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O Marketing de Conteúdo pode melhorar o SEO do seu site? Saiba todos os detalhes neste artigo para alavancar seu site com Marketing de Conteúdo.
Como o Marketing de Conteúdo pode melhorar seu SEO?
Você está procurando por novas maneiras de melhorar os rankings nos mecanismos de pesquisa em seu site com SEO? (ou otimização do mecanismo de pesquisa).
Você acredita que o marketing de conteúdo pode ser uma solução possível?
Se você está lendo este artigo, provavelmente está se perguntando se pode melhorar o SEO com conteúdo, ou se há algum benefício de SEO no marketing de conteúdo. Não é verdade?
Continue lendo para saber mais sobre como o marketing de conteúdo e o SEO podem trabalhar juntos para ajudar o seu site a alcançar mais clientes e clientes potenciais.
Como o Marketing de Conteúdo e o SEO funcionam juntos
Otimização de mecanismo de pesquisa, ou SEO, é o processo pelo qual um site é otimizado para se classificar melhor nos buscadores.
O Marketing de Conteúdo, por outro lado, é um subconjunto de estratégias de marketing de atração, que envolvem um visitante no site através do funil de vendas, oferecendo-lhes peças de conteúdo úteis, interessantes ou convincentes.
Sendo assim, é possível criar uma estratégia de marketing de conteúdo em conjunto com o SEO, ou seja, uma estratégia de marketing de conteúdo que ajude seu site a melhorar posições, obtendo melhores palavras-chave e como consequência alcançar mais clientes.
À medida que os algoritmos do Google se desenvolveram e mudaram, eles começaram a favorecer muitos dos elementos de um bom plano de marketing de conteúdo.
Por exemplo, conteúdo atual, com certo tamanho, com boa segmentação por palavras-chave e em páginas específicas.
Na verdade, uma sólida estratégia de SEO, envolve agora tanto a criação de conteúdo, quanto fatores clássicos e mais técnicos de SEO.
Os Benefícios do Marketing de Conteúdo com SEO
Veja que interessante alguns benefícios Marketing de Conteúdo com SEO e perceba formas específicas de como um plano de marketing de conteúdo pode dar uma vantagem sobre seus concorrentes nas classificações dos mecanismos de busca.
MAIS CONTEÚDO = MAIS OPORTUNIDADES DE PALAVRAS-CHAVE
Os motores de busca não podem “ver” sites como você e eu podemos. Embora nós, como seres humanos, possamos olhar para um site com imagens de animais de estimação e entender que é um site de comércio eletrônico que vende coleiras, cachorros e brinquedos para cães, o Google não tem como saber o propósito de um site, a menos que essas palavras sejam escritas em algum lugar.
O marketing de conteúdo permite que você vá além dos pequenos parágrafos da página inicial e descrições de textos alternativos em fotos, onde seu espaço para palavras-chave pode ser limitado. Através do uso de artigos, postagens de blog, guias e outros conteúdos escritos, você pode usar mais palavras-chave relevantes para o seu site e sobre o que as pessoas estão procurando.
Por exemplo, se o seu site Pet Shop, você pode querer classificar bem para palavras-chave relacionadas a coleiras para cães. Em vez de tentar criar todas as palavras e frases relacionadas ao coleira que você pode pensar em um pequeno espaço ou página, você pode escrever um guia “Como escolher a coleira com tamanho certo para o seu cão” ou criar uma postagem no blog Sobre: As mais novas cores e estilos de coleiras. Este conteúdo não é apenas útil e interessante. Também é uma ótima oportunidade para usar palavras-chave e se classificar bem nas pesquisas!
O GOOGLE PREFERE GRANDES CONTEÚDOS
De acordo com um estudo recente, as páginas que melhor se classificam no Google tendem a ter a maior quantidade de conteúdo:
Como mostra o gráfico acima, as três primeiras posições do Google tem em média 2.400 palavras.
O conteúdo mais longo é sempre melhor? Não necessariamente. Afinal, se o seu artigo, postagem no blog ou guia continuar e continuar sem oferecer qualquer tipo de informação substancial, os visitantes se cansarão e sairão, e isso pode prejudicar seus rankings. No entanto, o conteúdo substancial, informativo e detalhado tende a ser mais longo, por isso faz sentido que ele se correlacione com as classificações mais altas.
