Branding o que é?

Tempo de leitura: 24 minutos

Qual é a definição de branding?

Branding é o trabalho de gestão de uma marca visando torná-la mais conhecida e querida pelo público. Saiba tudo sobre Branding agora!

Branding o que é e como fazer uma marca sensacional!

Fazemos parte de um movimento mundial que obriga as empresas a entender o que queremos. Toda empresa deve saber como criar um produto que atenda às nossas necessidades. Isso significa que cada empresa deve trabalhar em conjunto para criar uma visão única. As empresas também devem entender que o branding é um processo de longo prazo que requer aprimoramento constante.

Qual o objetivo do branding?

Branding é a combinação de ações alinhadas ao propósito e valores da empresa. O branding visa despertar emoções e criar associações conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha sua marca na hora de tomar uma decisão de compra.

Grandes marcas têm um segredo.

Essas marcas criam personagens que seu publico gostaria de ser.

Marcas que criam uma conexão emocional entre seus consumidores realmente são incríveis.

Sempre é importante entender, as pessoas não compram o que sua empresa produz; eles compram a história que sua marca conta. E eles compram essa história se encaixando e fazendo parte desse contexto. Ou seja, quanto mais essa história se aproximar da experiência desejada pelo consumidor, mais ele se sentirá identificado com a marca e menos provável será que a deixe passar.

Posicionamento de marca

A Coca Cola é uma das marcas mais bem sucedidas do mundo. Just Do It foi uma campanha publicitária lançada pela Coca Cola em 2007. Ela promove o pensamento positivo e incentiva as pessoas a serem mais ativas. As postagens roxas também são usadas como ferramenta de marketing.

Engana-se quem pensa que essa estratégia é usada apenas por grandes empresas. Esta estratégia foi criada por Steve Jobs e Bill Gates. Eles sabiam que, se quisessem fazer a diferença, precisavam ser diferentes de todos os outros. Então eles fizeram o que tinham que fazer para chegar à frente.

Qual é a definição de branding

O que é Branding?

Uma estratégia de marca é um plano de como você deseja se apresentar aos outros. Você precisa criar um logotipo, slogan, site, etc. para representar sua empresa. Sua marca deve refletir quem você é como organização.

Sua marca é a identidade da sua empresa. É a representação de quem você é como empresa. Você deve se concentrar em sua marca e como ela quer aparecer para os outros. Isso ajudará as pessoas a saberem sobre o que é sua empresa e que tipo de produtos ou serviços você oferece.

Conceito de marca

Uma marca é um conjunto de sentimentos que as pessoas associam a um produto ou serviço. Cada pessoa interpreta as marcas de forma diferente. Sua marca deve refletir quem você é como organização. Você precisa entender o que faz seus clientes se sentirem em relação à sua marca.

As marcas são importantes porque ajudam as empresas a se destacarem dos concorrentes. Diferenciar-se dos concorrentes cria uma marca única. Isso ajuda os clientes a reconhecer sua empresa como sendo diferente de outras marcas.

O Itaú foi criado por um grupo de pessoas que queriam tornar o banco mais fácil e acessível. Seu objetivo era atender melhor os clientes. Eles foram bem-sucedidos porque tinham valores claros e os comunicaram de forma eficaz.

Este é um exemplo de um ótimo artigo sobre branding. Ele explica o que é a voz da marca e como usá-la para destacar sua empresa.

A participação de voz é a porcentagem da cobertura total de mídia que uma empresa recebe. Você pode usar essa métrica para determinar se está recebendo atenção suficiente ou demais. Para calcular seu share of voice, divida o número de menções pelo número total de artigos publicados sobre sua marca.

Como fazer uma gestão de marca?

Uma marca é complexa porque envolve muitas pessoas, muitos produtos e muitos serviços. Você precisa gerenciar todos esses aspectos do seu negócio. Sua empresa precisa se comunicar com seus clientes e funcionários. E você precisa garantir que sua empresa permaneça fiel aos seus valores fundamentais.

