Tempo de leitura: 19 minutos
Facebook Ads o que é como funciona como usar e tipos de anúncio
Saber aproveitar ao máximo os anúncios do Facebook já é um passo importante em uma estratégia de marketing de mídia social. Para aumentar a visibilidade de suas postagens na maior rede social, é muito provável que você tenha que pagar por publicidade. Pelas características da plataforma, isso se deve ao fato de que você precisará gastar dinheiro para garantir que seu anúncio chegue a mais pessoas.
A publicidade paga no Facebook é, sem dúvida, uma maneira eficaz de atingir seu público. No entanto, você precisa planejar seu orçamento com cuidado. Você também precisa saber quando parar de gastar dinheiro em anúncios.
Este artigo contém informações sobre como usar os anúncios do Facebook Ads de forma eficaz. Mostraremos o que você deve fazer para garantir que você aproveite ao máximo sua campanha.
Redes sociais
Hoje em dia mais que nunca as redes sociais fazem parte da vida de uma maioria esmagadora das pessoas.
Sem duvida alguma, isso pode ser aproveitado através do marketing digital.
O marketing digital traz possibilidades muito importantes e por isso que iremos dar todos os detalhes de como aproveitar o Facebook ads
Como usar o Facebook Ads passo a passo
Os anúncios do Facebook são uma ótima maneira de alcançar clientes em potencial. Eles também são muito eficazes em direcionar o tráfego para seu site. No entanto, eles nem sempre são fáceis de usar. Neste artigo, mostrarei como começar a usá-los de forma eficaz.
Os anúncios do Facebook são uma forma de publicidade paga em que as empresas pagam para promover suas postagens ou páginas. Esses anúncios aparecem no feed de notícias dos amigos dos usuários do Facebook. O objetivo é aumentar o reconhecimento da marca e as vendas.
Abordaremos aspectos fundamentais para você aprender Anunciar no Facebook ads tais como:
Como funciona anunciar no Facebook Ads?
Quanto é um anuncio no Facebook Ads?
Como usar o trafego pago no Facebook?
Como anunciar um produto no Facebook Ads
Como os anúncios funcionam?
Como fazer um anuncio pago no Facebook Ads?
Qual o valor mínimo para anunciar no Facebook Ads?
O que é Facebook Ads?
O Facebook Ads é um sistema de marketing e publicidade que possibilita atingir públicos-alvo. É uma ferramenta usada para veicular anúncios dentro da própria rede social e também garantir que sua mensagem chegue ao público certo.
Ao planejar uma campanha publicitária, você deve considerar as necessidades, interesses e preferências do seu público. Você precisa saber que tipo de produtos ou serviços seu público quer comprar. Você também precisa saber quanto dinheiro seu público está disposto a gastar nesses produtos ou serviços. Você deve planejar sua campanha publicitária com cuidado se quiser atingir seu público-alvo com eficiência.
Facebook Ads funciona mesmo? | Facebook Ads como funciona
A dúvida de inúmeras pessoas é sobre a eficácia de campanhas realizadas no Facebook.
Essas pessoas tendem a temer que seus anúncios não gerem resultados ou que os mesmos não sejam satisfatórios. Bom, há essa possibilidade. É por isso que existem inúmeras estratégias e dicas que você deve seguir para que suas campanhas realmente funcionem. Neste post traremos as principais dicas para que você obtenha sucesso em seus anúncios.
Bom, pode ser que até aqui você não esteja familiarizado com alguns dos termos utilizados no decorrer do texto. Por isso, no próximo tópico iremos mostrar uma espécie de glossário com os termos mais utilizados quando falamos em Facebook Ads como funciona.
Tipos de anúncios no Facebook Ads
Existem três tipos principais de anúncios do Facebook: anúncios de texto, anúncios gráficos e anúncios em vídeo. Cada tipo tem suas próprias vantagens e desvantagens. Por exemplo, os anúncios de texto são bons para atingir um público amplo, mas não geram muita receita. Os anúncios gráficos, no entanto, são melhores para gerar receita, mas atingem apenas um grupo menor de pessoas. Os anúncios em vídeo são poderosos e econômicos, mas exigem um pouco de conhecimento técnico.
Como funciona o Facebook ads?
Os anúncios do Facebook são promovidos promovendo sua página, suas postagens ou seu próprio site. Não há nada que impeça você de ser um sucesso em enviar pessoas ao seu site.
Os anúncios do Facebook são direcionados para pessoas que moram perto de determinados locais. Você também pode segmentar por idade, sexo, interesses, status de relacionamento, nível de educação, ocupação e muito mais. Você pode definir um orçamento para cada anúncio e dar lances para cada clique que sua campanha receber.
Por que usar o Facebook Ads?
O Facebook é uma plataforma de mídia social que permite aos usuários compartilhar informações sobre si mesmos e seus amigos. Essas informações incluem fotos, vídeos, links, atualizações de status e outros tipos de mensagens. Os usuários também podem interagir uns com os outros postando comentários e curtindo ou compartilhando postagens. O Facebook encerrou 2017 com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Esses usuários são altamente engajados com o conteúdo postado na rede. Mais de 800 milhões de pessoas curtem coisas no Facebook todos os dias.
Você deve usar a publicidade do Facebook porque permite segmentar públicos específicos. Isso significa que você pode alcançar os clientes certos para o seu negócio.
O Facebook é a maior rede social do mundo. Atinge mais de 1 bilhão de usuários diariamente. Com essa grande base de usuários, o Facebook é capaz de direcionar anúncios para públicos específicos. Isso significa que o Facebook pode ser usado para anunciar para grupos específicos de pessoas. Por exemplo, se alguém quiser vender um item, pode postar sobre isso no Facebook. Então, o Facebook poderia mostrar a eles anúncios de itens semelhantes que outras pessoas postaram. Esses anúncios apareceriam no feed de notícias da pessoa que viu a postagem original.
Então, se você ainda não tem campanhas ativas nesta Rede, está na hora de começar a planejar uma estratégia para o seu Negócio.
Facebook ads e os Tipos de anúncios
Os anúncios do Facebook não são todos iguais. Alguns são ótimos para direcionar o tráfego para seu site. Outros são projetados para levar as pessoas a “curtir” sua página. Outros ainda são perfeitos para envolver seus fãs em um nível mais íntimo. E, finalmente, alguns são perfeitos para pedir aos seus fãs que cliquem em uma postagem que os direciona para uma página de destino em um site.
O Facebook oferece muitos tipos diferentes de anúncios, como Publicações Patrocinadas, Publicações Promovidas, Curtidas de Página, etc. Você pode impulsionar suas postagens ou promover sua página para obter mais visibilidade.
Você deve enviar pessoas ao seu site porque deseja mais tráfego e possíveis conversões. Faça as pessoas realizarem determinadas ações adicionando um pixel de rastreamento do Facebook.
Instale seu aplicativo: aumente o número de aplicativos baixados. Aumente o envolvimento com seu aplicativo: promova o envolvimento do público com o aplicativo e aumente o uso. Alcance pessoas próximas ao seu negócio.
Aumente a participação em seu evento: você pode confirmar a participação diretamente pelo anúncio. Faça com que as pessoas recebam sua oferta: anuncie ofertas relevantes e difíceis de serem ignoradas pelo público em geral. Faça com que as pessoas recebam sua oferta: anuncie ofertas relevantes e difíceis para ignorar.Mostre seu vídeo para um público amplo e aumente o reconhecimento da sua marca.
Como criar uma campanha no Facebook ads
Crie uma nova campanha indo para o Facebook Ads Manager ou usando o Power Editor. Você precisará configurar um orçamento de anúncio, escolher seu público-alvo, selecionar suas palavras-chave e adicionar suas páginas de destino. Então você pode começar a promover seus anúncios!
Gerenciador de anúncios
O Gerenciador de Anúncios é uma ferramenta na qual você pode visualizar, editar e gerenciar seus anúncios, conjuntos de anúncios e campanhas do Facebook.
Formatos de anúncios
Quais são os diferentes tipos de anúncios para o Facebook?
Se você está apenas começando com os anúncios do Facebook, este artigo ajudará a garantir que você esteja fazendo tudo corretamente. Fornecemos os principais requisitos para anúncios em todos os formatos e veiculações.
É muito importante que você tenha um bom planejamento criativo e pense no design ideal para cada etapa do funil de vendas. Por exemplo, se você está tentando obter novos usuários, pode ser melhor se concentrar menos em vendê-los e mais em explicar por que eles devem usar seu produto.
E assim, certifique-se de que seu anúncio seja o mais atraente possível para os usuários.
Nos Anúncios do Facebook, você pode escolher entre diferentes de anúncios:
Imagem (Foto/Banner)
Vídeo
Carrossel
Vídeo
Publicação Impulsionada
Entenda bem a estrutura das campanhas do Facebook
A campanha define seus objetivos, enquanto os conjuntos de anúncios permitem que você segmente seu público. Você pode selecionar apenas um objetivo por campanha, mas pode criar quantos conjuntos de anúncios desejar.
Seu anúncio deve ser curto, doce e direto ao ponto. Você quer que as pessoas leiam, mas também quer que elas saiam de lá o mais rápido possível.
Como definir o objetivo da campanha?
Escolha o objetivo da sua campanha com base no que é mais importante para sua empresa. Defina uma meta de 100 conversões no primeiro mês. Não se esqueça que para campanhas orientadas à conversão, você pode pagar por lead ou por ação.
Opções de segmentação
Segmentação de anúncios do Facebook: como criar públicos e tipos de público
A segmentação de público nos anúncios do Facebook permite que os profissionais de marketing direcionem seus anúncios para públicos específicos, o que os ajuda a aumentar a eficácia de seus esforços de marketing. Quer saber mais sobre como segmentar seu público?
Se for esse o caso, então este artigo irá ajudá-lo. Segmentar e refinanciar seu público do Facebook não apenas ajudará você a obter melhores resultados, mas também levará a uma diminuição nos gastos com anúncios.
Veremos como usar o direcionamento de anúncios do Facebook, o que são e como criar os vários tipos de públicos personalizados em anúncios do Facebook usando o direcionamento.
É importante definir a persona para quem você quer direcionar o conteúdo. Se você tiver clareza sobre quem deve receber seu conteúdo, uma otimização nos anúncios do Facebook provavelmente será muito mais valiosa.
Audience Network
O Audience Network pega a publicidade baseada em pessoas disponível no Facebook e a estende além da plataforma do Facebook. Os editores podem usar o Audience Network para monetizar seus aplicativos veiculando anúncios de anunciantes do Facebook.
Como segmentar sua audiência?
A segmentação é a chave para maximizar o ROI. Há muitas maneiras de selecionar um público no Facebook. Você pode segmentar pessoas que se conectam à sua página do Facebook ou aquelas que não se conectam.
As pessoas que curtem minha página já conhecem minha marca. Eu posso alcançá-los enviando e-mails.
Públicos personalizados permitem que você crie um público de pessoas que já interagiram com sua empresa no Facebook. Lookalikes permitem que você segmente pessoas que compartilham características semelhantes ao seu público mais valioso.
Defina seu orçamento de anúncios
Um anúncio no Facebook custa US$ 5 por dia. Você pode gastar apenas US$ 1 por dia, mas se veicular um anúncio todos os dias, pagará mais de US$ 100 por mês. Você também pode definir um orçamento vitalício de até US$ 10.000. Seus anúncios serão exibidos automaticamente quando alguém visitar sua página. Você pode agendá-los para datas posteriores, mas não há garantia de que as pessoas que veem seu anúncio agora realmente agirão de acordo com ele.
Você pode optar por exibir anúncios apenas quando seu público-alvo estiver navegando no Facebook.
Criação de anúncios
Você pode adicionar vídeos ou imagens a qualquer bloco de anúncios. Apenas certifique-se de que o tamanho do vídeo ou da imagem corresponda ao tamanho do bloco de anúncios.
Os anúncios devem ser curtos, agradáveis e diretos ao ponto. O uso da ferramenta de visualização na parte superior da tela permite que você veja como seus anúncios serão exibidos em várias plataformas. Quando estiver satisfeito com suas seleções, clique em “Confirmar” para enviar seu pedido. Você receberá um e-mail do Facebook informando se seu anúncio foi aceito ou rejeitado.
Monitorando os resultados
As métricas são importantes porque nos ajudam a medir nosso sucesso e determinar se precisamos mudar algo ou fazer mais trabalho. Devemos estar sempre monitorando nossas métricas para ver o que precisa ser melhorado.
Métricas relevantes
Você deve estar ciente das diferentes métricas disponíveis para você ao executar uma campanha publicitária no Facebook. Essas métricas permitem que você avalie a eficácia de sua campanha.
Impressões
A impressão é uma métrica semelhante ao Alcance. Ambas as métricas nos informam sobre quanto tráfego recebemos. No entanto, as impressões nos informam com que frequência nossas postagens foram vistas.
CPM
O custo por mil impressões, ou CPM, é a métrica perfeita para obter uma visão geral do desempenho de um conjunto de anúncios. Se for a primeira vez que você está executando anúncios do Facebook ou se você não tiver muita experiência na conta, analisar suas métricas de CPM (custo por mil de impressões) pode não fornecer informações suficientes.
O CPM é uma ótima métrica para medir quanto dinheiro um anunciante gasta por mil impressões (CPM). Mas há muitos fatores que afetam o valor do CPM. Por exemplo, quanto mais pessoas veem seus anúncios, menos valiosas elas se tornam. Portanto, o CPM nem sempre é uma boa medida do valor de sua campanha.
Frequência
A frequência é o número médio de vezes que seu anúncio foi exibido para as pessoas. Você quer que seu público-alvo seja exposto ao seu anúncio. Afinal, você está investindo nessa ferramenta para eles, certo?
A frequência é muito importante na hora de entregar sua mensagem. Você precisa encontrar o equilíbrio certo entre ser frequente o suficiente para ser ouvido, mas não muito frequente para irritar seu público.
