Como criar uma marca de sucesso

Tempo de leitura: 22 minutos

Como criar uma marca de sucesso Conheça os passos

Branding é uma parte importante de qualquer negócio. Se você está iniciando uma nova empresa ou já se estabeleceu como uma marca conhecida, entender o que é branding e como ele funciona é crucial para o sucesso.

Para ter sucesso como empresa, é importante entender como criar uma marca. Sua marca deve incluir seu logotipo, o nome da empresa e suas cores. Você também precisa se posicionar no mercado.

Este conteúdo ajuda você a entender a importância do branding e como criar uma marca que reflita a missão e os valores da sua empresa.

Afinal o que é a marca de uma empresa?

Em primeiro lugar, a marca é um conceito que se refere a um produto ou serviço que as pessoas conhecem e confiam. Esse conceito pode ser muito amplo, mas ajudaremos você a defini-lo com mais precisão. Para isso, precisamos começar entendendo a palavra “marca”.

Uma marca é uma construção baseada nas percepções do consumidor. A marca é uma construção baseada na percepção da pessoa sobre a empresa, seus produtos e serviços.

A marca faz parte de tudo o que fazemos. Usamo-lo para nos identificarmos a nós próprios e aos nossos produtos. Desde o primeiro contacto ao serviço pós-venda, desde a forma como embalamos os nossos produtos até à linguagem que fala com os nossos clientes. Como empresa, a marca representa nossa identidade, nossa voz e o que oferecemos. É a entrada para a nossa estratégia de marketing digital.

A marca deve ser construída por uma estratégia, prática e ação. Costumamos chamar esse processo de branding.

O que é branding e sua importância para os negócios?

Branding é o conjunto de ações estratégicas e melhores práticas que sua empresa implementa para construir a percepção que seu cliente gostaria de ter. O branding, conforme definido por esta frase, é uma demonstração emocional e não racional dos preceitos do seu negócio. Seus clientes podem ou não estar cientes do que você está fazendo nos bastidores.

Branding é a promessa que sua empresa promete aos seus clientes. Sua empresa – intencionalmente – cultiva certas percepções e emoções sobre sua empresa que comunicam algo aos seus clientes. Você quer um exemplo? Visite a página ‘Elevate Sales’ por um momento.

Procuramos apresentar a nossa solução utilizando funcionalidades compatíveis com o nosso sistema POS e que facilitem a gestão do negócio. Nosso sistema de caixa nos permite oferecer aos nossos clientes uma experiência fácil.

As marcas devem ser construídas com base na confiança. Os consumidores se sentem mais confortáveis quando as marcas fazem o que dizem que farão. As marcas devem certificar-se de que são confiáveis, mostrando como agem. Isso ajuda os consumidores a se sentirem seguros ao comprar produtos deles.

Antes de criar uma marca, você precisa saber o que deseja criar.

Para identificar o consumidor, precisamos entender o mercado. Devemos conhecer nossos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.

A pesquisa de mercado ajuda as empresas a entender o que as pessoas querem. As empresas usam essas informações para criar produtos ou serviços direcionados a grupos específicos de clientes. Essas informações também ajudam as empresas a determinar se devem continuar comercializando para determinados grupos de clientes.

Como criar uma marca que gere vantagem competitiva para sua empresa

Ao pensar em como criar uma marca eficaz, muitas pessoas acreditam que se trata de escolher nomes, slogans e logotipos para o seu negócio. No entanto, ao criar esses elementos de marca, na verdade é um dos últimos passos na criação de uma marca de sucesso. Marcas de sucesso fazem muito mais do que fornecer produtos ou serviços que facilitem a vida das pessoas, elas também proporcionam experiências que criam relacionamentos fortes com o público, que reconhece nelas as mesmas crenças que defendem.

Neste post, mostraremos como criar uma marca de sucesso. Também daremos algumas dicas sobre branding.

Passo a passo, como criar uma marca de sucesso.

O líder de custo total deve ter muito cuidado com sua política de preços. Deve focar nos segmentos mais rentáveis.

Defina seu mercado-alvo

A base de clientes da empresa é o mercado-alvo. Isso inclui as pessoas que compram o produto ou serviço. Eles incluem homens, mulheres, crianças, adolescentes, adultos jovens, adultos de meia-idade, idosos e idosos. As informações demográficas incluem idade, sexo, nível de renda, nível educacional, raça, etnia, religião, ocupação, estado civil, número de filhos, tamanho da família, região etc. As preferências incluem o tipo de produto ou serviço que desejam (por exemplo, computadores, carros , roupas, livros, músicas, filmes, videogames, telefones celulares, etc.). O comportamento inclui a frequência com que eles usam o produto ou serviço, quanto dinheiro gastam nele, se preferem fazer compras on-line, se compram por correspondência ou em lojas, etc.

