Melhores Práticas de SEO para Novos Negócios em 2020

Tempo de leitura: 7 minutos

A otimização para mecanismos de busca é um mundo em rápida mudança. Manter-se atualizado com fatores de ranking e práticas de busca em evolução pode ser difícil para muitas empresas e websites online.

No ano passado, o Google e o Bing mantiveram os marqueteiros atentos às atualizações de algoritmos, e em 2020 já se tornou evidente que os SEOs e marqueteiros online terão mais com que lidar para sua otimização on-page. Seja você um iniciante ou um profissional, aqui estão as melhores práticas, dicas e truques mais importantes de SEO na página para os marqueteiros conhecerem.

Melhores Práticas de SEO para Novos Negócios

Nos últimos anos, o Google tem continuado a desenvolver a capacidade do seu motor para ler a linguagem – o que significa que o conteúdo concebido para a facilidade de utilização será mais importante do que nunca. Os sites são encorajados a produzir conteúdo que atinja o coração da intenção do usuário, e a projetar seus sites com a facilidade de uso em mente.

A grande atualização do algoritmo BERT do Google significa que o mecanismo de busca está aperfeiçoando sua capacidade de entender as consultas de busca e ainda mais precisamente dar aos buscadores resultados que correspondem ao que eles estão procurando.

Seu modelo de processamento baseado em IA permite que ele processe frases de busca muito mais como um humano faria – e isso significa que a melhor prática para SEO na página ainda será fortemente focada em conteúdo e palavras-chave.

Veja algumas outras dicas pertinentes:

1. Priorizar a Navegação por Celular

Os masterminds do Google lançaram a primeira indexação móvel na primavera de 2018. Antes disso, o Google estava rastejando e classificando a versão desktop de um site.

Mas com o ritmo crescente em que as pessoas estão procurando coisas em seus celulares, ficou claro que usar a versão móvel seria a melhor maneira de ajudar a maioria de seus usuários a garantir que eles estão obtendo os melhores resultados.

Então, o que isso significa para você? Seu site tem que parecer veloz no celular para ter uma boa classificação. Isso significa, por exemplo: sem carregamento lento de páginas e sem margens estranhas que tornam a leitura ou rolagem quase impossível.

2. Certifique-se de que seu Site esteja Ágil

A velocidade é uma parte vital para seguir as melhores práticas de SEO. Mesmo que as pesquisas mostrem que as pessoas saltarão de um site em cerca de 10 segundos se você não chamar sua atenção, muitos sites ainda sofrem com o tempo de carregamento lento de páginas.

Imagens e vídeos são duas características que podem afetar a velocidade da página, uma vez que tendem a ser arquivos maiores. Mais – e maiores – arquivos significam mais solicitações HTTP, o que significa mais tempo de carga.

Verifique se os arquivos que você está carregando não são maiores do que o necessário (eles não precisam ser fotos em alta resolução da qualidade da revista para ficarem bem no seu site). E considere permitir a compressão, para que seus arquivos sejam compactados (também conhecidos como menores) e demorem menos tempo para serem carregados.

Habilitar o cache do navegador também pode ajudar, pois isso significa que a página não está carregando completamente do zero cada vez que é visitada. Os dados também mostram que as imagens com legendas descritivas – como, por exemplo, esta – têm um desempenho ainda melhor.

3. Não Subestime os Bons Visuais

As imagens não chamam apenas a atenção do leitor – elas ajudam a dar vida ao seu conteúdo. Recomendamos o uso de pelo menos duas imagens por post de blog, quer isso signifique fotografias, infografias bem desenhadas, ou algo mais.

Mas não se limite a colocar algumas imagens de estoque grátis em sua cópia e encerrar o dia. As imagens que você escolher devem fazer sentido para o tema que você está cobrindo, e o visual deve estar alinhado com a sua marca, mesmo que você esteja usando imagens de estoque.

A esta altura, você provavelmente já sabe o que vem a seguir: otimizar!

Uma vez que você tenha encontrado algumas fotos de alta qualidade e as tenha compactado no tamanho adequado para manter a velocidade da página e a formatação no ponto, certifique-se de incluir texto alt adequado que corresponda à imagem. Isto é o que vai aparecer se alguém tiver imagens desabilitadas em seu dispositivo, ou potencialmente se passar o mouse sobre a imagem. Os dados também mostram que as imagens com legendas descritivas têm um desempenho ainda melhor.

3. Monitore suas Avaliações

O sentimento de marca é parte do que o algoritmo leva em consideração – não apenas para o Google, mas também para outros sites de revisão como o Facebook. Por isso, é importante estar atento às suas opiniões em vários sites e até mesmo considerar a possibilidade de criar alertas para que você seja notificado diariamente ou assim que um novo for atingido.

Revisões negativas devem ser abordadas publicamente, se possível, desde que o comentário pareça autêntico e não como spam (você deve ser capaz de dizer a diferença). Faça o que puder para mudar a opinião deste cliente descontente – pode ser tão fácil quanto isso:

  • Oferecendo um reembolso
  • Colocando-os ao telefone com um representante de atendimento ao cliente para resolver um problema
  • Conversando com eles quando eles estão menos nervosos, lembrando-os que há pessoas por trás da sua marca
  • Pedir desculpas por um erro de comunicação, mal-entendido ou confusão, o que poderia resultar na eliminação total da revisão negativa por parte da pessoa

Mas não responda apenas às críticas negativas – as melhores práticas de SEO sugerem reconhecer e agradecer a alguém por uma crítica positiva faz com que seu cliente feliz se sinta visto e valorizado. E, como sabemos, o boca a boca é uma das ferramentas de marketing mais eficazes.

4. Considere os Snippets de Destaque

Parece que os trechos em destaque (também conhecidos como caixas de respostas) são toda a raiva em SEO nos dias de hoje. Os trechos em destaque são normalmente encontrados no espaço entre anúncios de busca pagos e resultados classificados, às vezes acompanhados de uma imagem ou vídeo.

Snippets em destaque são um recurso SERP que frequentemente aparece quando alguém faz uma pergunta na caixa de busca – o resultado do snippet geralmente inclui o que o algoritmo considera ser a resposta mais relevante.

Da mesma forma, as caixas do painel Knowledge Graph do Google aparecerão frequentemente no SERP quando você procura por pessoas, lugares e coisas. Pode ser difícil conseguir um snippet em destaque ou um painel de conhecimento, então veja o que aqueles que pousam esses pontos estão fazendo e como você pode imitá-los de uma forma que faça sentido para o seu negócio.

5. Veja os dados estruturados

Google, Bing, Yahoo! e Yandex se uniram para criar uma linguagem de dados estruturada chamada Schema, que ajuda os mecanismos de busca a entender o que é um post. Schema é um tipo de vocabulário com tags que você pode adicionar à marcação HTML de suas páginas web e e-mails.

Um dos maiores benefícios do Esquema é que ele pode melhorar os trechos que aparecem abaixo do título da sua página na SERP. Ele permite que você adicione conteúdos enriquecedores como uma data de publicação ou classificação, em vez de simplesmente a meta descrição.

Conclusão

Estas são algumas das melhores práticas de SEO mais importantes na página que você deve prestar atenção. Para mais informações sobre SEO, acesse Guerrilha Marketing!

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