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Google Trends: Aprenda Tudo Sobre essa Ferramenta

Google Trends: Aprenda Tudo Sobre essa Ferramenta

Tempo de leitura: 26 minutos

Google Trends o que é e como ele pode ajudar sua empresa?

Para quem utiliza técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar as performances de suas estratégias de marketing digital, é fundamental que realize um trabalho de monitoramento para saber o que suas personas procuram e tem mais interesse, certo? Alguns softwares podem tornar esse trabalho mais fácil e eficaz para eles e suas equipes.

O Google Trends mostra quantas pessoas pesquisaram determinadas palavras ou frases ao longo do tempo. Esses dados podem ser usados para determinar no que as pessoas estão interessadas. Por exemplo, se você perceber que as pessoas estão procurando informações sobre as últimas tendências da moda, você sabe que esse tópico é popular entre seu público-alvo.

O Google Trends é uma ferramenta usada por milhões de pessoas em todo o mundo. Essa ferramenta ajuda você a descobrir o que as pessoas estão pesquisando online. Você pode usar essas informações para ajudar a melhorar seu site ou blog. Saiba mais sobre o Google Trends aqui!

Essa ferramenta mostra como as pessoas pesquisam determinados tópicos ao longo do tempo. Você pode ver o que as pessoas pesquisaram antes e depois do lançamento do seu produto ou serviço. Você também pode ver se houve algum aumento ou diminuição significativa nas pesquisas.

O que é Google Trends?

A experiência possível ao realizar uma pesquisa no Google é obter resultados com base na sua consulta. O Google Trends permite que você veja quantas pessoas estão pesquisando um determinado termo. Ele fornece dados sobre o número de pesquisas realizadas para uma determinada palavra-chave ao longo do tempo. Você pode usar essas informações para determinar quais tópicos são populares entre os usuários da Internet.

O Google Trends mostra quantas pessoas pesquisaram um determinado termo. Esses dados são úteis porque nos informam em quais tópicos as pessoas estão interessadas. Por exemplo, se pesquisarmos “como ficar rico”, veremos que esse termo é popular durante os meses de verão. Também sabemos que este termo é menos popular do que “como perder peso”.

Os termos mais pesquisados estão relacionados ao clima, esportes, celebridades, política etc. As regiões em que uma palavra-chave se destaca são principalmente América do Norte, Europa, Ásia, Austrália, África, América do Sul etc. As dúvidas mais comuns são sobre como começar, o que é SEO, o que é PPC, etc. Há também alguns outros fatos interessantes, como o fato de que as pessoas pesquisam mais informações sobre o clima do que qualquer outro tópico.

O Google Trends é uma excelente ferramenta para quem ser encontrado nas melhores posições dos principais mecanismos de busca.

Muito mais que estar na primeira página, o grande desafio é ocupar as primeiras posições.

Para conseguir isso é preciso trabalhar de forma estratégica a palavra chave que representa o seu negócio.

É possível trabalhar a palavra chave principal, ou seja, aquela que leva o usuário diretamente ao seu site.

Ou ainda, trabalhar as palavras chaves secundárias, aquelas que de forma indireta também vão levar o usuário à sua página.

Principais pesquisas

Descobrir quais são essas palavras nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos questionamentos devem ser feitos.

No entanto, se após muito trabalho, você conseguir encontrar a resposta, pode acreditar você encontrou seu valioso pote de outro.

Quer aprender agora como o Google Trends pode ajudar você nessa tarefa?

Leia o artigo abaixo, nele você encontrará informações importantes para você.

O Google Trends é uma ferramenta poderosa quando o assunto é a busca eficaz das palavras chaves mais procuradas.

Ela é capaz de mostrar a porcentagem de vezes em que a busca aconteceu, o período e a região onde a pesquisa foi maior.

Além disso, é possível ver ainda os idiomas em que elas foram buscadas.

Todas essas informações são muito importantes para quem trabalha com marketing digital e quer ser encontrado com maior facilidade.

O Google Trends ou tendências surgiu em 2006 de forma gratuita para auxiliar quem precisa obter informações para as mais variadas atividades.

Obviamente que essas atividades devem estar totalmente ligadas à sua atividade seja de vendas de produtos ou serviços.

Além disso, seu empreendimento pode ser exclusivamente digital ou não.

No entanto, desde que o empreendedor perceba a necessidade de trabalhar para ocupar melhores posições nos mecanismos de busca.

Por isso, é importante entender o que as pessoas estão buscando na internet e traçar estratégias para ser facilmente encontrado.

A grande vantagem dessa ferramenta é que ela está constantemente atualizada.

É possível fazer pesquisas frequentes sobre o mesmo assunto e conseguir informações diferentes, devido à atualização do site.

Portanto, o Google Trends tem se tornado uma ferramenta de apoio para os diversos tipos de pessoas.

Embora pareça que apenas os profissionais de marketing sejam adeptos dessa ferramenta, essa realidade está mudando.

Com o crescimento do marketing digital e suas oportunidades de trabalho, cada vez mais pessoas trabalham com a internet.

Sendo assim, o uso do Google Trends pode ser o guia necessário para mostrar as tendências do mercado.

Com base nessa informação, fica muito mais fácil elaborar um planejamento de comunicação eficaz.

Como o Google Trends funciona?

O Google mantém registros de todas as pesquisas que você faz, mesmo se você estiver desconectado ou usar um navegador diferente. Todas as suas pesquisas são armazenadas, inclusive as feitas em outras plataformas. Isso facilita descobrir o que você pesquisou quando estava conectado a outra conta.

O Google Trends mostra quantas pessoas pesquisaram um determinado tópico. Também mostra quando as pessoas estavam mais interessadas neste tópico. Esta é uma informação útil se você quiser saber sobre o que as pessoas estão falando agora.

Os mecanismos de pesquisa organizam as informações e ajudam as pessoas a encontrar o que desejam. Os usuários os usam para encontrar coisas online. As empresas os usam para promover produtos ou serviços.

Quais são as funcionalidades do Google Trends?

O Google Trends permite pesquisar tendências por localização. Você também pode usar esse recurso para ver se as pessoas estão pesquisando determinados tópicos global ou localmente.

Tempo: O ano mais próximo possível é 2004. Segmentação: Você pode pesquisar por tópicos como entretenimento, esportes ou política. Tipo de busca: Ainda é possível identificar se a busca foi feita por imagem, notícia ou YouTube.

Por que usar essa ferramenta?

Usamos o Google Trends para mostrar como as pessoas pesquisam determinadas palavras-chave ao longo do tempo. Isso nos ajuda a entender o que as pessoas estão pesquisando e nos dá uma ideia de quais termos são populares agora.

Se você é um empreendedor digital com certeza deseja entender de forma bem clara todas as vantagens do Google Trends.

Informações atualizadas

Começando pela primeira delas, nada melhor que trabalhar com novas informações relacionadas ao assunto que você precisa.

Esse é um diferencial do Google Trends.

Além de serem novas, elas estão sempre atualizadas. Isso torna possível a elaboração de estratégias de comunicação imediatas.

Você pode escolher as redes sociais, uma ação promocional nas mídias convencionais ou até mesmo no seu blog.

No entanto, apenas realizar essas ações sem conhecer o que seu público está pesquisando pode não ser tão bom.

O comportamento do consumidor na internet é a maior referência para promover qualquer ação promocional, lançamento ou reforço de marca.

Comparação de termos de pesquisas

Esse é um importante recurso, pois, permite que você faça comparações de palavras chave que representam o seu negócio.

Veja um exemplo de alguém que tem um site de vendas de óculos de sol e de grau.

Subtende-se que a palavra chave desse negócio seja óculos. Está certo? No entanto, essa é uma palavra muito comum.

Sendo assim, no momento de pesquisa ao digitar no site do Google Trends o termo óculos, ele vai lhe mostrar opções de pesquisa.

Ao fazer o teste para lhe explicar melhor, conseguimos encontrar a palavra óculos nos seguintes contextos:

Se a loja é de óculos de sol e de grau, é possível descartar a pesquisa sobre óculos de segurança.

Para saber qual dos termos é mais pesquisado, você pode comparar a palavra óculos com óculos de sol.

Em nosso teste, foi possível perceber que a palavra óculos é muito mais procurada que óculos de sol.

Portanto, o proprietário da suposta loja poderá fazer toda a estratégia de marketing em cima da palavra-chave óculos.

Volume de pesquisas

O volume de pesquisas é mais uma vantagem do Google Trends, pois, ele permite que você veja além da porcentagem.

Isso mesmo, ao pesquisar uma palavra-chave você consegue obter informações sobre o tipo de pesquisa realizada.

Em cada tipo é possível obter informações detalhadas, tais como a quantidade, o período e a região com maior busca.

Conheça abaixo quais são as opções de pesquisa que poderão ser visualizadas:

É muito importante ressaltar que as buscas por vídeo ocupam o segundo lugar de preferência nas pesquisas.

O primeiro é a busca geral no Google. Essa informação oferece um norte para as suas ações de comunicação. Ou seja, você pode investir em campanhas no formado de vídeos ou oferecer conteúdos também nessa modalidade.

Comportamento do consumidor na internet

Uma das grandes vantagens ao trabalhar com marketing digital é a possibilidade de entender e acompanhar o comportamento do consumidor.

É possível saber as lojas que ele visitou, as compras que efetuou e as pesquisas feitas, mostrando assim, os produtos desejados.

Essas informações servem de base para oferecer soluções personalizadas e assim conquistar o usuário, transformando-o em cliente.

Mais uma vez o Google Trends pode se tornar um grande auxiliar para obter essa informação.

Os resultados obtidos começam na pesquisa, seguem pelo período em que foi pesquisado, a região e o tipo de pesquisa.

Diante dessas informações se torna muito mais fácil entender o comportamento do consumidor.

Dessa forma, é possível pensar em estratégias de comunicação para alcançá-lo e assim efetuar vendas.

Pesquisa por período

As pesquisas realizadas no Google Trends apresentam resultados que são atualizados constantemente.

Além disso, você conseguirá descobrir quais os períodos em que a busca foi mais intensiva.

É possível obter resultados atualizados nas seguintes condições:

Estudar essas informações de forma detalhada possibilita a construção de ações baseadas em fatos.

O que diminui de forma considerável as possibilidades de erro.

Pesquisa por região

Trabalhar com marketing digital tem como grande vantagem não enfrentar os limites geográficos.

Ou seja, é possível vender para qualquer pessoa nas variadas regiões do país, bem como no exterior.

No entanto, essa condição exige a realização de um trabalho muito mais aprimorado, pois, é preciso entender o comportamento do consumidor nas mais diferentes regiões.

Por isso, o Google Trends pode ajudar nessa tarefa, pois os resultados são obtidos por país ou em todo o mundo.

Parece muito generalizado? Se acalme. Você poderá configurar a página para lhe mostrar resultados por sub-região.

Pode ainda, conhecer os resultados de pesquisas por cidade. Ou seja, há várias possibilidades.

Cada uma delas permite que você alcance resultados satisfatórios, reais e que servirão de suporte para as suas estratégias.

Quando o assunto é trabalhar com palavras chave vem à mente uma expressão que se tornou muito comum.

O SEO ou Search Engine Optimization é o mesmo que otimização para os mecanismos de busca.

Ele é composto por várias estratégias que permitem que seu site seja encontrado com maior facilidade nos mecanismos de busca.

OK. Você pode dizer. Mas como isso acontece? Afinal de contas todos querem ocupar a primeira página do Google.

Para organizar esse posicionamento o segredo é trabalhar bem a palavra chave correspondente ao seu negócio.

Veja abaixo algumas formas de fazer isso:

Ofereça conteúdos relevantes para o seu público.

O Google seleciona os melhores conteúdos, aqueles que são mais aprofundados e que de fato ofereçam informação.

Portanto, não basta apenas criar textos e colocar neles a palavra-chave fora do contexto, apenas para fazê-la aparecer.

Isso não vai ajudar em nada. Além disso, é importante que os conteúdos não sejam cópias de outros que já foram publicados.

Ao usar a palavra-chave corresponde da forma adequada, há maiores chances de sua página aparecer em posição de destaque.

Use uma meta description do seu conteúdo.

A meta description ou meta descrição é o mesmo que o resumo do que o usuário poderá encontrar.

É como se fosse uma resposta simples e objetivo, portanto, ao pesquisar por uma palavra, seu conteúdo poderá ser selecionado.

Dessa forma, há maiores chances de o usuário selecionar o seu conteúdo para ver, uma vez que ele apresenta a resposta que ela precisa.

Use títulos (h1) e subtítulos (h2, h3, h4)

O uso de títulos é muito importante para facilitar a compreensão do leitor e do Google.

Por isso, é importante que a palavra-chave apareça no título e subtítulos. Além disso, essa é a melhor forma de estruturar seu conteúdo.

O H1 deve ser usado apenas uma vez, pois, é o título principal do texto. Enquanto que o H2 pode ser usado mais vezes.

É importante que entre um H2 e outro, ou um H2 e outro subtítulo menor não tenha blocos com mais de 300 palavras.

Os subtítulos servem para facilitar a leitura do texto. Dentro do H2 podem aparecer os h3 e dentro dos h3 podem aparecer os h4.

Use imagens e palavra chave

O Google ainda não consegue ler imagens, mas lê palavras com ampla facilidade, sendo assim, é importante saber nomeá-las.

Use as palavras-chave quando for fazer isso, pois, quando o usuário buscar por imagens ao fazer uma pesquisa, seu site terá mais chance de obter destaque.

Use um bom Title Tag

Isso quer dizer que você deve ser preocupar em criar um título que tenha a palavra chave em sua composição.

No entanto, ele precisa também ser criativo e chamar a atenção do público. Além disso, ele precisa ser informativo.

O exemplo citado no texto de alguém que tem um negócio voltado para comércio de óculos, não basta apenas usar a palavra-chave.

Especialmente em casos que ela é bastante comum.

Se você criar um conteúdo cujo título seja óculos apenas, será muito mais difícil ser destaque.

Mas se escolher um título atrativo, que não seja, muito curto, aliado uma boa meta description e outras estratégias de SEO, as chances de sucesso são muito maiores.

Essa ferramenta é gratuita e muito fácil de ser utilizada. Para começar, você precisa ter uma conta no Google.

Ou seja, ter um email do Gmail. Após criar sua conta, veja abaixo o passo a passo para realizar sua pesquisa.

Produção de conteúdo

Dados do Content Trends 2019 mostram que 67,3% das empresas usam o marketing de conteúdo como estratégia de atração. No entanto, 66,3% desses negócios lutam para produzir conteúdo que gere engajamento. Por outro lado, o Google Trends mostra os termos mais pesquisados e pode ajudá-lo a ter ideias para novos conteúdos sobre os tópicos. Você pode então garantir que os materiais e posts produzidos sejam de interesse dos usuários. Ao perceber que determinada palavra-chave começou a gerar mais interesse na internet, pode ser a hora de investir na criação de conteúdo completo sobre o assunto. Isso pode direcionar mais tráfego para suas páginas de marca, aumentando sua relevância.

Afinal, por melhor que seja o seu conteúdo, ele só será visto com frequência se você for relevante para o seu público, correto? Se um tópico está em alta no mercado, por que você não fala sobre ele em seu site? O Google Trends é muito útil para entender como seu público se comporta e em quais tópicos sua marca pode trabalhar.

Ações no momento certo

Outra vantagem que o Google Trends oferece é a possibilidade de analisar os picos de interesse de um determinado tema. Isso nos permite antecipar e planejar nosso calendário editorial de publicações antecipando esse pico de interesse.

Busca por tendências

As tendências são importantes porque ajudam as empresas a decidir quais produtos oferecer. Você deve pesquisar termos relacionados e ver quais são as palavras-chave mais populares. Então, você saberá quais não são mais tão bem sucedidos. Essas informações podem ajudá-lo a fazer alterações em seu site ou linha de produtos.

Para quem administra um site de comércio eletrônico, pode ser interessante descobrir novidades sobre como melhorar o serviço oferecido aos usuários, ou até mesmo aplicar uma nova função dentro de sua página. Fique atento ajuda você a entender melhor o interesse do seu cliente – e dos clientes em potencial.

Existem muitos produtos que podem ser usados para esportes. Você deve entrar em contato com seu fornecedor sobre o fornecimento de produtos que atendam à necessidade de melhores máscaras para atividade física.

Comparação entre termos

As tendências do Google mostram quantas pessoas pesquisam palavras ou frases específicas ao longo do tempo. Esses dados podem ajudá-lo a determinar quais termos seu público-alvo usa ao pesquisar online. Você pode usar essas informações para criar campanhas publicitárias mais eficazes.

As palavras-chave são importantes na busca de informações online. Algumas palavras-chave são mais populares que outras. Comparar essas duas palavras ajuda você a decidir qual delas tem mais probabilidade de gerar mais tráfego.

Você também pode se interessar por outros conteúdos!

Planejamento de campanhas

Qual é o melhor momento para começar um novo negócio? As tendências do Google podem nos ajudar a responder a essa pergunta. Podemos ver o que as pessoas pesquisam quando queremos iniciar um novo negócio. Além disso, podemos usar essas informações para tomar decisões sobre nossa estratégia de marketing.

Uma estratégia de marketing bem-sucedida garantirá que você aproveite ao máximo seu dinheiro. Você deve investir em campanhas publicitárias que funcionem bem e garantir o melhor retorno do investimento.

Identificação de públicoalvo

Uma persona é o primeiro passo em qualquer estratégia de marketing digital. Saber quem você está segmentando ajuda você a criar conteúdo que ressoe com eles.

Monitoramento da concorrência

Sua concorrência está procurando palavras-chave relacionadas a você. Isso significa que eles querem saber como as pessoas falam sobre você online. Eles podem estar tentando descobrir se existem novas tendências que podem afetá-los.

O frete grátis é uma estratégia viável para sua empresa se você quiser competir com concorrentes que oferecem frete grátis. Você também deve considerar outras estratégias, como devoluções gratuitas ou frete grátis em pedidos acima de US $ 50.

Como usar o Google Trends?

Para começar a usar o Google Trends, primeiro você deve se inscrever em uma conta. Em seguida, você pode inserir o termo de pesquisa na caixa fornecida. Depois de inserir o termo de pesquisa, você pode selecionar o intervalo de datas que deseja analisar. Depois de selecionar o intervalo de datas, você pode escolher se deseja ou não incluir também dados de pesquisas internacionais. Por fim, você pode visualizar os resultados clicando no gráfico que aparece.

Pesquise por um termo

A página inicial da ferramenta pode ser dividida em 2 partes principais: seu cabeçalho e seu rodapé. Na parte superior, há um ícone chamado menu Tendências e uma barra de pesquisa para explorar tópicos ou palavras-chave específicos.

O marketing de conteúdo é um tópico importante hoje. Isso é o que as pessoas estão pesquisando.

Filtre e compare com outras palavras

Logo no topo da página, você pode ver o link para comparar os volumes de buscas por termos diferentes. Se você clicar em “+ Comparar”, poderá digitar qualquer outra palavra-chave e ver a relação entre essas duas palavras-chave. Existem quatro opções de filtros (ou configurações) para sua pesquisa:

1. Filtre por idioma: você pode escolher inglês ou espanhol.

A primeira opção permite definir seus critérios de pesquisa por local. Você pode optar por usar a cidade, estado, país, continente ou mundo atual. Esse recurso é particularmente útil se você quiser descobrir o que está acontecendo ao seu redor. A segunda opção permite especificar o período de tempo para o qual você deseja ver os resultados. Você pode escolher entre a última hora, dia, semana, mês, trimestre, ano, década, século, milênio ou qualquer outro intervalo de datas que desejar. A terceira opção permite selecionar categorias específicas para sua pesquisa. Por exemplo, você pode pesquisar filmes sobre linguagens de programação ou filmes sobre ciência da computação.

Você pode escolher sua fonte de dados clicando no botão abaixo.

Confira a relevância em diferentes regiões

Podemos rolar a página e ver o nível de interesse do tema selecionado em cada estado, mais o Distrito Federal. No nosso caso, o nível de interesse do marketing de conteúdo no Brasil é médio.

Você pode escolher se deseja que o mapa seja dividido em estados ou cidades. Você também pode baixar os dados como um arquivo CSV para uso em planilhas do Excel. Você pode obter o código para incorporar essas informações em seu site ou publicá-las nas redes sociais.

Consulte os termos que se relacionam

Descobrimos que o tópico “marketing de conteúdo” estava em alta recentemente. Isso significa que as pessoas estavam pesquisando sobre esse tópico. Além disso, vimos que as pessoas pesquisaram por “conteúdo de rock” e “seo”. Essas tendências nos mostram que as pessoas estão interessadas nesses tópicos.

Em ascensão significa que o número de usuários aumentou no último ano. Maior significa que o número de usuários ativos foi maior do que no ano anterior.