Crie uma persona

Personas são representações fictícias de consumidores em sua empresa. Você pode usá-los para entender melhor seu público-alvo. Sua marca pode ter muitas personas, pois nem sempre vende para apenas um tipo de consumidor. Ao definir suas personas, você pode entender facilmente o perfil e os padrões de comportamento de seus clientes e criar uma identidade de marca mais forte, para que o consumidor se identifique com ela.

Deixe seu posicionamento claro.

Nesse caso, precisamos posicionar nossa marca como a marca mais influente do mundo. Queremos ser a primeira escolha de quem procura informações sobre tendências de moda. Nossa marca deve estar associada a valores fortes, como liberdade, diversão e estilo. Esse posicionamento nos permitirá atrair pessoas que compartilham nossos valores.

Construir uma personalidade de marca

A personalidade da marca Ninho é afetuosa e acolhedora. É representado pela imagem de um pássaro alimentando seus filhotes. Antes de definir logotipos e nomes, devemos primeiro definir a personalidade da nossa marca. Isso é feito através da criação de um conjunto de características humanas que estão associadas à marca. Neste caso, a personalidade da marca é afetuosa e acolhedora, fiel à imagem de um pássaro alimentando gentilmente seus filhotes.

A personalidade da marca é um dos fatores mais importantes para criar uma conexão emocional com o consumidor. Personalizando valores e causas em que as pessoas acreditam profundamente e estão prontas para defender.

Defina sua proposta de valor

A proposta de valor é a experiência que o cliente experimentará ao se envolver com a marca. Pense na Nike e seu slogan ‘Just Do It’. A proposta de valor é ajudar os clientes a atingir seus objetivos esportivos, proporcionando-lhes uma experiência de alto desempenho.

Escolha do nome

O nome é o primeiro elemento para desencadear o recall da marca. Deve ser usado para criar uma associação forte, favorável e única com todos os conceitos apresentados anteriormente. Atualmente, a tendência no branding é usar nomes curtos, tanto que muitas marcas criaram versões abreviadas.

A Coca-Cola é uma empresa americana de refrigerantes fundada por John Pemberton em 1886. Foi originalmente chamada de Coca Cola por causa da folha de coca usada na receita original. Em 1892, foi criado o primeiro design de garrafa. A primeira fábrica comercial de engarrafamento foi inaugurada em 1893. Em 1899, a fórmula com marca registrada foi registrada. Em 1900, havia mais de 200 engarrafadores em todo o mundo. Hoje, existem mais de 3.000 em todo o mundo.

Como criar uma marca de sucesso na Internet

Na Internet, você deve registrar o nome de domínio da empresa para protegê-lo antes que um rival o faça. Vários sites oferecem esse serviço por um custo bem modesto, mas você precisa conferir primeiro.

Com o tempo, pode ser necessário alterar o logotipo para se manter relevante para novas realidades e contextos. Empresas que enfrentam mudanças de mercado costumam usar estratégias de revitalização de marca investindo em um design mais arrojado. No entanto, algumas marcas não mudam o conceito de marca.

O logotipo da empresa é a coisa mais importante do mundo. É a primeira impressão que as pessoas têm quando veem o nome da empresa ou produto. O logotipo deve ser simples, mas atraente. O logotipo deve ser único e memorável. O logotipo deve ser usado em todos os lugares possíveis. O logotipo deve ser consistente em toda a empresa. O logotipo deve ser facilmente reconhecível. O logotipo deve ser fácil de lembrar. O logotipo deve ser diferenciado. O logotipo deve ser claro e conciso. O logotipo deve ser bem desenhado. O logotipo deve ser atraente. O logotipo deve ser profissional. O logotipo deve ser inspirador. O logotipo deve ser criativo. O logotipo deve ser eficaz. O logotipo deve ser poderoso. O logotipo deve ser bonito. O logotipo deve ser original.

Design de logotipo

O logotipo usa três tipos diferentes de elementos: cores, formas e tipografia (letras). Também inclui um símbolo. O logotipo é simples, mas eficaz. As cores são fortes e claras. A forma é redonda e as letras são em negrito. O logotipo é fácil de reconhecer e lembrar.

