Como utilizar o Pinterest na Estratégia de Marketing Digital?

Tempo de leitura: 8 minutos

Sendo uma das 10 maiores redes sociais no mundo, com 442 milhões de usuários, é possível utilizar o Pinterest na estratégia de marketing digital para alcançar maior visibilidade da marca, gerar tráfego qualificado e até aumentar o faturamento da empresa.

Neste artigo, abordaremos sobre as principais estratégias que podem ser utilizadas para obter maiores resultados utilizando o Pinterest Business. Então, leia todo o artigo e descubra como aproveitar ao máximo dessa plataforma.

O que é Pinterest e como funciona?

O Pinterest é uma das principais redes sociais do momento, atualmente ela está na lista das 10 maiores do mundo. Fundada em março de 2010, nos Estados Unidos, a plataforma se tornou uma das preferidas quando o assunto é compartilhamento de imagens.

O Pinterest ajuda pessoas a encontrarem ideias como referências, muito delas criativas. Ela é usada, basicamente, como fonte de inspiração para diversos tipos de projetos, ideias para decoração, tutoriais, receitas, além de produtos diversos.

Ela é muito utilizada por amantes de decoração, arquitetura e design. Porém, a plataforma tem crescido muito a ponto de ganhar adeptos de vários outros nichos como tecnologia, marketing digital e até empreendedorismo.

No Pinterest é possível criar publicações, denominadas PINS, assim como pastas para organizar os pins em categorias. Também é possível adicionar títulos nas imagens e uma descrição, além de ser aconselhável o uso das Hashtags para ajudar no ranqueamento da imagem. Também é possível adicionar links para seu site.

Eis, nessa rede social, uma oportunidade para potencializar as estratégias de Marketing Digital, isso porque, se bem utilizada, ela ajuda no engajamento de seu site, podendo aumentar os acessos, gerar leads e até melhorar nas conversões. Além disso, a mesma pode ajudar na construção da autoridade de sua marca.

Leia Também: Por que o Marketing Digital é importante para uma empresa?

Como criar uma conta comercial no Pinterest?

Como criar uma conta comercial no Pinterest?

A conta Business dispõe de recursos voltados para negócios, nela encontramos ferramentas que na conta normal não possui, como exemplo, podemos verificar informações sobre o público, total de público, quantidade de impressões, engajamento, assim como podemos observar quais são os principais pins e a quantidade de cliques dos Pins.

Você poderá criar uma conta Business ou transformar sua conta pessoal em Business. Vale ressaltar que, se você já possuir uma conta pessoal, não será preciso criar outra Business, basta convertê-la seguindo os passos abaixo:

  • Primeiro, faça login em sua conta pessoal;
  • Vá no canto superior, do lado direito, e acesse o menu configurações;
  • Pressione em “Configurações da conta”;
  • Escolha a opção “Iniciar”, onde tem “Converter para conta Business”;
  • Agora, basta pressionar em “Trocar para Business” e pronto.

O Pinterest na estratégia de Marketing Digital

Sabendo que essa plataforma pode trazer ótimos resultados para a sua empresa, preparamos as principais ações que devem ser feitas em sua estratégia de marketing no Pinterest.

1 – Crie Pins com títulos chamativos

Saiba que no Pinterest há um maior engajamento quando os pins são bem elaborados. Lembre-se de que o título é como se fosse a porta de entrada para os acessos, por isso, ele deverá detalhar em poucas palavras do que se trata a publicação.

Você poderá fazer uma busca no Google para observar títulos de artigos que estão bem ranqueados e ter ideias do seu. Também existem ferramentas que dão sugestões de palavras chaves, que são ótimas para ajudar as pessoas a encontrarem seus pins.

2 – Utilize uma boa descrição nos pins

Uma descrição detalhada também ajuda muito para que as pessoas tenham uma ideia do que se trata sua imagem. Portanto, aborda sobre os principais detalhes, se for um produto, informe de maneira detalhada sobre as especificações do mesmo.

3- Adicione Hashtag

As hashtags são importantes para que seus posts ganhem maior visibilidade. Eles devem ser inseridos ao final da descrição e servem para que quando alguém pesquisar por uma determinada palavra chave, possa encontrar seu conteúdo.

4 – Use imagens verticais e mais longas

O ideal é utilizar imagens verticais e mais longas, para tirar um maior proveito do espaço virtual. Isso porque, ao fazer isso, elas chamam maior atenção e geralmente recebem mais cliques.

Adicionar link no Pin é uma ótima ideia é que você deve aproveitar essa funcionalidade para tirar maior proveito das publicações. É possível inserir link para seu site, blog ou mesmo para um canal no YouTube.

