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Google Analytics o que é e para que serve?

Tempo de leitura: 8 minutos

Google Analytics o que é e para que serve?

Saiba o que é o Google Analytics e para que serve, já que esta ferramenta é fundamental para entender perfeitamente tudo que ocorre em detalhes com seu investimento de Marketing Digital.

Você já parou para pensar o quanto é importante saber perfeitamente o que acontece com seus investimentos em Marketing Digital?  Por isso mesmo que gostaríamos de explicar neste artigo o que é o Google Analytics e para que serve, sendo assim, vamos começar.

Google Analytics o que é?

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de tráfego que pode e deve ser usada em sites, lojas virtuais ou blogs, já que com essa ferramenta teremos detalhes fundamentais para compreender precisamente tudo que acontece com o comportamento das pessoas que passam por seu site em uma jornada muito detalhada e assim, você possa saber perfeitamente todos os detalhes de quem apenas visitou seu site, até mesmo quem converteu no seu site.

Poderíamos chamar de conversão uma pessoa que por exemplo entrou em contato com sua empresa ou negócio ou mesmo efetivou essa compra caso você possua uma loja virtual.     

O principal objetivo do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site, o detalhe maravilhoso disso é que você poderá saber precisamente vários fatores fundamentais para saber os resultados de seus investimentos até mesmo saber se seus investimentos estão tendo retorno, o que esta te dando mais retorno e por outro lado o que não esta te dando retorno financeiro, tendo assim uma ideia clara de seu ROI.

O ROI ou Return On Investment, consiste em uma métrica utilizada para mensurar o rendimento obtido com uma dada quantia de recursos financeiros. O ROI é dado pela razão entre o lucro líquido alcançado e o investimento efetuado dentro de um dado período. Sendo assim, é obvio que saber o lucro liquido é o que vale dentro do Marketing Digital e uma empresa de marketing digital profissional faz toda a diferença para te ajudar a compreender toda complexidade dessas informações.  

Com base nas informações coletadas através do Google Analytics poderemos analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado como resposta a uma determinada campanha de marketing digital, fazendo o que era esperado no projeto inicial, ou o que pode ser feito para corrigir o problema.

Google Analytics | Relatórios precisos e analises exatas.

Com o Google Analytics sempre teremos a possibilidade de fazer analises precisas e exatas de todos os detalhes sobre as campanhas de marketing, ja passamos da época de supor onde investir e o que pode dar mais retorno para cada campanha de marketing, com o Google Analytics, tudo é absolutamente mensurável conseguindo saber exatamente quais medidas podemos e devemos tomar em todas as campanhas de Marketing, obviamente as informações geradas pelo Google Analytics devem ser feitas e analisadas por profissionais e nós da DC Comunic Agencia Google Partner temos formação profissional para analisar todos esses detalhes mostrando para nossos clientes qual o caminho seguir para obter os resultados traçados nas estratégias de marketing.

Algumas possibilidades que o Google Analytics pode gerar em seus relatórios para analises.

Google Analytics | Bounce Rate e Exit Rate

Bounce rate mostra a porcentagem de usuários que não tiveram nenhuma ação (também é conhecido como taxa de rejeição) na página que entraram, ou seja entraram em uma única pagina do site.

O Exit Rate mostra a porcentagem de usuários que navegaram em mais de uma página do seu site antes de saírem.

Com esses relatórios poderemos fazer uma analise de quais são as medidas que podem ser tomadas para melhorar a taxa de rejeição ou otimizar as campanhas existentes.

Google Analytics | Relatório de páginas de entrada

Através de campanhas de marketing criadas existem diversas formas dos usuários interagirem com seu site, por exemplo digitando a URL diretamente, através de algum link compartilhado em redes sociais ou mesmo pelo mecanismos de busca, sendo assim, esse relatório vai ajudar mostrar por quais páginas os usuários estão acessando seu site e saberemos como eles estão interagindo com suas páginas e fazendo uma analise profunda alterar o conteúdo para que o mesmo seja mais atraente ou envolvente para a conclusão de metas.