Sua marca precisa ter uma identidade clara e consistente que ajude a comunicar quem você é e o que faz. Você precisa ser capaz de alavancar e gerenciar como as pessoas veem o que você está fazendo. Por fim, sua estratégia de branding deve garantir que você consiga promover sua marca para garantir maior destaque para sua empresa e se tornar líder de mercado.

É assim que vamos fazer o seu site. Vamos começar criando um esboço. Então vamos escrever o primeiro rascunho. Depois disso, editaremos seu trabalho até que fique perfeito.

Como se faz branding

Crie uma plataforma de marca

Branding é sobre a criação de uma base para uma empresa ou produto. Você precisa saber quem você é e o que você representa antes de começar a construir qualquer outra coisa. Sua marca deve ser baseada em algo que as pessoas querem. Isso os ajuda a entender o que você está oferecendo.

As plataformas de branding precisam abranger os propósitos, promessas, atributos e posicionamento da sua marca.

Propósito

Um propósito nada mais é do que a razão pela qual você existe. Por que você precisa existir? Por que você foi criado? Nesta fase do jogo, é muito valioso olhar para trás e ver como a empresa foi criada. Quais eram os pensamentos de seus criadores? Em que eles queriam que o mercado se transformasse quando lançaram sua empresa?

O Airbnb acredita que é possível pertencer a qualquer lugar. É por isso que eles criaram o site. Seu objetivo é garantir que todos possam ficar no lugar de outra pessoa sem ter que se preocupar com nada.

O Airbnb foi criado porque as pessoas queriam alugar quartos para viajantes. A empresa começou com alguns funcionários apaixonados pela ideia de alugar quartos. Com o tempo, a empresa cresceu e se expandiu para se tornar o que é hoje. Os fundadores do Airbnb não pretendiam criar um negócio inteiro em torno do aluguel de quartos. Eles simplesmente queriam ganhar dinheiro ajudando outras pessoas a viajar.

Uma boa ideia é conversar com seus funcionários sobre o que sua marca representa. Então, é fácil chegar a um ponto em que pareça certo para sua marca e história.

Lembre-se de ouvir antes de criar. Você obterá melhores resultados se fizer isso.

Promessa de Marca

A promessa da marca é o que me comprometo a fazer na prática para que meu propósito se torne realidade. Isto é o que eu quero comunicar sobre mim. Propósito é um processo interno de descoberta e compreensão de como posso impactar o mundo.

A Nike acredita que qualquer um pode ser um atleta. Eles se dedicam a transformar e criar um mundo sustentável para as pessoas, nosso planeta e comunidades. Seu compromisso é através do esporte. Como eles vão fazer isso? Através do esporte.

Devemos sempre nos perguntar qual é o nosso propósito, e então devemos descobrir como fazer com que as pessoas se importem com isso.

Atributos de Marca

As marcas precisam ser extraordinárias e únicas. Eles devem ter um propósito e promessa claros. Os atributos da marca são uma parte essencial da jornada. Grandes marcas usam esses atributos para alcançar seus objetivos finais.

Claramente, os atributos são características de sua marca. Esses são os valores que ela quer comunicar aos clientes e funcionários. Para ela, isso não é negociável e dita como ela se comunica com as pessoas. Ela quer ser conhecida como uma empresa inovadora. Seus funcionários devem ser criativos.

Este processo é muito semelhante à criação de uma persona. Você precisa saber quem você é antes de criar uma marca. Nesse caso, a empresa sabia que tipo de pessoas trabalhava lá e usou essas características para criar uma marca.

Você também pode estar interessado em algum outro conteúdo! Entenda o conceito de marketing estratégico e veja como ele pode beneficiar o seu negócio.

Posicionamento

O posicionamento da marca é o ato de definir o espaço de mercado que seu produto ou serviço ocupa e como ele será visto pelos clientes. Uma promessa de marca ajuda a humanizar uma marca e torná-la mais tangível. Os atributos da marca ajudam as pessoas a se relacionarem com sua marca.

Seu objetivo de negócios deve ser perturbar o mercado. Você deve se concentrar em seu posicionamento como inovação. A inovação é disruptiva porque altera o status quo atual.

