Como a matemática pode ajudar no Marketing Digital?

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Foi-se o tempo em que os profissionais de Marketing eram apenas pessoas da área de comunicação e vendas, que trabalhavam apenas em campanhas publicitárias e em incentivar os consumidores a comprar um produto ou um serviço.

Hoje em dia, uma agência de Marketing Digital é um ambiente interdisciplinar, com especialistas das mais diversas áreas do conhecimento. É possível encontrar desde publicitários, jornalistas e cinegrafistas até engenheiros, desenvolvedores e especialistas em vendas.

Mas de onde veio a importância da matemática no Marketing Digital? Pois é, existem diversos fatores que mostram como os números, gráficos e tabelas são essenciais para os bons resultados de uma empresa que usa os canais digitais para vender seus negócios. E isso tem se tornado um diferencial para muitas empresas se darem bem com vendas online.

Por isso, o investimento de agências e empresas que trabalham com Marketing em contar com profissionais de tecnologia e engenheiros bem capacitados é cada vez mais comum – e necessário.

Por que a matemática é importante no Marketing Digital?

Se você ainda não entendeu como a matemática pode ajudar no Marketing Digital, chegou a hora de saber essa importância. Essas informações podem ser úteis tanto para quem é da área de exatas e quer trabalhar no Marketing, como para empresas que precisam melhorar suas métricas. Confira!

Saber quem é o seu público

De nada adianta produzir diversas campanhas ou conteúdos para blog, Instagram ou YouTube e não saber exatamente para quem esses materiais estão sendo direcionados. Saber quem é o público na internet e quem consome o produto ou o serviço são passos iniciais no processo de vendas.

Por isso, é preciso muito estudo para enviesar tudo o que se produz para um público-alvo certeiro. Assim, as chances de vendas são maiores. E para fazer todo esse estudo, é necessário analisar a audiência e os dados que mostram como esse público age na hora de comprar.

Elaborar uma persona para vendas

A persona é outro ponto fundamental do Marketing Digital e precisa de muita atenção em sua elaboração. Assim, todo o conteúdo citado acima, seja para as redes ou campanhas diversas, serão elaborados pensando nessa persona. Ou seja, em quem está lendo ou vendo aquele vídeo.

Assim como definir um público-alvo, é necessária uma análise de dados para criar uma persona e entender cada característica desse perfil de consumidor. Isso feito, tudo será direcionado como se fosse uma conversa com esse perfil específico. Conversar com “apenas” uma persona é mais fácil que falar com centenas, milhares ou até milhões de clientes.

Buscar palavras-chave

Uma das funções dos analistas de SEO é ir atrás de palavras-chave que tenham relação com os produtos ou serviços que precisam ser impulsionados pela equipe de Marketing. Essa é uma forma de encontrar tendências de pesquisa dos usuários nas redes sociais e no Google, principalmente.

Dessa forma, o conteúdo que precisa ser explorado pela empresa deve ter alguma relação com essas palavras-chave buscadas pelos usuários na internet. Não é de um dia para o outro que resultados no Google aparecem, e isso exige muita pesquisa, análise de dados e de tabelas que mostram o que o usuário procura na internet.

Analisar métricas e resultados

Muitos dos gastos relacionados ao Marketing Digital estão vinculados aos anúncios patrocinados nas redes sociais e no Google para expor campanhas e produtos. Não há como usar todo esse dinheiro sem ter um planejamento bem estruturado e calculado com base no que será essencial e quem será o alvo daquelas campanhas pagas.

É importante analisar os cliques e quanto que cada um deles custou, quantas pessoas foram impactadas pelo anúncio e qual foi a taxa de conversão dessas visualizações. Todos esses números são indicadores de resultados, e podem definir as estratégias das próximas campanhas. A análise de tráfego orgânico ou pago também são pontos essenciais e que exigirão cálculos.

Calcular o retorno

Se você é da área de vendas, já calculou o ROI de alguma atividade da empresa. ROI significa “Return Over Investment” (em português, Retorno sobre Investimento), e é claro que a função dele é calcular o retorno financeiro em cima de uma quantia de dinheiro investida. No Marketing Digital, geralmente esse dinheiro foi colocado em campanhas, e o ROI vai mostrar o quanto elas deram certo e trouxeram benefícios financeiros. A fórmula é simples, e qualquer pessoa que entenda a matemática básica consegue fazer a conta: (Faturamento – Investimento) / Investimento.

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