Faz sentido contratar um profissional para fazer logotipo?

Tempo de leitura: 4 minutos

A identificação de uma empresa pelo público é um dos fatores mais importantes na sua constituição e desenvolvimento. Mas a importância de usar um recurso visual justifica a contratação de um profissional para fazer logotipo?

Afinal, hoje existem diversas plataformas que permitem a qualquer um desenvolver um bom logotipo para a marca. Diante disso, há necessidade de contratar alguém especificamente para isso? Continue lendo e confira mais sobre o assunto abaixo.

O que é logotipo?

O logotipo de uma empresa é um elemento de identificação visual que é composto por um desenho e um pequeno texto. Por exemplo, o logotipo da Adidas é ilustrado pelas folhas e o nome da marca.

Dessa maneira, esse é um fator que se destaca por permitir ao público identificar a marca de forma rápida. Os elementos visuais possuem grande influência psicológica sobre o público e não devem ser ignorados, portanto.

A marca pode se valer do identificador para aumentar a atração do consumidor e, com isso, suas vendas.

contratar um profissional para fazer logotipo

É preciso contratar um profissional para fazer logotipo?

Tamanha é a importância desse elemento que muitas empresas optam pela contratação de um profissional para fazer logotipo. Por outro lado, nem sempre uma empresa, especialmente em fase inicial, possui recursos suficientes para contratar um designer.

Isso, contudo, não significa que a empresa ficará sem sua identificação. Hoje existem diversas empresas e sites que oferecem o desenvolvimento de design de logotipo gratuito e personalizado.

Com esse tipo de serviço você garante que a sua marca não irá ignorar a importância e necessidade de um logotipo. Ao mesmo tempo, garante que ela ganhará destaque e um elemento de identificação personalizado e único.

Conheça abaixo, então, o que considerar ao desenvolver o sue logotipo sem auxílio profissional.

Quanto a isso, cabe ressaltar que embora você dispense a contratação de um designer, em si, os sites que se destinam aos elementos visuais foram, em verdade, desenvolvidos por profissionais da área. A diferença é que você tem aceso aos produtos de maneira gratuita.

O que levar em consideração ao desenvolver o logotipo?

Ao optar pelos sites gratuitos e dispensar o profissional para fazer logotipo é preciso que você dê atenção a alguns fatores.

Dentre eles estão a possibilidade de gerar o reconhecimento instantâneo do consumidor. Em outras palavras, as formas de aumentar as chances da marca ser gravada pelo indivíduo e desperte nele algum tipo de emoção ou estímulo.

Quanto a isso, é essencial que a sua marca opte por um logotipo que reflita algumas emoções. Despertar sentimentos é essencial na conquista do cliente e existem formas visuais de fazê-lo.

Abaixo, então, leia quais são os principais elementos a se considerar quando se está desenvolvendo uma marca sem o auxílio profissional para fazer logotipo.

Cores e fonte

Conforme já dito, o logotipo é composto por um elemento de desenho ou ilustração e outro de escrita. Por isso, é importante que você pense com carinho tanto nas cores que serão utilizadas quanto na fonte das letras.

Afinal, como bem sabe o profissional para fazer logotipo, esses elementos têm influência psicológica sobre o consumidor. Eles podem despertar sentimentos, como confiança, amizade, seriedade e outros.

Conhecer um pouco mais sobre a psicologia das cores auxilia em muito no desenvolvimento do seu logotipo, portanto.

Considere, por exemplo, que você trabalhe com produtos de segurança ou de transporte. Nesse caso, sua logo deverá refletir segurança, maturidade e confiança, não é mesmo?

Pois esses três sentimentos são relacionados geralmente à cor cinza e às fontes Helvetica Bold e Times New Roman. Não deixe de usar a psicologia em seu favor!

Não caia em modismos

Ainda, é importante entender que de tempos em tempos surgem modas relacionadas ao design. Quando não se tem ao lado um profissional para fazer logotipo é você quem se torna responsável por cuidado em relação aos modismos.

Esses são elementos que por um breve momento ganham muita atenção, mas que geralmente não têm força para se manter como relevantes por muito tempo.

Ou seja, ao escolher um elemento da moda para seu logotipo você corre o risco de precisar refazê-lo em breve pelo simples fato de ele ter se tornado obsoleto.

Para evitar esse tipo de erro, busque conhecer e estudar outros logotipos para encontrar semelhanças que superaram o tempo.

Pense no logotipo como um representante da marca

Além desses aspectos, ao fazer o seu logotipo é necessário ter em mente, sempre, que ele é o responsável por identificar a marca. Por isso, deve ter uma aparência que reflita a personalidade que a empresa adota.

Sempre tenha referências

Por fim, não deixe de ter referências quanto aos outros logotipos. Mas, para isso, tente listar aqueles que mais lhe chamam a atenção ou os primeiros que lhe vem à mente.

A partir disso, procure identificar o que pode justificar eles serem tão atrativos ou sua fixação mental. Depois, faça o mesmo em relação aos logotipos de empresas concorrentes à sua.

A partir disso você será basicamente um expert na área, bastando ter em mãos um bom site profissional para fazer logotipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *