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Como definir meu público alvo para marketing?
Saiba neste artigo o que todos deveriam saber para definir seu publico alvo.
Entenda que as perguntas para definir Público alvo são fundamentais para Sucesso no Marketing Digital.
Portanto conheça agora o passo a passo para definir seu Público alvo.

Pesquisa de Público Alvo.
Geralmente quando se pergunta para alguém se ela conhece seu publico alvo, a grande maioria diz que sim.
Contudo, vemos que na pratica, infelizmente esse é um grande problema para a maioria das empresas.
Quanto mais claro for seu publico alvo, mais você terá a chance de fazer um Marketing eficiente e atingir grande sucesso em suas campanhas.
A pesquisa de público alvo é sem dúvida alguma o primeiro passo super importante para atingir sucesso no Marketing Digital.
Este artigo tem exatamente esse objetivo.
Vamos dar o passo a passo para que você tenha claro seu público alvo.
A falta de clareza do publico alvo causa um enorme problema.
Além de grande desperdício de tempo e dinheiro em suas campanhas de Marketing Digital, você tenta falar com quem não tem interesse em seu negócio ou produto.
Alguém já tentou te vender algo que você não tinha a menor intenção de comprar?
Qual é a sensação que você teve?
Agora imagine o contrario. Você estar precisando de algo e te oferecerem exatamente o que você estava buscando?
E mais ainda:
Com a melhor qualidade.
Com o melhor preço.
Com o melhor atendimento.
Bem diferente não é verdade?
Essa é a boa noticia. Tendo claro seu publico alvo, você irá chegar exatamente em quem quer comprar de você.
Segue um resumo de tudo que iremos ver nesse artigo
Perguntas para definir Público alvo | Como Definir meu Público Alvo?
Conhecer o Público Alvo.
Não sei se você conhece os 8 Ps do Marketing Digital.
São eles:
- Pesquisa
- Planejamento
- Produção
- Publicação
- Promoção
- Propagação
- Personalização
- Precisão
Como vemos, a Pesquisa é o primeiro P do Marketing Digital.
Ele é base estrutural e fundamental para que os outros Ps possam funcionar em plena sinergia de forças.
Consequentemente, todos esses Ps, dependem um do outro para uma campanha de Marketing Digital de Sucesso.
Acima de tudo, é muito importante dedicar seu tempo para entender muito bem seu púbico alvo.
Tenha absoluta certeza que essa missão de definir e ter claro seu público alvo te trará muitas alegrias e sem duvida alguma, retorno em seus investimentos no Marketing Digital.
Provavelmente, você com essas pequenas explicações, já deve ter claro que não vale a pena ficar pensando em qualquer outro P do Marketing Digital sem ter um publico alvo bem definido.
Perguntas para definir Público alvo | Como Definir meu Público Alvo?
18 Perguntas para definir seu Público Alvo que farão toda diferença.
Estaremos te entregando as principais perguntas para definir Público Alvo.
Posteriormente explicando como você deve estrutura-las e aplicar em suas estratégias de Marketing Digital.
Vamos começar então colocar a mão na massa?
Preparado para descobrir como definir seu publico alvo?
Atenção a cada uma delas, pois, elas farão toda diferença para seu Sucesso
1) Qual o gênero do seu avatar?
2) Qual a idade dele?
3) Onde ele mora?
4) Na cidade, no campo, na praia?
5) Qual o seu rendimento mensal?
6) Com o que ele trabalha?
7) Qual o estado civil?
8) Quais são seus desejos e suas frustrações?
9) O que o faz acordar de manhã?
10) Quais são as suas necessidades?
11) Do que ele tem medo?
12) O que tira o sono dele à noite?
13) O que ele quer conquistar?
14) Qual o melhor cenário em que ele consegue se imaginar?
15) Qual o pior cenário em que ele consegue se imaginar?
16) Por que ele precisa do seu produto ou serviço?
17) Como ele gosta de se informar? Por vídeo, por texto, por gráficos?
18) Quais os benefícios que o seu produto dá ao seu público-alvo que ele ainda não desfruta?
Perguntas para definir seu público-alvo e seus detalhes
Primordialmente vamos discutir uma das questões mais importantes do Marketing Digital: a segmentação do público.
Para tanto, iremos detalhar cada uma das perguntas para definir seu público-alvo. Além disso, falaremos sobre a importância de segmentar corretamente o seu público-alvo.
Por que você deve fazer as 12 perguntas para definir seu público-alvo?
Entenda que o sucesso nas vendas nunca acontece por um golpe de sorte. Pelo contrário, um longo processo de estudos e ações é que são a fórmula para o sucesso. Mas como estudar corretamente para guiar suas ações?
A primeira coisa que você deve fazer são as perguntas para definir seu público-alvo.
Primeiramente, para fazer uma campanha de Marketing Digital é necessário respeitar alguns pilares.
Quais são esses pilares?
Conforme já comentamos é preciso criar e reforçar a estrutura dos 8 P’s: pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão.
No entanto, antes de mais nada, é necessário compreender razoavelmente qual é o seu público. Caso contrário, será impossível otimizar os 8 Ps do Marketing Digital. Visto isso, vamos te explanar cada uma das perguntas simples para definir seu público-alvo.
1. Qual é o gênero do seu público-alvo (avatar)?
Primeiramente, é necessário mencionar que seu público-alvo também é conhecido pelo nome de avatar. Mas afinal, o que é um avatar? O avatar consiste na “pessoa alvo” que o empreendedor deseja alcançar com uma informação, serviço ou produto.
Essa pessoa é como se fosse a idealização da pessoa imaginária que irá adquirir o seu produto ou serviço.
É importante saber qual é o gênero do seu avatar para excluir um número considerável de pessoas e focar apenas naqueles que você deseja vender. Por exemplo, não adianta criar campanhas com intuito de vender batons e adicionar homens em seu público-alvo. Não é verdade?
Isso porque quando você não consegue se conectar com o seu público dificilmente seus resultados são bons.
2. Qual é a faixa etária do seu público-alvo?
É importante perceber que diferentes tipos de produto são consumidos por pessoas de faixa etária diferentes. Assim, a título de exemplo, não há porque promover o anúncio de equipamentos de crossfit para um público de idosos. No entanto, esse público pode se interessar por conteúdo de Yoga, que é um exercício menos agressivo e que pode ser feito mesmo por pessoas idosas.
Essa é uma das perguntas para definir seu público-alvo que serão fáceis de serem respondidas, tendo em vista que basta analisar as métricas da sua campanha.
Também é importante saber a faixa etária do seu publico alvo, pois, para cada faixa etária você irá precisar desenvolver uma linguagem especifica para sua criação de marketing de conteúdo
Para que você possa se aprofundar neste assunto segue um vídeo.
3. Onde mora o seu público-alvo?
Obter dados demográficos dos seus consumidores é extremamente relevante para conhecer melhor o seu avatar. Sem dúvida, ao saber onde mora o seu público-alvo, você saberá qual é o clima da região, determinante para o mercado de vestuário, por exemplo.
Além disso, a forma de se comunicar com pessoas que moram em capitais é diferente em comparação às pessoas que moram no interior.
Em consequência da vida corrida nas capitais, seus moradores estão mais acostumados com mensagens curtas que transmitam a proposta de forma mais objetiva possível.
Já no que se referem aos moradores de cidades pequenas, eles estão acostumados a um ritmo menos acelerado. Por isso é mais fácil ter sua atenção por mais tempo.
Dentre as perguntas para definir seu público-alvo, essa é uma das mais fáceis.
Essa pergunta também é muito importante quando você for utilizar a geolocalização de seus anúncios no Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads Etc.
Isso ajudará você não desperdiçar verba em anúncios em qualquer uma das possibilidades de Ads.
Por sinal, segue um vídeo para você saber onde será melhor você anunciar suas campanhas de Marketing.
Facebook Ads e Google Adwords Qual é o melhor?
4. Qual o rendimento mensal do seu público-alvo?
Uma das perguntas para definir seu público-alvo mais relevantes dizem respeito à questão econômica.
Você precisa se perguntar se o seu público tem de fato condição financeira para adquirir seu produto. Caso contrário, embora ele tenha o desejo e a necessidade de adquirir seu produto, ele não fará a compra.
5. Qual o estado civil do seu público-alvo?
As informações sobre o estado civil do seu público são vitais para saber não apenas a forma de se comunicar com eles, como também quais produtos mais agradam.
Certamente que pessoas solteiras consomem produtos diferentes de pessoas casadas e com filhos.
Ter essa informação vai te deixar sempre um passo à frente.
6. Quais são os desejos, frustrações e motivações do seu público-alvo?
O que faz o seu avatar acordar de manhã? Quais são seus sonhos? Quais são suas frustrações? Ter o conhecimento dessas questões te permite explorar possibilidades infinitas. Basta usar essas informações para pensar em diversas formas de melhorar a vida do seu público-alvo. Assim, ele ficará cada vez mais próximo dos seus anseios.
As frustrações do seu público-alvo também são tratadas como dores. Se através do seu produto ou serviço você consegue resolver uma dor do seu público, por certo você terá sucesso. Isso ocorre devido ao desejo que as pessoas têm de evitar a dor e buscar sempre o prazer.
7. Do que o seu público tem medo?
O cérebro humano tem um padrão de comportamento muito comum, que sem duvida alguma é muito explorado no marketing.
O Cérebro Humano sempre busca prazer e evita a dor. Por isso é tão importante saber o que seu publico alvo tem medo.
A título de exemplo, mulheres consomem cosméticos anti-idade porque temem ficar velhas rápido, pessoas investem cada vez mais em equipamentos de segurança para monitorar suas residências, consomem conteúdo sobre educação financeira porque tem medo de ficar pobre.
Só para ilustrar, vamos imaginar que seu público-alvo é composto de homens que sustentam sozinho sua família. Qual é o maior medo dessa pessoa? Provavelmente é perder o emprego e não conseguir mais sustentar sua família. Você pode oferecer algum produto ou serviço que o ajude a enfrentar uma situação como essa, seja poupando ou ensinando-o a ganhar dinheiro de outras formas como autônomo.
8. O que tira o sono do seu público-alvo?
A oitava das perguntas para definir seu público-alvo consiste em saber qual é a maior preocupação do seu avatar. Isso pode ser muito útil no momento oferecer um serviço ou produto para esse grupo de pessoas. Afinal, quem não gostaria de se livrar de grandes preocupações? Se você pode oferecer ajuda para que o seu público se livre do seu maior problema com certeza ele pagará por essa ajuda.
9. O que seu público-alvo quer conquistar?
Quais são os principais objetivos de vida do seu público-alvo? São pessoas que querem viajar pelo mundo? São pessoas que sonham apenas com uma vida caseira estável? São pessoas ambiciosas?
É muito mais simples conseguir vender produtos e serviços quando envolvem paixões do seu público-alvo.
10. Quais são os piores e melhores cenários que seu público consegue se imaginar?
Descubra qual é o melhor cenário que o seu potencial cliente consegue se imaginar e explore isso em seu anúncio. Vamos supor que você está lindando com uma manicure e a melhor situação que ela consegue imaginar é ser dona de seu próprio salão.
Visto isso, o seu anúncio será algo parecido com: “Já imaginou ser dona do seu próprio negócio?”, “Já imaginou trabalhar com horários livres e sem chefe?”, entre outras variações possíveis. Ao tocar justamente no ponto que o avatar deseja certamente você terá a atenção dele.
Ao se perguntar sobre qual o pior cenário que o seu público se imagina você pensará em produtos que vão evitar essa situação. No caso da manicure, provavelmente o pior cenário em que ela se imagina é não ter nenhuma cliente. Dessa forma, sua campanha incluirá algo como: “Compre nosso curso de manicure e evite ficar sem clientes”, “Curso de Manicure para ter sua agenda sempre lotada”, entre outras abordagens possíveis.
11. Como seu público-alvo se conecta com o mundo?
Quais são as principais formas que seu público-alvo utiliza para se informar?
Quais os dispositivos que ele utiliza para isso?
Ele gosta de ler jornal?
Ele prefere se informar por vídeo, infográficos ou artigos?
São perguntas que vão te nortear ao escolher o tipo de publicidade que você utilizará nas suas campanhas.
Isto é, a partir dessas informações, você definirá qual é a mídia que você utilizará para fazer com que a informação chegue ao seu público.
12. Por que seu público-alvo precisa do seu produto?
É vital entender quais são os exatos benefícios que o seu produto ou serviço vai trazer para a vida do seu público alvo.
Desse modo, você pode esmiuçar todos esses benefícios para seus potenciais clientes. Os produtos que mais se destacam no mercado são aqueles que trazem algum benefício inédito.
Em outras palavras, o produto ou serviço deve proporcionar ao consumidor que ele desfrute de um benefício que ele não desfrutava.
Conclusão:
Como obter as respostas das perguntas para definir seu público-alvo?
Não adianta fazer todas as perguntas para definir seu público-alvo se você não faz a menor ideia de como obter essas respostas. É insuficiente apenas ficar se perguntando e criando hipóteses! Seja como for, você precisa colocar a mão na massa e agir. OK?
Tem um ditado popular que diz: Feito é melhor que perfeito!
O Marketing Digital sempre nos da a possibilidade de experimentar e ir ajustando as velas do barco durante a jornada.
Por outro lado também gostaria de ficar absolutamente a sua disposição para poder colaborar em qualquer detalhe que você precise.
Sendo assim, iremos te dar um brinde que pode te ajudar que é Plano de Marketing para micro e pequena empresa
Qualquer duvida estamos a sua disposição!