se publica nas redes sociais. O seu objetivo não é falar com um grande número de seguidores, mas sim vender e atrair novos clientes. Se as suas ações não conduzem a este objetivo, elas são inúteis.
Tomar decisões precipitadas em função de métricas incompletas
As métricas são ferramentas importantes para a tomada de decisões empresariais. Contudo, as métricas nem sempre são o que se pensa que são. Por vezes, podem mesmo induzir-nos em más decisões. Nunca deve tomá-las como verdade evangélica.
Um exemplo em que isto se torna claro. Isto porque um potencial cliente descobriu a empresa através de um anúncio, e depois visitou-a várias vezes em dias diferentes. Portanto, não seria 100% correto contar esta conversão para o “balde de tráfego direto”.
Neste caso, o número é também importante, uma vez que muitas pistas só chegam depois de várias visitas a um sítio web.
Focar em otimização antes da hora
A otimização das suas páginas de aterragem ou qualquer outro tipo de conteúdo requer tempo e esforço. É preciso saber quanto tráfego cada página recebe antes de tomar uma decisão de otimização. A isto chama-se Indicador de Desempenho Chave (KPI).
Aumentar o volume dos canais é a coisa mais importante a fazer antes de pensar em otimizações.
Não agir em cima das métricas
Quando tomar uma decisão, não se esqueça de medir tudo. Nunca se deve agir sem saber o que se está a fazer. A sua empresa precisa de crescer e atrair novos clientes. O seu perfil no LinkedIn deve ser atualizado regularmente, caso contrário poderá perder potenciais clientes.
O processo de análise e medição dos esforços de marketing digital é de trabalho intensivo. Se não está disposto a trabalhar para os corrigir e melhorar, então não deveria estar a fazer isto.
Dúvidas Frequentes
O Google Analytics é um serviço online que ajuda os webmasters a compreender como os visitantes interagem com os seus sítios web. Esta informação pode ser utilizada para melhorar a experiência do utilizador, fornecendo conteúdos mais relevantes ou introduzindo alterações no design do sítio web. Além disso, esta informação pode também ajudar as empresas a medir o sucesso das suas campanhas de marketing.
Por que usar o Google Analytics?
Com o Google Analytics, pode ver o que as pessoas fazem quando visitam o seu sítio web. Pode também aprender sobre os dispositivos mais comuns utilizados pelos visitantes. Pode até saber quantos visitantes vêm de diferentes países. Conhecer esta informação ajuda-o a tomar decisões sobre a sua estratégia empresarial.
Como integrar Google Analytics com Google Ads?
Para ligar o Google Analytics e os Anúncios Google, faça o primeiro login ao Google Analytics e aos Anúncios Google utilizando uma conta administrativa. Depois, vá para a interface do Google Ads e crie um novo grupo de contas chamado Google Ads Linked Accounts. Adicione as suas propriedades do Google Analytics à lista de contas vinculadas. Uma vez feito, pode agora ver os dados analíticos e os anúncios em conjunto.
Google Analytics | Bounce Rate e Exit Rate
Bounce rate mostra a porcentagem de usuários que não tiveram nenhuma ação (também é conhecido como taxa de rejeição) na página que entraram, ou seja entraram em uma única pagina do site.
O Exit Rate mostra a porcentagem de usuários que navegaram em mais de uma página do seu site antes de saírem.
Com esses relatórios poderemos fazer uma analise de quais são as medidas que podem ser tomadas para melhorar a taxa de rejeição ou otimizar as campanhas existentes.
Google Analytics | Relatório de páginas de entrada
Através de campanhas de marketing criadas existem diversas formas dos usuários interagirem com seu site, por exemplo digitando a URL diretamente, através de algum link compartilhado em redes sociais ou mesmo pelo mecanismos de busca, sendo assim, esse relatório vai ajudar mostrar por quais páginas os usuários estão acessando seu site e saberemos como eles estão interagindo com suas páginas e fazendo uma analise profunda alterar o conteúdo para que o mesmo seja mais atraente ou envolvente para a conclusão de metas.
Google Analytics | Novos e antigos usuários
Esse relatório mostra a quantidade de novos usuários e antigos, sendo assim, teremos uma noção clara dos usuários que estão retornando ao site e de novos usuários e a relação entre eles; de possível crescimento acertos e erros nas estratégias de marketing, ja que sabemos que é importante buscar novos usuários, contudo fidelizar os existentes também é fundamental.
Google Analytics | Aquisição de tráfego
Este relatório mostra de onde está vindo o tráfego para o site, por aqui podemos entender perfeitamente o que de verdade gera trafego para o site e assim também fazer uma analise de quais mídias de verdade estão convertendo e como conseqüência as que não estão dando retorno, fazendo assim ajustes e considerações sobre os percentuais de cada investimento nas mais diversas mídias usadas.
Google Analytics | Relatório de performance para Mobile
Sabemos que hoje em dia os celulares fazem parte da vida de todo brasileiro e que as visitas através de celular são maiores que por desktop e através desse relatório podemos saber o desempenho do seu site para esses dispositivos é essencial para o consumo do seu conteúdo.
Esse relatório mostra o quanto seu site é otimizado para dispositivos móveis e onde necessita de ajustes ou melhorias.
Google Analytics | Conversões através de redes sociais
Sabemos que as redes sociais fazem parte de toda campanha de marketing digital e sendo assim é importante analisar quais tipos de conteúdo estão tendo melhor performance nas redes sociais no quesito conversão para o seu site e qual seu impacto nas suas vendas.
Para quem trabalha com redes sociais esse relatório é de extrema importância.
Google Analytics | Relatórios personalizados do Google Analytics
Além dos relatórios que citamos acima, também existem aqueles que podemos personalizar de acordo com as necessidades de cada cliente, e é uma ótima forma de ganhar tempo na hora de analisar informações e também de ter gerar critérios para cada tipo de relatório.
Vamos citar alguns deles:
Browser de internet
Um dos motivos que alguns usuários deixam seu site é que ele é incompatível com o seu browser de internet, sendo assim é interessante criar um relatório que mostre as conversões do seu site por browser de internet e depois quais dispositivos estão sendo usados para acessar.
Comportamento do consumidor
Esse relatório mostra como o comportamento do consumidor varia entre usuários novos e antigos, padrões de conversão, entre outros.
Performance para Mobile
Esse relatório mostra como seu site ou blog se comporta em certos processadores móveis, como Android e iOS.
Através desse relatório você pode saber quais ajustes devem ser feitos para melhorar o engajamento do seu usuário dependendo de qual é o seu celular.
Diagnóstico de website
Este relatório tem a capacidade de mostrar, páginas problemáticas do seu site ou blog que precisam de ajustes e sua atenção.
Você poderá descobrir páginas que demoram para carregar ou que tem uma taxa de rejeição muito alta, por exemplo.
Relatório de horas e datas
Tem a capacidade de saber qual o melhor horário para postar no seu blog esse relatório é essencial, também da a possibilidade de mostrar qual o horário seu blog recebe mais acessos e em qual dia seu tráfego é maior. Com esses dados você pode fazer experiências e descobrir, finalmente, qual o melhor horário para postar seus conteúdos.
Eficácia de conteúdo
Com este relatório você consegue identificar quais páginas realmente estão obtendo melhor performance e quais precisam de uma otimização.
Analise de palavra-chave
Esse relatório lista palavras-chave mais populares – com exceção as criptografadas pelo Google – assim como métricas, taxas de conversão, tempo de carregamento da página, entre outros.
Também existe uma aba que mostra o engajamento para cada palavra-chave e métricas de receita.
Sendo assim, neste artigo verificamos algumas das inúmeras possibilidades que o Google Analytics oferece para que as campanhas de marketing possam ser realmente profissionais e obter resultados positivos através de analises profundas de dados de campanhas, sem dúvida alguma o cruzamento e entendimento desses fatores podem com toda certeza mudar toda trajetória de seus investimentos e alcançar um crescimento sólido e constante de seu negócio.
Ficamos sempre a disposição para qualquer dúvida!