Chatbots em sua estratégia de Marketing Digital

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Com tantas ferramentas de marketing sendo criadas nos últimos tempos, os chatbots ocupam um lugar de destaque e trazem diversos benefícios tanto para o cliente quanto para a empresa. 

Implementá-lo em seu negócio pode até parecer algo muito difícil, mas é mais simples do que se imagina. 

Além de trazer os benefícios que possui para a sua empresa, os chatbots reforçam uma cultura de inovação e tecnologia. 

Com a chegada das redes sociais e o surgimento da internet, empresas encontraram a oportunidade que precisavam para crescer e construir um negócio de sucesso. 

Os avanços da tecnologia e suas invenções mudaram completamente este âmbito. 

Por isso, resolvemos falar sobre os chatbots e o quão importante eles se tornaram para uma empresa que deseja crescer no mercado, otimizar seus processos e potencializar suas estratégias de marketing digital.  

O que são chatbots e como eles funcionam? 

Chatbot é a junção entre os termos chat + bot que, de uma maneira mais simples, significa bate-papo com robô. 

Isso significa que eles são ferramentas que conseguem possuir uma conversa entre um ser humano e uma máquina. 

Provavelmente, já deve ter entrado no site de alguma loja para ver um produto e viu que no canto da tela aparecia a imagem de um avatar, uma pessoa em formato de desenho animado que te mandava uma mensagem automática puxando um assunto com você. 

Aquilo nada mais é do que um chatbot, e no momento em que você fizer uma pergunta para aquele robô, ele irá te responder imediatamente, sem que seja necessário a sua ligação para a empresa ou o envio do email para algum funcionário. 

Lembrando que o conceito do chatbot não está apenas em sites de empresas, mas também nas redes sociais. 

Plataformas como o Instagram, Facebook e WhatsApp possuem ferramentas que possibilitam uma conversa automática entre cliente e robô. 

Isso mostra que você não precisa necessariamente contratar uma plataforma de chatbot para o seu site.

Afinal de contas, nem todas as empresas no mundo possuem um site de vendas. 

Por meio das redes sociais também é possível incluir o conceito do chatbot e construir uma comunicação que irá gerar economia de dinheiro e tempo para a sua empresa e para os seus clientes. 

chatbots o que é

Benefícios do chatbot 

Isto posto, já comentamos um pouco sobre essa ferramenta, e os motivos de ter os chatbots em uma empresa.

Portanto, agora é necessário compreender um pouco mais sobre as vantagens dessas ferramentas em seu negócio. Por isso, selecionamos algumas para você conferir: 

Otimização de processos 

Com o chatbot é possível deixar o sistema realizando atendimento por você e se dedicar a assuntos mais urgentes e que demandam mais atenção e foco da sua arte naquele momento. 

Não dá para negar que atendimento ao cliente é algo que exige tempo, paciência e calma, e quando uma empresa precisa realizar diversas coisas ao menos tempo, fica difícil se concentrar apenas nisso. 

E essa sobrecarga de tarefas que precisam sempre ser realizadas apenas por uma pessoa pode gerar estresse e acabar sendo o motivo de um mau atendimento que fará o cliente não gostar da sua empresa e não indicá-la a ninguém. 

Com o chatbot isso não acontece, pois enquanto ele atende os clientes de maneira automática, o profissional está livre para pensar em outras estratégias para aumentar os resultados da marca, como o marketing de conteúdo

Redução de custos 

Se você possui uma empresa, sabe muito bem que cada centavo que entra e que sai faz muita diferença no fim do mês, e por esta razão, é necessário estar atento aos gastos da empresa e se eles realmente estão sendo usados para melhorar o negócio. 

A implementação de chatbots permite que você não gaste rios de dinheiros com linhas telefônicas para atender todos os seus clientes e nem precise contratar milhares de funcionários para o atendimento. 

Lembrando que adquirir uma plataforma de chatbot pode não parecer barato quando você começa a ver as opções no mercado.

Entretanto, a longo prazo você verá que esse dinheiro foi um investimento para melhorar os processo e a imagem da sua empresa.

E com o dinheiro economizado, você pode se preocupar em investir em outros departamentos da empresa eu estava precisando de mais cuidado ou até mesmo em anúncios para gerar mais clientes por meio do Twitter Ads, por exemplo. 

Atendimento rápido e eficaz 

Talvez você já tenha passado horas no telefone à espera de um atendimento quando precisou entrar em contato com alguma empresa para resolver determinado problemas, ou então esperou por dias a resposta que eles prometeram enviar por e-mail. 

Lembrando que existem empresas que possuem um setor de atendimento mais sobrecarregado, e isso já é um sinal de como os chatbots podem ajudá-los. 

Porém, toda essa espera e estresse seria evitada através de uma ferramenta rápida e eficaz para isso. 

Com um chatbot, o seu cliente não precisa mais ficar horas na linha ou dias esperando um email, apenas com alguns cliques ele já consegue a resposta que deseja e segue a sua vida de bem e alegre por ter resolvido mais uma questão. 

São tantos benefícios que, mesmo se quisermos escrever tudo, não caberia aqui. 

Mas, fato é que o chatbot veio para mostrar às empresas como a tecnologia pode mudar um negócio e gerar resultados ainda melhores. 

benefícios dos chatbots

Tipos de chatbots 

Portanto, assim como tudo no mercado, os chatbots também possuem diversas opções para atender as mais diferentes empresas e suprir todas as suas necessidades. 

Por isso, selecionamos alguns dos tipos mais usados para você poder checar, confira:

Chatbot Proativo 

Esse tipo de chatbot é aquele que surge na sua tela sem nem você ter solicitado, existem algumas empresas que preferem deixar a opção dele ao lado apenas para o cliente ver, e se quiser, acessá-lo. 

O conceito do chatbot proativo não faz isso, assim que o cliente entra no site, ele já vê uma mensagem ao lado enviada automaticamente pela ferramenta e já perguntando se ele precisa de ajuda. 

É uma maneira de começar um relacionamento com o cliente e fazê-lo ver que a empresa se preocupa em prestar um bom atendimento, em ajudá-lo e estar por perto para o que precisar. 

Chatbot conversacional 

Esse tipo de chatbot é aquele que você pode chamar de amigo e conversar sobre qualquer coisa, mesmo sendo um robô.

Ele é programado para se comunicar e conversar com o cliente sobre o que ele quiser em relação a marca. 

No meio disso, ele pode até mesmo indicar produtos ou serviços da empresa para te ajudar, caso você fale para ele o seu problema e o que está precisando naquele momento. 

Diversas estratégias como o inbound marketing sabem e defendem a importância de uma boa comunicação com os seus clientes, e ferramentas como essas mudam completamente esse cenário. 

Chatbot social 

Esse é aquele que consegue conversar com diversos usuários ao mesmo tempo, seja em atendimento no site ou nas redes sociais ou seja na criação de campanhas de avaliação para verificar o desenho e qualidade da empresa. 

É o que gera ainda mais dados e informações para o negócio e conseguem realizar diversas funções ao mesmo tempo, gerando ainda mais otimização de tempo e processos para a empresa. 

Esses são alguns dos tipos de chatbots que existem e uns dos mais usados, existe uma lista diversa para que você possa verificar e identificar qual se encaixa melhor com o seu negócio e com o que ele precisa. 

Dicas para implementar o chatbot em sua empresa 

Implementar esse sistema na sua empresa é mais simples do que se pensa, e para tornar todo esse processo ainda mais claro, selecionamos algumas dicas para te ajudar e te guiar sobre este caminho. Confira: 

Escolha qual o tipo de chatbot deseja 

Escolher o tipo de chatbot que deseja utilizar é essencial para que toda a construção da sua estratégia seja baseada em algo definido e concreto.

Visto que cada tipo de chatbot possui suas singularidades que podem atender ou não as necessidades da sua empresa. 

Crie o fluxo de conversa 

O fluxo de conversa nada mais é do que a construção de todo o bate-papo que será realizado entre o cliente e o robô.

Portanto, definir a linguagem dele e a forma de abordagem é fundamental para toda a estratégia. 

Isso porque empresas mais tradicionais podem optar por um fluxo de conversa mais formal, enquanto outras podem escolher um estilo mais despojado e intimista. 

Tudo de acordo com a cultura da sua empresa, sempre respeitando e estando a disposição do cliente. 

Tome cuidado 

Assim como tudo na vida, é necessário que você sempre esteja atento a tudo o que uma empresa de chatbot te fornece durante a tratativa de aquisição da plataforma. 

Isso porque existem pessoas de má fé no mundo que podem querer apenas o seu dinheiro. 

Por esta razão, atente-se a pontos como a garantia, valor, implantação, facilidade de uso e suporte técnico. 

Analisar tudo isso é essencial para que você tenha certeza da sua compra e saiba que poderá contar com outros principais caso haja algum problema. 

Se inspire em outras empresas

Ainda existem pessoas que, infelizmente, incitam o ódio e a competição dentro do mercado e se esquecem que o universo do marketing é baseado na união, troca e comunicação, inclusive com seus concorrentes. 

Por isso, não tenha medo ou vergonha de olhar o site ou ver como funciona o chatbot de outras empresas para se inspirar e criar algo novo e personalizado para a sua marca. 

Algumas empresas que utilizam eles, hoje, no mercado, são:

  • Avon;
  • Bradesco;
  • Casas Bahia;
  • Sephora;
  • Disney;
  • Uber;
  • Ebay. 

Portanto, são negócios que entenderam a importância desta estratégia e não pensaram duas vezes antes de implementá-las também. 

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