Como o chatbot beneficia suas vendas?

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Entre as muitas ferramentas tecnológicas que surgiram nos últimos tempos, uma das que mais chama a atenção, tanto pela sua facilidade de implementação quanto pelas vantagens trazidas, é o chatbot.

Os robôs utilizados para fazer o atendimento de clientes podem revolucionar de maneira expressiva o suporte oferecido aos compradores e ajudar na gestão e na rotina de qualquer companhia.

Diante disso, cada vez mais empresas estão aderindo ao uso dos chatbots para otimizar de forma especial a sua comunicação. Isso pode ser visto tanto em agências de marketing quanto em um Quadro de distribuição para telecomunicações, por exemplo.

Neste artigo, será possível entender um pouco melhor sobre esse universo, entendendo quais são os benefícios e os motivos pelos quais vale a pena investir em chatbot e quanto custa criar esse recurso para uma companhia. 

Quais os benefícios e por que investir em chatbot?

Os chatbots são softwares que agem como robôs inteligentes, sendo capazes de interagir com os usuários que acessam o chat de um site, de um aplicativo ou de qualquer outra ferramenta, otimizando a comunicação entre as partes.

Sendo assim, é cada vez mais comum encontrar esse tipo de tecnologia com uma tendência forte e uma ampla presença nos mais diversos tipos de empresas, tanto pela sua eficiência quanto pela rapidez que confere aos atendimentos realizados ao público.

Não à toa, cada vez mais empresas, como as que trabalham com locação empilhadeira manual ou na área financeira, implementam a solução devido a quantidade de benefícios que ela traz. Algumas das principais vantagens são:

  • Disponibilidade 24 horas por dia;
  • Personalização do atendimento;
  • Otimização do tempo;
  • Atendimentos simultâneos.

De fato, são várias as vantagens para as empresas que utilizam o chatbot no seu dia a dia. A começar, porque podem atender ao público de modo constante e sem interrupções, por se tratar de um atendimento automatizado.

Além disso, o chatbot pode ser personalizado de acordo com a maneira com a qual a companhia se comunica. Em paralelo, o chatbot otimiza o tempo, pois permite que o colaborador possa se dedicar a outras tarefas, sendo o atendimento realizado pelo robô.

Há também a questão de que o chatbot é capaz de realizar vários atendimentos de modo simultâneo, o que impede que a companhia perca clientes por falta de gestão ou por estar com os canais tomados de atendimento. 

Por isso, tanto para uma empresa que trabalha com cadastro antt pessoa jurídica quanto para uma loja virtual que atende diversas cidades, o uso do chatbot se mostra cada vez mais interessante e proveitoso, possibilitando vender mais e dar mais suporte ao público. 

Qual é o custo de criar um chatbot?

Ao contrário do que se possa imaginar em um primeiro momento, o investimento em chatbot pode não apenas ajudar a vender mais como também a tornar o atendimento ao cliente mais eficiente, o que também vai aumentar os lucros de forma considerável.

Para que esse investimento seja feito, é preciso considerar que existem três custos diferentes envolvidos nesta ferramenta. O primeiro deles é o desenvolvimento e a manutenção do chatbot.

Além disso, há também o valor da tecnologia e os custos aplicados nos canais em que o chatbot será implementado. Pode haver variáveis em cada um desses parâmetros, de acordo com o tipo de chatbot que se deseja implementar.

Diante disso, muitas das companhias acabam por implementar o uso do chatbot pelo Whatsapp, de modo que utilizam uma das principais ferramentas de comunicação do momento, unindo o útil ao agradável para prestar atendimento aos clientes com facilidade.

De qualquer forma, tanto uma empresa que vende cortina wave trilho suisso quanto uma loja que trabalhe com venda de peças de roupas podem se beneficiar do uso dessa ferramenta tecnológica que ajuda no atendimento ao público de forma importante. 

Considerações finais

Não há como negar que os chatbots, assim como vários outros tipos de ferramentas tecnológicas, trouxeram uma série de benefícios para as empresas dos mais diversos nichos de atendimento no mercado.

Sendo assim, nada mais interessante do que buscar a implementação desse tipo de recurso, que ajuda a companhia a estar sempre disponível para os clientes, auxiliando no fechamento de compras e no suporte sempre que há necessidade por parte do consumidor.

Por isso, dentro dos canais de comunicação atuais da companhia, é sempre indicado que exista o chatbot, para que o cliente possa obter um suporte rápido e consiga realizar as ações necessárias no melhor dia e horário para ele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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