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O Que é Funil de Vendas no Marketing Digital?

Tempo de leitura: 15 minutos

Funil de Vendas no Marketing Digital tem uma importância extrema no momento que vivemos, pois, o Marketing tradicional não é eficiente como em anos atrás.

O Funil de vendas no Marketing Digital

Para começar entender alguns detalhes faremos duas perguntas para que durante esse artigo se tenha claro alguns conceitos.

Marketing Digital não é algo simples quando falamos em termos do que realmente da resultado e retorno financeiro.
Ele tem etapas e processos que não podem ser pulados, ignorados ou esquecidos.
Imagine por exemplo que você sabe o que é um bolo. Quais são os ingredientes para fazer um bolo?
Qual é a quantidade de cada ingrediente?
Qual é a ordem de colocação de cada ingrediente?
Quanto tempo o bolo tem que descansar para crescer com o fermento?
Qual é a temperatura e o tempo ideal para que o bolo fique no ponto quando ele estiver no forno?

Ou seja, estamos falando de cada etapa e cada detalhe que faz toda diferença no Marketing Digital

Diz um ditado:

Aqueles que falham em planejar planejam falhar!

À medida que o SEO se torna cada vez mais difícil e as Mídias Sociais se tornam cada vez mais demoradas, nada poderia ser mais importante do que passar o tempo mapeando o seu próprio Funil de vendas no Marketing Digital.

Neste artigo, estaremos verificando as etapas essenciais para construir um funil de vendas on-line para ajudá-lo a converter mais seus prospectos em clientes felizes, dando a eles um enorme valor.

O que é um funil de vendas no Marketing Digital?

Um funil de vendas é um sistema de marketing.

É o processo “ideal” no qual seus prospectos experimentam cada etapa do funil de vendas e os conduzem a se tornarem contatos, criando interesse até se tornarem clientes e divulgadores de sua marca ou negócio.
Os funis de vendas com a estrutura do Marketing Digital são realmente muito eficientes no mundo on-line.
Todas essas etapas já foram testadas em vários segmentos de mercado e sempre conduzem a conversão final, ou seja, a venda, desde que sempre sigam os passos corretamente.

Funil de vendas: Estratégias para dobrar as vendas

Por que funil de vendas  é tão importante para quem deseja vender na internet?

O funil de vendas é uma estratégia de marketing muito útil para aumentar as vendas internet. Mas não apenas para isso, o funil de vendas serve também para alavancar os resultados do seu negócio físico.

O funil de vendas consiste na representação gráfica que descreve os caminhos que seu cliente percorre.

Em outras palavras, é o mapeamento gráfico da jornada do cliente desde o primeiro contato com a marca até de reconhecimento, consideração de solução e por fim a decisão de tomada de ação, que é a sua conversão.

Se o seu cliente é um visitante do seu site e está no primeiro contato com sua ideia, ele se situa no topo do funil de vendas.

Essa é a fase de aprendizado e descoberta. Nessa etapa o cliente não sabe que tem um problema. Em seguida, ainda no topo do funil se situam as pessoas que começam a reconhecer que têm um problema. Semelhantemente, no meio do funil de vendas estão as pessoas que já sabem que tem um problema.

Dessa forma, elas começam a considerar possibilidades de resolução desse problema. Finalmente chega-se ao fundo do funil, onde se situam os clientes.

Eles já passaram pelo topo do funil de vendas, quando não tinham consciência do problema.

Chegaram ao meio do funil de vendas, reconhecendo que têm uma dor a ser resolvida. E, após considerações, chegaram a conclusão de que seu produto ou serviço resolve o problema delas, efetuando a compra.

Funil de Vendas no Marketing Digital: Segredos para Vender o Dobro.

Sem dúvida alguma o estudo do funil de vendas no marketing digital é indispensável para que você possa criar uma empresa ou negócio de sucesso. Sendo assim, não perca os segredos que iremos te dar nesse artigo para poder disparar suas vendas.

Segue agora um vídeo muito importante para maior compreensão do assunto de Funil de Vendas no Marketing Digital com 5 Segredos Indispensáveis para Vender cada dia mais.

Funil de Vendas e Inbound Marketing a dupla perfeita para conversões

Neste momento vamos entrar em um ponto interessante e somar suas estratégias fundamentais para aumentar suas vendas.

Essas estrategias de marketing digital com certeza aumentarão muito suas conversões.

Ao contrário do propaganda comum e corrente, o Inbound Marketing não precisa lutar pela atenção de clientes em potencial.

Ao criar conteúdos concebidos para resolver os problemas e as necessidades dos seus clientes ideais, o Inbound Marketing atrai clientes potenciais qualificados e cria confiança e credibilidade para o seu negócio.

No Vídeo Abaixo, seguem dicas resumidas de como integrar o Funil de Vendas com o Inbound Marketing

Funil de Vendas e suas Etapas no Marketing Digital

Vamos imaginar um funil e para que ele serve

O propósito de um funil é tornar as coisas mais fáceis e mais “limpas”. Quando você coloca óleo fresco e novo no seu carro, por exemplo, você não quer que esse óleo derrame no motor.

Então, o que você faz?

Você usa um funil para aumentar a probabilidade (ou a maioria) do óleo vá diretamente ao seu destino.

Os funis de vendas funcionam da mesma forma – ajudam você  evitar “derramar” (ou perder) clientes potenciais.

A ideia de usar um funil  de vendas no Marketing Digital, como uma metáfora para processos de vendas nos negócios, decorre do clássico conceito de marketing, AIDA. Atenção, Interesse, Desejo, Ação.

Esses 4 elementos geralmente descrevem como você constrói relacionamentos com os clientes, mas também podem descrever muitas outras coisas (como a estrutura de um bom “email de vendas”).

Exemplo rápido de um Funil de Vendas no Marketing Digital.

Digamos que estamos no negócio de viagens.

Eu sou um agente de viagens com meu próprio site, onde eu ofereço algumas informações básicas sobre meus serviços.

Um formulário de contato simples ou número de telefone listado no meu site de viagens pode ajudar-me a obter algumas novas ligações aqui e aí. Mas em vez de apenas esperar que as pessoas peguem o telefone e ligue para minha agência de viagens, eu ofereço um relatório gratuito sobre um tema de grande interesse para os meus clientes-alvo.

O relatório é chamado de “Como economizar 50% nas próximas férias familiares” (ou algo nesse sentido). Eu disponibilizo o relatório para qualquer visitante do site em troca de seu primeiro nome e endereço de e-mail.

Este é um exemplo de Ímã LEAD. (Vemos na pratica que a venda pura e simples não funciona mais.)

Então, todas as semanas (ou todos os meses) envio meu boletim informativo de viagem para todos naquela lista. Periodicamente, envio também pesquisas especiais, cupons de oferta limitada, prêmios, outros relatórios especiais e muito mais.

Uma vez que, neste exemplo, o meu principal negócio é reservar viagens, meu objetivo final é converter assinantes de boletim em reservas de viagem. Mas se eu desenvolver tipos de interesses com mais detalhes, posso começar a segmentar minha lista e direcionar meu marketing de uma forma mais precisa para meus assinantes. Desta forma, posso começar a aprender mais sobre a minha lista e oferecer novos produtos e serviços.

O Poder do Conteúdo em Funil de Vendas no Marketing Digital

É muito importante salientar que no funil de vendas no marketing digital, precisamos de ingredientes e o principal ingrediente é o conteúdo de valor para seu prospecto
No Funil de vendas no Marketing digital é fundamental saber precisamente e exatamente quais são as necessidades de seu potencial cliente e nutri-los com conteúdos de qualidade.

Oferecendo conteúdos de qualidade, você ganha a atenção de seu prospecto, estrategia fundamental na primeira etapa do funil de vendas no Marketing Digital.

A época de ficar martelando propagandas para tentar chamar a atenção do publico alvo, não funciona mais como antigamente.

Hoje em dia quando o cliente potencial sente cheiro de propaganda “ele corre”, ou seja, seu cérebro para de prestar atenção imediatamente.