A Uber é uma empresa que aposta na inovação e quer mudar a forma como as pessoas se relacionam com o transporte. Sempre se posiciona como a nova opção de transporte e mostra aos usuários como usá-lo. Outras formas de transporte são obsoletas.

A Uber precisa se diferenciar de outras empresas que oferecem serviços semelhantes. Seu foco deve estar na segurança, preço e experiência do usuário. Tudo o que eles acreditam é uma característica única de seu serviço.

Estratégia de Marketing – Tenha uma identidade de marca clara e consistente

Ter uma identidade de marca é o que cria marcas reconhecíveis. Uma marca é criada por ter um nome e um ícone. Sua marca deve ser única e relacionável. Você precisa criar um universo para sua marca.

Vamos focar nossa atenção em alguns pontos mais importantes que ainda não prestamos atenção.

Identidade Visual

Sim, o logotipo faz parte de uma identidade visual. Ele, no entanto, é apenas uma ponta de um ecossistema de elementos que ajudam a dar consistência a toda a sua comunicação visual. Os elementos que normalmente compõem uma identidade visual são três. Vamos ver a seguir!

Cores – Melhores estratégias

As cores ajudam a tornar sua identidade mais atraente. São eles que podem se aliar à sua empresa e ajudá-la a atingir seus objetivos. Na hora de escolher as cores institucionais, é importante considerar os atributos da sua marca. Quais cores ajudarão a transmitir esses atributos?

Roxo é a principal cor utilizada pelo Nubank e laranja é a principal cor utilizada pelo Itaú. Ambos os bancos usam essas cores como parte de sua identidade de marca. A repetição e a atenção aos detalhes são muito importantes na escolha das cores.

branding marketing digital

Ícones símbolos e ilustrações

Um logotipo é um símbolo que representa uma empresa. Existem muitas maneiras diferentes de criar um logotipo. Usamos ilustrações como forma de comunicar nossa marca. Também garantimos que nossos produtos sejam bem projetados.

Nossas ilustrações, principalmente as do blog, são focadas em pessoas reais. Usamos grão para adicionar textura e tornar as imagens mais humanas. Estas ilustrações são usadas para orientar a identidade da nossa empresa. Para a sua empresa podem ser figuras geométricas ou mais arredondadas ou mais quadradas. O importante é que eles sempre te ajudem a ter uma identidade visual geral coesa. Em todos os pontos de contato, eles devem comunicar estrategicamente sua marca.

Tipografia

Serifas são usadas na maioria dos casos. Maiúsculas e minúsculas são aceitáveis. Essas são as principais características das fontes da marca.

Estas não são as únicas tipografias. Há muitos mais do que eu listei aqui. Alguns deles são chamados de secundários, ou suporte, porque são usados em outras comunicações, como postagens em redes sociais e campanhas de marketing. Você pode ver um exemplo de uma postagem no Instagram da Coca-Cola escrita toda em tipografia principal. É difícil, não é? É por isso que eles usam alguns tipos de suporte, como este.

Slogan – ações de marketing

Uma marca não vive apenas de processos visuais. Conhecemos muito bem as palavras de poder. Alguns slogans são imediatamente lembrados quando associados à sua marca. Eu amo tudo isso então mocha latte, pense diferente, todo mundo usa, apenas faça são apenas alguns desses exemplos. Os slogans são frequentemente escolhidos para apoiar a comunicação da marca. Às vezes, eles também são usados para promover campanhas.

Há slogans que estão associados às empresas há muito tempo, outros mudam com o tempo para se adequar ao posicionamento estratégico da marca para o momento atual.

Tom e Voz

Sua marca deve ser consistente em todos os canais. Você deve usar o mesmo tom de voz e estilo em todos os seus materiais de marketing. Você também deve garantir que seu site seja fácil de navegar e que seu conteúdo seja atraente.

Uma voz didática deve ser usada ao educar as pessoas sobre seu produto ou serviço. Você quer ter certeza de que sua voz é clara e concisa. O tom e a voz não mudam dependendo do que você está falando.