Descubra as tendências de Pesquisa

Os termos de busca mais populares na última hora foram: “Google”, “iPhone” e “Facebook”. Nos Estados Unidos, o termo de pesquisa mais popular foi “Google”.

Veja o que esteve em alta

Neste caso, temos um tópico interessante sobre a evolução da Internet. Também podemos notar que o mecanismo de busca mais popular é o Google.

Saiba monitorar o desempenho do marketing

As tendências do Google mostram a popularidade de um produto ou marca. Essas informações podem ajudá-lo a decidir que tipo de estratégia de publicidade usar.

A segmentação no Google Trends é uma ferramenta eficaz para identificar palavras-chave relacionadas à sua marca. Você pode usar essas palavras-chave para melhorar sua estratégia de marketing.

Veja o que esteve em alta

Nesse caso, podemos ver que a pesquisa mais popular foi sobre o iPhone XS Max. Também vimos que as pesquisas mais comuns foram sobre o iPhone XS, o iPhone XR e o iPhone 8 Plus.

Como analisar essas informações?

Agora que você sabe como usar o Google Trends, pode aplicá-lo às suas campanhas de marketing. Você pode ver como as pessoas pesquisam determinadas palavras-chave e compará-las ao longo do tempo. Isso ajuda você a tomar melhores decisões sobre suas estratégias de marketing.

Precisamos pesquisar o termo “viagem”. Em seguida, precisamos selecionar o período de tempo em que queremos ver as tendências. Neste caso, queremos ver as tendências de 1º de janeiro de 2017 até 31 de dezembro de 2018. Por fim, precisamos escolher o país que queremos explorar. Para este tutorial, escolhemos os Estados Unidos.

Houve um grande aumento nas pesquisas relacionadas ao ano novo. Isso pode ser devido a pessoas que querem começar de novo ou comemorar o ano novo.

Ou seja, nosso pico é próximo ao Natal, com uma estabilidade de cerca de 60%. Devemos economizar uma parte de nosso orçamento de anúncios para esse período, a fim de aproveitar ao máximo esse aumento de interesse durante esse período. Anúncios do Google.

Uma lista de coisas que você precisa embalar quando viajar. Isso inclui coisas como passaporte, dinheiro, roupas, etc.

Lugares para viajar no Brasil é um tema que interessa a nossa persona. Também descobrimos que esse tópico está em alta no momento. Isso significa que as pessoas pesquisam mais sobre lugares para viajar no Brasil do que o habitual. Portanto, devemos incluir esse conteúdo em nosso site.

Podemos ver que os lugares mais visitados no Brasil são Fernando de Noronha (o mais visitado), Arraial do Caboclo, Jericoacoara e Porto de Galinhos. Gramado é o lugar mais visitado durante os meses de verão, mas não no ano novo.

The most visited destinations in Brazil are Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Florianópolis, Curitiba, Recife, Natal, João Pessoa, Campinas, Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Goiânia, Cuiabá, Porto Alegre, Brasília, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Sergipe, Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, Maranhão, Tocantins, Piauí, Ceará, Distrito Federal, Rio Grande do Sul and Santa Catarina.

Esses dados mostram a importância da criação de conteúdo sobre Gramado com alta prioridade, mas também indicam a necessidade de criar conteúdo sobre Gramado durante o inverno e priorizar a criação de conteúdo sobre Gramado durante os meses de verão.

Mostramos neste artigo como usar o Google Trends para encontrar os tópicos e assuntos mais interessantes para oferecer ao consumidor, o que definitivamente impactaria sua posição na SERP. Também explicamos como dominar o mecanismo de busca e entender como funciona o algoritmo do Google.

Conclusão.

O Google Trends é uma ferramenta de trabalho para qualquer pessoa que deseja trabalhar no meio digital.

Com a grande vantagem de ser gratuita e ainda assim oferecer informações confiáveis e atualizadas.

Não basta apenas definir uma palavra-chave principal que corresponda ao seu negócio. É preciso saber como ela é procurada.

Além disso, é preciso buscar também pelas palavras chaves secundárias e pelas long tails, as chamadas palavras-chave de cauda longa.

Elas não são tão concorridas, portanto, o trabalho para ranqueá-las nos mecanismos de busca, pode ser mais fácil.

Trace suas estratégias com segurança. Use o Google Trends como seu auxiliar.

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