Ícone do site Agência de Marketing Digital | DC Comunic Google Partner

SEO Google

SEO Google

Tempo de leitura: 15 minutos

SEO para Google

SEO Google: Conheça neste artigo detalhes fundamentais de como fazer SEO no Google com as melhores estratégias de SEO. Entenda tudo agora mesmo.

SEO Google: Fundamentos Básicos

Você já ouviu falar em SEO, SEO Google ou termos semelhantes? Sabe como aplicar esta metodologia e posicionar o seu site na primeira página do Google?

SEO é uma estratégia de marketing digital voltada para o melhor posicionamento de sites em provedores de pesquisa, sendo o principal deles o próprio Google.

Se você possui uma página na web, independente do seu segmento, é muito importante que você saiba, que é impossível posicionar um site dentre as primeiras opções do Google, sem adotar corretamente as melhores estratégias de SEO.

Sem um bom posicionamento, dificilmente um site conseguirá obter um número expressivo de visitas e consequentemente entregar o resultado esperado.

Pensando em ajudar você a colocar o seu site na primeira página do Google, a DC Comunic, desenvolveu este artigo especialmente voltado ao SEO Google e suas estratégias. 

Neste conteúdo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre estratégias de SEO e descobrirá o caminho das pedras que levará o seu site a primeira página do Google, o que aumentará massivamente o seu número de acessos.

Quer saber tudo sobre SEO Google? Então não deixe de ler este super conteúdo até o final!

Mas, afinal o que é SEO Google?

O termo SEO vem do inglês e significa, Search Engine Optimization o que no bom português pode ser traduzido como otimização de sites para mecanismos de busca.

Já a terminologia SEO Google é voltada para o melhor posicionamento de sites com aplicação específica as regras de SEO do maior provedor de buscas da internet, ou seja o próprio Google.

SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas e estratégias adotadas para melhorar o posicionamento de sites na internet, gerando consequentemente um volume maior de tráfego, autoridade em determinado assunto e visitas orgânicas.

Ao adotar as estratégias corretas de SEO, o seu site alcançará maior alcance e consequentemente você poderá economizar significativamente em estratégias pagas de marketing digital.

E o melhor, quando bem posicionado no Google, o seu site será a resposta para pessoas que realmente estão buscando o que o seu site tem a oferecer, ou seja, quando um visitante entra na sua página após uma pesquisa no Google  as suas chances de fechar um negócio são gigantescas.

Afinal, as pessoas confiam nas primeiras indicações do Google e não estão dispostas a navegar nas demais páginas do buscador em busca da sua resposta.

Para que você tenha uma ideia, os três primeiros links orgânicos do Google, ou seja, excluindo-se os anúncios pagos, recebem cerca de 30% dos cliques. Por outro lado, apenas 0,78% dos usuários, clicam em um link disponibilizado na segunda página, imagine agora o percentual que clicar em links da terceira página e assim sucessivamente?

Os números falam por si só, para que um site apresente resultados consistentes, chegar a primeira página do Google é imprescindível!

SEO Google: Como o Google define o posicionamento dos sites?

Já sabemos o que significam as estratégias de SEO e SEO Google, até aí, tudo bem! Mas, você deve está aí se perguntando: Quais são os critérios do Google para posicionar melhor uma página do que outra?

Essa é a resposta que boa parte dos sites buscam, para início de conversa, podemos dizer que os motores de busca da web, (como são chamados sites de busca), são desenvolvidos através de uma série de algoritmos complexos que têm a função de rastrear, indexar e posicionar conteúdos na web, exibindo-os de maneira ordenada nas pesquisas de seus usuários.

Os mecanismos de busca da web, estão dispostos a sempre entregar as melhores respostas e conteúdos aos seus usuários e portanto, entregarão as suas primeiras posições aos melhores sites da internet, a respeito de cada assunto.

Sabemos que existem alguns provedores de pesquisa na web, dentre eles o Bing, o Yahoo respostas e o Google, sendo esse último responsável por aproximadamente 92% do mercado de buscas.

Por isso, estamos tratando neste artigo não só das estratégias de SEO, mas também das estratégias SEO Google, que nada mais são que estratégias de SEO pensadas especificamente para os algoritmos de posicionamento do Google.

Então, quer dizer que o Google possui algoritmos avançados e inteligentes, capazes de posicionar na primeira página somente os melhores conteúdos da internet? Sim, é isso mesmo!

Sabendo disso, quais são as estratégias que podemos adotar para garantir as melhores posições do Google para um site? Este é o assunto que será tratado no nosso próximo tópico!

SEO Google: Quais estratégias adotar para melhorar o posicionamento no Google?

Obviamente, o Google não divulga abertamente quais são os seus critérios para o posicionamento de páginas no seu buscador, no entanto, estima-se que existam mais de 200 fatores que interferem diretamente no rankeamento e posicionamento de uma página no provedor de pesquisas.

Nós da DC Comunic contamos com uma equipe especializada em SEO Google, no entanto, por estratégias de mercado também não revelaremos abertamente todos os critérios de posicionamento ao qual temos acesso e que fazem com que os nossos clientes alcancem um excelente nível de posicionamento no Google.

Entretanto, não vamos deixar de ajudar você que ainda não é nosso cliente, separamos alguns dos elementos mais importantes em termos de SEO Google, que inicialmente se dividem em duas vertentes, a On Page e a Off Page, veja:

Estratégias On Page:

As estratégias de rankeamento e posicionamento On Page estão presentes no conteúdo das próprias páginas, conheça alguns desses elementos:

Com base nesses e em outros fatores, o Google consegue interpretar o que a sua página está dizendo e então determinar se essa é ou não uma boa resposta para uma determinada busca. Quanto melhor a avaliação de conteúdo, feita pelo algoritmo do Google, melhor o posicionamento da página.

Estratégias Off Page:

Já as estratégias Off Page estão no ambiente externo da página, mas são capazes de mostrar aos algoritmos do Google, o nível de relevância e de autoridade de cada página, sendo os principais deles:

Vejamos de forma mais aprofundada, algumas das principais estratégias de posicionamento no próximo tópico.

SEO Google: Estratégias On Page

Descubra como funcionam as principais estratégias On page para o posicionamento de páginas no Google e demais provedores de pesquisa da web.

Conteúdo

Em relação ao conteúdo, podemos citar diversos fatores importantes para o SEO Google, dentre eles:

Tamanho do conteúdo: Embora não seja um dos fatores mais importantes de rankeamento, o tamanho do conteúdo, possui relevância em termos de posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

O SEO Google, entende que conteúdos longos são mais completos e portanto possuem maiores chances de responder às dúvidas dos usuários de forma mais assertiva. Entretanto, o tamanho do conteúdo pode variar de acordo com vários aspectos como concorrência de palavras chaves, persona e posição no funil.

Ah, você ainda não sabe o que significa cada um desses termos? Vamos explicar:

Palavras-chaves: As palavras-chave resumem os temas principais de um texto. Identificando ideias importantes para servir de referência a pesquisas.

Persona: Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário, antecipando-se quanto às suas necessidades e hábitos. Muitos dos conteúdos da web, são desenvolvidos para atender as necessidades de personas específicas.

Funil: O funil é um modelo estratégico utilizado em marketing digital e que ilustra o percurso que um cliente deve seguir até realizar a compra de um produto ou serviço. Sendo assim, podemos ter clientes topo de funil, meio de funil ou fundo de funil que são os mais propensos a fechar um negócio.

Frequência de postagem

A frequência de postagens também costuma ter influência sobre o rankeamento de uma página. Afinal, quanto maior a frequência de conteúdos publicados, maiores serão as suas chances de rankeamento na primeira página do Google.

No entanto, não podemos pensar apenas na quantidade, esquecendo-se da qualidade de cada conteúdo publicado!

Curiosidade: Você sabia que o Google é capaz de monitorar, quanto tempo os usuários gastam navegando em uma página da web? Sendo assim, não adianta adotar excelentes estratégias de SEO Google e oferecer um conteúdo de baixa qualidade, as pessoas não gastaram tempo no seu site indicando para o Google que determinado conteúdo possui baixa qualidade!

Portanto, mantenha a frequência de postagens em seu site, sem esquecer ou deixar a qualidade de lado!

Escaneabilidade

A escaneabilidade é uma técnica que proporciona uma leitura dinâmica, fluída e saborosa do texto. Nesta estratégia adotam-se estilos de linguagem, intertítulos, listas, negritos e recursos de imagem.

Em resumo, o objetivo da escaneabilidade é o de melhorar a aparência e leiturabilidade do texto.

Title tag

O Title tag, nada mais é do que o título da página que aparece nos provedores de pesquisa. Esta tag possui grande relevância e importância para que os algoritmos do Google possam compreender o que está sendo tratado no texto.

A Title tag, portanto, é um dos recursos que permite ao Google entregar aos usuários aquilo que eles realmente procuram.

Meta description

Logo abaixo da Title tag, temos a Meta description que é uma breve descrição dos resultados apresentados nos mecanismos de busca.

A Meta description deve introduzir o assunto que será abordado, atraindo os usuários para clicar no link, como uma verdadeira isca!

Heading Tags

As Heading Tags são as marcações que identificam títulos e subtítulos dentro de um texto.

A Heading Tags H1, por exemplo, identifica o título principal do texto e em seguida podemos ter os subtítulos, sucessivamente e em ordem de hierarquia conhecidos como H2, H3, H4…

É importante também, que em parte destas tags estejam inseridas as palavras-chaves ou outros termos relacionados.

URL

As URLs nada mais são do que os endereços de cada página na internet.

Como não poderia ser diferente, os algoritmos do Google são capazes de ler e interpretar estes endereços. Para melhor posicionamento, é muito importante adiciona as palavras chaves na URL da página.

Para um bom posicionamento, recomendamos ainda, que as URLs sejam curtas e amigáveis.

