SEO On page e Off page: Entenda as diferenças, benefícios e como aplicar

Tempo de leitura: 6 minutos

O SEO é altamente utilizada pelos sites que desejam ter um bom posicionamento online. Contudo, existem algumas diferenciações dentro dessa ferramenta. Neste artigo vamos explicar quais são e como se aplicam. Continue a leitura! 

Dado o avanço tecnológico, sabemos que a internet se tornou fundamental para o sucesso de uma empresa, independentemente do segmento. 

Muitas ferramentas surgiram para facilitar o ranqueamento e a conversão os usuários em clientes de forma mais rápida e fácil. 

Tornar um site mais atrativo requer uma atenção muito maior do que apenas um layout bonito. Afinal, estar presente digitalmente faz com que a concorrência aumente em grandes proporções. 

Você não está disputando espaço apenas com o seu bairro, o campo é muito maior. É exatamente para auxiliar com a concorrência que existe o SEO. 

O que é SEO?

Mas afinal, o que é SEO?

SEO é um conjunto de técnicas que visam a otimização de algum conteúdo publicado em sites e blogs. 

É através dessa ferramenta que os buscadores elencam quais os melhores textos e publicações para aparecerem na página inicial. 

Uma das maiores vantagens é que não é preciso pagar para utilizar essas técnicas. O que faz um texto estar melhor elencado é o grau de cuidado com a publicação. 

O que muitos não sabem é que as técnicas de SEO são divididas em dois tipos: SEO On Page e Off page. Saiba quais sãs as diferenças a seguir: 

SEO On Page

O SEO On Page visa a forma estrutural do conteúdo para que ao aplicá-lo seja possível obter uma melhor otimização. 

Buscadores como o Google têm como visam distribuir as melhores informações. Por isso, os primeiros resultados são selecionados a partir de um filtro de melhor estrutura textual. 

É essencial que os conteúdos sejam informativos, criativos e principalmente, originais. De nada adianta você disponibilizar um bom texto, mas com uma grande porcentagem de plágio. 

Conheça algumas técnicas para aplicar em seu conteúdo: 

Title tag

Este é o título que aparece nos buscadores. É importante que o título contenha a palavra-chave do texto – de preferência, no início. 

Vamos supor que algum usuário está pesquisando sobre procedimentos odontológicos para dar um up em seu sorriso e decide buscar por “quanto custa um clareamento dental?”. 

Se houver consultórios que fazem o uso do SEO On Page, certamente haverão títulos com palavras  relacionadas “clareamento dental”, por exemplo. 

Títulos H1 

Um bom texto possui informações hierarquizadas para que o leitor consiga ter uma leitura de qualidade. 

É recomendado que os títulos esteja formatado como header 1 (ou título 1). Os demais devem estar como H2,H3 e assim sucessivamente. 

Obedeça esta hierarquia e assim, o leitor poderá diferenciar o grau de importância de cada tópico.

URL

A URL é o endereço virtual de uma página ou no caso, publicação de determinado site. É através desta url que um link é formado e pode ser acessado por qualquer pessoa que a digite no navegador. 

Além disso, apenas de bater o olho nela, é possível saber do que se trata – ou pelo menos, deveria ser. Por isso, é essencial que a URL seja de fácil entendimento e também, capaz de dizer do que se trata o conteúdo. 

Invista em URLs simples, curtas e que contenham a palavra-chave principal da publicação. Evite símbolos e números para que não atrapalhe na visualização. 

Algumas plataformas de publicação geram automaticamente, mas o indicado é que você personalize e a torne única. 

Observe este exemplo simulando uma publicação de um texto sobre aparelho ortodôntico e veja a diferença: 

www.clinicadentista.com.br/aparelho2847

Uma URL otimizada poderia ser:

www.clinicadentista.com.br/vantagens-do-aparelho-ortodontico

Meta description

Trata-se daquele pequeno trecho disponibilizado nos resultados de busca. 

Este resumo fica logo abaixo do Title Tag e sua principal função é ser atrativo o bastante que faça com que o usuário clique no seu link. 

O recomendado é que você dê um parâmetro geral do que o texto aborda e utilize as palavras-chave.

SEO Off Page

SEO Off Page

Enquanto o SEO On Page visa a otimização do conteúdo publicado no site da própria empresa, o Off Page consiste na utilização de seus links em publicações de terceiros. 

Dessa forma, os buscadores irão entender que os seus conteúdos são confiáveis e de qualidade. 

De forma resumida, quanto mais mencionarem o seu site através de hiperlinks, mais relevante o seu conteúdo será e consequentemente, melhor ranqueado vai estar. 

Confira algumas das técnicas utilizadas pelo SEO Off Page: 

Parcerias

Promover parcerias com sites do mesmo segmento ou com temas parecidos é uma ótima forma de praticar o SEO Off. É possível ter essa parceria de forma gratuita, na qual ambos os sites produzem conteúdos utilizando links uns dos outros. 

Dessa forma, os dois sites saem ganhando e conseguem promover suas publicações. 

Ainda utilizando o exemplo de odontologia, você poderia utilizar links de um parceiro e pedir para que ele acrescentasse links para você como por exemplo, tratamento de canal.

Redes Sociais

As Redes Sociais podem ser boas ferramentas do SEO Off Page através de publicações que redirecionem para o site. 

Ou seja, você pode criar um post e utilizar um chamariz como “saiba mais no link abaixo” e redirecionar os seus seguidores para o seu site. 

Menções

As indicações, principalmente pelos comentários são muito importantes para a classificação do seu site. Afinal, se falam do seu conteúdo é sinal de que o que está escrito ali possui uma grande credibilidade. 

Quanto mais menções e comentários existirem à respeito do seu site, maior taxa de relevância você terá! 

Por fim,

Agora que você já entendeu a diferença destes dois termos e sabe como aplicá-las, comece a colocar em prática em seu blog e pouco a pouco, conquiste a sua credibilidade. 

Vale ressaltar que não existe uma receita mágica para estar sempre na primeira página, é preciso ter consistência e criar conteúdos de qualidade. Mas com certeza, ao colocar esses ensinamentos em prática, os resultados irão surgir! 

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora da empresa Clínica Ideal. 

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