Definição do slogan

O slogan é uma frase curta que comunica o posicionamento da marca. A Coca-Cola sabe desenvolver novos slogans em intervalos curtos. Afinando seu posicionamento, a empresa sempre muda seus slogans de acordo com os conceitos da campanha publicitária global.

Não há como criar marcas de sucesso sem testar conceitos e elementos. Isso pode ser feito com muita agilidade e investimentos acessíveis, utilizando uma plataforma de pesquisa digital para realizar pesquisas online.

Ações de marketing

A promoção da marca não é uma tarefa fácil. Requer pensar em tamanho, orçamentos e vários outros fatores antes de fazer qualquer investimento.

Você precisa inovar para alcançar seu público. Afinal, quanto mais pessoas sua empresa alcançar, maior será o potencial de vendas.

A partir de agora vamos dar passos fundamentais de como divulgar sua empresa.

Invista em Marketing de Conteúdo

Você pode ter chegado a este blog por ouvir o termo por aí. Você está começando a entender que o marketing de conteúdo pode ser uma excelente estratégia de marketing para sua empresa.

Temos um guia completo para te ajudar a entender o conceito!

Se alguém pensa que o conceito se limita ao marketing digital, está enganado. Desde muito antes da Internet, as empresas fizeram um esforço incrível para criar conteúdo para seus clientes.

Você já ouviu falar do guia Michelin? É sim! O marketing vem encantando pessoas e clientes há muitos anos! Hoje em dia, as ações ficam mais fortes quando são postadas online.

A melhor parte é que agora ficou muito mais fácil entender e mensurar exatamente quais empresas estão engajando o público!

Aprenda sobre SEO

O termo em inglês “Search Engine Optimization” é amplamente utilizado em qualquer estratégia de marketing online.

Simplificando, SEO é o que fará com que seu site (ou sua empresa) apareça para o Google. Por mais de uma década, criar um site tem sido uma tarefa simples. No entanto, agora é necessário otimizar o site para que veja valor na sua criação, e para que atraia visitantes.

Você pode ler este post para aprender algumas dicas sobre o assunto. São um conjunto de boas práticas que vão te ajudar a ter sucesso em sua estratégia digital!

Tudo o que você precisa saber sobre SEO pode ser aprendido com este material completo sobre SEO.

O e-mail marketing é eficaz.

Algumas pessoas afirmam que o email marketing não gera mais resultados. Os dados mostram que mais de 92% das pessoas usam e-mail e 61% delas o usam todos os dias.

É sim! Se você não está investindo nisso, pode começar a priorizá-lo em seus esforços de marketing!

Temos vários artigos que vão te ajudar a entender a importância dessa estratégia.

Você deve se lembrar de que sua lista de e-mail mostra quantas pessoas permitiram que você criasse conteúdo para sua empresa. Não faça spam.

Nutrição de Leads: O que é

É mais importante do que ter uma lista de e-mail para saber como gerenciá-la. Existem várias ferramentas disponíveis para te ajudar nisso, porém, além de saber qual software usar, você também precisa saber o que realmente fazer.

Enviar mensagens interessantes, segmentar públicos específicos e personalizar ofertas são ótimas ações de marketing!

Teste e não esqueça de acompanhar as métricas: Quantos emails estão sendo abertos? Quais links são mais bem-sucedidos e o que as pessoas estão ignorando?

Foco nas redes sociais

Quando pensamos em ações de marketing, esse é um assunto que gera muito interesse. As redes sociais são utilizadas por pessoas de todas as idades, classes sociais, gênero e etnia.

Você mesmo passa quantas horas no Facebook? É verdade que esta é a rede que mais nos conecta.

Clicar no botão “Conectar com o Facebook” nos leva a um site onde podemos nos conectar com o Facebook. Inclusive fazemos compras usando as informações que deixamos em nossa rede!

Hoje em dia, já é possível comprar diretamente de sites que estão dentro desses sites, então não deixe de investir nisso!

Para entender o assunto, você precisa conhecer suas métricas e como elas diferem das métricas de vaidade. Esses dados que dão uma sensação imprecisa de visibilidade nas redes sociais!

Faça Testes A/B

Não discutimos algo essencial para qualquer estratégia de marketing: Testes!

Existem diversos guias disponíveis que abrangem todos os tipos de ações de marketing, desde as mais simples, como banners no site, até as mais complicadas, com customizações e criação de um call center para o seu público.

Você não precisa necessariamente implementar ações que façam sentido para o negócio. Por exemplo, uma loja online não precisa necessariamente de ações offline.

Um teste A/B divide a mesma página em duas versões diferentes (A e B). Ele busca mensurar qual versão gera mais conversões.

Quais cores atraem mais atenção? Que tipos de textos estão engajando mais seus leads e por quê? Tente

Uma simples mudança pode melhorar sua estratégia!

Crie um blog corporativo para sua empresa

Já mencionamos que o marketing de conteúdo é muito importante para sua empresa. Uma forma de colocar isso em prática é criar um blog da empresa.

Um blog permitirá que a comunicação do seu negócio alcance não apenas o seu público-alvo, mas as milhares de pessoas que visitam o Google todos os dias.

Portanto, não crie conteúdo apenas sobre sua marca.  Mantenha a dor das pessoas em mente e resolva seus problemas!

Tenha um Whatsapp para sua empresa

Esta ferramenta é a preferida nacional! Milhões de brasileiros usam o WhatsApp todos os dias! Perdemos apenas para os sul-africanos.

Você também deve investir na sua lista de e-mail, mas também é interessante começar a segmentar seus contatos via WhatsApp. Crie campanhas que envolvam seus contatos.

Para deixar tudo ainda mais poderoso e profissional, tenha um número específico para a empresa. Nada de usar seu pessoal!

Você pode usar este canal para ter um link direto com seu público-alvo. Responda perguntas e tire todas as dúvidas. Dependendo da resposta das pessoas, pode até ser possível vender pela ferramenta.

Você definitivamente deve usar o fato de Mark Zuckerberg ter adicionado o recurso de história ao WhatsApp também! Publique ofertas exclusivas e até mesmo conteúdos promocionais para divulgar sua marca. 

Otimizar o seu blog/site também é importante! Adicione um botão para “Enviar por WhatsApp” em suas páginas. Acompanhe suas taxas de abertura de mensagens e veja se essa tática está funcionando para você.

Obtenha tráfego direto

É muito importante aparecer nas pesquisas de seus clientes no Google. Você já sabe disso. Mas não é a única maneira de usar seu site.

Todas as visitas que o seu site recebe de pessoas que não o procuraram em nenhum dos motores de busca correspondem ao tráfego direto. Se você não tem certeza, é bem simples.

Quando queremos visitar um site de notícias que gostamos, é possível digitar as primeiras letras e deixar que nossos navegadores preencham automaticamente o restante.

Ao projetar seu site, pense nas praticidades que a URL deve representar para quem for digitá-la. Ou a ideia que você está tentando passar.

Um exemplo de um bom blog é este que você está lendo! 

Registre seu domínio usando um nome forte e fácil de lembrar que faça sentido para sua empresa.

Crie uma comunidade

Quando falamos sobre mídia social antes. A maioria das empresas investe apenas na promoção de seus produtos ou serviços online, mas não se concentra em construir relacionamentos com as pessoas por meio dessas plataformas.

As ações de marketing na Internet devem ser capazes de superar a ideia de campanha publicitária. As pessoas não querem apenas ver sua promoção ou sua marca, elas querem se sentir ouvidas e acolhidas por você.

Você acha que sua empresa precisa de um grupo no Facebook? Comece a construir uma comunidade a partir daí!

O mais importante é que o clima criado seja de respeito mútuo e a troca de informações entre nós seja mútua. À medida que seus clientes aprendem sobre sua empresa, você terá a oportunidade de conversar com eles e até mesmo encontrar maneiras de inovar e atendê-los melhor.

Visite Quora, reddit e outras redes sociais

É importante estar presente online, principalmente nas redes sociais mais populares como Facebook e Twitter.

Não existem apenas essas ferramentas. Existem plataformas como reddit e quora que são pouco exploradas e podem oferecer uma ótima visão das necessidades e dores de seus clientes.

Esses sites também permitem que você aprenda sobre uma variedade de tópicos, desde programas de TV e dicas de culinária até marketing e física!

Primeiro, não se preocupe em criar uma página corporativa, mas troque experiências com seus usuários. Isso vai te ajudar a ganhar novas perspectivas que podem gerar novas ideias para materiais em seu site e até mesmo melhorar seu relacionamento com seus clientes!

Ações de marketing efêmeras

Cada vez mais, recursos midiáticos efêmeros estão se tornando parte de nossas vidas cotidianas. Outra afirmação que parece complicada, mas estamos falando do Snapchat e dos Stories que se espalham pelo Instagram e WhatsApp.

Todos os tipos de empresas, desde canais de TV até os mais tradicionais, investiram nele. 

Sua marca pode promover eventos, fazer parcerias, contatar pessoas e até divulgar como seus produtos ou serviços são utilizados. As mídias sociais se tornaram uma ferramenta poderosa para as empresas se conectarem com seus clientes.

Adicionar Call To Actions (CTAs)

Nos últimos dez anos, a forma como usamos a Internet mudou muito. Existem milhões de conteúdos disputando nossas atenções o tempo todo!

Para garantir que qualquer pessoa que o leia permaneça em sua página, é sempre importante pedir uma ação – o Call To Action (CTAs).

De forma direta e simples, chame quem está lendo sua página para algo: seja baixando conteúdo rico ou até mesmo entrando em contato.

Não se esqueça de medir e comparar as conversões para cada CTA que você implementar em sua página.

Otimize seu site para que ele fique bem em dispositivos móveis.

Hoje em dia é mais comum usar a Internet em smartphones do que em computadores.

É importante otimizar seu site e conteúdo para celulares. Não apenas porque as experiências do usuário são importantes, mas também porque o Google leva isso em consideração ao classificar as páginas da web.

Afinal, é muito chato não poder abrir algo no seu celular, não é?

Parceria com influenciador digital

A internet mudou nossa visão das pessoas que admiramos. Não é incomum que as pessoas admirem quem tem uma carreira inteiramente baseada no mundo digital.

Selecionar essas pessoas para promover seu negócio pode ser uma ótima estratégia de marketing, mas é importante ter cuidado. Você encontrará dicas para implementar essa ideia.

Faça vídeos

O YouTube usou a maneira como consumimos vídeo online a seu favor.

Investir em um canal específico pode parecer um exagero para suas ações de marketing, porém, lembre-se que esse tipo de conteúdo pode ser utilizado em outros canais!

Por exemplo, vídeos para Facebook permitem medir o número de visualizações, as mais diversas reações dos espectadores e muito mais.

Invista em tráfego pago

O sonho do seu site é obter muito tráfego orgânico do Google. No entanto, além de levar tempo, existem outras estratégias que você pode usar.

Para começar seus esforços de marketing digital, primeiro identifique quais canais seriam mais adequados para o seu negócio.

O tráfego pago pode ser útil, mas não deve ser o único – mesmo se você estiver pensando em sua estratégia de longo prazo.

Faça histórias de sucesso de clientes.

Todo mundo quer ser desejado! Que tal reconhecer o valor de seus clientes e convidá-los a falar honestamente sobre seus produtos?

Também ajuda a construir a fidelidade do cliente, permitindo que mais pessoas sintam identificação e conexão com uma pessoa real! Também mostra o quão importante sua marca valoriza esse relacionamento Entenda como montar um case de sucesso neste post!

Publique conteúdo criado pelo cliente

É bom quando as pessoas gostam da sua marca, não é?

A mídia social permite que as empresas coletem feedback dos clientes diretamente dos clientes.

Alguém postou uma avaliação positiva para o seu produto? Peça permissão e publique em sua página! Demonstrar que sua marca se preocupa com seus usuários mostra que sua marca está realmente preocupada com eles.

Você deve investir em sorteios e promoções.

Caso divulgue descontos nas redes sociais, você também deve tentar sortear alguns de seus produtos ou serviços.

Com regras simples — marcar amigos, seguir perfis, etc. —, é fácil obter muita visibilidade para sua marca e encantar clientes em potencial! 

Também pode ajudar na divulgação de suas publicações, pois mais pessoas envolvidas significa que mais redes sociais tendem a compartilhar o que foi publicado. 

As ações de marketing são trabalhosas, mas podem levar a resultados que superam suas expectativas. Esperamos que essas dicas inspirem você!

Conclusão

Gostou de aprender a fazer uma marca? É um passo importante para estabelecer sua empresa no mercado e na mente das pessoas. No entanto, a marca não é apenas o logotipo ou o seu lema. Na verdade, uma grande marca depende de uma ótima estratégia de marketing que impulsione a percepção das pessoas sobre sua empresa.

Esses são os contornos de uma experiência que sua marca oferece. Portanto, quanto melhor o cliente aderir à proposta da empresa e às características do seu produto ou serviço, mais fácil será a adesão do cliente à proposta da sua empresa, e mais benefícios e características do seu produto ou serviço.

Atualmente, muitas pessoas buscam formas de gerenciar suas empresas e conferir dicas valiosas para alcançar maiores resultados. 

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