Whatsapp como ferramenta de vendas

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Razões para usar o Whatsapp como ferramenta de vendas

A popularidade dos aplicativos móveis de mensagens como o WhatsApp e o iKomber está aumentando dia a dia. Há uma série de pessoas e empresas que adaptaram o uso do Whatsapp web em mais de um pc para viabilizar a comunicação na Internet.

Isso tornou o Whatsapp Web uma das melhores opções de ferramentas para vendas online.

Existem várias razões pelas quais as empresas devem fazer uso do Whatsapp como meio de vender seus produtos ou serviços. Neste artigo vamos falar um pouco mais de cada uma dessas razões.

importancia do whatsapp como ferramenta de vendas

O poder do Whatsapp Nas Vendas Online

O que é único sobre o serviço WhatsApp é que ele permite que os usuários trocam mensagens com outros usuários usando códigos curtos. Através deste método de comunicação, as vendas podem ser muito facilmente promovidas.

Desta forma, você pode alcançar potenciais clientes através de diferentes meios, como vídeo, SMS e e-mail. A equipe de vendas que você gerencia nem terá que deixar o escritório ou casa para fazer negócios funcionarem na internet.

A maior vantagem que as empresas têm com relação ao uso do WhatsApp como uma ferramenta de vendas é que ele ajuda as pessoas de negócios a se concentrarem em assuntos mais importantes.

Uma das downsides (“desvantagens”) de ter equipes de vendas espalhadas pelo mundo é que os gerentes de vendas e suas equipes têm que gastar tempo extra em treinamento de como convencer as pessoas que têm de fato desejo/necessidade de comprar o produto ou serviço.

Os gerentes de vendas e suas equipes provavelmente teriam que viajar por todo o mundo, tornando seu tempo ineficiente.

Com o WhatsApp como ferramenta de vendas, equipes de vendas e gerentes não precisam mais gastar esse tempo valioso, pois a própria ferramenta acaba sendo o modelo ideal de treinamento dentro da estratégia de negócios da companhia.

O script de vendas pode ser a própria conversa vencedora que convenceu as pessoas a fazerem negócios com a marca das últimas vezes. Com WhatsApp, as pessoas de negócios agora podem conversar em tempo real sem se confinar a qualquer local.

Os gerentes de vendas podem facilmente interagir com suas equipes de vendas enquanto viajam pelo mundo. Eles também terão a opção de enviar mensagens instantâneas ou respostas rápidas para todos os clientes de uma só vez.

Isso ajudará a aumentar a credibilidade da empresa entre clientes em potencial. O gerente de vendas também poderá fazer vendas rápidas através do sistema de mensagens instantâneas fornecido pelo WhatsApp. No modelo de agência de lançamento esta estratégia é largamente utilizada.

como usar o whatsapp como ferramenta de vendas

Whatsapp e a Revolução do método de vendas online

O WhatsApp tem o potencial de revolucionar todo o processo de vendas, pois tem a capacidade de combinar os pontos fortes e as capacidades dos profissionais de vendas e das suas equipes.

Os gerentes de vendas podem garantir que todos os seus departamentos estejam trabalhando em uniformidade. A outra vantagem é que a equipe de vendas terá a capacidade de fechar mais vendas durante cada dia, com a atenção total dos gerentes de vendas na própria ferramenta.

Os gerentes de vendas também poderão monitorar o progresso e o desempenho de cada um dos seus representantes de vendas. Eles podem avaliar as habilidades de suas equipes de vendas através de suas conversas com seus contatos e através das mensagens instantâneas fornecidas.

As maiores desvantagens que foram relatadas são as questões de segurança e privacidade que foram levantadas contra o serviço. O uso da tecnologia de mensagens de texto móvel é conhecido por ser inseguro no passado.

Alguns casos são conhecidos (como usuários perigosos ou brincalhões que invadiram o perfil pessoal de clientes ou até empresas). Diante disso, muita gente já foi lesada no Whatsapp, por causa da facilidade com a qual os bandidos podem contatar suas vítimas pretendidas nos perfis invadidos.

No entanto, as configurações de segurança disponíveis nos serviços de mensagens populares estão cada vez mais rigorosas, a fim de mitigar as chances de quaisquer problemas decorrentes. Dois bons exemplos são a confirmação em duas etapas e a criptografia de ponta a ponta implementadas no Whatsapp.

As empresas mais respeitáveis optam por implementar o uso do Whatsapp como ferramenta de vendas e estão bem satisfeitas com os resultados.

Há algumas coisas que os gerentes de vendas precisam entender antes de implementar este sistema em seus negócios. Em primeiro lugar, deve-se saber que fazer as chamadas para os clientes em potencial é papel dos representantes em vendas, não do gerente. Esse será o papel do representante do atendimento ao cliente.

Os gerentes de vendas devem delegar o trabalho a seus representantes de atendimento, para que eles se concentrem em outros assuntos de alta responsabilidade. Os representantes de vendas também devem entender que precisam estar disponíveis em todos os momentos para que possam responder a qualquer emergência que possa ocorrer.

Mesmo que a introdução do WhatsApp como uma ferramenta de vendas forneça ótimos resultados para a equipe, o gerente de vendas deve lembrar que ainda é seu trabalho garantir que os clientes alcançados possam ser capazes de obter o que estão procurando.

Os representantes devem continuar a se educar sobre o produto ou serviço que estão vendendo. Os gerentes de vendas também devem ter certeza de que as pessoas que estão recebendo as chamadas de vendas são capazes de entender as mensagens que estão sendo dadas de maneira simples e clara.

Se a equipe de vendas é capaz de fazer essas coisas, então eles terão encontrado uma fórmula muito eficaz de aumentar a quantidade de vendas que têm feito.

Este artigo foi escrito por Ronan Pinho da agência iSONEW Digital.

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