Tempo de leitura: 30 minutos
Quais são as atualizações de algoritmos do Google e qual é o seu objetivo?
O marketing digital é um instrumento importante para qualquer empresa, porque permite que as empresas cheguem sempre a potenciais clientes. No entanto, se quiser ter sucesso com otimização de posicionamento orgânico, é necessário saber como funciona o algoritmo de classificação do Google.
Se quiser alcançar as primeiras posições nos resultados de pesquisa, deve saber quais os fatores que influenciam a sua decisão.
Mecanismos de Busca
Google é uma plataforma online que permite aos utilizadores pesquisar informação. Fornece acesso a páginas web e outros recursos através da Internet. Os utilizadores introduzem palavras-chave na barra de pesquisa e clicam no primeiro resultado. O Google classifica as páginas web de acordo com a popularidade e relevância.
A atualização do algoritmo do Google é um fator importante quando se deseja obter uma classificação elevada nos resultados de pesquisa. Se quiser manter-se à frente dos seus concorrentes, precisa se manter a par das alterações feitas pelo Google. Pode também utilizá-las para otimizar o seu website para o máximo tráfego.
Quer entender como funciona os algoritmos do Google?
Então, vamos começar!

Como funciona o algoritmo de pesquisa do Google?
O sistema de classificação do Google foi concebido para determinar que informação deve ser apresentada em primeiro lugar. Há muitos fatores que afetam a classificação nos sites da internet. Estes incluem popularidade, qualidade, relevância, confiança, autoridade, idade, autoridade de domínio, texto de âncora, backlinks, quotas de meios de comunicação social, e outros sinais.
Quais as principais atualizações do algoritmo do Google?
O algoritmo do Google é o programa que decide quais os resultados que aparecerão quando se digita uma consulta na barra de pesquisa. Ele classifica os sites com base em vários fatores, incluindo a sua localização, hora do dia, e até mesmo se está ou não ligado.
Estas classificações determinam a altura em que um website aparece nos resultados da pesquisa. Quando o Google atualiza o seu algoritmo, pode alterar a forma como calcula os rankings. Isso significa que os sites que uma vez estiveram no topo da lista podem perder posicionamento.
Como funciona o algoritmo do Google?
O Google parece que funciona como uma magia. Quando escreve algo na sua caixa, ele mostra-lhe toda a informação relacionada com a sua consulta.
Mas como é que ele sabe o que mostrar?
É na verdade um algoritmo que decide o que é melhor para o usuário.
Existem muitos tipos diferentes de algoritmos, cada um tentando resolver um problema específico. Por exemplo, o Google utiliza uma rede neural para classificar as páginas web.
Atualização do algoritmo Google
Uma das coisas que causa agitação entre os profissionais de marketing digital são as mudanças no algoritmo do Google. Afinal de contas, muitos sites utilizam o Google para pesquisar na Internet. Se um determinado site não cumprir os fatores de classificação que considera, isto pode resultar numa queda no tráfego orgânico do Google.
Nos motores de busca, um algoritmo decide quais os resultados que são mais relevantes para si. Isto é feito de acordo com mais de 200 fatores diferentes que definem a ordem das páginas apresentadas. Sem ele, o resultado seria mostrado aleatoriamente e encontrar o que procuramos seria mais difícil.
Desde o início do Google, o algoritmo tem mudado constantemente. É submetido a dois tipos de atualização:
Core Updates
Core Updates são Atualizações do núcleo, estas são as principais atualizações feitas ao longo do ano para o algoritmo do núcleo São eles que geram as mudanças mais drásticas nos resultados orgânicos de muitos websites.
Porque é que o Google tem essa funcionalidade?
Também pode usar métodos orgânicos para fazer com que o seu site seja notado. Por exemplo, pode concentrar-se na entrega de cada página ao utilizador em vez de comprar anúncios. Mas como poderia esta definição ser possível sem ter estabelecido critérios? É por isso que existem algoritmos: para definir quais são algumas das principais práticas para oferecer aos visitantes a melhor experiência.
Qual é a sua importância em uma estratégia de marketing?
SEO é uma estratégia importante para as empresas para aumentar a visibilidade nos motores de busca. No entanto, requer constante monitorização e atualização. Caso contrário, arrisca-se a perder tráfego porque o seu website aparecerá mais baixo nos rankings. Também precisa de compreender que há muitas mudanças no algoritmo todos os anos. Estas alterações afetam a classificação dos sites e, por conseguinte, a visibilidade desses sites.