Além disso, sua frequência tem um grande impacto em quanto dinheiro investimos em anúncios do Facebook.
Gastos
Essa métrica está relacionada ao número de cliques que um anúncio recebe dividido pelo valor gasto na campanha. Um anúncio com um CPA mais alto significa que custa menos para que as pessoas cliquem nele.
CTR (Click Through Rate)
O CTR é apenas uma pequena parte do cenário maior. Outras métricas como CPL também são importantes. Mas a CTR ainda é uma métrica importante porque informa quantas pessoas clicaram no seu anúncio. Esse número é muito útil ao tentar descobrir se sua campanha foi bem-sucedida ou não.
Não se apresse no diagnóstico. A CTR é uma ótima maneira de avaliar como seu público está respondendo aos seus anúncios.
Cliques no link
Refere-se ao número de vezes que as pessoas clicaram nos anúncios. Isso inclui clicar em anúncios para acessar outros sites, aplicativos, chamadas, mensagens, formulários, vídeos etc.
CPC (Cost-Per-Click)
CPC significa custo por clique. O custo que você paga por clique depende do seu CTR (Click Through Rate). Uma CTR baixa significa que você pagará mais por clique. Você também pagará menos se receber muitos cliques.
Custo Por Lead CPL
O custo por lead (CPL) é uma métrica usada pelos profissionais de marketing para medir a eficácia das campanhas publicitárias. Um modelo de custo por lead (CPL) é baseado na suposição de que quanto mais pessoas você alcançar com seus anúncios, maior a chance de convertê-las em clientes.
SMART | Facebook Ads como funciona
Cada uma das letras da palavra SMART tem um significado oriundo do inglês e que é de grande valia para nós. Vejamos:
- S → Do inglês “Specific”, trata de ser específico nas suas escolhas;
- M → Vem do inglês “Measurable” e diz que você deve escolher métricas/objetivos mensuráveis;
- A → Também do inglês (“Achievable”) e diz que seus objetivos e métricas devem ser alcançáveis;
- R → Vem do inglês “Relevant” e determina que as métricas e objetivos escolhidos/definidos devem ser relevantes ao seu negócio;
- T → Vem do inglês “Timely” e significa que você deve definir um tempo para alcançar aquilo que foi planejado.
Cada um desses pontos serão essenciais para a definição dos seus objetivos e metas.
Outra dica de extrema valia para novos anunciantes é definir os indicadores chave de performance (KPI’s – Key Performance Indicators).
Os KPI’s também já foram explicados em outro post aqui no site, mas também faremos aqui uma breve introdução.
KPI’s | Facebook Ads como funciona
Os KPI’s ajudarão você a definir as melhores estratégias com base nos resultados que você obteve ao longo das estratégias implementadas.
Eles também são de fundamental importância para a avaliação dos resultados obtidos. Mas como definir um KPI?
Na verdade, é aconselhável a adoção de mais de um KPI no seu négocio. Também é recomendado que você crie associações entre os KPI’s escolhidos, visando a obter possíveis insights de iniciativas futuras.
Para definir um KPI você precisará escolher as métricas de maior relevância para seu negócio. Também temos um post sobre métricas no marketing digital aqui no nosso site e você pode conferir clicando aqui.
As métricas, de forma resumida, são tudo aquilo que pode ser medido/mensurado. Esses dados, sozinhos, podem não significar coisa alguma. Entretanto, quando associados de forma estratégica compõem um KPI. Como já dito, os KPI’s serão de fundamental importância ao longo de sua estratégia.
Checkout
Checkout é o número de pessoas que se tornam clientes reais por meio de sua campanha publicitária. Essa métrica é calculada incorporando um pixel de rastreamento em sua página de agradecimento, que é a página que sempre aparece após a conclusão de uma venda.
Custo por checkout
Você já pode ter uma noção de que essa métrica é sobre o algoritmo do Facebook analisando seus gastos e calculando uma média de quanto dinheiro você gastou por venda.
CPA
CPA é a sigla para custo por aquisição. Mas como isso afeta sua estratégia? Geralmente, seu objetivo como anunciante é fazer com que seu mercado-alvo realize algum tipo de ação. Isso pode ser: Curtir, comentar ou compartilhar conteúdo.
Um vídeo, um ebook, um whitepaper, um infográfico, um produto, um carrinho e uma página de checkout. Você precisa ser capaz de calcular o custo de cada um desses itens antes de começar a criá-los.
Conclusão
Os anúncios do Facebook podem ser uma ótima ferramenta de marketing para o seu negócio. Você pode saber mais sobre eles lendo este artigo. Comece com uma experiência simples, como um teste A/B, para ver o que funciona melhor para sua empresa.
Se ficar qualquer duvida entre em contato