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Ferramentas de automação Instagram: como atrair mais clientes e aumentar as vendas?
Usar ferramentas de automação do Instagram é uma excelente maneira de aumentar as vendas da sua empresa e atrair mais clientes para o seu negócio. Isso é importante até porque o Instagram é uma das principais plataformas de marketing atualmente, com 66 milhões de usuários brasileiros ativos todos os meses. Apesar de ter menos usuários cadastrados do que o Facebook, hoje em dia o Instagram está em uma tendência de crescimento, contra a tendência de queda da outra plataforma.
Por isso, é importante colocar a rede social no centro da sua estratégia de marketing nas redes sociais e as ferramentas de automação podem ajudar a sua empresa a conseguir mais curtidas reais no Instagram, além de mais leads e vendas, que é o objetivo final de toda ação publicitária, claro. Mas como elas funcionam? De que modo você pode implementar as ferramentas de automação na rede social?
Para aprender como funcionam as ferramentas de automação do Instagram, siga a leitura do artigo abaixo!
Como funcionam as ferramentas de automação do Instagram?
As ferramentas de automação são softwares criados para executar certas funções automaticamente com base em certos gatilhos montados pelo gestor da conta. O que isso significa na prática é bem fácil de entender: o software monitora para ver se um gatilho foi ativado. Quando detecta essa ativação, ele executa a função que foi programada. Simples assim.
No Instagram, isso pode acontecer de diversas formas diferentes. Para dar um exemplo, suponha que você queira alcançar um público específico dentro da sua estratégia de marketing. Por isso, você resolve usar uma ferramenta do tipo para monitorar sempre que alguém posta alguma coisa com uma hashtag de valor para o seu negócio. Assim, sempre que a ferramenta detecta um novo post com essa hashtag, ela emite um sinal para executar alguma ação (como curtir o post ou seguir aquela conta).
Elas também podem ser usadas, por exemplo, para curtir comentários na sua página, respondê-los, interagir com o público e por aí vai.
Quais as vantagens delas?
Existem muitos benefícios em usar as ferramentas de automação do Instagram na sua estratégia. Se você não sabe se vale ou não a pena implementar esses instrumentos na sua página, é importante entender as vantagens para tomar a sua decisão.
Para começar, a automação no Instagram poupa tempo da sua equipe de mídia social e torna o trabalho mais eficiente. Em vez de perder horas por dia para curtir posts ou encontrar novas contas a seguir, a estratégia fica otimizada com o software fazendo isso e a sua equipe focando em outras coisas.
Essa otimização de tempo gera um benefício indireto interessante: maior qualidade nas suas publicações. Com mais tempo para pensar e trabalhar em cada post ou Story, sua equipe nas redes sociais consegue produzir materiais de melhor qualidade, com mais chances de trazer resultados.
Além disso, as ferramentas de automação estimulam maior engajamento nos seus posts. Afinal, os seguidores têm maior tendência de continuar fazendo comentários em um post caso recebam uma resposta positiva ou curtida por ele.
Como usar essas ferramentas na sua estratégia?
Entender os benefícios das ferramentas de automação é uma coisa. Outra completamente diferente é entender como usá-las na sua estratégia. É aí que muita gente se confunde e desperdiça o potencial das ferramentas.
Um software de automação é tão eficaz e traz tantos resultados quanto for programado para fazer. O sucesso da estratégia não depende tanto da ferramenta, mas do uso que é feito dela.
Por isso, é vital fazer um planejamento completo da sua estratégia e uma análise dos resultados atuais para perceber duas coisas:
- o que está funcionando;
- o que precisa melhorar.
Dentro dessa visão, seu time deve analisar quais tarefas do fluxograma de trabalho podem ser otimizadas e automatizadas e quais não podem. Com base nisso, o próximo passo é programar a ferramenta para executar as funções que são automatizáveis.
É importante ter em mente, no entanto, que um fluxo de trabalho precisa sempre de que todos os estágios trabalhem no mesmo ritmo. Se o software trabalhar muito, mas o próximo estágio trabalhar pouco, você terá um gargalo de produtividade em mãos.
Agora que você já entendeu o que são as ferramentas de automação do Instagram, como usá-las e quais são as suas vantagens, já pode considerar se esses instrumentos fazem sentido ou não dentro da sua estratégia publicitária. Ao pensar em usá-las, lembre-se de que é importante ter em mente os benefícios diretos e indiretos que elas trazem e qual o nível de esforço necessário para implementá-las, além do que faz ou não sentido dentro do seu contexto.
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