Google está constantemente tentando melhorar o seu algoritmo de motor de busca.
Os marqueteiros digitais devem manter-se atualizados sobre os últimos desenvolvimentos para garantir que estão fornecendo exatamente o que os usuários necessitam. A experiência do utilizador tornar-se-á muito melhor e as suas páginas terão uma classificação mais elevada.
Principais atualizações do algoritmo do Google
Para saber tudo o que há para saber sobre estas mudanças, consulte a Lista das 14 Principais Mudanças que Aconteceram ao Longo dos Anos.
Algoritmo Florida
Esta foi a maior atualização inicial do Google. Foi ela que colocou SEO no radar, e removeu pelo menos metade dos websites listados quando este foi lançado.
A Florida foi criada para combater sites que utilizam más práticas, tais como a palavra-chave “spamming”.
Ou seja, exagero de densidade de palavra chave para tentar impactar o posicionamento.
Algoritmo Panda
Mais tarde, a atualização Panda 2011 teve impacto em quase 12% dos resultados dos motores de busca, penalizando os sites que tinham conteúdos de baixa qualidade, particularmente aqueles com muitos anúncios neles.
A partir desta atualização em diante, todos aqueles que a seguiram concentraram-se n qualidade de conteúdo dos sites.
Algoritmo Penguin
Lançado no ano seguinte em 2005, Penguin, que na altura era conhecido como Web Spam Update, foi responsável por travar as otimizações excessivas no conteúdo da web.
Na altura, o impacto foi estimado em 3,1%. O objetivo era punir os websites que utilizavam técnicas de SEO de chapéu preto, entre outras.
Passou por uma série de melhorias, incluindo várias atualizações importantes, até chegar à versão 5.0 (2017). Nessa altura, foi oficialmente integrado no algoritmo do Google, e começou a agir em tempo real.
Algoritmo Hummingbird
Hummingbird foi uma atualização importante para o motor de pesquisa do Google. Começou em 2013, quando o Google fez uma alteração ao seu algoritmo. Em vez de usar palavras-chave para determinar quais as páginas que deveriam ser classificadas mais alto, começou a considerar o significado por detrás das palavras. Isto incluiu sinónimos e o contexto em que os termos foram inseridos. Por exemplo, se alguém procurasse por “como cozinhar frango”, o Hummingbird entenderia que o pesquisador pretendia cozinhar um prato de frango, não um pássaro.
Seu principal objetivo era certificar-se de que os resultados eram relevantes para a consulta de pesquisa do utilizador.
Update HTTPSSL
Em 2014, o Google anunciou que o HTTPS se iria tornar um fator de classificação. Isto significava que os websites que tivessem um certificado SSL obteriam classificações mais elevadas nos resultados de pesquisa. Isto foi feito para encorajar os proprietários de sítios web a passar para HTTPS. Isto foi feito porque se alguém interceptar os seus dados enquanto estes não estiverem encriptados, estes poderiam ser facilmente roubados. Se mudasse para HTTPS, então os seus dados não seriam identificáveis até que chegassem ao seu destino.
Friendly Update – Mobilegeddon
O Google lançou uma atualização para dispositivos móveis em Abril de 2015, chamada Mobilegeddon. Os especialistas previram que esta atualização causaria uma grande mudança no ranking dos sítios web, mas na realidade, o impacto não foi muito grande. O Mobilegeddon deu prioridade aos sítios Web móveis, independentemente de o sítio ser mais ou menos adaptável aos motores de busca móveis. O Google também começou a penalizar os sítios web que não disponibilizavam uma versão móvel do seu sítio.
RankBrain
RankBrain é um sistema de inteligência artificial que ajuda o Google a compreender o que os utilizadores querem dizer quando escrevem as consultas na sua caixa de pesquisa. Foi concebido para ajudar a responder a perguntas como “O que devo ver a seguir?” ou “Quem é o melhor jogador?” em vez de lhes dar apenas links para websites. Para otimizar os sítios para o RankBrain, é necessário explorar palavras-chave que fazem parte da semântica do seu sítio web. Também precisa de assegurar que a informação que fornece é relevante e útil para os utilizadores.
Atualizações de algoritmos do Google são concebidas para ajudar os utilizadores a obter os melhores resultados quando pesquisam online. Estas atualizações são feitas para manter os resultados da pesquisa relevantes e úteis. No entanto, tem havido muitas queixas sobre as atualizações de algoritmos do Google. Alguns dizem que são injustas e que visam determinados sites de forma injusta. Outros dizem que são úteis e que ajudam a garantir que os utilizadores obtêm os melhores resultados possíveis.
Algoritmo Fred
A atualização Fred foi lançada em 2017 para identificar websites com conteúdos de baixa qualidade, e muitos banners publicitários
Na altura, John Mueller do Google disse que se estiver a seguir boas práticas de SEO, então a única razão para penalizar o seu site seria a má qualidade do conteúdo.
Algoritmo Medical Update
Lançada em Agosto de 2018, esta atualização do núcleo gerou um enorme impacto no mercado ao alterar a posição de vários websites. Logo se tornou claro que o impacto mais significativo ocorreu nas páginas da categoria “YMYL”, que significa “Your Money, Your Life” (O seu dinheiro, a sua vida).
Estas são as páginas que tratam de questões relacionadas principalmente com a saúde e as finanças. Por este motivo, decidimos chamar à atualização “Medical Update”.
Segundo a análise de vários portais e peritos, esta atualização do algoritmo do Google foi considerada como uma forma de melhorar a métrica de qualidade, principalmente os fatores EAT (de que falaremos mais no próximo ponto). E, neste caso, precisamos de destacar um ponto particular: os autores deste conteúdo.
A mudança mostrou que os locais negativamente afetados estavam a lidar com questões YMYL que foram escritas por pessoas que não tinham nem o perfil nem a experiência para isso. Por exemplo, quando se fala de saúde, é necessário ter um médico; quando se indica opções de investimento, é necessário que o autor tenha experiência com estes mercados.
O conteúdo das autoridades no terreno é importante para ligações em atraso de alta qualidade. A partir desta alteração, o conteúdo classificado no topo desta categoria eram artigos que incluíam o perfil do autor.
Algoritmo Google EAT
Após a grande mudança em Agosto, tivemos algumas outras mudanças que a complementaram. E as atualizações de Março de 2019 abordaram termos já identificados por profissionais de optimização de motores de busca, mas que não eram claros nas alterações anteriores. Estamos falando do EAT (nenhuma relação com comida!).
Isto significa expertise, autoridade e confiança, que desde que esta atualização se tornou fundamental para a classificação. Se tornaram diretrizes fundamentais para a classificação dos sites.
Tornou-se ainda mais claro que as credenciais e o nível de educação dos autores, bem como a relevância e importância das empresas, têm um impacto no resultado orgânico do seu conteúdo.
Fatores do Google EAT
Escrevemos um artigo completo sobre o Google EAT
Contudo aqui segue um resumo:
1. Expertise
Para ter bons resultados, você precisa ser um especialista no seu campo de atuação. Por isso, a experiência dos autores conta bastante: é melhor contar com um médico especialista em diabetes falando sobre o tema do que uma pessoa que possui a doença, por exemplo.
2. Autoridade
É preciso mostrar que você é uma autoridade no assunto. Se a sua página é uma comunidade ou fórum de discussão, a qualidade das discussões é o que direciona a autoridade. Comentários de spam ou pouco elaborados, como algo parecido com “grande post, muito obrigada!”, podem ser prejudiciais.
Na prática, ter um artigo sobre a sua empresa ou produto na Wikipédia ou em outros portais de notícia também indica que sua página possui autoridade elevada.
3. Confiabilidade
É necessário mostrar aos usuários que eles podem confiar em seu site, uma exigência especialmente importante para e-commerces, que pedem informações de cartão de crédito para efetivar as compras.
Erros gramaticais e de ortografia também são considerados critérios de confiabilidade. Uma palavra escrita errada já pode prejudicar seu ranqueamento, já que esse é um sinal de baixa qualidade. Além disso, não utilize conteúdos com tradução automática. “Se quiser um conteúdo traduzido, peça para um ser humano fazer para você”.
Confiabilidade no Google EAT – Atualização de confiabilidade
A 3 de Junho, a Google anunciou uma atualização do seu algoritmo que iria afectar tanto os sítios web como as aplicações móveis.
Este tem sido um pedido constante da Comunidade, que fica sempre surpreendida quando uma atualização é publicada. Para descobrir detalhes de qualquer alteração, é geralmente necessário que vários profissionais analisem os sítios web que sofreram alterações positivas ou negativas.
Com este anúncio apenas um dia antes do lançamento, todos já estavam à procura de quaisquer alterações nos números.
Amanhã iremos lançar uma ampla atualização do algoritmo principal, tal como fazemos várias vezes por ano. É conhecida como a atualização principal de Junho de 2019. Continuamos empenhados na nossa orientação anterior sobre estas atualizações.
Tomorrow, we are releasing a broad core algorithm update, as we do several times per year. It is called the June 2019 Core Update. Our guidance about such updates remains as we’ve covered before. Please see this tweet for more about that: — Google SearchLiaison (@searchliaison)
A razão pela qual esta nova atualização é reconhecida pelo seu efeito na fiabilidade é que gera resultados negativos principalmente para sites de notícias. Por exemplo, no Reino Unido, The Daily Mail relatou ter perdido metade do seu tráfego devido a pesquisas orgânicas após a atualização.
A mudança tornou mais claro que a confiança do público na qualidade do conteúdo se está a tornar um fator ainda mais importante.
Atualização de diversidade
Uma das principais alterações feitas ao algoritmo Google foi a seguinte: foram necessários apenas três dias para que a alteração se refletisse nos resultados. Em 6 de Junho de 2019, a atualização da diversidade foi divulgada
A partir daí, os sítes da Web só têm dois resultados diferentes nas primeiras páginas dos SERPs. Isto significou que os portais que tinham vários resultados de pesquisa apareceram para a mesma pesquisa tiveram estes resultados reduzidos a apenas dois.
Esta alteração pretendia que os sites de alta autoridade não fossem capazes de capturar múltiplas posições nos dez primeiros lugares.
Favicon e posição
2020 começou não com uma, mas com duas mudanças no mês de Janeiro. A primeira, relacionada com o algoritmo, está relacionada com o conteúdo da primeira posição (ou 0 ). Antes, as páginas de resultados exibiam o conteúdo apresentado e depois repetiam-no no seu lugar original. Após a mudança, a repetição foi eliminada. Destaques de trechos
A segunda alteração consiste em melhorar o aspecto da página de resultados. A intenção desta versão era refletir o que os utilizadores veem atualmente nos dispositivos móveis. Mas desta vez as mudanças parecem não ter durado muito tempo. Foi apenas que o público não gostou do feedback.
Desta vez o tweet foi: Na semana passada, fizemos algumas alterações à Pesquisa no seu computador para que se pareça com o que vê no seu celular. Ouvimos a sua opinião sobre a última versão. Queremos sempre continuar a melhorar a nossa experiência de Pesquisa, por isso vamos experimentar novos canais para os favicons
Last week we updated the look of Search on desktop to mirror what’s been on mobile for months. We’ve heard your feedback about the update. We always want to make Search better, so we’re going to experiment with new placements for favicons…. — Google SearchLiaison (@searchliaison)
Por que é importante acompanhar as atualizações dos algoritmos do Google?
As alterações de Algoritmo do Google e suas atualizações são fundamentais por muitas razões.
Primeiro, conhecer as razões que estão a gerar uma mudança nas suas métricas ajuda-o a compreender o que está acontecendo no seu website.
Segundo, se souber a razão por detrás da mudança, pode tentar corrigi-la.
Terceiro, seguir as alterações no algoritmo é uma excelente forma de acompanhar a evolução das técnicas de otimização dos motores de busca. Finalmente, permite-lhe ver como outros websites estão funcionando em relação ao seu.
A adaptação à mudança é a chave do sucesso. Se não se está a adaptar às mudanças na otimização dos motores de busca, então nunca será bem sucedido. Deve manter-se à frente do jogo e atualizar constantemente as suas técnicas de SEO.
Se está à procura de formas de obter uma classificação mais elevada nos resultados da pesquisa, então deve ler o nosso guia. Mostrar-lhe-emos como otimizar o seu site para motores de busca como Google, Bing e Yahoo. Descobrirá também como aumentar o tráfego e as conversões utilizando estratégias comprovadas.
Qual a diferença de atualização diária do Google e atualização de core update?
As Algoritmo do Google e suas atualizações ocorrem diariamente, por vezes de hora em hora. Estas alterações são frequentemente pequenas e insignificantes, mas ainda são muito importantes porque ajudam os utilizadores a obter melhores resultados de pesquisa.
Estas são as principais atualizações que acontecem no algoritmo todos os anos. São estas mudanças que vemos nos nossos rankings. Iremos analisar cada atualização e explicar o que aconteceu e porquê.
Penalizações do Google
Se o seu site for penalizado pelo Google, poderá ser porque não está em conformidade com o Algoritmo do Google e suas atualizações
Portanto, a manutenção de práticas ilegais para aumentar o tráfego e assegurar um bom posicionamento na página de resultados pode causar sanções drásticas, incluindo a exclusão do site dos resultados dos motores de busca.
Também se pode identificar quando um site sofre uma penalização “mais pesada”, como por exemplo se perder a sua posição no SERP.
Estas penalizações do Google previnem ações desonestas e maliciosas, tornando-as impossíveis.
O Algoritmo do Google e suas atualizações sempre asseguram que a experiência do utilizador permanece inalterada.
Para evitar as penalizações do Algoritmo do Google e suas atualizações é necessario cumprimir as normas do Google e oferecer um conteúdo de alta qualidade, que seja único, seja relevante, inclua links relacionados com o conteúdo e não inclua palavras-chave excessivas ou palavras-chave ocultas
Estratégia considerando as variáveis do algoritmo do Google
O motor de busca e o Algoritmo do Google e suas atualizações estão em constante evolução.
Se não estiver acompanhando as últimas mudanças, o seu site pode perder-se nos resultados .
Seguem algumas algumas formas de manter o seu site no topo da página de resultados.
Search Engine Console
Search Engine Optimization (SEO) é um termo utilizado para descrever a prática de melhorar a visibilidade dos sites nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs), muitas vezes através do processamento de linguagem natural, indexação, e outros meios.
O SEO engloba tanto aspectos técnicos (como melhor conceber e codificar um website) como questões não técnicas (estratégias e táticas de marketing).
Análises de dados
Uma cultura baseada em dados é importante para os resultados positivos do Google.
O acompanhamento dos principais indicadores e métricas permite que os profissionais da sua equipe se mantenham atualizados.
Quando vêem que algo não está funcionando podem pesquisar o que está bom e encontrar soluções para o corrigir.
Técnicas de Growth
O “hacking de crescimento” é uma abordagem ao marketing que se concentra na melhoria de produtos ou serviços existentes através da experimentação e testes.
Envolve a identificação de problemas, a procura de soluções, e a implementação dessas soluções. Os hackers em crescimento concentram-se frequentemente na aquisição, retenção e envolvimento dos utilizadores.
Estudo de resultados
A sua equipe deve acompanhar regularmente o seu progresso.
Se notar qualquer alteração na sua classificação, terá de agir rapidamente.
Poderá ter necessidade de ajustar a sua estratégia e tática. Por exemplo, se verificar que o seu site não está recebendo tráfego suficiente, poderá ter de investir mais tempo e esforço em SEO. Ou se notar que os seus concorrentes estão ganhando terreno sobre você, poderá ter de se concentrar mais no marketing das redes sociais.
Seu site com SEO técnico
O Google quer fornecer os melhores resultados de pesquisa possíveis para os utilizadores. Portanto, é importante que o seu website tenha um conteúdo de alta qualidade, para que quando alguém procura algo, encontre exatamente o que procura. SEO técnico é a estratégia de otimização que o ajuda a atingir este objetivo. Inclui uma série de técnicas diferentes, mas vamos concentrar-nos nas mais importantes aqui.
é necessário certificar-se de que o seu site é visível para o Google. Pode fazê-lo submetendo um mapa do site ao Google. Um mapa do sítio é um ficheiro XML que lista todas as páginas do seu sítio web e diz ao Google o que cada página contém. Se o Google encontrar quaisquer problemas com o seu mapa do site, notificá-lo-á através das Ferramentas Google Webmaster.
Pode também verificar se existem quaisquer problemas com o seu sítio web utilizando o Search console. O Search Console do Google permite-lhe ver se o seu website é indexado pelo Google e dá-lhe informações sobre quaisquer erros que possam impedir o seu website de aparecer nas pesquisas do Google.
Estrutura de site baseada em arquitetura de informação.
Organize o conteúdo do seu sítio web em subdiretórios lógicos, e adote URLs de fácil utilização.
Estas medidas tornarão a navegação do utilizador mais intuitiva, facilitando ao motor de busca do Google a compreensão do seu síte. Depois, concentre-se em dois elementos importantes de SEO técnico: Capacidade de resposta e rapidez.
2017, a Google anunciou a sua primeira atualização de sempre para celulares, chamada “Mobilegeddon”. Desde então, tem havido um aumento nos sítes web mobile-first, e o índice mobile-first é uma ótima ferramenta para os SEOs para os ajudar a subir na classificação nos resultados de pesquisa.
Dispositivos móveis são mais importantes que nunca. Os desenvolvedores precisam pensar como os utilizadores irão interagir com os seus produtos em pequenos ecrãs. Pensar em Mobile é fundamenta.
Precisará repensar em tudo e saber que isso dependerá muito do posicionamento no Google.
Desde a navegação até à tipografia. E se não tiver cuidado, poderá acabar por criar uma aplicação que pareça óptima num tablet, mas que não se traduza bem para telefones.
O que é o conceito mobile first?
Mobile-first significa qualquer projeto da web que leva em primeiro lugar a usabilidade em dispositivos móveis (ou seja, smartphones). Assim, desde a concepção até ao desenvolvimento da funcionalidade, tudo é planeado para o dispositivo móvel e depois adaptado para o computador.
AMP
AMP é sigla de “Accelerated Mobile Pages”
AMP é uma iniciativa gratuita lançada em 2015 pela Google para ajudar os editores a criar páginas web de carregamento rápido. Permite-lhes adicionar funcionalidades como imagens, vídeos e outros meios de comunicação diretamente aos seus sítios web. Estas páginas web carregam quase instantaneamente, mesmo que se esteja a utilizar uma ligação lenta. O Google também oferece ferramentas para otimizar o seu website para AMP, incluindo uma ferramenta para gerar automaticamente código compatível com AMP.
Algoritmo do Google e suas atualizações está constantemente mudando e melhorando. É preciso estar à frente se quiser estar bem classificado nas pesquisas orgânicas.
Velocidade e otimização móvel
Velocidade e otimização móvel são duas das maiores tendências em SEO neste momento. Estas tendências vão continuar a crescer em força e influência. Como resultado, o seu website tem de ser otimizado para uma maior velocidade e um design mais reativo. Caso contrário, perderá para os concorrentes que já estão fazendo isso.
Conteúdo Relevante
Conteúdo relevante é qualquer conteúdo que se destaque de alguma forma única e atraia a atenção e o interesse do público a que se destina. Não é apenas um monte de palavras; é um veículo de informação, uma fonte de conhecimento, e um meio de transformação para o seu público.
Sendo assim, pense sempre em criar conteúdo relevante para seu publico alvo.
Conteúdo de Qualidade
Se trabalha em marketing digital e executa qualquer tipo de estratégia de conteúdo, então talvez esta resposta esteja na sua língua.
“Conteúdo de qualidade é o tipo de conteúdo que elimina quaisquer dúvidas sobre um determinado assunto e o explica exaustivamente”.
Outra resposta esperada poderia incluir “É aquele conteúdo que é melhor do que todos os resultados de pesquisa do Google”. “O conteúdo de qualidade merece sempre a melhor posição nas pesquisas orgânicas”.
Sendo assim, se você quer estar bem posicionado no Google tenha sempre isso me mente criar conteúdo de qualidade!
Intenção de Busca
O que é intenção de busca?
Quando falamos de intenção, referimo-nos ao que o utilizador pretendia encontrar quando efetuava uma pesquisa no Google.
A intenção de pesquisa é o “porquê?” por detrás da escolha de um resultado por parte de um utilizador em detrimento de outro.
Tipos de intenção de busca
Existem, em geral, quatro tipos de intenções de pesquisa ou busca.
A maioria das pesquisas feitas hoje em dia no Google inserem-se em uma ou mais categorias.
E são:
- Informacional
- Navegacional
- Comercial / Investigacional
- Transacional
Informacional
A investigação que procura apenas informação é chamada investigação informativa.
Os seus resultados podem ser respostas simples a perguntas, tais como “Larry Page” ou explicações ligeiramente mais complexas, tais como “Quais são os fatores de classificação para o Google?
Estes inquéritos podem ou não ser formulados em formatos de perguntas e geralmente têm palavras-chave que determinam em que categoria se enquadram.
As pesquisas que começam com a palavra “como”, “quando”, “quem”, “o quê”, “onde”, “porquê”, ou que incluem palavras como “guia”, “tutorial”, “exemplos”, “dicas” e assim por diante, são frequentemente pesquisas de intenção informativa.
Os seus resultados mostram tipicamente o Knowledge Graph.
Navegacional
Esta pesquisa é aquela em que o utilizador procura algo específico, mas prefere utilizar o Google para o encontrar em vez de escrever manualmente o seu endereço no browser.
As consultas de navegação são normalmente o nome de um serviço, de uma ferramenta ou de uma rede social.
Comercial / Investigacional
Com este tipo de pesquisa, os utilizadores já têm a intenção de comprar um determinado produto, mas não sabem onde o comprar.
Para pesquisas comerciais, os utilizadores vão normalmente a websites de comparação de preços, páginas de categorias de produtos, e agregadores de revisões.
Alguns exemplos deste tipo de pesquisa são: “os melhores restaurantes de São Paulo” ou “Nike sneakers”. Twitter”, e outros.
Transacional
Uma intenção de pesquisa mais direta significa que o utilizador quer encontrar algo rápida e facilmente.
Ele já sabe o que quer, onde o quer obter, e só precisa de completar a transação.
Para pesquisa transacional, os resultados são geralmente páginas de produtos onde se pode comprar o artigo.
Por exemplo, “comprar iPhone X ebay” é uma consulta transacional típica.
Como analisar a intenção de pesquisa do usuário?
A resposta a isto está mais perto do que se pensa!
Quanto a fazer um estudo aprofundado sobre a intenção de pesquisa, ninguém o conhece melhor do que o próprio Google.
Uma vez que os algoritmos tentam sempre o seu melhor para fornecer as melhores e mais personalizadas respostas para cada consulta, é nos próprios resultados de pesquisa que se encontram os sites que melhor correspondem às intenções do utilizador.
Em termos simples, são as páginas de resultados dos seus principais concorrentes que devem servir de base para a sua análise do seu desempenho.
Ao investigar os SERPs por palavras-chave de seu interesse, considere estes pontos:
- Há algo digno de nota nestes resultados?
- Um gráfico de conhecimento aparece?
- Eles têm uma página de comparação?
- Que tipo de informação é que o resultado zero produz?
- Tem um carrossel de vídeo?
- Que perguntas são feitas em “As pessoas também perguntam”?
- Quantos anúncios existem?
- Há um carrossel do Google Shopping?
- Os primeiros resultados para imagens provenientes do Google Images?
- Os sites mais bem classificados estão ligados a partir de outros sites?
Autoridade de Domínio
Outro sinal muito importante, mas muitas vezes ignorado, é a avaliação da autoridade de domínio média sobre esse SERP.
Então porque é que isto deve ser considerado?
Digamos que a média do DA para as palavras-chave que está a visar é 60, enquanto que o seu próprio site tem um DA de 30.
Compreenda que esta grande lacuna de autoridade não está definitivamente a favor do seu site.
Se quiser entrar neste mercado, então concentrar-se na construção da sua presença online, criando conteúdos de alta qualidade e aumentando a sua autoridade, poderá ser uma estratégia melhor.
Lembre-se que a autoridade de domínio de um website é um dos fatores de classificação mais importantes para o Google.
Para ajudar os SEOs de todo o mundo a identificar a intenção de pesquisa de palavras-chave utilizando o próprio SERP, o Google disponibilizou uma lista dos aspectos mais importantes da pesquisa de palavras-chave.
Conclusão
Como você percebeu nesse artigo o Algoritmo do Google e suas atualizações são constantes.
Logicamente, é fundamental estar por dentro de todas as atualizações do Algoritmo do Google se você não quiser perder ou ganhar posições no Google.
Sendo assim, é fundamental estar constantemente se atualizando.
Sem duvida alguma isso não é muito fácil.
Existem assim duas possibilidades interessantes a considerar.
A primeira possibilidade é que não tenha dinheiro mas tenha tempo suficiente para se dedicar ao seu negócio.
Com esta primeira possibilidade, sempre estaremos criando artigos relevantes sobre o Algoritmo do Google e suas atualizações , fornecendo assim uma abordagem passo a passo para o seu site na primeira pagina do Google.
Se não tiver tempo para estudar constantemente, então recomendamos que contrate um especialista em SEO, que será capaz de realizar uma consultoria em SEO e assim posicionar o seu site nos motores de busca.
Uma Agência de SEO profissional tem sem duvida alguma todo o caminho para posicionar seu negocio dando a você um retorno de investimento que valerá a pena.
E sempre conte conosco para qualquer detalhe
Boa sorte!