Tecnologias para se manter atualizado em segurança digital e eletrônica

Tempo de leitura: 3 minutos

O cenário de mercado que estamos vivenciando tem feito com que as empresas mudem suas operações, estruturas e dados. Tais ações são necessárias, porque tornam a comunicação mais veloz, traz ganho na competitividade e, ainda, exige que as empresas fiquem atentas a segurança digital do seu negócio.

Os ataques cibernéticos acontecem, pois os hackers objetivam acessar informações confidenciáveis do seu negócio e, ainda, a obter dinheiro e isso pode gerar problemas e prejuízos graves.

Por esse motivo, é fundamental estar sempre atualizado quando o tema é segurança digital, concorda? Por isso, vamos falar um pouco sobre essas tecnologias tão importantes em nosso cotidiano.

Infraestrutura de tecnologia da informação precisa ter qualidade

Empresa deve ter Política de Segurança da Informação (PSI)

O primeiro passo dentro as tecnologias disponíveis é a criação de uma Política de Segurança da Informação (PSI). Com essa política, estarão definidas todas as normas, regras e boas práticas que envolverão criação, movimentação e uso dos dados tanto digitais quanto físicos da empresa.

Etiqueta patrimonial é um recurso que facilita a contabilização dos ativos

Além disso, quando falamos em físicos, queremos dizer que todos os equipamentos da empresa precisam contar com as etiquetas de patrimônio, pois só assim sua empresa terá como indicar visualmente os seus ativos e mais do que isso, ficará fácil executar a conciliação tanto física quanto contábil dos pertences.

A etiqueta patrimonial ainda possibilita que a contabilidade dos móveis seja executada com mais facilidade e com isso, quando for necessário fazer um inventário, a realização do mesmo se dará de forma prática e rápida. Sem contar que as informações dispostas nas etiquetas de patrimônio adesivas serão confiáveis.

Infraestrutura de tecnologia da informação precisa ter qualidade

É fundamental ainda que sua empresa tenha uma infraestrutura de tecnologia da informação de qualidade.

Os processos e as práticas devem ser otimizados, a arquitetura deve trabalhar de forma eficiente e o design precisa ser funcional, pois só assim todos os profissionais da empresa estarão atendidos da melhor maneira possível para executarem suas atividades.

Segurança da informação exige soluções e restrição de acesso

A área da tecnologia da informação exige ainda o emprego de tecnologias que pertencem a área de segurança da informação. Sendo assim, sua empresa precisa apostar em soluções que envolvam a criptografia de dados, antivírus, antispywares, conexões seguras, armazenamento na nuvem e, ainda, assinaturas eletrônicas.

Faz-se necessário ainda que sua empresa restrinja o acesso e, ainda, coloque regras que regulamentem o acesso. Como nem todos os profissionais que atuam na sua empresa precisam ter acesso a todas as informações, é fundamental que o acesso seja restrito.

Sua empresa precisa confiar na nuvem, pois o uso desse recurso é uma das tendências em segurança digital que estão disponíveis no mercado. Apostar na nuvem significa maior segurança, pois ali diminuem de forma considerável as chances de sua empresa sofrer um ataque cibernético.

Sem contar que ela diminui de forma considerável o que a sua empresa vai gastar com uma infraestrutura de tecnologia da informação, porque a responsabilidade dos custos repassa ao fornecer por meio do contrato firmado entre as partes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *