Site icon Agência de Marketing Digital | DC Comunic Google Partner

Marketing de Conteúdo SEO | Você conhece a importância do Marketing de Conteúdo e SEO?

Tempo de leitura: 11 minutos

Marketing de Conteúdo SEO | Você conhece a importância do Marketing de Conteúdo e SEO?

Você sabe o que é marketing de conteúdo SEO? Você sabe qual a importância de marketing de conteúdo SEO para sua empresa? Como aplicar marketing de conteúdo SEO no seu negócio? Quais os tipos de marketing de conteúdo SEO? Como começar no marketing de conteúdo SEO? Neste artigo falaremos sobre a importância de marketing conteúdo SEO e como você pode começar.

Marketing de Conteúdo SEO?

Se você já pesquisou sobre marketing ou sobre maneiras de atrair clientes para o seu negócio, com certeza já deve ter ouvido falar sobre marketing de conteúdo SEO.

Você também deve ter percebido que essa é uma excelente forma de crescer o seu negócio. Mas, você sabe o que é isso?
Neste artigo reunimos as informações mais relevantes sobre marketing de conteúdo SEO.

Nele você entenderá o que é marketing de conteúdo, o que é SEO, quais os principais formatos e muito mais.

Além disso, neste post você encontrará dicas de como iniciar uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo SEO para o seu negócio.

Então, se você deseja saber mais sobre marketing de conteúdo SEO, continue lendo este artigo, pois você encontrará muita informação para lhe ajudar.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo trata-se de um conjunto de estratégias voltadas para envolver, gerar compartilhamentos e acima de tudo ajudar um determinado grupo de pessoas.

Esse tipo de marketing faz os seus clientes descobrirem que o seu produto ou serviço é aquele que vai resolver os problemas deles.

Trata-se de uma criação de autoridade e confiança por meio do oferecimento de um conteúdo útil e gratuito ao seu público.

Mas afinal, qual a importância do marketing de conteúdo SEO para o seu negócio?

Qual a importância do marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo trata de gerar mais vendas e criar maior autoridade com o público-alvo, criando valor e ajudando sua audiência com algo do interesse dela.

Muitas pessoas, quando falamos em marketing de conteúdo SEO, por se tratar de uma estratégia que exige tempo e aperfeiçoamento, tendem a ver ele como um gasto, algo que só vai lhes tomar tempo e dinheiro, o que não é verdade. Digo isso, pois, aqui é importante lembrar que conteúdo não é gasto, mas sim um investimento, haja vista que seus clientes, na verdade, não se preocupam com você, mas sim com eles mesmos, com a satisfação dos desejos e necessidades. Logo, para poder se comunicar de forma efetiva com eles, você precisa falar de algo do interesse deles.

Dessa forma, você cria informações relevantes e faz seus clientes realmente prestarem atenção em você.

Entretanto, se você ainda não está convencido da relevância do marketing de conteúdo SEO para seu negócio, aqui vão alguns dados da Global Web Index que irão lhe surpreender:

Além disso, você já deve ter percebido que cada vez mais as pessoas têm fugido dos anúncios tradicionais.

As pessoas, incluindo eu e você, não querem mais aqueles anúncios chatos e irrelevantes que só querem saber de vender.

O uso de AdBlockers nunca foi tão comum.

Esses são apenas alguns do motivos pelos quais uma estratégia de marketing de conteúdo SEO deve ser adotada por você o mais rápido possível.

Entretanto, para desenvolver uma estratégia efetiva de marketing de conteúdo SEO, você precisa estar atento a alguns detalhes e seguir alguns passos.

Esses passos são essenciais para trabalhar com marketing de conteúdo SEO e serão explicados com mais detalhes nos próximos tópicos.

Então, se você deseja aplicar estratégias infalíveis de marketing de conteúdo SEO, preste bastante atenção e tome nota de tudo o que você irá ler a seguir.

Etapas do marketing de conteúdo

Antes de iniciar a sua produção, você precisa entender melhor para quem você irá produzir. Lembre-se que seu objetivo com marketing de conteúdo SEO é gerar engajamento com a sua audiência.

Então, se você não procurar entendê-la melhor e saber quais os interesses dela, você apenas estará perdendo tempo investindo em marketing de conteúdo SEO.

A melhor maneira de entender com quem você está falando é descobrindo quem é a sua persona.

Mas o que é a persona?

A persona

A persona nada mais é que um conjunto de representações fictícias dos seus clientes ideais.

Essas representações incluem dados demográficos, comportamentais, além de considerar a sua história, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Algumas das informações que você obterá com o estudo da sua persona e que poderão ajudar nas suas estratégias de marketing de conteúdo SEO são:

Entendendo a sua persona, você será capaz de produzir conteúdos mais relevantes e com maior qualidade, o que irá atrair cada vez mais pessoas interessadas naquilo que você diz.

Você agora deve estar se perguntando: como eu vou entender a minha persona?

O que devo fazer?

Como devo buscar entender a minha persona para minha estratégia de marketing de conteúdo SEO?

Fique tranquilo quanto a isso, pois, aqui irei lhe explicar algumas estratégias para entender a sua persona.

Como entender a minha persona?

A melhor maneira de conhecer a sua persona é por meio de pesquisas.

Algumas das ferramentas que você pode utilizar são:

Essas são apenas algumas das formas de entender sua persona e aplicar esse estudo na sua estratégias de marketing de conteúdo SEO. Aqui vocè pode usar a sua criatividade e descobrir novos meios.

Agora, vamos explicar os tipos de conteúdo que você pode utilizar na sua estratégia de marketing de conteúdo SEO.

Tipos de conteúdo.

Existem diversos formatos de marketing de conteúdo SEO que você pode aplicar.

Aqui iremos abordar os mais utilizados, sempre lembrando que você pode e deve ir além.

Formatos em texto.

O primeiro formato de marketing de conteúdo SEO são os textos. Dentre os modelos mais utilizados estão:

Esses são alguns modelos de conteúdo em textos. Aqui é importante lembrar que você pode mesclar conteúdos com os outros formatos. Você está livre para usar a sua criatividade quando falamos de marketing de conteúdo SEO.

Formatos em imagem

Imagens são geralmente fáceis de entender e uma forma bastante didática de ensinar algo. Já dizia o velho ditado que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Então por que não utilizar esse meio em sua estratégia de marketing de conteúdo SEO?

Os formatos mais comuns de imagens em estratégias de marketing de conteúdo SEO são:

Aqui novamente você pode mesclar as imagens com textos e com os demais formatos de marketing de conteúdo SEO.

Formatos em vídeo

Os formatos em vídeo estão ficando cada vez mais comuns. O YouTube hoje é considerado o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google. Todos os dias milhares de pessoas postam, compartilham e comentam em vídeos. Então, por que ficar de fora?

Quando falamos de vídeos, vêm à nossa mente os seguintes formatos:

Cabe novamente aqui o uso da sua criatividade.

Como aumentar o alcance no marketing de conteúdo?

De nada adianta você ter um excelente conteúdo e ter feito todas as etapas anteriores se não tiver ninguém lendo, certo? Para isso, separei aqui algumas dicas matadoras para que seu conteúdo seja visto.

Existem diversas maneiras de compartilhar o seu conteúdo na sua estratégia de marketing de conteúdo SEO. A primeira delas é por meio de posts em mídias sociais com links que apontem para o conteúdo principal. Esses compartilhamentos podem gerar acessos, comentários e mais compartilhamentos, o que inclusive pode melhorar o seu SEO (que será explicado à frente).

Outra forma de obter acessos é por meio de anúncios no Google AdWords ou em alguma rede social. Aqui, se você tem um certo conhecimento das ferramentas e tem orçamento para isso, pode ser uma boa escolha. Caso você não tenha o conhecimento necessário mas queira investir, vale à pena procurar uma agência de marketing digital para lhe ajudar.

A outra forma que pode e deve compor a sua estratégia de marketing de conteúdo SEO é o SEO, também conhecido como Otimização de Mecanismos de Buscas (tradução do inglês Search Engine Optimization). Por ser algo de extrema relevância, separei um tópico exclusivo para ele. Vejamos.

SEO

O SEO consiste na forma como o Google (principalmente) vê o seu post/site. SEO consiste em um conjunto de estratégias que farão seu conteúdo ser encontrado mais facilmente.

Para iniciar uma boa estratégia de SEO você deve, primeiramente, escolher uma palavra-chave muito pesquisada pelo seu público. Essa palavra pode ser encontrada com a ajuda de algumas ferramentas de análise, como o Google Trends.

Após escolhida a sua palavra-chave, você deve buscar produzir um excelente conteúdo tendo ela em foco. Lembre-se de estar de acordo com as diretrizes (é recomendável que a sua palavra-chave apareça em cerca de 2% do seu conteúdo, no caso de textos).

SEO e Produção de Conteúdo

Se o seu conteúdo for um texto, lembre-se que é recomendável que ele contenha pelo menos 1800 caracteres para que seja bem visto pelo Google. Além disso, ele deve conter imagens e links apontando para outros artigos do seu site e também para outros sites. Também é recomendável que seu texto contenha vídeos relacionados com o conteúdo, o que irá melhorar ainda mais a experiência do seu leitor.

Se o seu conteúdo for um vídeo no YouTube, lembre de criar um bom título contendo a sua palavra-chave, uma descrição bem feita e criativa e um bom conteúdo.

Todas essas estratégias farão com que seu conteúdo seja cada vez mais visto pelos seu clientes, ajudando a criar autoridade a a construir a imagem do seu produto ou serviço.

Queremos desejar boa sorte para você!

Saiba que as Estrategias de Marketing de Conteúdo e SEO são como plantar uma arvore.

Tem que ter paciência, mas os resultados são fantásticos!

Caso necessite de uma força para alavancar seu negocio, não deixe de entra em contato conosco, pois, somos  Agência de SEO que tem a Missão de posicionar seu site na primeira página do Google com Garantia em contrato. Para nossa Agência SEO é coisa séria.

Sair da versão mobile