Saiba a Importância das Redes Sociais Hoje para Profissionais de Saúde

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Com milhões de usuários que utilizam as redes sociais diariamente, é praticamente impossível deixar de lado esse fenômeno.

Seja o Facebook, Instagram, YouTube ou outras ferramentas de comunicação, já está mais do que provado que favorecem o compartilhamento e interação entre o paciente e seu médico ou outro profissional de saúde.

Elas podem, sem dúvida alguma, ajudar a criar comunidades engajadas, gerar mais visibilidade e notoriedade, desde que sejam aplicadas as estratégias certas.

Nesse artigo, vamos mostrar por que profissionais de saúde não devem negligenciar a força das redes sociais e o que fazer para alcançar mais pacientes e fidelizar os que já têm.

Por que os profissionais de saúde devem estar presentes nas redes sociais?

Se você pensar que a maioria das pessoas acessa as redes sociais como fonte de informação de saúde, isso por si só já justificaria a presença de profissionais de saúde nessas mesmas redes.

Principalmente para assegurar e validar a informação de saúde.

Embora as necessidades dos pacientes não sejam as mesmas dos profissionais de saúde, estes encontram nas redes sociais uma oportunidade de desenvolver com seu público relações sólidas.

E não apenas isso: a gestão de redes sociais para médicos faz parte hoje de uma estratégia de marketing, permitindo alcançar potenciais clientes.

No entanto, como existem certas restrições dos Conselhos das profissões, muitos profissionais ainda têm receio em investir em redes sociais, mas se você estiver atento às regras, especialmente quanto à ética profissional, não tem por que adiar mais.

Caso você ainda esteja em dúvida se vale ou não a pena estar presente nas mídias sociais, veja a seguir algumas vantagens.

Vale a pena profissionais de saúde investirem em redes sociais?

Para deixar tudo mais claro, listamos aqui as principais vantagens:

1. Gerar mais engajamento

Ao publicar posts interessantes, isso atrai a atenção do seu público, e consequentemente, gera mais engajamento.

Mas é essencial observar sempre os comentários e não se esquecer de responder a todos, de uma forma clara e direta.

É importante nesse momento que você, enquanto profissional de saúde, seja visto como um ser humano preocupado em atender às necessidades da sua audiência.

2. Construir um relacionamento forte

A partir do momento que você transmite informações úteis e pertinentes, preferencialmente agregando valor aos seus pacientes, a tendência é que eles confiem em você.

Dessa forma, é construída uma relação forte e sabem que podem contar com você, aumentando assim as chances de entrar em contato e marcar uma consulta.

3. Avaliar a satisfação dos clientes

Outra vantagem de estar presente nas redes sociais é buscar deixar seus clientes satisfeitos.

Isso é possível através dos feedbacks e comentários deixados na sua página.

Avaliar esses dados é importante para não somente sentir as reais necessidades do seu público, bem como verificar o que pode ser melhorado.

4. Promover o bem-estar

Todo profissional de saúde, não importa sua especialidade, deve prezar sempre pelo bem-estar das pessoas. Essa é uma missão!

E é seu papel mostrar a importância do cuidado com a saúde, incentivar exames, vacinações, etc.

Esses são os principais motivos pelos quais investir em redes sociais se tornou uma prioridade hoje em dia.

E talvez você esteja se perguntando qual é a melhor rede social.

Quais melhores redes sociais para profissionais de saúde?

Hoje, a maioria dos profissionais de saúde está presente no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter, além de plataformas específicas para médicos, dentistas, fisioterapeutas, etc.

Cada uma delas tem regras próprias e para optar qual é a melhor, é necessário primeiro definir seus objetivos.

De repente se a sua ideia é apenas passar informação de uma forma mais didática, o YouTube pode ser uma opção.

Por outro lado, se você quer se relacionar mais estreitamente com seus clientes, então vale a pena investir no Instagram, pois é um tipo de interação em tempo real.

Independentemente de qual seja a plataforma, fazer uma boa gestão de redes sociais é básico. Isso é o que vai lhe permitir alcançar de forma mais eficaz todos os seus objetivos.

Por mais que alguns profissionais prefiram eles mesmos cuidarem de suas contas, sabemos que geralmente a agenda não permite.

Nesse caso, a dica é contar com profissionais experientes para fazer todo esse gerenciamento. Não só fazer o acompanhamento, mas avaliar o que precisa ser melhorado, aplicar novas estratégias, enfim, aumentar sua visibilidade e notoriedade.

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