Pense sobre a última vez que procurou uma resposta ou um tutorial on-line. Quanto tempo demorou para você encontrar uma página detalhada o suficiente para responder completamente a sua pergunta ou ajudá-lo a resolver seu problema?
As possibilidades são que você encontrou esta página imediatamente.
À medida que o SEO evoluiu, foram incorporados fatores diferentes da densidade de palavras-chave (ou seja, o número de vezes em que você usou a palavra-chave que deseja classificar). Assim, criando conteúdo substancial e relevante que os visitantes realmente apreciem, você tem melhores chances de ser o primeiro lugar nos buscadores!
O CONTEÚDO RELEVANTE MANTÊM OS USUÁRIOS MAIS TEMPO NA PÁGINA.
Digamos que alguém chega ao seu site e não consegue encontrar o que está procurando, e vai embora imediatamente (sem visitar outras páginas). Isso é chamado de um bounce, e a porcentagem de pessoas que fazem isso em cada página de seu site é tida como taxa de rejeição.
O Google pode avaliar métricas como a taxa de rejeição no perfil geral de SEO do seu site. Se uma página tem uma taxa de rejeição muito alta, isso geralmente é um sinal de que há algo de errado com isso – e o Google certamente não irá continuar a classificá-lo bem se todos os seus visitantes saem de seu site e voltam a fazer novas pesquisas sobre o mesmo assunto. As vezes, o conteúdo pode ajudá-lo a combater uma alta taxa de rejeição e resolver problemas como este, especialmente se o conteúdo for muito bem feito e relevante.
Por exemplo, digamos que a taxa de rejeição em sua página inicial é muito alta, e você acha que é porque os visitantes não sabem por onde começar a aprender sobre seus produtos ou serviços. Você poderia adicionar algum conteúdo para apresentar sua empresa, sugerir onde eles poderiam começar, ou até mesmo fazer links explicativos para outras paginas. Isso pode mantê-los em seu site por mais tempo, envie-os para outras páginas e reduza a confusão. Isso ajudará a resolver o problema da taxa de rejeição.
Como mencionamos acima, o conteúdo que não ajuda seus visitantes pode afasta-los; essa é a lógica. Contudo não desperdice a oportunidade de dar exatamente o que seu público busca, pois, isso gera excelentes oportunidades para seu negócio e as consequências serão sempre positivas!
Conteúdo exclusivo – Uma excelente Estratégia para o Marketing de Conteúdo!
As vezes existem coisas tão lógicas que muitas vezes por serem tão óbvias nos esquecemos de dar a devida atenção; no caso é a questão que o Conteúdo Exclusivo é fundamental para se ter boas chances de excelentes classificações nas páginas do Google.
Esse detalhe é muito importante e fundamental nos dias de hoje ja que o Google possui motores super poderosos para detectar possíveis plágios, conteúdos copiados etc. Ou seja, cuidado com o tal mais do mesmo.
Ferramentas de palavras chaves para a fusão entre Marketing de Conteúdo e SEO
É muito interessante através das ferramentas de palavras chave buscar investir na metodologia de conseguir Long Tail Keywords.
Long Tail Keywords ou em português Palavras-chaves cauda longa, são geralmente formadas por três ou mais palavras, criando uma pequena frase e representando uma busca mais personalizada, sendo assim você terá grandes possibilidades de conseguir excelentes classificações no Google por ser uma busca mais especifica com menos concorrência e um conteúdo mais exclusivo sobre o assunto.
Benefícios adicionais do Marketing de Conteúdo
Embora você possa melhorar o SEO com conteúdo em seu site, os benefícios do marketing de conteúdo vão muito além do aumento de rankings e da visibilidade nos buscadores. De fato, seu objetivo principal com o estabelecimento de um programa de marketing de conteúdo não deve ser exclusivamente melhorar o seu SEO.
O marketing de conteúdo tem uma série de outros benefícios para seus potenciais clientes e leads. Ele preenche lacunas em seu funil de vendas, expõe seu negócio a públicos adicionais e cria sentimentos de boa vontade entre aqueles que visitam seu site.
Se ficar alguma dúvida ficaremos a sua disposição para qualquer detalhe!