Imagens

Como falamos anteriormente, as imagens possuem importância para melhorar a escalabilidade do texto e também podem contribuir para SEO.

No entanto, o Google ainda não é capaz de interpretar imagens, mas podemos ajudá-lo através das chamadas alt tags, que nada mais são que legendas adicionadas ao código fonte da página e que ajudam o Google a identificar e interpretar o significado das imagens.

É através das alt tags, que o Google consegue posicionar as imagens com base na pesquisa do usuário, no Google Imagens.

Linkagem interna

A Linkagem interna, é uma das mais importantes estratégias de SEO para posicionamento de um site nos mecanismos de busca e também para garantir maior tempo de navegação dos usuários na página, uma vez que ao clicar nos links internos eles acabam sendo direcionados a diferentes páginas de um mesmo site.

A linkagem interna também ajuda o Google a entender melhor o seu site e a hierarquia e estrutura das páginas.

SEO Google: Estratégias Off Page

Descubra como funcionam as principais estratégias Off page para o posicionamento de páginas no Google e demais provedores de pesquisa da web.

Como falamos anteriormente O SEO Off Page é aquele voltado para um contexto externo a sua página e que portanto depende mais de outros sites e páginas da web do que você mesmo.

Vamos começar falando a respeito dos backlinks ou Link Building. Links são a base da navegação e da internet, afinal é através deles que conectamos diversas páginas umas às outras.

Através da linkagem, os sites ajudam não só o Google a entender seus conteúdos, como também os seus usuários durante a navegação.

Diferentemente, da linkagem interna que aponta para diferentes páginas dentro de um mesmo site, na linkagem externa, realiza-se apontamentos para outros sites da web, isso ajuda demasiadamente a página mencionada a conquistar novos visitantes e melhor posicionamento no Google.

Afinal, os algoritmos do Google, entendem que páginas que recebem menções e servem de referência e linkagem externa, são autoridades no assunto abordado.

Menções à marca

Você sabia que os algoritmos e robôs do Google, possuem inteligência para identificar menções à marcas? Estas menções quando realizadas por sites de terceiros, mesmo que sem links são consideradas pelo Google.

Portanto, podemos considerar que as menções à marca contribuem para gerar autoridade e melhorar o posicionamento das páginas da respectiva marca no mecanismo de busca do Google e de outros provedores de pesquisa.

Buscas diretas

Você já ouviu falar sobre buscas diretas e a sua importância nas estratégias de SEO Google?

As buscas diretas estão completamente fora do alcance dos desenvolvedores de sites e analistas de SEO, uma vez que, elas dizem respeito a frequência de ocasiões em que os usuários digitam diretamente o nome da marca no Google.

O Google não divulga o impacto que este tipo de ação pode ter em termos de SEO, no entanto, não há dúvidas de sua contribuição na geração de autoridade para a marca em questão.

SEO Google: Conheça outros critérios importantes

Além de todos os critérios acima, precisamos destacar outro que também merecem relevância e são importantes para o bom rankeamento de uma página no Google.

Velocidade de carregamento das páginas

A velocidade de carregamento das páginas está entre um dos principais critérios de classificação do Google. Afinal, você já percebeu que no topo da página o Google faz questão de informar quantos resultados foram apresentados para determinada pesquisa e o tempo que O Google levou para isso?

Certamente, a experiência dos usuários importa muito para o Google, portanto a velocidade de carregamento das páginas é algo muito importante.

Responsividade

Você já ouviu falar nos sites responsivos?

Vivemos em um mundo altamente tecnológico e que nos permite acessar a internet e seus diversos sites por diferentes dispositivos e tamanho de tela, como notebooks, tablets, smartphones e uma televisão.

Devido aos múltiplos dispositivos de acesso, surgiu o termo responsividade, que diz respeito a estratégia de tornar determinado site acessível e amigável a uma grande variedade de dispositivos.

Você já tentou acessar um site pelo seu smartphone e ele ficou completamente distorcido, de forma que você não conseguia nem mesmo navegar? Provavelmente sim, isso quer dizer que o site não possuía responsividade. Portanto, fique logo sabendo que os algoritmos do Google passam longe deles.

SEO Google: Conclusão

Neste artigo, você teve a oportunidade de conhecer o que significa o SEO, assim como conhecer diversas estratégias de SEO Google On Page e Off Page.

Agora, você já sabe a importância da adoção de estratégias de marketing digital e como elas podem ajudar o seu site a posicionar dentro da primeira página do Google, aumentando o seu tráfego orgânico.

Você precisa otimizar o SEO da sua página, gerando mais visitas e resultados, mas não sabe por onde começar?

Conheça a DC Comunic, somos especialistas em SEO certificado pelo Google e podemos ajudar a sua empresa a aparecer primeiro na internet!

Além das estratégias aqui apresentadas, existem diversas outras que podem ajudar no posicionamento orgânico da sua página, para saber mais e entender como podemos ajudar a sua empresa e o seu site, entre em contato conosco!

Sair da versão mobile