Planejamento de Marketing

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Planejamento de Marketing: Saiba o que todos deveriam saber para conseguir Alavancar suas Vendas com de Estratégias de Marketing passo a passo.

como fazer um planejamento de marketing

Planejamento de Marketing: Descubra agora como fazer o seu!

O planejamento de marketing é algo fundamental para quem deseja promover o crescimento do seu negócio.

Ele é o conjunto de ações de comunicação promovidas por uma determinada empresa para alcançar um determinado objetivo.

Sua prática envolve pesquisa de palavras-chaves, escolha das mídias que serão abordadas e muito mais.

Quer aprender agora como fazer um planejamento de marketing eficaz para o seu negócio?

Então não deixe de ler o texto abaixo com bastante atenção para que você aprenda de uma vez por todas como elaborar o seu. 

modelo de planejamento de marketing

Planejamento de marketing: definindo os objetivos

Para fazer o planejamento de marketing para o seu negócio é preciso começar definindo quais serão os seus objetivos.

Muitos são os fatores que levam o proprietário de um negócio a investir em marketing, ter clareza nessa tomada de decisão é essencial.

Os objetivos de um planejamento de marketing podem ser:

  • Lançar uma marca no mercado;
  • Aumentar o número de conversão de vendas;
  • Fidelizar os clientes;
  • Melhorar o posicionamento da empresa;
  • Fortalecer a marca diante do mercado;
  • Promover o engajamento dos colaboradores com a marca;
  • Oferecer informação relevante de forma a conquistar confiança do público.

Após definir qual é o objetivo, se torna muito mais fácil elaborar o planejamento de marketing.

O próximo passo é de fato começar a elaboração. Nessa etapa é muito importante levantar algumas considerações.

Veja quais são elas:

Definir seu público-alvo

Um planejamento de marketing nunca será eficaz se você não definir o seu público-alvo.

Além dele, é preciso definir também qual é a sua persona, ou seja, qual o cliente ideal para o seu negócio.

Além de definir o público, é preciso conhecer quais são seus hábitos de consumo, suas preferências, idade, renda, entre outros.

Com base nessas informações será muito mais fácil definir a persona do seu negócio.

O que resulta na melhor elaboração do seu planejamento de marketing.

Registre as informações

Um dos grandes erros que podem fazer sua estratégia dar errada é não registrar todas as informações referentes ao planejamento de marketing.

A mente humana é falha e limitada, portanto, a ausência de registro pode ser algo extremamente prejudicial.

Não deixe nenhuma informação que possa agregar o seu planejamento passar despercebida.

Isso sem contar, que todas as etapas devem ser registradas para que nenhuma delas se perca durante a execução.

Analise sua área de atuação

Essa é uma ação muito importante no planejamento de marketing, pois, mostra como está o seu segmento no mercado.

Não há como negar, que há uma variação muito grande do desenvolvimento das atividades comerciais.

Algumas como alimentação, saúde e beleza estão sempre em alta. Isso exige um planejamento de marketing muito mais eficaz.

Pois, pelo fato de estar sempre em alta, isso significa que também é muito concorrido.

Por isso, as estratégias devem ser muito bem elaboradas para que a sua ação de marketing apresente os resultados desejados.

Alguns segmentos, tais como venda de material escolar e brinquedos dependem de épocas específicas do ano para vender mais.

No entanto, isso não quer dizer que, por isso, o planejamento de marketing possa ser feito de qualquer maneira.  

Nessa situação ele é tão desafiador quando para os segmentos mais concorridos.

No entanto, as ações podem ser intensificadas em determinados períodos.

Conhecer a área de atuação traz informações relevantes para a construção de um planejamento de comunicação eficaz.

Analise também a concorrência

Após analisar o seu segmento de atuação, é preciso analisar também a sua concorrência direta e indireta.

Nessa análise é preciso descobrir os pontos fortes e fracos, a partir dessas informações, construir ideias de ação.

É preciso deixar claro que você não deve copiar a sua concorrência.

Observar suas ações e seus pontos positivos deve servir de base para que você faça cada vez melhor.

Dessa forma, conseguirá garantir o que chamamos de vantagem competitiva diante da concorrência.

planejamento de marketing digital

Planejamento de marketing: como a criatividade pode ajudar a ter sucesso

Após concluir essas 4 etapas citadas acima, é hora de colocar a criatividade em prática.

Ou seja, é hora de começar a elaborar o planejamento de marketing tendo como base as informações levantadas e os objetivos pretendidos.

Fuja do que é comum e fácil de fazer, essa é a hora de adequar sua estratégia ao seu público.

Veja abaixo quais as opções de estratégias de marketing podem ser abordados no seu planejamento:

Dentro de cada uma dessas estratégias de marketing é possível escolher as formas de trabalhar.

É importante entender que você pode explorar mais de uma estratégia aproveitando cada um dos recursos que ela oferece.

Ao fazer a escolha é preciso registrar o passo a passo de cada uma das ações para evitar que algo seja esquecido.

Nessa etapa a criatividade é de extrema importância, uma vez que quanto mais impactantes as ações, melhores serão os resultados.

Defina o período de execução para o seu planejamento de marketing

Todo o planejamento precisa ter começo, meio e fim, para que você consiga mensurar os resultados.

Além disso, se a estratégia escolhida não apresentar os resultados esperados é preciso mudar e assim garantir o alcance dos obejtivos.

Essa definição serve ainda para nortear o investimento financeiro no planejamento de marketing.

Acompanhe as métricas

Uma das grandes vantagens de trabalhar com marketing digital é a facilidade de acompanhar as métricas.

O que contribui para uma mudança de estratégia, caso a que for escolhida não atenda as expectativas.

Uma métrica bastante eficiente é o ROI (retorno sobre o investimento), ele contribui para que saiba quais são melhores ações.

Ou seja, qual delas está de fato apresentando o resultado esperado.

planejamento de marketing passo a passo

Planejamento de marketing: quais são as vantagens de fazer o seu

Elaborar um planejamento é algo muito importante em todos os aspectos da vida e não seria diferente na comunicação.

Se você não planejar suas ações com certeza não alcançará os resultados esperados, mesmo que se esforce muito para isso.

Veja abaixo quais as vantagens do ter um planejamento de marketing para o seu negócio.

Conquistar a confiança do seu público

As pessoas tem maior tendência em efetuar compras diretamente com quem elas confiam.

Para estabelecer essa relação é preciso marcar presença diante do público, estar onde ele está.

Por meio do planejamento de marketing é possível escolher os tipos de mídias e estratégias que permitam essa proximidade.

O marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta para estabelecer essa relação de confiança.

Por meio dele é possível oferecer informações que verdadeiramente fazem a diferença na vida do leitor.

Para isso, é preciso conhecer as necessidades do público-alvo e escolher uma delas para atender.

Nessa fase, a escolha de um nicho é de muito importante.

Os nichos são grupos de pessoas com necessidades específicas que ainda não foram atendidas.

Quando você oferece uma solução para essas necessidades por meio de conteúdos relevantes, sua marca passa a ser vista com confiança.

Esse relacionamento contribui para o aumento das vendas e também para melhorar seu posicionamento do mercado.

Além de contribuir para o aumento da publicidade espontânea, uma vez que, o cliente satisfeito faz propaganda espontânea.

Reduzir custos com publicidade

Uma das grandes vantagens de trabalhar com marketing digital é a possibilidade de controlar melhor os resultados das ações.

Além disso, é possível ainda segmentar o público e direcionar as estratégias somente para ele.

Ao fazer um planejamento de marketing você conseguirá reduzir o custo do investimento.

Além de conseguir medir o retorno dele.

Dessa forma, é possível mudar de estratégia, caso o que foi planejado não esteja dando resultado esperado.

Sem contar, que é possível optar por estratégias totalmente gratuitas, criando perfis nas redes sociais e alimentando-os.

A redução de custos vai além dos gastos com publicidade paga, se estendendo até a conquista de um novo cliente.

Por meio de um planejamento de marketing bem elaborado, o investimento para conquistar novos clientes será menor.

Pois, tudo acontece de forma natural, como resultado das ações bem elaboradas.

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Aumento das vendas

Embora nem sempre o principal objetivo do planejamento de marketing seja aumentar as vendas, se isso acontecer, será muito bom.

Isso acontece por meio do inbound marketing ou marketing de atração.

Dessa forma, a marca investe em ações para atrair seus potenciais clientes, marcando presença nos ambientes em que eles estão.

Sem com isso, forçar qualquer tipo de propaganda. Suas formas de contato são as redes sociais e os sites de busca.

A entrega de conteúdos de qualidade também é uma forma de atrair o público e assim promover o engajamento.

Quanto maior o nível de engajamento, maiores as chances de conseguir vender seus produtos.

Isso faz com que a sua marca seja vista como autoridade no seu segmento, passando a ser cada vez mais respeitada.

A diferença nesse tipo de ação é que ao invés de oferecer um produto ou serviço para o cliente, ele recebe informações relevantes.

Essas por sua vez, precisam fazer a diferença, ser de fato um conteúdo que venha agregar.

Dessa forma, ao ter acesso a ele será muito mais fácil que o leitor seja convencido a efetuar uma compra.

Além de se tornar cliente, o processo de fidelização é muito mais fácil e rápido, pois, foi construída uma relação de confiança.

Quando a sua marca demonstra preocupação com o cliente, a ponto de oferecer soluções para os seus problemas, ela está à frente da concorrência.

modelo de planejamento de marketing

Planejamento de marketing: como uma agência de SEO pode ajudar a conquistar seus objetivos

Uma das formas de se aproximar no seu público é por meio das redes sociais e dos mecanismos de busca.

De acordo com informações veiculadas no site Época Negócios, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais.

Enquanto que o Google é a preferência mundial no que diz respeito a fazer pesquisas sobre os mais variados assuntos.

A grande vantagem dessas duas alternativas é que elas são gratuitas, embora tenha opções pagas.

Nas redes sociais, você pode criar um perfil totalmente gratuito e oferecer conteúdo para o seu público.

Para potencializar os resultados é possível ainda optar por anúncios pagos nas redes sociais.

Eles oferecem alto poder de segmentação, o que garante que os resultados serão ainda mais favoráveis para a sua marca.

Por outro lado, é possível aparecer em posições de destaque no Google por meio do SEO, (Search Engine Optimization).

Ou seja, otimização de sites para os mecanismos de busca. Isso é possível por meio do uso de palavras chaves.

Essas devem ser bem escolhidas e ser correspondentes ao seu negócio. Você pode escolher uma palavra-chave principal e outras secundárias.

Pode ainda definir uma head tails (palavra-chave de cauda curta) ou long tails (palavra-chave cauda longa).

Para facilitar o processo de escolha, você pode optar por uma ferramenta que ajude a escolher a melhor palavra-chave.

As melhores ferramentas de palavra-chave são:

  • Google Trends;
  • Google Keyword planner;
  • Übersuggest;
  • SEMrush;
  • Keyword Tool.

Após fazer a escolha, é o momento de investir em conteúdos usando a palavra-chave para conseguir aparecer no topo do Google.

Contrate uma Agência de SEO

No entanto, não basta apenas usar a palavra-chave em um texto com bom conteúdo, é preciso contratar um  Especialista em SEO.

Esse especialista precisa fazer parte do corpo de uma Agencia de SEO para garantir os resultados.

Essa por sua vez precisa trabalhar de forma séria, transparente e comprovar sua experiência na área.

A DC Comunic está no mercado a mais de 10 anos e desde que surgiu trabalha de forma séria.

Ela é a única empresa que oferece garantia dos resultados em contrato.

Ou seja, ou sua empresa aparece no topo do Google ou você terá seu dinheiro de volta.

Portanto, ao contratar nossos serviços, você tem total garantia de que seu site ocupará a primeira página do Google.

importância do planejamento de marketing

Conclusão

Nesse artigo foi possível entender a importância de um bom planejamento de marketing e como dar início ao seu.

Além disso, foi possível perceber quais as vantagens serão obtidas para o seu negócio ao optar por essa forma de trabalho.

Lembre-se que o planejamento é essencial para o sucesso. Tenha claro quais são os seus objetivos e comece a agir.

A DC Comunic está à disposição para oferecer à sua marca o melhor serviço de SEO, para que você possa estar entre os 10 primeiros nos resultados do Google.

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