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O que são métricas no Marketing Digital

O que são métricas no Marketing Digital

Tempo de leitura: 24 minutos

O que são métricas no Marketing Digital?

Você sabe o que são métricas no marketing digital? Você sabe como as métricas no marketing digital podem impactar seus resultados?

O que são métricas no Marketing Digital?

Você sabe como gerenciar métricas no marketing digital?

Já parou para pensar quais métricas no marketing digital mais impactam o seu negócio?

Se você já pesquisou sobre estratégias de marketing digital, com certeza já deve ter se deparado com algo relativo às métricas no marketing digital.

Você também já deve ter percebido a relevância das métricas no marketing digital para a sua empresa, não é mesmo?
Fato é que as métricas no marketing digital são fundamentais para a criação e manutenção de qualquer estratégia online e/ou offline.

Isso vai desde as mais simples às mais complexas.
Então, se você é um gestor de marketing ou é uma pessoa que deseja implantar uma estratégia de marketing digital para seu negócio, deve ficar atento às métricas.
Neste post sobre métricas no marketing digital, iremos falar sobre as principais métricas no marketing digital.

Segue abaixo um vídeo com um resumo de tudo que iremos ver.

Além disso, falaremos sobre os impactos causados por cada uma delas e como você pode medi-las. Também falaremos sobre os KPI’s e sobre a sua relação direta com as métricas no marketing digital.
Então, se você quer saber mais sobre tudo isso, continue lendo este artigo, pois, eu tenho a certeza de que todas as informações presentes aqui serão de extrema relevância para seu negócio.

O que são métricas? | Métricas no Marketing Digital

Antes de saber o que são métricas no marketing digital, é preciso saber o que são métricas.

Apesar do termo métricas fazer com que muita gente fique confusa e “perca a cabeça”, seu significado é bastante simples.

O termo métricas refere-se a um conjunto de dados mensuráveis que, em sua totalidade, mostram os resultados de determinada ação.

Resumindo, métricas são dados que ajudam você a medir seus resultados.

Mas quais resultados são esses?

Bom, esses resultados dependem do seu planejamento.

Antes da execução da estratégia, é necessário que você defina quais serão seus objetivos com a iniciativa e, depois, defina os resultados esperados.

Mas fique tranquilo, pois, todos esses detalhes serão abordados mais à frente neste artigo.

No vídeo abaixo seguem detalhes importantes para se entender a evolução do Marketing.

Mais à frente também falaremos sobre os KPI’s, mas desde já vale à pena adiantar que as métricas são essenciais para os KPI’s, ou indicadores chave de performance (do inglês Key Performance Indicators).

Os KPI’s serão essenciais na escolha das estratégias e na tomada das decisões.

São eles que devem guiar suas ações futuras.

Os KPI’s também ajudarão a mensurar os resultados obtidos.

Como já dito, falaremos sobre eles adiante, pois, agora falaremos sobre as métricas no marketing digital.

Métricas no marketing digital

As métricas no marketing digital nada mais são que métricas, (dados mensuráveis)

Apesar de parecer óbvio, há alguns pontos diferenciadores entre métricas no marketing digital e métricas em sentido amplo.

As métricas no marketing digital estão, em sua maioria, relacionadas diretamente ao tráfego.

Além disso, as métricas no marketing digital tendem a ser mais precisas que as métricas no mundo real, visto que existem diversas ferramentas, inclusive gratuitas (como o Navegg e o Google Analytics), que ajudam profissionais de marketing digital na definição de suas estratégias e na tomada de ação.

Essas ferramentas nos permitem medir praticamente todas as ações desenvolvidas nos mais variados canais.

Saiba mais sobre Google Analytics o que é e para que serve?

Além disso, no marketing digital, estamos mais propensos a acreditar nas chamadas métricas de vaidade.

Vejamos o que são elas e o motivo pelo qual elas podem nos atrapalhar.

