E-mail Marketing: estratégias para campanhas de sucesso

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E-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais promissoras e utilizadas por empresas do mundo todo, afinal o e-mail é um canal mais íntimo e próximo, e que ajuda a estabelecer uma comunicação favorável.

Quem está começando agora pode cometer o erro de acreditar que para usar e-mail marketing, basta criar uma mensagem e enviar para o cliente, mas não é bem assim.

Este artigo vai explicar como fazer uma boa campanha de e-mail, quais são os 4 pilares da tática, o que é e-mail marketing de campanha e como criar uma campanha criativa.

Como fazer uma campanha de e-mail?

Para criar uma boa campanha de e-mail, primeiro a empresa precisa definir seus objetivos, que pode ser divulgar um produto ou serviço, conquistar leads, informar uma promoção, entre outras possibilidades.

Com base nisso, chegou o momento de segmentar os destinatários para que a companhia possa impactar pessoas realmente interessadas na mensagem. A segmentação pode ser feita com base em dados demográficos, comportamento, entre outros.

Depois da segmentação é o momento de produzir conteúdos focados nas pessoas, pois isso ajuda a personalizar ainda mais a mensagem.

No caso das empresas de tratamento termico, por exemplo, é necessário usar a voz ativa e estabelecer um tom de comunicação compatível com o perfil do público-alvo.

Por fim, o negócio pode usar imagens como apoio, desde que elas estejam dentro do contexto da mensagem e não sejam usadas apenas como enfeites aleatórios.

Os pilares do e-mail marketing

Uma boa estratégia de e-mail marketing se baseia em 4 pilares fundamentais para seu funcionamento. São eles:

  • Reciprocidade;
  • Confiança;
  • Tempo;
  • Intensidade.

É necessário definir com quem vai falar, como vai falar e o que vai falar. Além disso, também é muito importante que a estratégia esteja alinhada com os outros canais de comunicação da marca.

A confiança está relacionada ao profissional que vai desenvolver o conteúdo do e-mail, o layout, entre outras questões pertinentes. Uma oficina de montagem de motor de carro precisa confiar nesse indivíduo e oferecer as melhores ferramentas.

O terceiro pilar é o tempo, está diretamente relacionado ao planejamento da comunicação para que ela esteja de acordo com o comportamento dos destinatários.

Por fim, o relacionamento estabelecido com os contatos precisa ser intenso, mas sempre com moderação para fazer com que as pessoas pensem na marca e se sintam confiantes em relação a ela.

O que é e-mail marketing de campanha

E-mail marketing de campanha nada mais é do que uma estratégia de comunicação direta e que acontece por e-mail, entre a empresa e seus clientes.

A organização pode desenvolver sua campanha de e-mail marketing por meio de textos e outros recursos para falar sobre produtos, promoções e diversos outros assuntos que sejam do interesse de seus contatos.

Para fazer uma boa campanha, é interessante que a marca utilize uma ferramenta de disparo que vai automatizar a estratégia e facilitar o trabalho.

Como criar uma campanha atrativa?

Um escritório de advocacia especializado em recurso multa sinal vermelho pode investir em algumas estratégias específicas para criar uma campanha de e-mail atrativa.

Uma dessas ações é estabelecer uma comunicação consistente para criar alguma coisa que realmente seja do gosto do consumidor. Isso costuma acontecer por meio de uma comunicação persuasiva e que fala sobre assuntos interessantes.

A campanha de e-mail marketing precisa ser planejada desde o momento em que a pessoa conhece a marca até a etapa da compra, sempre tentando estabelecer uma comunicação efetiva.

Outra forma de tornar o conteúdo mais atrativo para os contatos é investir em sensibilidade, pois isso gera uma reação em cadeia.

Uma loja de box elegance 3 folhas consegue emocionar as pessoas e usar seus sentimentos para despertar algumas sensações. Um exemplo disso são as campanhas de e-mail que trabalham temáticas como o Natal e o Dia das Mães.

Mas tudo isso só vai funcionar se o negócio tiver a capacidade de compreender seu cliente e conhecer suas ações e reações. A partir disso, também vai saber o que é importante para ele e as oportunidades que podem ajudá-los.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma estratégia inteligente que ajuda a estabelecer uma comunicação mais próxima e íntima com os consumidores, sem as interferências que costumam acontecer em outros canais, como as redes sociais.

Também é a melhor ação para trabalhar o funil de vendas, desde o momento em que a pessoa conhece a marca até a etapa da compra, por isso, precisa fazer parte do planejamento de marketing digital de qualquer negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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