Isso podemos verificar em um estudo feito no qual  de cada 100 propagandas, 92 são sumariamente ignoradas ou esquecidas.

Segue a fonte:

https://super.abril.com.br/ciencia/neuro-propaganda/#

Ou seja, não faça parte dessa estatística você também!

Como nutrir Prospectos em seu Funil de Vendas no Marketing Digital 

Para nos aprofundar agora o sistema de Funil de Vendas no Marketing Digital precisamos entender as fases e estrategias por tras do Funil de Vendas conhecido como AIDA

O que é o Funil de Vendas AIDA?

AIDA é uma sigla que significa:
A = Atenção
I = Interesse
D = Desejo
A = Ação

Modelo de Funil de vendas AIDA no Marketing Digital

O modelo de funil de vendas AIDA no Marketing Digital é amplamente utilizado em publicidade para descrever as etapas ou estágios que ocorrem a partir do momento em que um consumidor, se torna consciente de um produto ou marca, até quando o consumidor toma a decisão da compra.

Sabendo que muitos consumidores tomam conhecimento das marcas através do marketing digital, essa estratégia é fundamental e indispensável para o sucesso do funil de vendas no marketing digital.
No processo do funil AIDA, você orienta os consumidores ao longo do caminho até a de experiência da compra. Tudo começa chamando sua atenção, e para que fiquem envolvidos, curiosos o suficiente para continuar lendo e interagindo com sua campanha de Funil de Vendas no Marketing Digital. Sendo assim, você constrói o interesse no que você tem para oferecer, a ponto deles começarem a se relacionar com este produto potencial, criando o desejo por seu serviço ou produto.
O objetivo é levá-los a querer comprar seu produto, assim você impulsiona a uma determinada ação conhecida como CTA, Call to Action

Funil de Vendas AIDA e sua Construção no Marketing Digital

ATENÇÃO – O primeiro passo do funil de vendas AIDA

A Ação é a parte muitas vezes ignorada pela maioria dos anunciantes de hoje. Supõe-se que as pessoas vão achar o produto ou serviço tão interessante quanto o anunciante, na pratica não é bem assim.

Infelizmente, muitos anúncios saltam direto para o Interesse e, portanto, ignoram a atenção.

Caso isso ocorra o anúncio está condenado ao fracasso.

Como um anúncio pode ser tão inteligente ou tão persuasivo, se ninguém presta a devida atenção nele?

Para atrair a atenção do consumidor, a melhor abordagem é chamada de “interrupção”. Esta é uma técnica que literalmente envolve o consumidor para prestar atenção.

Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo:

Fator de choque: levar as pessoas a prestarem atenção, pode ser feito facilmente com um choque. Isso pode ser feito de muitas maneiras.

Uma maneira muito comum é usando imagens provocativas. Claro, tudo o que se faz deve estar vinculado ao produto de alguma forma.

O texto deve ser uma grande chamada de atenção e muito bem pensada com todas as técnicas conhecidas no Copywriting.

Seguem ideias de chamada de Atenção em nosso artigo  Copywriting 104 Modelos de Títulos matadores para vender mais

Vale a pena fazer um exercício de prestar atenção nas chamadas das grandes empresas,

Percebe como elas chamam atenção?

Como são interessantes? Por isso elas vendem tanto!

INTERESSE – O Segundo Passo do funil de vendas AIDA

Uma vez que você chamou sua atenção, você deve mantê-la. Isso é realmente mais complicado que o primeiro passo, especialmente se o seu produto ou serviço não é tão interessante para começar (Exemplo: seguros ou produtos bancários).

Sem dúvida alguma é fundamental saber quais são os maiores interesses de seu publico alvo.

O que ele realmente necessita?

Quais são os conteúdos que mais importam para ele?

Quais são suas dúvidas?

O que responde as suas dúvidas?

É fundamental que tudo isso seja bem interessante, que seja fácil de ler e separe a informação com subtítulos e ilustrações incomuns. Isso não deve ser um trabalho complexo, afinal, você está ocupando o tempo valioso do seu cliente potencial.

DESEJO – O Terceiro Passo do funil de vendas AIDA

Agora que você ja tem a  atenção e manteve isso;  seu trabalho é criar Desejo.

Você deve transformar a história que você contou, em uma que não é apenas extremamente relevante para a audiência mas também irresistível.

Perceba como as grandes marcas fazem isso, sem dúvida alguma todos os detalhes são extremamente estudados e pensados para criar o desejo.

O interessante também é perceber que além de estudados, pensados e analisados em termos de marketing, são sempre testados e quando não atingem os resultados esperados são modificados para obterem os resultados para conseguir despertar o desejo.

Muitas vezes o que acreditamos que seja a “ultima coca cola no deserto” não é percebida da mesma forma pelo consumidor e com certeza nesse caso, o mais importante é a opinião dos consumidores para que se atinja sucesso nesse quesito.

AÇÃO – O Passo Final do funil de vendas AIDA

Se o consumidor ainda estiver com você neste ponto, você tem um trabalho importante a fazer, ” fechar a venda”.

Em um tribunal, este seria o resultado final do advogado. Ele ou ela já apresentou o caso, agora é hora de selar o acordo e convencê-lo a concordar com seu argumento.

O mesmo acontece com o funil de vendas de um produto no Marketing Digital.

Mais uma vez, sabemos o quanto as marcas milionárias fazem isso muito bem e por isso são milionárias, porque vendem muito!

Depois de demonstrar  todos os benefícios agora chegou a hora da oferta incrível para o fechamento da venda. Este é o Call to Action (CTA).

O Funil de vendas no Marketing Digital e o “Gran Finale”

Até agora, examinamos os elementos essenciais para a criação dos funis de vendas no marketing digital. Você definitivamente precisa trabalhar para colocar esses ingredientes em seus devidos lugares antes de continuar. Lembre-se, é fundamental: excelente conteúdo como um ímã principal e e-mail marketing.
Mas o real poder  do funil de vendas esta em aumentar seu valor e ter clientes fieis sempre.
Clientes fieis e satisfeitos compram sempre!
Objetivo final desse processo é criar clientes fieis que engajam com seu negócio sempre. Como você pode imaginar, esses clientes serão os principais contribuintes para o crescimento a longo prazo do seu negócio.

É aí que muitas empresas falham. É muito mais fácil vender seus melhores produtos ou serviços para um pequeno grupo de clientes fieis, do que vender apenas um item para novos clientes.

De acordo com Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Perguntas Essenciais do funil de vendas no Marketing Digital

É muito importante entender  3 questões mais fundamentais do funil de vendas no marketing digital

“Como você atrair mais leads?”

“Como você converter mais leads em clientes?”

“Como você converter mais clientes fieis em constantes  compradores?”

A resposta é:  Dar exatamente aquilo que seu cliente mais necessita conhecendo seus anseios mais profundos com Marketing de Conteúdo Épico!

Dicas Finais para melhoria constante do funil de vendas no Marketing Digital

  1. Como você está atraindo novos visitantes para o seu site? 
    – Ter um Blog em seu site é a melhor maneira de atrair novos visitantes.
  2. Como você está convertendo os visitantes do site em leads? 
    – Iscas digitais são as melhores ferramentas para capturar endereços de e-mail.
  3. Como você está construindo um relacionamento com suas contatos? 
    – Proporcionar valor e informações (sem apenas vender) é fundamental.
  4. Como você está aprendendo com seus prospectos e clientes? 
    – Enquetes e telefonemas são uma ótima maneira de aprender mais sobre sua lista.
  5. E como você está transformando os clientes pela primeira vez em clientes felizes fieis? 
    – Focus na criação de produtos back-end que resolvem os maiores problemas dos seus clientes.

Trabalhe nesses itens imediatamente.

Para Finalizar recomendamos fortemente que leia o Ebook ZMOT para entender o novo comportamento do consumir neste momento único da história da Humanidade que estamos vivendo ZMOT (ZERO MOMENT OF TRUTH)

Se ficar alguma dúvida, por favor, entre em contato ou deixe seus comentários que será uma grande honra poder tentar ajudar de alguma forma!

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