Métricas de vaidade | Métricas no marketing digital

As métricas de vaidade são aquelas métricas que, em vez de nos ajudar na tomada de decisões, apenas ajudam a inflar o nosso ego.

Isso acontece, pois essas métricas não necessariamente nos mostram dados correlacionados às ações que devemos tomar, não sendo, portanto, úteis ao seu negócio.

Alguns exemplos de métricas de vaidade são: curtidas, pageviews, seguidores, cliques, downloads, etc.

É claro que essas métricas, se associadas a outras, podem nos ajudar a medir inúmeros dados relevantes.

Para isso, é preciso uma definição clara de objetivos e metas para que possam ser definidos os KPI’s e escolhidas as métricas essenciais para tal.

Falaremos agora sobre os Objetivos e metas de suas ações envolvendo marketing digital.

Objetivos e metas | Métricas no marketing digital

Os objetivos e metas servirão para ajudar você a iniciar o seu trabalho.

É com base neles que você escolherá as estratégias e analisará os resultados.

Os objetivos e metas também auxiliarão na escolha dos KPI’s, e é por isso que iremos falar sobre os KPI’s somente após explicarmos sobre os objetivos e metas.

Quando falamos sobre métricas no marketing digital, os objetivos e metas são de fundamental importância.

Isso ocorre, pois, eles são essenciais à escolha dos KPI’s e, por consequência das métricas no marketing digital.

Para a definição dos objetivos e métricas há uma estratégia que facilita, e muito, o processo de definição dos mesmos.

O nome dessa técnica é SMART.

Vejamos o que ela significa:

Vale lembrar também que suas metas e objetivos podem e devem ser reajustadas no decorrer de sua trajetória. Isso, pois, com o decorrer do tempo você não será mais a mesma pessoa e aquilo que antes significava muito para você pode não te motivar mais. Além disso, a técnica SMART também diz que aquilo que você faz deve estar alinhado ao tamanho do seu negócio, haja vista que isso irá possibilitar a você crescer.

Agora falaremos brevemente de cada uma das letras o SMART para que você esteja familiarizado com cada um desses pontos.

S – Específico

Na especificidade estamos falando em não definir somente metas gerais, como “quero X curtidas na minha página” ou “quero X seguidores no meu Instagram”. Em vez disso, você pode dizer algo do tipo “quero que X pessoas comprem meu produto através da minha página do Facebook” ou “quero que X pessoas se inscrevam na minha lista de e-mails através do link no meu perfil do Instagram”. Viu como ficou menos vago e mais fácil de traçar estratégias?

Nos próximos tópicos, iremos trabalhar em cima dessas métricas para que você possa acompanhar como traçar uma estratégia do absoluto zero.

M – Mensuráveis

No tópico anterior falamos de obter inscrições e compras através das redes sociais, certo? Agora vamos falar sobre como podemos medir isso.

No tópico anterior falamos sobre as métricas de vendas através do Facebook e de inscrições através do Instagram.

Ambas as métricas são perfeitamente mensuráveis. Para as vendas via Facebook você tem inúmeras opções.

Vejamos:

  1. Criar uma loja dentro da sua página → Hoje o Facebook já permite que você crie uma loja na sua própria página;
  2. Criar uma loja virtual e configurar uma analisador de tráfego nela;
  3. Criar um link encurtado e usar somente no Facebook → Essa opção, infelizmente, está sujeita a algumas imprecisões, mas, se isso não faz muita diferença para você, essa pode ser uma boa ideia;
  4. → existem diversas outras técnicas que podem ser utilizadas e cabe a você definir conforme seu mercado.

A – Atingíveis

Já falamos sobre métricas (ou objetivos) específicas e também sobre serem mensuráveis. Agora falaremos sobre serem atingíveis. Quando falamos em atingíveis, estamos falando em não definir objetivos dificilmente alcançáveis, mas sim aqueles possíveis. Vejamos um exemplo.