Colocar link no Pin é uma ótima estratégia de marketing digital no Pinterest e que podem ser utilizada para gerar tráfego, capturar leads e até mesmo realizar vendas.

6 – Compartilhe os seus pins

Utilize as principais redes sociais para compartilhar os pins. Ísso vai ajudar muito tanto no engajamento quanto no crescimento do seu perfil.

Comparrilhe os conteúdos em redes sociais como Facebook, Twitter, Reddit e Quora. Também, você poderá incorporar o seu Pinterest em algumas redes sociais para ajudar ainda mais.

7- Crie categorias de Pins

Crie pastas para cada uma das categorias. As pastas são lugares destinados para adicionar pins sobre assuntos específicos. Por exemplo, digamos que uma empresa trabalhe com telefones móveis, ela poderá criar pastas sobre review de smartphones, acessórios para celulares, dentre outras.

O mesmo vale para qualquer outro nicho. O importante é manter as pastas organizadas e bem configuradas. Para isso, adicione um bom título e uma descrição detalhada sobre o que você pretende publicar nela.

8 – Acompanhe as estatísticas no Pinterest Analytics

As contas business do Pinterest, conta com uma ótima ferramenta para análise de dados, chamada de Pinterest Analytics. O usuário poderá utilizá-la para observar o desempenho geral da conta e de suas publicações.

No Pinterest Analytics, é possível verificar todo o engajamento, quantidade de cliques no link, público total, pins que foram salvos e muito mais.

Com o Pinterest Analytics além de você conhecer mais sobre o público, poderá traçar novas estratégias baseadas nos pins que mais tem engajamento.

Como o Pinterest ajuda na estratégia de marketing digital?

Autoridade da marca

Com uma conta no Pinterest bem otimizada e organizada, sua marca poderá ganhar mais visibilidade, confiança e novas pessoas tomarão ciência da existência de seu negócio. Assim, sua marca passará a obter mais autoridade.

Saiba que publicar pins com boas imagens chamativas e conteúdos relevantes são essenciais para que as pessoas compartilhem os mesmos. Invista na qualidade das suas publicações, pois isso ajudará na criação de sua autoridade.

Lembre-se de levar uma parte do tráfego do Pinterest para seu site, através de links inseridos. Isso trará tráfego qualificado e fará com que seus produtos ou serviços fiquem mais conhecidos.

Maior visibilidade

Com mais de 440 milhões de usuários ao redor do mundo, empresas de todos os segmentos têm utilizado o Pinterest na estratégia de marketing digital. Então, se você deseja ter maior visibilidade de sua marca, nao fique de fora.

A plataforma conta com usuários de todos os tipos de gostos e perfis diversos. Se você ou sua empresa tem um site, o Pinterest pode ajudar a aumentar bastante a quantidade de acessos orgânicos.

Também, você poderá melhorar o posicionamento do seu site nos principais motores de buscas, além de ter a chance de alcançar novos clientes e tornar os produtos e serviços mais populares.

Gerar leads e vendas

O Pinterest também pode ser utilizado para captar leads e gerar vendas diretamente da plataforma. Para isso, aproveite o espaço para inserir seu link e faça bom proveito disso.

O interessante do marketing digital no Pinterest é que existem várias possibilidades de utilização dentro da plataforma e que realmente dão resultados. O ideal é utilizar todas elas e sempre manter seu perfil atualizado.

Principais ferramentas do Pinterest para empresas

Ao longo do tempo, o Pinterest manteve constante evolução e mudanças. A plataforma já implementou diversas funcionalidades para facilitar a interação e experiência dos usuários. Para as empresas, a plataforma é rica em ferramentas úteis para facilitar os negócios.

Vejamos as principais ferramentas do Pinterest:

Botão Salvar sites

Ferramenta muito útil que facilita salvar os posts do blog ou do site da empresa. O botão Salvar para sites pode ser instalado, após isso, o mesmo aparecerá nas imagens do site, o que facilita no salvamento delas.

Rich pins

Os rich pins é um recurso que dispõe de informações mais detalhadas sobre as imagens. Essa ferramenta é gratuita e está disponível somente para contas business.

Shop the Look

O Shop the Look é um recurso disponível na conta business que fascilita as compras. Através dessa função, quem gostar de algum produto, de uma determinada imagem, ao clicar nela vai direto para o local de compra.

Pincode

Quem possui qualquer conta no Pinterest pode utilizar o Pincode. Ele é um código que lembra um QR Code, o mesmo serve para armazenar informações sobre a conta do Pinterest e quando escaneado, o usuário pode ser direcionado para um local específico.

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