Como funciona o Marketing de Conteúdo?

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Como funciona o Marketing de Conteúdo?

Se existe algo fundamental nesse momento é saber como funciona o Marketing de Conteúdo, pois, o Marketing tradicional já não funciona mais como antes.

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Marketing de Conteúdo Tendência ou não? 

O Marketing de Conteúdo tem sido o querido do mundo do marketing digital nos últimos 5 anos, nos USA, uma vez que o SEO tornou-se muito mais complicado e difícil e o PPC (Pagamento por click) começou a ficar mais caro.

Somente com esses dados ja vale a pena dar uma olhada com mais atenção nessa tendência mundial que é o Marketing de Conteúdo.

Sem dúvida, você pode estar pensando que no Brasil essa estratégia ainda é nova e talvez esse seja um motivo ainda mais interessante para sair na frente e conquistar uma enorme fatia de mercado com o Marketing de Conteúdo.

A História tem nos demonstrado que geralmente as coisas chegam no Brasil um pouco atrasadas contudo a história sempre se repete.

Se é uma tendência mundial a qualquer momento irá pegar no Brasil!   

Marketing de Conteúdo especulação?

O poder do Marketing de Conteúdo esta centrado em se relacionar com o publico alvo dando a ele o que ele mais necessita, educando e dando soluções adequadas para seus problemas ou dores.
As empresas ao longo das décadas, tanto off-line como on, usaram conteúdo e narração de histórias para criar negócios que seus clientes adoram, que atraem tantos clientes quanto eles poderiam precisar, e no final isso os ajudou a construir seus negócios.
Para ser claro, existem outras formas de construir um negócio. Sabemos que muitas empresas bem-sucedidas usaram apenas canais pagos. Essas formas funcionam para certos negócios não podemos negar.
Contudo o Marketing de Conteúdo tem o poder de tornar tudo isso muito mais barato e lucrativo.
E esse é o ponto que iremos abordar.

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é o processo de criação de algo de valor que atende às necessidades de seus clientes.

Com o Marketing de Conteúdo você pode atrair seu potencial cliente para o seu negócio e ajuda-lo a experimentar sua marca de forma positiva.

Isso os transforma em um cliente que da lucro e os  incentiva  a enviar outros potenciais clientes para o seu negócio.

O conteúdo não é postagem de blog. Não são pesquisas. Não são os vídeos. Não é infografia. Esses são os meios.

O conteúdo é a mensagem. É a história e o porquê. É a idéia que você está comunicando, e pode ser comunicada de várias maneiras. Algumas formas potenciais vão funcionar melhor do que outras para espalhar essa mensagem, mas o objetivo é que você tenha uma variedade de meios para comunicá-lo e, em seguida, várias maneiras de promovê-lo.

Agora, existem duas partes nesta equação.

 Marketing de Conteúdo – Conteúdo e Marketing

Marketing de Conteúdo não é conteúdo Grátis!

Precisamos fazer uma clara diferenciação sobre isso, pois, no Marketing de conteúdo existe uma clara estratégia que deve ser usada para se conseguir os objetivos traçados.

Para isso existem passos que devem ser plenamente estudados e calculados para de verdade se alcançar o retorno financeiro tão fundamental que o Marketing de Conteúdo pode dar.

Senão, teremos apenas um conteúdo grátis por mais que ele seja super bem escrito.

Como funciona o Marketing de Conteúdo? Vejamos alguns detalhes

Primeiro, há o lado do conteúdo. Você tem que ter uma história ou mensagem ou algo para se comunicar que realmente faça diferença.
Você tem a informação e então você se instala no meio para usar e comunicá-la.
Sem dúvida alguma a criação de um blog é uma ótima estratégia para isso.
Hoje em dia um site sem um blog é apenas um cartão de visitas

Em seguida, vem o lado do marketing, que é a parte perdida pela maioria das pessoas que estão investindo no “marketing de conteúdo”. Você provavelmente está chegando a esta publicação por causa do marketing que fizemos para promovê-lo, seja através dos motores de busca, uma lista de e-mail, um anúncio ou de outra forma.

Por isso.. O conteúdo sem marketing não é marketing de conteúdo.

Expectativas para o Marketing de Conteúdo

Agora, vamos falar sobre definir suas expectativas quanto ao marketing de conteúdo e quando você vai ver o crescimento do seu negócio.
A resposta é complicada, mas vamos começar com isso – o marketing de conteúdo é um investimento e não uma transação. Se você olhar para isso como uma transação (eu coloco X e eu sai Y), então você ficará desapontado e provavelmente voltará três meses depois reclamando que o “marketing de conteúdo não funcionou para mim”.

Assim como SEO, o Marketing de Conteúdo leva tempo.
Você realmente não pode separar os dois, pois, o marketing de conteúdo esta mais que nunca ligado ao SEO e o sucesso de um depende do outro.
Com as constantes evoluções dos algoritmos do Google, ele colocou extrema importância na qualidade do conteúdo para ser entregue para o consumidor. Cada vez mais iso será uma prioridade para o Google!

Como o marketing de conteúdo funciona para o seu negócio

O marketing de conteúdo é ativo e dinâmico. Assim como qualquer outra coisa, ele passa por etapas.

1. Estratégia
2. Criação de conteúdo
3. Promoção
4. Medição
5. Realinhamento da estratégia
6. Criação
7. Promoção
8. Medição
9. Volte para o passo 5

Produzir Marketing de Conteúdo líder de mercado que faz crescer o seu negócio envolve:

1. Identificar os tópicos que as pessoas estão interessadas, ou histórias que você acha acharão interessantes (pesquisa)
2. Reunir a informação para contar a história
3. Decidir sobre o meio através do qual irá comunicar essa informação
4. Encontrar sua lista de pessoas que você acha que se interessarão e elaborar um plano para avaliar esse interesse e também o que você quer que eles façam uma vez viram o conteúdo
5. Criar o conteúdo real
6. Promover

Vamos falar sobre cada ponto!

Como Funciona O marketing de Conteúdo - Definindo sua estratégia

Como funciona o Marketing de Conteúdo – Definindo sua estratégia

As empresas vivem e morrem pela eficácia de sua estratégia e a pesquisa, se isso não ocorre de forma correta mais cedo ou mais tarde as consequencias serão problemáticas. Sinceramente não vale a pena pular essa etapa do negócio ou mesmo esquecer que isso é importante portanto lembremos do dita que diz:
Que falha no planejamento planeja falhar
Portanto devemos analisar as seguintes etapas no marketing de conteúdo:

1. Quem são seus potenciais clientes e o que eles precisam de seu marketing?
2. Quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo para tentar alcançar os mesmos clientes que você?
3. Quais histórias ou idéias não estão sendo comunicadas pelos seus concorrentes que você pode se comunicar?
4. Continuando com o acima, quais experiências eles não fornecem que podem separar seu negócio?

Talvez você esteja em um meio B2B e seus concorrentes  podem ser formais demais, então por que não adotar uma estratégia em que você cria algo mais leve que as pessoas queiram espalhar e compartilhar seus conteúdos?

Comece com a pesquisa e veja coisas como:

1. Em que termos os seus concorrentes se classificam nos motores de busca, e como eles se classificaram? A partir disso, como você pode se classificar? para isso use ferramentas como AHREFS ou SEMrush.
2. Qual processo de marketing de conteúdo eles usam? Com que freqüência eles estão postando? Como eles estão promovendo? (use alguns truques como baixar seu conteúdo de RSS e, em seguida, use ferramentas como SEMrush e SimilarWeb para descobrir como funciona sua promoção)
3. Quais são as novas ideias que seus concorrentes não estão fazendo? Talvez seja um meio (vídeo). Talvez o design seja chato e você tenha um designer fantástico.

Depois de identificar o que seus concorrentes estão fazendo, agora você tem uma vantagem competitiva

Como funciona o Marketing de Conteúdo – Criação

Seu processo de criação é fortemente dependente da sua equipe e dos recursos (dinheiro) que você tem à sua disposição. Se você tem uma pessoa de conteúdo em tempo parcial e nenhum designer, não pode produzir conteúdo líder do setor em uma grande escala.

O processo de criação será algo como:

1. Planejamento. Com que frequência você deseja publicar algo novo e qual o tempo para promove-lo?
2. Idealização. Esta é uma combinação de criatividade e pesquisa baseada em dados, e a realidade é que o conteúdo mais efetivo é uma combinação dos dois.
3. Execução do projeto tem que reunir dados, criar o primeiro rascunho, obter feedback e edições, criar o segundo rascunho e, finalmente, concluí-lo.

Com a execução dos detalhes expostos se consegue ter uma ideia clara de quanto tempo se leva para criação dos conteúdos

Como funciona o Marketing de Conteúdo - Promoção

Como funciona o Marketing de Conteúdo – Promoção

A promoção é a área onde a maioria tende a se equivocar quando se trata de marketing de conteúdo.

Promoção não é simplesmente publicar um tweet automático ou compartilhar no Facebook é importante seguir algumas etapas

1. Tenha uma idéia do que seu publico alvo esta buscando.
2. Produza o conteúdo de uma forma que as pessoas se orgulhem em compartilhar (design ruim pode matar esse propósito)
3. Conecte-se com essas pessoas.
4. Entregue sempre o que mais possa colaborar em suas dúvidas e anseios e que obviamente seja relacionado com seu negócio

Sem dúvida alguma nesse ponto poderíamos dizer que:

O Marketing de Conteúdo poderoso é aquele que vende sem precisar empurrar nada para ninguém. Esse processo se da com um Marketing de conteúdo Épico que a venda se faz naturalmente!

O publico alvo se da conta que sua empresa oferece a ela soluções ideias, pois, ela de verdade entende sobre o assunto!

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Como funciona o Marketing de Conteúdo – Medição

Como ja foi mencionado, muitas empresas começam a fazer “marketing de conteúdo” sem saber por quê, talvez iniciaram porque seu concorrente embarcou no marketing de conteúdo, ou porque percebeu que o marketing de conteúdo como tendência vai pegar e será indispensável para seu negócio.

Contudo como mensurar tudo isso?

É  importante definir as metas claramente e mensurar

Isso envolverá a combinação de:

1. Configuração de parâmetros de rastreamento corretos em links que você está promovendo através de canais pagos;
2. Usar o Google Analytics (ou qualquer outra ferramenta de análise que você usa) quando diferentes itens de conteúdo forem exibidos;
3. Configurar funis de conversão para que você possa monitorar e ajustar
4. Configurar esses eventos e objetivos dentro do Google Analytics para que você possa saber como as coisas estão funcionando.
5. Configurar Relatórios personalizados e painéis para que você possa analisar facilmente cada resultado obtido.

Para Refletir – Como funciona o Marketing de Conteúdo

Chegamos a um ponto muito importante, no qual vale a pena refletir, por que será que todas as grandes marcas do mundo estão usando o Marketing de Conteúdo?

Sabemos que os algoritmos do Google estão em constante aprimoramento e buscando entregar aos consumidores, cada vez mais conteúdos que tenham excelência e profundidade. No meio do Marketing chamamos isso de Marketing de Conteúdo Épico!

Produzir conteúdo deve ser encarado como uma missão de entregar valor, minimizar anseios, levar conhecimento e estimular os sentidos daqueles que terão acesso a sua produção.

O que isso significa?

Uma marca de valor reconhecida com autoridade e com certeza gerando receita e rentabilidade!

Se ficar alguma dúvida ficaremos a sua disposição para qualquer detalhe!

 

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