Não adianta eu abri uma loja hoje e querer fazer 2000 vendas com ticket médio de 100 reais em um mês. Isso dificilmente será alcançável. Ou, por exemplo, eu criar um objetivos de 10000 inscrições na lista de emails através de um perfil no instagram com 10 seguidores. Isso seria insano.

Vejamos dois exemplos de métricas atingíveis:

  1. 100 vendas com ticket médio de R$100,00 através do Facebook → isso daria três vendas (de R$100,00) por dia. Dependendo da sua capacidade de atendimento da demanda e do preço de seus produtos isso é perfeitamente alcançável.
  2. 1000 seguidores engajados no Instagram em 30 dias → Isso daria em média 34 seguidores por dia. Apesar de difícil, pode sim ser alcançado. Para definir as inscrições na lista de email teremos de ter uma base de fãs primeiro. Após os 1000 seguidores, poderemos definir uma meta de, por exemplo, 100 inscrições em 30 dias. Isso seria um excelente número neste caso.

R – Relevantes

Vejamos agora sobre a relevância. No caso das vendas, creio que não há dúvidas sobre sua relevância, não é mesmo? E quanto às inscrições na lista de emails, elas são relevantes? Bom, isso vai depender da sua intenção com elas.

Se você pretende obter tais inscrições somente por obter, faria mais sentido você investir seu tempo e seus recursos em outras coisas, não?

Agora, se você irá mandar emails com conteúdos e, após algum tempo, oferecer algum produto/serviço, isso faz total sentido, concorda?

Vamos falar agora sobre o tempo.

T – Temporais

Nos últimos dois tópicos eu falei várias vezes em tempo, lembra? Isso foi intencional e aqui quero reforçar que você deve definir um tempo para que sua estratégia funcione. Somente com um prazo definido é que você será capaz de atestar a eficiência de seus esforços. Defina um tempo atingível. O tempo deve permitir que você atinja os resultados desejados.

KPI | Métricas no marketing digital

Agora que você já entendeu sobre a definição de objetivos e metas, vamos falar sobre os Indicadores de performance.

Aqui você definirá alguns conjuntos de métricas que irão medir a eficiência de seus eforços.

Vamos retornar aos objetivos/metas definidos antes.

Se você tem uma loja online, quais indicadores seriam essenciais para você? Vejamos alguns exemplos:

  1. A cada X visitantes que entram no seu site, quantos compram algo?
  2. Quantos produtos são visualizados em média por cada visitantes?
  3. Quantos produtos cada pessoa compra?
  4. Qual a taxa de abandono de carrinhos?
  5. Em que momento as pessoas desistem de comprar?

Esses são apenas alguns dos indicadores que você poderá utilizar. Cabe a você definir quais serão relevantes para o seu negócio.

Vejamos agora os indicadores que podem ser utilizados no caso do Instagram:

  1. A cada post você recebe cerca de quantos seguidores?
  2. A cada clique no link do perfil quantas pessoas deixam o email?
  3. A cada inscrição quantas pessoas confirmam a inscrição?
  4. Qual a taxa de abertura dos emails enviados?

Todos esses dados são relevantes para que você possa aferir e obter resultados com a lista de emails. O mesmo vale para as vendas na loja.

Métricas no Marketing digital vs KPI | Métricas no marketing digital

Como você já viu neste post, há uma diferença entre métricas e KPI’s.

As métricas, por si só, quando isoladas não significam muito. Entretanto, quando associadas, podem nos dar informações de altíssima relevância ao nosso trabalho.

Estrategias de Marketing Digital para aplicar em suas Métricas

Agora que você conhece a importância das Métricas no Marketing Digital, que tal aprender as principais estratégias de marketing digital para disparar suas vendas?

Segue um vídeo com um resumo do que veremos a seguir.

Estratégias de Marketing Digital fazem toda diferença.

Se você já cansou de dedicar seu tempo em estratégias de marketing digital que não te levam a lugar algum, esse mapa irá te dar satisfação, pois, fará você chegar em seus objetivos!

Chega de prejuízo e estratégias de marketing digital que não te levam a disparar suas vendas!

Sabemos quantas informações existem na internet e todas são desfragmentadas e difíceis de juntar o quebra cabeças das informações.

Fique tranquilo seus problemas acabaram!

Iremos ver a seguir:

– Como usar as principais Estratégias de Marketing Digital.

– Estratégias de marketing digital utilizadas no mundo empresarial.

1) Audiência: Sem audiência você não terá visibilidade

Primeiro de tudo é fundamental entender que ter audiência é importantíssimo.

Quem não se destaca na internet não irá conseguir vender.

E se estiver vendendo, com toda certeza, não esta conseguindo o potencial que pode atingir.

Essa lógica é bem fácil de entender, não é verdade?

Portanto, criar uma marca forte e se destacar é algo que tem que estar muito claro.

Certamente você sabe que as maiores marcas sempre investem seu tempo e dinheiro em Marketing, e se você quer crescer, não pode pensar diferente.

E para que você tenha um certo senso de urgência.

Atenção!

Seu concorrente pode estar fazendo isso agora mesmo!

Sendo assim, acima de tudo é fundamental ter claro que não basta ter uma simples audiência, mas essa audiência ter que ser um Tráfego Qualificado que é o segundo ponto que iremos tratar.

2) Tráfego Qualificado, como conseguir?

Para ter tráfego qualificado você tem que atingir o público exato para não perder tempo e dinheiro.

Certamente que você não quer perder seu tempo nem dinheiro não é verdade?

Então, se dedique a ter claro seu publico alvo.

Vemos que muitos Negócios não tem claro seu publico alvo.

Com todo respeito isso é muito grave.

Nos pontos a seguir vai conseguir juntar todas as estrategias de marketing digital e perceber que nem todo mundo vai querer comprar seu produto ou negocio.

Sendo assim, se você não tiver claro seu Avatar, sua persona etc, vai gastar tempo e dinheiro com públicos que não são exatos.

Quanto mais exato for seu publico, mais acertivo seu seu marketing digital e não haverá desperdício de verba de marketing.

Vemos dia a dia pessoas, empresas e negócios que não tem claro seu publico alvo e com toda sinceridade, não cometa esse erro!

Dedique-se a conseguir falar exatamente com quem esta interessado em seu produto ou negócio!

Existem Perguntas para definir seu Público alvo e explicaremos todos os detalhes de Como Definir meu Público Alvo para que isso seja muito efetivo em suas Estrategias de Marketing Digital.

No vídeo abaixo ensinaremos como você ter claro seu publico alvo.

De acordo com um grande guru do Marketing Digital.

Existe apenas uma estratégia vencedora!

É definir CUIDADOSAMENTE o Mercado Alvo e direcionar a melhor oferta para ele
Philip Kother

Tenha claro essa estrategia de Marketing Digital, pois, ela sempre irá te guiar em todo seu processo de crescimento como empresa ou negócio.

3) Tenha um site Profissional de Verdade.

Todas as Estratégias de Marketing Digital Devem ir para seu Site!

Se você quer ter um crescimento sólido, constante, tenha claro que isso é super importante.

O que diferencia um amador de um profissional, sem duvida alguma, são os detalhes.

Estratégias de Marketing digital devem ser profissionais para que você tenha resultados reais, sérios e verdadeiros.

Tenha claro uma coisa, as mídias sociais sempre estão mudando suas regras.

Se você depender somente delas, mais cedo ou mais tarde, pode ser engolido pela concorrência que pode estar usando estrategias de marketing digital mais profissionais.

Certamente, teremos cada vez mais concorrência no mercado digital e a tendência é que os amadores sofram sérias consequências disso.

Como diz uma celebre frase:

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”
Charles Darwin

Esse momento que vivemos é de grandes possibilidades; porém fazer as coisas de qualquer maneira ou amadoramente, pode causar sérias consequências.

Não podemos esquecer que no Brasil o que dizem as estatísticas

De cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos, aponta IBGE.

Segue um vídeo explicando esses detalhes.

Criação de Sites Profissionais Por que um site profissional faz toda a diferença?

4) Invista em Tráfego Pago e Tráfego Orgânico

Se você tem claro seu publico alvo, com uma persona bem definida, terá a possibilidade de investir em um tráfego pago e orgânico obtendo ótimos resultados.

Acima de tudo, é importante saber que todos os pontos citados devem estar funcionando em plena sinergia de forças.

Todos pontos devem se complementar para que sua estratégia de marketing digital possa funcionar muito bem.

Esses detalhes funcionam como uma reação em cadeia em que todas as peças conduzirão você ao sucesso de sua empresa ou negócio.

Certamente, tenha claro que em trafego pago não pode existir suposições, pois, onde se investe dinheiro, tudo tem que ser muito bem planejado e estruturado. Por isso dedique seu tempo a entender todos esses detalhes e aprender a ter claro e calcular seu R.O.I.

Caso não saiba, R.O.I. significa Return on Investment, ou em português Retorno de Investimento.

Em continuação segue um vídeo explicando onde será melhor você anunciar seu tráfego pago.

Google Ads ou Facebook Ads  Onde anunciar?

5) Aprender Estratégias de Marketing Digital Profissionais de Verdade

Para ter resultados em Anúncios é IMPRESCINDÍVEL APRENDER:

A) COPYWRITING

O que é Copywriting? 
Copywriting é uma palavra em inglês para resumir a habilidade de persuadir os seus visitantes a engajarem com você.

Esse engajamento significa tomar uma ação desejada, seja ela curtir um post, assistir a um vídeo ou comprar seu produto.

Copywriting consiste num conjunto de técnicas criadas e testadas ao longo dos anos para vender produtos e serviços e, acima de tudo, gerar engajamento.

Segue um vídeo com segredos importantes do Copywriting que você pode aplicar em seu negócio.

Certamente é muito importante se aprofundar nesta arte que te dará a possibilidade de chamar a atenção de seu publico alvo, conseguindo seu engajamento e consequentemente mais conversões.

Escrevemos um artigo para que você possa se aprofundar nessa ciência.

Como usar o copywriting para vender aprenda todas as Técnicas e Segredos

B) GATILHOS MENTAIS

O que São Gatilhos Mentais?
Os gatilhos mentais são atalhos utilizados pelo nosso cérebro para buscar determinadas ações, eles são muito poderosos e influenciam várias pessoas, mesmo que elas conheçam esses gatilhos.

São atalhos de decisão que usamos para economizar energia, contudo são absolutamente mecânicos e por isso sempre funcionam.

Segue um vídeo para que você possa se aprofundar em Gatilhos mentais para vendas: Por que eles podem fazer toda diferença?

6) SEO: Otimização de Sites em Mecanismo de Busca

Quem não gostaria de estar na primeira página dos principais mecanismos de busca gratuitamente?

E além de tudo 24 horas por dia, 7 dias por semana?

É sobre isso que estamos falando!

O S.E.O é a sigla de Search Engine Optimization e trata exatamente disso.

Posicionar seu site nos principais mecanismos de busca.

Saiba mais em O que é SEO? Search Engine Optimization

Se quiser aprender todos os detalhes de como aplicar SEO em suas estrategias de marketing digital, poderemos te dar todo passo a passo gratuitamente em nosso Guia completo de Como aparecer na primeira página do Google

Também segue um vídeo SEO Google Porque investir em SEO?

7) Usar Marketing de Conteúdo como Estratégia de Marketing Digital

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.

Esse assunto é tão importante que escrevemos vários artigos em nosso site.

Se quiser estuda-lo a fundo e entender sua importância recomendamos que leia aqui em nosso site os seguintes artigos:

Como funciona o Marketing de Conteúdo?

Importância do Marketing de Conteúdo

Como Fazer Marketing de Conteúdo? 7 Dicas Como fazer Marketing de Conteúdo com Excelência.

Marketing de Conteúdo SEO | Você conhece a importância do Marketing de Conteúdo e SEO?

6 Razões para Investir em uma Estratégia de Marketing de Conteúdo Agora

Como o Marketing de Conteúdo pode melhorar seu SEO?

Mas se preferir um resumo com todos os detalhes, segue um vídeo:

8) Inbound Marketing: O Segredo do Sucesso do Marketing

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma abordagem focada em atrair clientes através de conteúdos e interações relevantes e úteis – não interruptivas. Com o Inbound Marketing, os potenciais clientes encontram você através de canais como blogs, mecanismos de busca e redes sociais.

Ao contrário do propaganda comum e corrente, o Inbound Marketing não precisa lutar pela atenção de clientes em potencial.

Ao criar conteúdos concebidos para resolver os problemas e as necessidades dos seus clientes ideais, o Inbound Marketing atrai clientes potenciais qualificados e cria confiança e credibilidade para o seu negócio.

O Inbound Marketing oferece inúmeros benefícios nos quais podemos destacar.

• Formar uma preferência da marca e influenciar futuras compras.
• Gerar compartilhamentos de redes sociais e links de entrada.
• Coloque os clientes na direção como motoristas.
• Otimização de seu site nos mecanismos de busca SEO.
• Aumente a consciência da marca.
• Permita que os clientes se envolvam com sua marca em suas necessidades 24 horas X 7 dias da semana.
• Gere leads qualificados por menos dinheiro (quando comparado com o marketing tradicional).

Certamente percebemos que em sua estrategia de marketing digital não poderá faltar esse precioso ingrediente por isso fizemos um vídeo resumindo toda sua importância.

9) Funil de Vendas e suas etapas em toda Estratégia de Marketing Digital

O Que é Funil de Vendas no Marketing Digital?

Um funil de vendas é um sistema de marketing.

É o processo “ideal” no qual seus prospectos experimentam cada etapa do funil de vendas e os conduzem a se tornarem contatos, criando interesse até se tornarem clientes e divulgadores de sua marca ou negócio.
Os funis de vendas com a estrutura do Marketing Digital são realmente muito eficientes no mundo on-line.
Todas essas etapas já foram testadas em vários segmentos de mercado e sempre conduzem a conversão final, ou seja, a venda, desde que sempre sigam os passos corretamente.

Gravamos um vídeo explicando todos esses detalhes

Neste vídeo vamos abordar 5 Segredos Óbvios para vender o Dobro (no mínimo) com Funil de Vendas!

Entenda neste vídeo o que é funil de vendas e assim tenha a possibilidade de criar um funil de vendas para aplicar em suas estrategias de marketing digital e conquistar cada dia mais uma marca forte!

10) Remarketing

O que é remarketing?

Alguma vez você já se perguntou como é que às vezes, quando você visita um site, os anúncios começam a segui-lo?

A página que você visitou ontem de repente começa te perseguir em outros sites que você tem visitado como uma mágica?

Não é magica isso é remarketing!

Remarketing que é uma ferramenta do Google Ads que marca e identifica os usuários que já visitaram o seu site e assim passa a exibir seus anúncios na rede de display  do Google, criando cada vez mais possibilidades dos usuários comprarem seus produtos ou serviços

Essa estrategia de marketing digital é super importante para que você possa interagir com seu publico alvo, aumentando muito o valor de sua marca e também gerando cada vez mais melhores conversões e vendas!

Sendo assim Seus Anúncios podem ir direto ao ponto

Você irá pagar muito mais barato que o Custo por clique e sem dúvida alguma terá  Maiores taxas de conversão

Saiba mais em

Conclusões sobre Métricas no Marketing Digital

Agora que você já aprendeu sobre objetivos, métricas no marketing digital, KPI, que tal aplicar isso ao seu negócio?

Esse é o momento que poderá definir seu sucesso. Então, bora pra action!