Geolocalização, serviço extremamente útil para o mercado imobiliário

Tempo de leitura: 7 minutos

Descubra como a análise de localização pode ser um salvador para quem atua no ramo de compra e venda de imóveis!

Por ser um mercado de investimento, o mercado imobiliário pode muitas vezes ser uma proposta desafiadora para empresas que operam no espaço.

Qual região pode gerar melhores retornos? O investimento neste bairro específico renderá dividendos lucrativos? Quais são as tendências de consumo emergentes? Que tipos de apartamentos à venda em SP estão sendo mais procurados?

Os principais agentes imobiliários estão cada vez mais aproveitando soluções inovadoras para responder a essas perguntas – e a análise de localização é uma dessas ferramentas.

Tradicionalmente, os líderes empresariais precisam confiar em suas percepções de mercado para descobrir as respostas adequadas e tomar decisões relevantes. Às vezes, eles podem basear as suas decisões em dados acumulados por pesquisas.

No entanto, a realização de pesquisas é um processo trabalhoso, além de demorado e caro. Além disso, fontes de dados alternativas são responsáveis ​​por fornecer dados insuficientes ou tendenciosos. Era essa lacuna de necessidade que precisava ser preenchida – de forma rápida e eficaz.

É aqui que a geolocalização entra em cena. A análise de localização refere-se à técnica de gerenciamento de dados geográficos e demográficos sofisticados com base em uma combinação de tecnologias de ponta.

Isso inclui geofencing e soluções baseadas em IA, como aprendizado de máquina e algoritmos de aprendizagem profunda. Vejamos, então, como tecnologias baseadas em geolocalização tem sido aproveitadas por empresas para resolver alguns dos problemas mais difíceis em Location Intelligence.

Compreendendo o comportamento e as tendências do consumidor

As plataformas imobiliárias da nova era estão aproveitando a análise de localização habilitada para geofencing (uso do GPS ou identificação de radiofrequência para definir um limite geográfico) a fim de visualizar o comportamento e as tendências do consumidor.

Assim que um cliente anda em um raio de 50 metros dos apartamentos em Pinheiros que ele avaliou a plataforma, o mecanismo de análise é ativado. Este recurso atinge várias marcas de uma vez. Por um lado, fornece às plataformas maiores insights sobre os elementos constituintes da cadeia de valor.

Ao analisar os dados analíticos de localização, profissionais do ramo imobiliário podem descobrir o que funciona, onde e por que ocorreu uma falha, bem como quando intervir para impulsionar mais atividades do consumidor.

Por exemplo, empresas imobiliárias podem rastrear o comportamento de um cliente potencial que demonstrou interesse em uma propriedade em sua plataforma.

O mecanismo de rastreamento manterá a empresa atualizada sobre se, por exemplo, a pessoa visitou os terrenos à venda no portfólio da empresa após consultá-los no site, quando e quantas vezes.

Esse sistema também pode ajudar as plataformas a identificar clientes não confiáveis ​​- que marcaram um horário, mas não compareceram – e aqueles que estão genuinamente interessados ​​em dar continuidade à transação.

Por outro lado, como o mecanismo só é ativado depois que um cliente entra em um determinado raio de distância da propriedade, isso não só desgasta menos a bateria do dispositivo móvel como, mais importante, também garante que o rastreamento esteja em conformidade com as normas de privacidade de dados.

Seleção de sites imobiliários lucrativos

Ferramentas de geolocalização também podem impulsionar as estratégias de investimento de empresas imobiliárias por meio de uma análise intensiva do tráfego de pedestres.

Ao avaliar os padrões de movimentação de uma população da região de interesse, os líderes empresariais podem identificar quais dos leads em potencial apresentam o comportamento ideal de acordo com um empreendimento imobiliário.

Os proprietários e desenvolvedores podem então tomar decisões com base nas indicações fornecidas pela análise de localização para maximizar a lucratividade.

Análise de demanda de oferta

Plataformas de tecnologia podem monitorar os padrões de demanda e fornecimento que acontecem em microlocalidades. Esses mecanismos de rastreamento podem permitir que a plataforma ajuste automaticamente a plataforma de automação de marketing para otimizar os gastos da campanha.

Por exemplo: se a oferta em uma determinada localidade aumentou devido ao surgimento de um novo complexo residencial, o sistema automaticamente impulsiona campanhas orientadas para a demanda em plataformas de mídia social como o Facebook e o Instagram para trazer mais pessoas para aquela localidade.

Da mesma forma, se o sistema identificar um aumento na demanda em uma determinada localidade – digamos, devido ao surgimento de um novo parque tecnológico, os mecanismos de marketing do lado da oferta são acionados para direcionar mais proprietários na plataforma naquela localidade.

Aprendizado de Máquina

Plataformas de tecnologia imobiliária já usam aprendizado de máquina de ponta para resolver alguns dos problemas em nível de microlocalidade que apenas corretores imobiliários podiam fazer no passado.

Por exemplo, algumas plataformas já podem informar o aluguel esperado de uma propriedade com precisão no nível da rua.

Isso remove a assimetria de informações entre proprietários e inquilinos, ajudando-os a cotar o aluguel certo para a sua propriedade e os inquilinos sabem se estão pagando mesmo o valor justo e devido.

Também recursos como simulação do tempo de viagem ajudam os usuários a avaliar o tempo de deslocamento antes de escolherem casas.

Recursos como pontuação de estilo de vida, pontuação de deslocamento diário, pontuação de alimentação etc. ajudam os usuários a tomar decisões ao selecionar casas nessas plataformas.

Melhorar a prestação de serviços

A geolocalização pode emprestar às imobiliárias uma boa vantagem também do ponto de vista das vendas. O sistema de geofencing, por exemplo, pode ser usado ainda para rastrear os movimentos do gerente de relacionamento de campo empregado pela empresa.

O uso de empresas de inteligência de localização pode atualizar o lead com o paradeiro do gerente nomeado. O rastreamento permitirá ainda que as empresas intervenham em caso de qualquer discrepância ou inadimplência.

O sucesso de uma visita a apartamentos à venda também depende da interação com o corretor da imobiliária no local. A inteligência de localização pode, portanto, maximizar a possibilidade de uma interação se traduzir em um bem sucedido fechamento de negócio.

Publicidade por geolocalização na área imobiliária

A publicidade de geolocalização é uma ferramenta poderosa para editores, profissionais de marketing e anunciantes. Aqui estão algumas das principais maneiras de usá-lo.

Editores que usam aplicativos podem monetizar seus dados por meio da solução livre de anúncios e em conformidade com a privacidade que precisam.

Eles também podem aprender mais sobre seus usuários descobrindo seu comportamento em aplicativos fornecidos nas principais lojas de apps e até mesmo saber o que estão fazendo quando não estão usando a aplicação.

Os editores também podem receber notificações quando os usuários-alvo estão próximos ao local de uma marca e enviar notificações apropriadas para direcionar o tipo de comportamento que atende aos objetivos da campanha. Além disso, os editores podem monetizar anúncios e obter receita adicional por seu conteúdo.

Os profissionais de marketing e anunciantes podem usar os dados de geolocalização para obter insights do consumidor, gerar visitas e vendas e aumentar o conhecimento da marca.

Os dados de geolocalização tornam mais fácil alcançar o público-alvo com base em onde eles estiveram e onde estão. E as informações meteorológicas também são muitas vezes disponibilizadas a fim de ajudar os profissionais de marketing e anunciantes a direcionar ainda mais as promoções.

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