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Facebook Ads como funciona | como fazer campanha de sucesso no Facebook Ads

Facebook Ads como funciona | como fazer campanha de sucesso no Facebook Ads

Tempo de leitura: 11 minutos

Facebook Ads como funciona | como fazer campanha de sucesso no Facebook Ads

Você sabe o que é o Facebook Ads? Facebook Ads como funciona? Já imaginou poder usar o Facebook para aumentar os resultados do seu negócio?

Facebook ads como funciona | como fazer campanha de sucesso no Facebook Ads

Sabia que milhares de empresas utilizam o Facebook Ads todos os dias para alcançar seus públicos? Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais você deve saber Facebook Ads como funciona.

Você sabe o que é o Facebook Ads? Bom, o Facebook Ads é o gerenciador de anúncios pagos do Facebook. Mas, Facebook Ads como funciona? Bom, nesse post iremos falar sobre isso e muito mais coisas. Entretanto, para que possamos entrar nestes detalhes, é necessário que você esteja familiarizado com alguns conceitos acerca dessa ferramenta e com alguns outros conceitos gerais sobre marketing digital.

Iremos agora explicar um pouco mais sobre o Facebook Ads.

O que é o Facebook Ads? | Facebook Ads como funciona

Como dito anteriormente, o Facebook Ads é sistema de anúncios do Facebook.

Ele permite que empresas e pessoas possam criar anúncios e segmentar sua visualização para públicos segmentados.

O Facebook Ads pode ser utilizados para os mais diversos fins, desde conseguir mais curtidas até realizar vendas.

Tudo isso depende do seu modelo de negócios e do seu objetivo com a plataforma.

Neste post iremos lhe explicar como você pode começar a anunciar no Facebook.

Além disso, iremos dar inúmeras dicas extremamente valiosas para você alcançar excelentes resultados.

Bom, para continuar nossa conversa, vamos esclarecer alguns pontos e algumas dúvidas sobre Facebook Ads como funciona.

Facebook Ads funciona mesmo? | Facebook Ads como funciona

A dúvida de inúmeras pessoas é sobre a eficácia de campanhas realizadas no Facebook.

Essas pessoas tendem a temer que seus anúncios não gerem resultados ou que os mesmos não sejam satisfatórios. Bom, há essa possibilidade. É por isso que existem inúmeras estratégias e dicas que você deve seguir para que suas campanhas realmente funcionem. Neste post traremos as principais dicas para que você obtenha sucesso em seus anúncios.

Bom, pode ser que até aqui você não esteja familiarizado com alguns dos termos utilizados no decorrer do texto. Por isso, no próximo tópico iremos mostrar uma espécie de glossário com os termos mais utilizados quando falamos em Facebook Ads como funciona.

Os termos mais utilizados | Facebook Ads como funciona

Campanha | Facebook Ads como funciona

A campanha é uma espécie de caixa. Nelas estarão inseridos todos os seus anúncios com um determinado objetivo.

Esses anúncios são alocados em conjuntos de anúncios.

Conjunto de anúncios | Facebook Ads como funciona

Os conjuntos de anúncios nada mais são que conjuntos de anúncios. Esses conjuntos são definidos por dados demográficos do seu público, como sexo, idade, cor, localização, renda, etc. E dentro desses conjuntos estarão as variações de anúncios de acordo com o público.

Anúncio/AD | Facebook Ads como funciona

O anúncio é aquilo que o seu público verá. Geralmente é composto de uma imagem/vídeo e um texto. Também é importante haver um CTA, podendo ele estar inserido em um texto ou em um botão.

CTA (Call To Action) | Facebook Ads como funciona

O CTA é a chamada para ação. É o momento que você convida a pessoa que visualizou seu anúncio a tomar uma ação. Essa ação poderá ser curtir, compartilhar, comentar, clicar em um link, comprar algo, etc. Isso irá depender dos resultados que você deseja obter com sua campanha.

Feed de notícias | Facebook Ads como funciona

O feed de notícias é a parte principal do Facebook. É lá onde as pessoas veem as atualizações dos seus amigos e das páginas curtidas. Também é lá um dos possíveis locais nos quais os seus anúncios poderão ser exibidos.

Pixel de conversão | Facebook Ads como funciona

O pixel de conversão é um código que você pode gerar dentro do gerenciador de anúncios do Facebook.

Esse código, quando inserido em uma página ou site, ajudará o Facebook a saber as ações tomadas por seus usuários fora da rede social. Além disso, será de fundamental importância para que você possa mensurar os resultados obtidos.

Gerenciador de anúncios | Facebook Ads como funciona

O gerenciador de anúncios é umas das ferramentas que você poderá utilizar para gerenciar seus anúncios e/ou criar/gerenciar sua audiência.

Também dentro do gerenciador de anúncios você poderá analisar os resultados obtidos com suas campanhas.

Power Editor | Facebook Ads como funciona

É uma ferramenta de criação/gerenciamento de anúncios bem parecida com o gerenciador de anúncios. A diferença é um conjunto de funcionalidades extras que podem potencializar seus resultados. Por ser uma ferramenta um pouco mais complexa, não é recomendada para iniciantes.

Audiência | Facebook Ads como funciona

A audiência é o público-alvo dos seus anúncios. São eles quem irão visualizar suas campanhas e tomar as ações desejadas.

ROAS/ROI | Facebook Ads como funciona

o ROAS (Return Over Ad Spend – Retorno sobre o investimento em anúncios) é o ROI (Return Over Investment – Retorno sobre Investimento) quando estamos falando em anúncio. Ele serve para analisar os ganhos com determinada campanha.

Com a análise do ROAS você saberá se os resultados com a sua campanha foram positivos ou negativos.

Lookalike | Facebook Ads como funciona

O lookalike ou públicos semelhantes é uma ferramenta que permite que você direcione campanhas a pessoas com interesses semelhantes a um público preexistente.

Agora que você já sabe sobre grande parte dos termos relacionados às campanhas, vamos falar sobre os termos que irão permitir que você avalie mais precisamente os resultados obtidos.

Custo por Clique (CPC) | Facebook Ads como funciona

O custo por clique é o quanto você paga por cada clique em seu anúncio.

Custo por Ação (CPA) | Facebook Ads como funciona

É o custo médio que você PAGA por cada ação que o usuário realiza nos seus anúncios, sejam elas curtidas, compartilhamentos, cliques, comentários, etc.

Impressões | Facebook Ads como funciona

É a quantidade de vezes que o seu anúncio é exibido.

Custo por Mil (CPM) | Facebook Ads como funciona

É o custo estimado por cada mil impressões do seu anúncio. A fórmula para calcular o CPM é:

investimento/(impressões/1000)

Você pode ficar tranquilo quanto a isso, pois o próprio Facebook disponibiliza todos esses dados para você.

Bom, já que agora você sabe sobre os principais termos sobre as campanhas no Facebook Ads, podemos falar sobre a definição dos objetivos de campanhas.

Objetivos de Campanha | Facebook Ads Como funciona

A definição dos objetivos é o primeiro passo para iniciar algum tipo de ação no Facebook.

Eles irão lhe guiar durante todos os seus passos, desde a escolha do tipo de anúncio até a análise dos resultados. Mas o que são esses objetivos?

Os objetivos nada mais são que aquilo que você deseja obter com a veiculação dos anúncios.

Eles podem ser cliques, curtidas, cadastros, downloads, instalações, vendas, etc.

No momento de criação de uma campanha, o próprio Facebook permite que você escolha diga o que deseja obter com os anúncios.

Isso irá ajudar a plataforma a veicular seus anúncios com maior eficiência e ajudar você a gerar mais resultados.

Existe uma técnica chamada SMART que ajuda na definição de objetivos. Essa técnica já foi explicada em posts anteriores com mais detalhes. Então, se você deseja conhecer mais sobre o método START, leia este post.

Aqui irei falar brevemente sobre esse método, pois é essencial à compreensão dos próximos tópicos.

SMART | Facebook Ads como funciona

Cada uma das letras da palavra SMART tem um significado oriundo do inglês e que é de grande valia para nós. Vejamos:

Cada um desses pontos serão essenciais para a definição dos seus objetivos e metas.

Outra dica de extrema valia para novos anunciantes é definir os indicadores chave de performance (KPI’s – Key Performance Indicators).

Os KPI’s também já foram explicados em outro post aqui no site, mas também faremos aqui uma breve introdução.

KPI’s | Facebook Ads como funciona

Os KPI’s ajudarão você a definir as melhores estratégias com base nos resultados que você obteve ao longo das estratégias implementadas.

Eles também são de fundamental importância para a avaliação dos resultados obtidos. Mas como definir um KPI?

Na verdade, é aconselhável a adoção de mais de um KPI no seu négocio. Também é recomendado que você crie associações entre os KPI’s escolhidos, visando a obter possíveis insights de iniciativas futuras.

Para definir um KPI você precisará escolher as métricas de maior relevância para seu negócio. Também temos um post sobre métricas no marketing digital aqui no nosso site e você pode conferir clicando aqui.

As métricas, de forma resumida, são tudo aquilo que pode ser medido/mensurado. Esses dados, sozinhos, podem não significar coisa alguma. Entretanto, quando associados de forma estratégica compõem um KPI. Como já dito, os KPI’s serão de fundamental importância ao longo de sua estratégia.

Próximos passos | Facebook Ads como funciona

Conhecendo a audiência | Facebook Ads como funciona

Após definidos os objetivos, o próximo passo é conhecer a fundo seu produto e estudar a sua audiência.

Para conhecer a sua audiência é fundamental que você faça um estudo das suas personas.

É para elas que você deverá direcionar as suas campanhas.

A definição da persona poderá lhe ajudar com as seguintes informações relativas às suas estratégias de Facebook Ads:

Além de ajudar na criação e veiculação de anúncios, a persona também ajudará em outras estratégias de marketing digital, marketing de conteúdo ou inbound marketing. Além disso, a persona também guiará as escolhas de produtos e ajudará a medir o alcance das campanhas no Facebook Ads.

Conhecendo a ferramenta | Facebook Ads como funciona

Agora é fundamental que você acesse o seu gerenciador de anúncios do Facebook para se familiarizar com a ferramenta.

Vale lembrar que, para criar anúncios, você precisa ter uma página no Facebook. Essa página poderá ser sobre seu produto, sobre sua empresa e até mesmo sobre você.

Ainda sobre a página, é importante que você estabeleça uma estratégia de conteúdo e interação com seu público, pois isso irá influenciar na produção dos seus anúncios e na veiculação dos mesmos.

Usando o Facebook Ads | Facebook Ads como funciona

Agora que você já tem uma noção sobre Facebook Ads como funciona, já definiu os objetivos, já conhece sua audiência e já conhece a ferramenta, é o momento de criar suas primeiras campanhas.

Lembre-se de realizar testes com anúncios e de trabalhar bem as headlines.

Além disso, leia as políticas do Facebook e esteja atento às regras sobre os anúncios. Isso irá lhe ajudar a obter bons resultados e a não ser penalizado pelo Facebook.