7 dicas de como otimizar textos usando o Yoast

Tempo de leitura: 12 minutos

Como otimizar textos usando o Yoast

Oferecer textos otimizados é uma das exigências do marketing de conteúdo para um negócio de sucesso. 

O Yoast é uma das melhores ferramentas para quem possui um site em wordpress, pois possibilita a configuração adequada dos conteúdos.

Ficar atento à configuração dos textos é  importante para o ranqueamento.

Se eles não atenderem aos principais critérios de legibilidade, seu site não será bem posicionado.

Pois, o usuário não terá uma experiência satisfatória.

Textos otimizados para SEO

Com o advento da internet, as pessoas mudaram seus hábitos de consumo, suas preferências e gostos e também a forma de efetuar compras. 

Os comerciantes mudaram a forma de oferecer seus produtos. 

Antes, as vendas eram feitas de forma direta, com foco no produto. Atualmente, o foco é o consumidor. 

É preciso identificar sua dor e mostrar como o seu produto poderá ajudá-lo a enfrentar e até mesmo vencer o problema. 

Para isso, uma das estratégias mais eficazes é o marketing de conteúdo, ou seja, é usando textos relevantes e originais para levar informações. 

No entanto, não basta apenas criar e postar. É preciso otimizar textos e assim proporcionar uma experiência agradável ao leitor. 

Quer saber como conseguir esse feito? Leia com bastante atenção as informações abaixo para colocar todas as dicas em prática. 

Otimizar textos usando o Yoast: aprenda agora como

1) Tenha um site em WordPress e instale o plugin Yoast

Otimizar textos é uma estratégia que pode ser feita em sites construídos nas mais diversas plataformas. 

No entanto, não há como negar que o plugin do Yoast funciona melhor em sites desenvolvidos em WordPress. 

Portanto, para facilitar seu trabalho, dê preferência à essa plataforma de criação de site. 

Instale o plugin do Yoast. Ele é indispensável para quem vai aprender a otimizar textos.

Você já deve ter ouvido que, o excesso de plugins interfere no desempenho do seu site, tornando-o lento. 

Portanto, aprenda a selecionar aqueles que realmente vão contribuir para que você alcance resultados positivos para o seu negócio. 

Sendo assim, dê preferência ao plugin do Yoast, pois ele será bastante útil para configurar os conteúdos postados.

Assim, você poderá proporcionar ao usuário do seu site uma experiência satisfatória e com resultados surpreendentes. 

2) Valorize a experiência do usuário

Lembra que falamos no início do texto sobre a nova forma de vender produtos e serviços? Agora o que mais importa é o consumidor. 

Otimizar textos para que ele tenha acesso a informações fáceis de ler e assim absorva o conteúdo é o segredo para uma experiência agradável. 

Ou seja, tudo deve ser focado no cliente. Por que isso é tão importante? 

Quanto mais tempo, ele passar consumindo o conteúdo do seu site, maiores serão as chances dele efetuar compras. 

Além disso, o Google vai entender que as informações do seu site são relevantes e vai ranqueá-lo, resultando em melhor posicionamento. 

Quanto mais bem posicionado ele estiver, mais visitas ele vai receber e maiores as chances de venda. 

Pesquisas mostraram que, os usuários da internet ao efetuarem uma busca, optam pelos sites que se posicionam entre os 10 primeiros lugares. 

Por isso, ocupar a primeira página é tão importante e a otimização dos textos é fundamental para alcançar melhores posições. 

3) Use as palavras-chave adequadas

As palavras-chaves são o caminho mais curto para que os usuários possam encontrar seu site nos mecanismos de busca, o Google é o principal deles. 

A internet é o ponto de referência para pesquisas dos mais variados assuntos. Para isso são usadas palavras-chaves. 

Veja o seguinte exemplo: Maria Eduarda tem um site de venda de sapatos ortopédicos de vários modelos, marcas e tamanhos na cidade de Marília, em São Paulo.

Para que seu site seja encontrado, ela precisa escolher uma palavra-chave principal e outras secundárias. 

Além disso, é preciso definir, se serão de cauda curta, ou seja, palavras-chaves mais concorridas e portanto mais difíceis de serem ranqueadas. 

Ou se serão de cauda longa. Elas são bem específicas, bem menos concorridas e facilmente ranqueadas no Google. 

É possível ainda optar pelas palavras-chaves de cauda médias, elas são intermediárias dos dois tipos acima citados.

Veja abaixo alguns exemplos: 

  • Cauda curta: sapatos, número alto de buscas, porém bastante generalizado.
  • Média: sapatos ortopédicos, possui volume de busca acima de 4.000.
  • Longa: sapatos ortopédicos femininos, com volume de busca de 2000 vezes. 
  • Cauda longa: sapatos ortopédicos masculinos, possui baixa demanda, as buscas não ultrapassam o volume diário de 500 vezes.
  • Longa: sapatos ortopédicos para trabalhar, sapato ortopédico infantil, loja de sapatos ortopédicos femininos, lojas de sapatos ortopédicos em Marília,  sapatos ortopédicos masculinos sob medida, entre outros exemplos. 

Você deve usar as palavras-chave que sejam adequadas ao seu segmento de atuação.

 Os exemplos acima são para que você tenha noção de como trabalhar. 

Principais ferramentas de palavras-chave

Mas como descobrir quais são as mais adequadas? Os volumes de busca de cada uma delas e quais os tipos utilizar? 

Você pode adquirir ferramentas que ajudam a elaborar o seu planejamento de conteúdo, incluindo a escolha das melhores palavras-chaves. 

Comece testando a versão gratuita e posteriormente, opte pela versão paga apenas daquela que você se identificar melhor. 

Veja algumas opções:

  • Google Keyword Planner: gratuito, ajuda a descobrir as palavras-chave relacionadas. 
  • Google Trends: gratuito, é ideal para comparar termos de pesquisa e descobrir em quais regiões a busca é maior. 
  • Keyword Tool: gratuito e pago, os resultados da versão gratuita são excelentes, mas podem ser potencializados ao optar pela versão paga. 
  • Ubersuggest: gratuito e pago. A versão gratuita é bastante útil, mas limitada a um determinado número de pesquisas diárias.

Fique atento às configurações do Yoast em cada postagem

Uma das grandes vantagens do Yoast é que ele mostra de forma clara quais os critérios que precisam ser melhorados. 

Portanto, sempre que postar um conteúdo, fique atento às informações mostradas no plugin.

configurações do Yoast em cada postagem

Principais critérios de legibilidade

  • Facilidade da leitura: mede o nível de facilidade da leitura do seu texto. Quanto maior a pontuação apresentada, melhor. 
  • Voz passiva: o limite máximo de voz passiva no texto é 10% quantidade total.
  • Frases consecutivas: mais de 2 frases começando com a mesma palavra interferem na otimização do seu texto.
  • Distribuição de subtítulos: esse é um critério muito importante, pois divide o texto em partes, facilitando a leitura. O ideal é no máximo 300 palavras em cada subtítulo.
  • Tamanho dos parágrafos: quando eles são grandes, dificulta a leitura. O ideal é que eles tenham cerca de 20 palavras e no máximo 150 caracteres.
  • Tamanho das frases: essa é outra questão que influencia na leitura do texto, especialmente quando o leitor utiliza um smartphone ou tablet, cujas telas são menores que as de um computador ou notebook. 
  • Palavras de transição: elas contribuem para que a leitura flua com maior facilidade, além de ligar uma frase à outra.

A grande vantagem do plugin do Yoast é que ele mostra todos os critérios com faróis que variam entre a cor vermelha, laranja e verde. 

A cor vermelha significa que está ruim e é preciso melhorar, a laranja mostra que está bom, mas que ainda há algo que pode ser feito. 

Enquanto que o verde mostra que os usuários vão encontrar conteúdo de qualidade e de fácil leitura.

Para facilitar o trabalho na hora de otimizar textos, o Yoast disponibiliza uma espécie de lupa em formato de olho. 

Assim, que você identificar a cor dos faróis e perceber que algo ainda não está corretamente configurado, basta clicar na lupa. 

Ela ficará rosa e o texto será sublinhado na mesma cor, facilitando a identificação da parte que precisa ser alterada.

5) Fique atento à responsividade

Ter um site responsivo é garantir que os usuários das mais diferentes plataformas tenham facilidade na hora de ler os textos. 

Por isso, construir textos que atendam os critérios de legibilidade é tão importante.

Quando os parágrafos são grandes, a leitura para usuários de smartphone é muito mais difícil, pois,  os parágrafos se transformam em blocos enormes de informações.

o que contribuiu para que o usuário saia do seu site e acesse o espaço da concorrência.