Mudanças de tom com base no público. A marca deve ser consistente em todas as mídias. O site deve ser fácil de navegar, mas também comunicar de forma eficaz. A decoração da loja deve refletir a marca.

Consistência é uma das minhas coisas favoritas sobre as marcas. Adoro quando uma empresa se mantém fiel ao que faz. Quando você vê o mesmo logotipo ou cores toda vez que se vira, isso me faz sentir seguro. As marcas nos ajudam a saber quem queremos ser como pessoas, e as empresas nos ajudam a saber como devemos agir como indivíduos.

Faça uma gestão de sua marca e stakeholders

Uma marca deve saber quais stakeholders estão envolvidos em seu sucesso. Deve também saber como mantê-los.

Há muitas variáveis, pessoas e instituições envolvidas, mas todas são extremamente importantes. Você precisa prestar atenção em cada um deles. Você precisa colocar cada público em que sua marca tem contatos, seja esse contato grande ou pequeno, nas bordas do papel ou do Excel.

Os tipos de clientes são pessoas que compram produtos ou serviços de você. Seus clientes são seu ativo mais valioso. Você precisa saber que tipo de pessoa eles são. Conhecer essas informações permitirá que você entenda melhor como entrar em contato com eles. As mídias sociais ajudam você a se conectar com seu público. Colaboradores são pessoas que trabalham com você. Eles fazem parte da sua equipe. Entender as necessidades deles ajudará você a tomar decisões sobre o seu negócio.

Gestão de marca é sobre como criar uma imagem positiva da sua marca. Para isso, você deve manter a percepção dos stakeholders envolvidos no universo da sua marca. Sua marca deve sempre ser percebida como uma ótima experiência. Isso significa que você deve melhorar constantemente a qualidade de seus produtos ou serviços.

As marcas são ferramentas poderosas que ajudam as empresas a ganhar reconhecimento e influência. Uma estratégia de branding ajuda as empresas a criar e manter uma imagem de marca forte. As empresas precisam gerenciar suas marcas com cuidado, pois elas podem afetar o sucesso de uma empresa.

Grandes empresas são construídas por grandes ideias. Grandes ideias vêm de pessoas que são apaixonadas pelo que fazem. As pessoas que amam o que fazem são mais propensas a serem bem-sucedidas do que aquelas que odeiam o que fazem.

Marcas são coisas poderosas. Eles tornam as empresas imparáveis. Seu poder vem de suas marcas. A partir de agora, você poderá usar o branding para transformar sua empresa e conquistar o mercado.

Como iniciar o branding da sua empresa. Você precisa saber o que quer fazer antes de começar a fazer. Você precisa ter certeza de que entende o conceito de branding antes de começar a aplicá-lo. Você precisa saber por que vai usar a marca como parte de sua estratégia de marketing. Você precisa saber quem é seu público-alvo e que tipo de mensagem deseja transmitir a eles. Você precisa saber como planeja transmitir sua mensagem a eles. Você precisa de uma compreensão clara de como vai medir seu sucesso.

Reconhecimento de marca – Como fazer branding para sua marca?

As marcas são consistentes se tiverem um posicionamento e personalidade claros. Isso significa que eles devem ser consistentes em todos os pontos de contato. Consistente não significa a mesma coisa todas as vezes. Consistência é sobre clareza e reconhecimento.

Uma estratégia de branding bem definida é importante para qualquer startup. Branding é o espelho que reflete sua estratégia de negócios para o público.

Marcas são mais do que nomes e logotipos. Uma marca é resultado para as empresas: aumenta o LTV, diminui o CAC, aumenta as indicações, facilita a contratação de pessoas para as equipes, ajuda na hora de fechar parcerias e por aí vai. Para ilustrar esse ponto, muitos clientes chegam à Brandgym com o desafio de depender dos anúncios do Google e do Facebook para crescer. Com uma marca forte, todo o funil funciona melhor, pois há menor dispersão e comunicação mais assertiva.

A estratégia de marca começa com a definição de propósito e visão. Essência, tom de voz e personalidade também são fatores importantes. Território visual, território verbal e muito mais estão incluídos no brandbook. Na Brand Gym temos as nossas metodologias para realizar um projeto de marca completo. Pensamos na vida real de startups e empreendedores. Para ter um branding organizado, é preciso muita pesquisa de mercado, pensamento estratégico e técnicas analíticas para criar um território visual e linguístico que transmita o que você quer dizer aos seus clientes. Uma marca bem estruturada precisa passar por várias fases, como:

Branding Brain, nosso framework que consolida as diretrizes do negócio e da marca. Marca posicional. Território visual. Território verbal. Em breve. Criar marca e gerenciá-la é uma tarefa fácil, então vou entrar em cada um desses tópicos que você precisa conhecer.

Processo de construção

Processo de construção – Cérebro de Branding 

Branded Brain é uma estrutura criada pela Brand Gym para ajudar as empresas a criar uma estratégia de marca forte. Ele consolida as diretrizes de negócios e as diretrizes de marca em um só lugar. Também ajuda as empresas a entender como tomar decisões com base tanto no negócio quanto na marca.

Sonho: É a função cerebral mais elevada, o nível mais alto de inspiração. Nos negócios é a visão. Nas marcas é o propósito. DNA: é a parte central do seu cérebro, o centro do seu ser. Nos negócios, você define a promessa central, a proposta de valor. Nas marcas é a sua essência: o que há de mais pessoal e único.

Identidade forte – Território verbal

Sua marca deve ser divertida e amigável. Você não deve falar muito formalmente ou muito informalmente. Você deve ser amigável e caloroso.

Dicionário: Um dicionário é um livro que contém uma lista de palavras organizadas em ordem alfabética pela primeira letra. O banco de palavras é uma coleção de palavras usadas pelas marcas. O argumento de vendas é um tópico ou um texto de referência para explicar por que as pessoas devem comprar o produto. Quem somos é um guia para apresentação da marca.

Os manifestos são as primeiras comunicações das marcas. Eles definem o tom da marca e a tornam tangível.

Território visual

Os projetos de branding devem ser baseados nos valores da marca. A identidade visual da marca precisa refletir a personalidade da marca. Um logotipo deve ser simples e fácil de reconhecer. A linguagem visual da marca deve ser consistente em todos os materiais de marketing.

O logotipo da sua empresa também é um resumo de quem você está tentando ser. Você deve projetar seu logotipo usando formas e cores simples. Também é importante criar variantes do seu logotipo e aplicá-las a várias mídias. Para empresas digitais, você deve considerar criar um logotipo responsivo que seja facilmente adaptável a telas de diferentes tamanhos.

O que é brandbook?

Os manuais da marca estão agora disponíveis como páginas online. Eles reúnem todas as diretrizes da marca em um só lugar. Eles geralmente estão disponíveis como PDFs.

Marcas que também publicam seu livro de marca como um site aberto. Exemplos incluem Uber e Airbnb. Um brandbook não é o objetivo da marca da sua empresa. O branding deve servir de base para que sua equipe e fornecedores estejam totalmente alinhados com a estratégia da marca. Isso gera consistência de marca.

Como gerir sua marca no dia a dia

Branding é uma mentalidade. Precisamos pensar em nossa marca todos os dias. Deveria estar em todos os lugares. Todo funcionário deve saber o que nossa marca representa. Todos devem falar a mesma língua ao falar sobre nossa marca. Nossa marca não deve se limitar apenas ao nosso site ou canais de mídia social.

Branding é ter uma estratégia clara e disseminada dentro da empresa. As empresas devem capacitar suas equipes com branding: treinamentos e discussões constantes. Novos funcionários devem ser incluídos no processo de integração. Muitas empresas criam um comitê de marca multidisciplinar com a responsabilidade de avaliar se as ações da empresa estão relacionadas com a estratégia da marca.

A marca é importante porque você precisa ser consistente em seus esforços de marketing. Você precisa garantir que a mensagem da sua marca seja clara e consistente em todos os seus esforços de marketing.

Branding é um hack de marketing

A Brand Gym cria marcas para produtos únicos. As marcas não devem ser usadas como meio de se diferenciar dos concorrentes. Em vez disso, eles devem ser usados para fazer os clientes sentirem algo sobre o produto.

Melhorar as métricas, facilitar o onboarding do time, criar valor para o público, trazer estratégia para o argumento de vendas, gerar credibilidade para o discurso e conectar as pessoas à empresa são formas de melhorar a construção da marca.

Branding no funil de marketing digital

O funil de marketing não é apenas para quem trabalha com vendas ou crescimento. Relaciona-se com a marca de ponta a ponta. A forma como você apresenta sua marca ao longo do funil precisa ser pensada estrategicamente para aumentar o reconhecimento e a conversão da marca. Cada etapa do funil deve ser considerada e como a marca se relaciona com cada etapa.

Conhecimento: apresenta o produto de forma relevante para o consumidor. considera a inovação do produto e seus usos. compra: o produto reforça os atributos mais importantes no momento da venda. marca sustenta o ponto de preço.

Wow Service cria conexões profundas. Na recorrência, a marca aparece repetidamente para fortalecer a conexão entre usuário e marca.

Como trabalhar o Branding no seu negócio?

Agora que entendemos o que significa branding e o quão importante ele é em nosso negócio, vamos ver como podemos aplicá-lo em nossa empresa. Para isso, é fundamental que desenvolvamos uma boa estratégia de marketing alinhada a todos os pilares do nosso negócio. Vamos conferir os passos abaixo:

Estratégia de Branding 

Defina o posicionamento e a identidade da sua marca

Defina seu público-alvo e Personas

Personas são definidos como perfis de clientes. Esses perfis incluem todas as informações sobre eles, como idade, sexo, interesses, etc. Uma persona é criada respondendo a perguntas sobre o mercado-alvo.

Estabeleça seu diferencial no mercado

Diferencial significa ter algo único em seu produto ou serviço que o diferencia de outros em seu setor. Um bom exemplo disso é a Apple, que faz produtos fáceis de usar e com ótimo design. Isso os torna diferentes de outras empresas de tecnologia, como a Microsoft.

Você pode trabalhar com uma estratégia de marketing que inclua um excelente serviço de pós-venda, ou pode dar presentes aos clientes, ações de aniversário e outras ações que transmitam os propósitos da sua organização.

Crie uma boa identidade visual

Sabemos que a primeira impressão dura para sempre. Esse conceito serve tanto como ferramenta de atendimento ao cliente quanto como uma identidade visual eficaz. Seu logotipo deve ser assertivo o suficiente para ser reconhecido pelos clientes. Investir em uma boa comunicação visual significa que você poderá se identificar com sucesso.

Determine a personalidade da marca

Aqui, não só o posicionamento entra em questão, mas a linguagem também. Como você vai se posicionar? Será uma marca antiga e descontraída ou usará memes em sua comunicação? Para poder decidir isso, você precisa conhecer bem o seu público. Esses são os pontos que definem como sua marca será lembrada pelas pessoas.

Você deve escolher o tipo de conteúdo que deseja criar com base em suas necessidades. Vídeos, fotos, infográficos, etc.

Defina os valores da marca

Este é um ponto crucial para o posicionamento da marca. É fundamental identificar o posicionamento da empresa, o que ela representa, quais bandeiras levanta e o que defende. Em que acredita? Quais são seus valores? As causas sociais fazem parte de uma campanha de branding. Apoiar causas diz muito sobre as pessoas que as apoiam, criando uma imagem de positividade para sua empresa.

Uma marca que apoia as questões ambientais é sempre lembrada como uma empresa amiga do ambiente. Utiliza materiais e práticas sustentáveis e se preocupa com o meio ambiente. Isso ajuda a fortalecer sua marca e atrai clientes que se identificam com o mesmo propósito.

Um webinar foi realizado por um especialista que explicou a importância de melhorar a experiência do cliente. Ele também mostrou como evitar erros comuns ao desenvolver estratégias.

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