Google Analytics | Novos e antigos usuários

Esse relatório mostra a quantidade de novos usuários e antigos, sendo assim, teremos uma noção clara dos usuários que estão retornando ao site e de novos usuários e a relação entre eles; de possível crescimento acertos e erros nas estratégias de marketing, ja que sabemos que é importante buscar novos usuários, contudo fidelizar os existentes também é fundamental.   

Google Analytics | Aquisição de tráfego

Este relatório mostra de onde está vindo o tráfego para o site, por aqui podemos entender perfeitamente o que de verdade gera trafego para o site e assim também fazer uma analise de quais mídias de verdade estão convertendo e como conseqüência as que não estão dando retorno, fazendo assim ajustes e considerações sobre os percentuais  de cada investimento nas mais diversas mídias usadas.  

Google Analytics | Relatório de performance para Mobile

Sabemos que hoje em dia os celulares fazem parte da vida de todo brasileiro e que as visitas através de celular são maiores que por desktop e através desse relatório podemos saber o desempenho do seu site para esses dispositivos é essencial para o consumo do seu conteúdo.

Esse relatório mostra o quanto seu site é otimizado para dispositivos móveis e onde necessita de ajustes ou melhorias.

Google Analytics | Conversões através de redes sociais

Sabemos que as redes sociais fazem parte de toda campanha de marketing digital e sendo assim é importante analisar quais tipos de conteúdo estão tendo melhor performance nas redes sociais no quesito conversão para o seu site e qual seu impacto nas suas vendas.

Para  quem trabalha com redes sociais esse relatório é de extrema importância.

Google Analytics | Relatórios personalizados do Google Analytics

Além dos relatórios que citamos acima, também existem aqueles que podemos  personalizar de acordo com as necessidades de cada cliente, e é uma ótima forma de ganhar tempo na hora de analisar informações e também de ter gerar critérios para cada tipo de relatório.

Vamos citar alguns deles:

Browser de internet

Um dos motivos que alguns usuários deixam seu site é que ele é incompatível com o seu browser de internet, sendo assim é interessante criar um relatório que mostre as conversões do seu site por browser de internet e depois quais dispositivos estão sendo usados para acessar.

Comportamento do consumidor

Esse relatório mostra como o comportamento do consumidor varia entre usuários novos e antigos, padrões de conversão, entre outros.

Performance para Mobile

Esse relatório mostra como seu site ou blog se comporta em certos processadores móveis, como Android e iOS.

Através desse relatório você pode saber quais ajustes devem ser feitos para melhorar o engajamento do seu usuário dependendo de qual é o seu celular.

Diagnóstico de website

Este relatório tem a capacidade de mostrar, páginas problemáticas do seu site ou blog que precisam de ajustes e  sua atenção.

Você poderá descobrir páginas que demoram para carregar ou que tem uma taxa de rejeição  muito alta, por exemplo.

Relatório de horas e datas

Tem a capacidade de saber qual o melhor horário para postar no seu blog esse relatório é essencial, também da  a possibilidade de mostrar qual o horário seu blog recebe mais acessos e em qual dia seu tráfego é maior. Com esses dados você pode fazer experiências e descobrir, finalmente, qual o melhor horário para postar seus conteúdos.

Eficácia de conteúdo

Com este relatório você consegue identificar quais páginas realmente estão obtendo melhor performance e quais precisam de uma otimização.

Analise de palavra-chave

Esse relatório lista palavras-chave mais populares – com exceção as criptografadas pelo Google –  assim como métricas, taxas de conversão, tempo de carregamento da página, entre outros.

Também existe uma aba que mostra o engajamento para cada palavra-chave e métricas de receita.

Sendo assim, neste artigo verificamos algumas das inúmeras possibilidades que o Google Analytics oferece para que as campanhas de marketing possam ser realmente profissionais e obter resultados positivos através de analises profundas de dados de campanhas, sem dúvida alguma o cruzamento e entendimento desses fatores podem com toda certeza mudar toda trajetória de seus investimentos e alcançar um crescimento sólido e constante de seu negócio.

Ficamos sempre a disposição para qualquer dúvida!    

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