Por que o Marketing de Conteúdo é importante?

Tempo de leitura: 9 minutos

Por que o Marketing de Conteúdo é importante?

Por que o Marketing de Conteúdo é importante para o seu Negócio? Saiba neste artigo o que todos deveriam saber sobre a importância do Marketing de Conteúdo.

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Por que o marketing de conteúdo é importante para o seu negócio?

Como outras empresas, o seu negócio provavelmente está percebendo mudanças que estão ocorrendo na forma de se fazer marketing e propaganda.

Varias estrategias de marketing  que se usavam, hoje em dia já não funcionam mais! E essa percepção apenas começou!

A crescente diversidade demográfica, a adoção de tecnologias interativas e a evolução dos hábitos de consumo de mídia, alteraram a forma como os consumidores obtêm informações e como percebem as mensagens de comunicação das marcas.

À medida que você lida com a forma de falar eficazmente com os consumidores de hoje, provavelmente ouviu falar sobre algo chamado “marketing de conteúdo”. Talvez você tenha lido sobre isso em um artigo, ou talvez um colega ou consultor sugeriu isso para você.

Mas antes de tudo é importante sabe mais.

O que é marketing de conteúdo?

É apenas uma moda passageira?

Isso realmente significa alguma coisa, ou é apenas uma moda legal?

Poderia realmente ajudá-lo a alcançar seus objetivos? E se sim, como?

O objetivo deste artigo é triplo.

Primeiro, vamos definir o marketing de conteúdo.

Em segundo lugar, mostraremos porque o marketing de conteúdo deve ser parte de sua estratégia de marketing.

Em terceiro lugar, discutiremos como começar com o marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo?

O Content Marketing Institute oferece a seguinte definição de marketing de conteúdo:

O Marketing de Conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido e, em última instância, impulsionar a ação do cliente para gerar vendas.

Assim, em primeiro lugar, o marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico – não apenas publicações de artigos aleatórios em seus feeds de mídia social.

Você precisa de um senso claro do que precisa realizar, de como seu conteúdo deve aproximar você de seus objetivos e da estratégia de marketing digital.

Em segundo lugar, seu conteúdo deve beneficiar um público claramente definido.

Vá além!

É importante saber quais são as necessidades, interesses, perguntas, preocupações e pontos de dor de seus clientes potenciais.

Como o seu produto ou serviço se encaixa nas suas vidas?

Qual a experiência que você tem que é útil para eles?

Que tipo de conteúdo você poderia distribuir que iria informar, divertir e engajá-los de forma significativa?

Em terceiro lugar, seu conteúdo deve ser valioso, relevante e consistente – mas para quem? Para o seu público!

Valioso – As pessoas que lêem seus blogs ou observam seus vídeos, devem ter algo que valha a pena. Eles deveriam sentir que aprenderam alguma coisa ou que foram entretidos de uma maneira que seus artigos  somaram em suas vidas.

Relevante – Seu conteúdo deve atender às necessidades e interesses dos consumidores. Seja esse especialista confiável.

Mostre ao seu público que você é interessante, engraçado, emocionante ou importante para eles.

Consistente – O conteúdo efetivo, entregue durante um período de tempo, torna você instantaneamente reconhecível. Seu estilo, sentimento, tom, escrita e claro, a substância.

Sendo assim, deve falar com um tom que ajuda os consumidores a conhecerem você e se familiarizarem com seu negócio ou empresa.

Finalmente, uma boa estratégia de marketing de conteúdo irá impulsionar o cliente a compra.

As pessoas querem fazer negócios com empresas que entendem o que eles pensam, seus sentimentos e anseios.

Eles confiam nas recomendações de outros consumidores como eles, então, quando um amigo compartilha um conteúdo através de mídias sociais, a mensagem ganha credibilidade.

O marketing de conteúdo oferece a oportunidade de ganhar essa credibilidade criando mensagens que demonstram como seu produto ou serviço pode fazer uma diferença positiva, nas vidas de seus clientes potenciais.

Por que o marketing de conteúdo é importante?

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Por que o marketing de conteúdo é importante para os consumidores?

As perspectivas de hoje têm um forte apetite por boas informações, mas uma resistência muito poderosa à chamada “venda sobre pressão”.

A maioria de nós pesquisa produtos e serviços on-line antes de fazer uma compra. Estudamos diferentes carros, comparando preços e características, antes de colocar o pé em uma concessionária. Mesmo os compradores de supermercado usam telefones celulares para comparar preços e promoções.

As pessoas querem um bom conteúdo que as ajuda a tomar boas decisões, mas não gostam de se sentirem pressionadas.

Os consumidores estão cada dia mais resistentes a propaganda tradicional de compre isso, compre aquilo.
Isso acontece tanto para clientes B2C quanto para B2B. De acordo com um estudo, 70% dos consumidores preferem aprender sobre empresas através de artigos, em vez de simples publicidade.
Varias pesquisas demonstram que os tomadores de decisão nos negócios, 80% preferem obter informações sobre uma compra por artigos em vez de publicidade.
A mesma pesquisa descobriu que 70% dizem que o conteúdo os faz sentir mais perto da empresa e 60% dizem que o conteúdo os ajuda a tomar melhores decisões de compra.

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Por que o marketing de conteúdo colabora no posicionamento em motores de busca?

Quando os consumidores acionam uma pesquisa nos motores de busca, estão buscando soluções para seus problemas.

Às vezes, sua melhor oportunidade para conquistar novos clientes é estar lá no Google. Lógico, não é verdade?
Na verdade, muitos adotam estratégias de SEO para seus sites, contudo, é importante saber que os mecanismos de pesquisa freqüentemente atualizam seus algoritmos para que possam melhorar continuamente a qualidade dos resultados que vemos quando fazemos uma pesquisa.

Por isso é muito importante saber que nos últimos tempos o Google esta buscando recompensar cada vez mais a qualidade dos artigos e punir artigos de baixa qualidade.
Ou seja, a qualidade é e será cada vez mais importante para posicionamento em mecanismos de busca, principalmente no Google.
Outro fator de posicionamento muito relevante no Google é a atualização de artigos, ou seja, quanto mais artigos de qualidade e novos em seu site, melhor será sua posição no Google.

Por que o marketing de conteúdo é importante para o seu negócio?

Como você pode ver, o conteúdo efetivo pode ajudá-lo a construir relacionamentos com clientes, evitando taxas rejeição para suas vendas.

O Marketing de Conteúdo relevante, mostra sua experiência em assuntos e ganha confiança ao destacar tópicos importantes que afetem seus clientes potenciais.
O conteúdo bem elaborado pode atrair tráfego para o seu site e para as redes sociais, aumentando seu desempenho nas páginas de resultados de pesquisa e dar ao público a oportunidade de compartilhar seu conteúdo com seus amigos.

Uma pesquisa recente entrevistou 600 profissionais de marketing perguntando a eles quais eram as tendências de marketing digital mais importantes. O marketing de conteúdo foi a resposta número um com 29,6%; (14,6%), automação de marketing (12,8%), Marketing para telefones móveis (11,0%) e marketing de redes sociais (8,9%).
Outras pesquisas descobriram que 63% das empresas dizem que publicar em mídias sociais aumentaram sua eficácia no marketing likando com seus artigos em seus sites e os resultados das vendas aumentaram significativamente.

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Iniciando o Marketing de Conteúdo

Apesar de varias empresas e negócios percebem a importância do conteúdo, muitos ainda não estabeleceram uma estratégia formal de marketing de conteúdo. Uma pesquisa com profissionais de marketing descobriu que mais da metade, ou 56% disseram que estavam “fazendo marketing de conteúdo”, mas não tinham estratégia definida. Apenas um terço dos entrevistados disseram que o marketing de conteúdo foi totalmente integrado em suas estratégias de comunicação de marketing.

Então, como você desenvolve um plano de marketing de conteúdo que faz sentido para o seu negócio?

Aqui estão cinco etapas principais que podem servir de quadro para orientar seus esforços:

  1. Planejamento: determine quais os objetivos que sua empresa precisa alcançar, Qual o papel que o conteúdo irá desempenhar ao encontrá-los. Como o marketing de conteúdo complementará outras atividades, como vendas, serviços, promoções ou publicidade?
  2. Audiência: Você tem um público único e homogêneo, ou você tem vários segmentos que se beneficiarão do que você tem a dizer?
  3. Desenvolvimento de conteúdo : O conteúdo excelente começa com um senso claro do que você precisa dizer. Estabeleça um tom consistente que represente a experiência e os valores da sua empresa. Seu conteúdo deve ser otimizado para o seu público nos mecanismos de busca e para seus objetivos de negócios.
  4. Implementar: como você distribuirá seu conteúdo? Você publicará artigos no seu site? Se você começar um blog, quais tópicos serão abordados e com que frequência ele será atualizado? Um horário regular e consistente é o melhor para estabelecer familiaridade com seu público. Como você otimizará suas mídias sociais e outros canais para divulgar sua mensagem?
  5. Monitorar resultados: preste atenção no impacto que seu conteúdo tem no tráfego do seu site e nas classificações dos mecanismos de pesquisa. As pessoas interagem com seu conteúdo de alguma forma? Avalie o número de likes, compartilhamentos, comentários e outras ações. O que as pessoas dizem em seus comentários – positivos ou negativos? Eles estão fazendo perguntas ou reclamações  e como você está respondendo?

Ao rastrear os resultados, você poderá obter informações importantes sobre  como as pessoas respondem ao seu conteúdo. Isso permitirá que você aprenda e melhore sua estratégia de conteúdo e lhe dá a oportunidade de melhorar seus resultados ao longo do tempo.

Ficamos a sua disposição para qualquer dúvida ou detalhe!

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