Ao otimizar textos  tenha sempre em mente que, quanto melhor for a experiência do usuário, mais tempo ele vai permanecer no seu site aumentando as possibilidades de compra.

Além disso, os sites apreciados pelos visitantes, são melhor ranqueados pelo Google. 

otimizar textos usando YOAST SEO

Uma das formas de otimizar textos para conseguir melhor posicionamento nos mecanismos de busca é inserir links de qualidade. 

Muitos proprietários de sites se sentem desestimulados diante dessa estratégia, pois acreditam que isso fará com os visitantes se retirem rapidamente. 

No entanto, mesmo que isso aconteça, se os conteúdos forem bons, os usuários voltarão para se informar. 

Além disso, o Google vai ranquear seu  site  o reconhecendo pela qualidade dos conteúdos. 

Você pode usar dois tipos de links para otimizar textos. Eles são classificados como links follow e nofollow. 

A diferença entre os dois tipos é que o primeiro é um convite para que o Google visite também a página indicada. 

O que pode resultar em maior ganho de autoridade para ela. 

O segundo tipo de backlink é um convite para que o usuário acesse o link, não o Google. 

Pois, contribuir para que o site linkado ganhe mais autoridade não está dentro dos objetivos do planejamento de comunicação.

Além disso, é preciso inserir links de qualidade e que estejam de acordo com o que você deseja alcançar. 

Se seu objetivo é conquistar melhor posicionamento, é importante escolher links com palavras-chaves idênticas às que estão sendo usadas em seu texto.

Mas se deseja aumentar o tráfego do seu site, você poderá usar variações das palavras-chave principal.

Tenha em mente que a estratégia de backlink é algo sério e deve ser feito de forma profissional. 

Simplesmente encher seu texto de links não vai contribuir para que ele seja ranqueado. Pelo contrário, seu site pode ser penalizado.

Além disso, é preciso dominar as técnicas para otimizar textos e oferecer conteúdos de qualidade para que as pessoas queiram fazer backlink com você.

7) Mantenha o plugin atualizado

O Yoast SEO é um dos grandes colaboradores para quem trabalha com marketing digital. 

Ele ajuda a configurar o site de acordo com as exigências do Google e demais mecanismos de busca. 

O plugin do Yoast é bastante popular, por isso é utilizado por diversos empreendedores digitais. 

Especialmente pelos que buscam na internet uma forma de crescimento para o seu negócio.

Sua versão gratuita apresenta ferramentas que contribuem para que o proprietário do site possa otimizar textos e demais configurações para um bom ranqueamento. 

Lembre-se que investir na estratégia de criação de sites não é o suficiente para que o sucesso do seu negócio aconteça. 

A concorrência  cresce de forma acirrada, pois a cada dia novos sites entram no ar atuando nos mais diferentes segmentos. 

Portanto, é preciso estar atento às mudanças dos algoritmos que norteiam as respostas dos mecanismos de busca. 

Atualize o plugin do Yoast. Isso é fundamental  e pode ser feito de forma simples.  

A grande vantagem é que as atualizações disponíveis aparecem no painel do site desenvolvido em wordpress. 

Caso tenha dúvidas sobre o procedimento, ao perceber a mensagem de atualização do plugin do Yoast, entre em contato com o criador do seu site. 

Essa ação é fundamental para que você possa aproveitar ao máximo todas as funcionalidades que qualificam o texto e melhoram o posicionamento do seu site.

Além disso, o plugin do Yoast possui a grande vantagem de interferir no carregamento de página. 

Pelo contrário, sua presença é capaz de otimizar o seu site fazendo que o carregamento de suas páginas seja ainda melhor. 

Conclusão-Otimizar-textos-SEO

Conclusão 

Otimizar textos é uma das melhores formas de conquistar uma excelente posição na primeira página do Google. 

O plugin do Yoast tem papel fundamental nessa etapa, pois mostra de forma clara o que se deve fazer para que os textos alcancem os altos padrões do Google e dos demais buscadores da internet. 

Certamente as dicas apresentadas nesse texto serão úteis para que você entenda a importância de seguir os corretos padrões de um texto de qualidade. 

Tenha em mente que a experiência do usuário deve ser a primeira preocupação. 

Portanto, tudo deve ser feito de forma a satisfazê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *